Sunday, May 17, 2009

Espirros




Essa manhã dormi além da conta. Ando tão preguiçosa. Eu disse "tão preguiçosa"? Não, não é bem assim.O fato de ficar "remanchando" na cama durante a madrugada faz com que seja uma tarefa penosa acordar saltitante, é lógico.

Também, ultimamente, venho carregando o fardo daquilo que os budistas chamam de "mente de macaco". Meus pensamentos pulam de galho em galho sem parar. Quando são bons pensamentos é maravilha. Mas quando são aqueles carregados de preocupações obsessivas... huuummm, fica tão difícil. É fase, dizem os mais otimistas. Tomara!!

Tenho a impressão que não sou a única a ter essas fases. Ou sou? O pior é que essas fases fazem com que nossa imunidade caia e surjam os sintomas das "doenças de outono", como a série de espirros que tenho dado. Eu adoro espirrar: uma, duas, três... ou até cinco vezes. Mas espirrar o tempo todo...não é agradável.

Juro pra vocês que pensei que tivesse pego a gripe "Porcina", como o amigo Ricardo Fróes batizou a "maldita gripe suína"... mas, felizmente, o que tenho é uma gripinha comum.




Continuando...o "sneeze", segundo o Tratado de Fisiologia, é uma expulsão de ar, convulsiva e semiautônoma, do nariz e boca. Algumas doenças podem ser transmitidas pelo espirro, que espalha até 40.000 gotículas infecciosas . Coitado do pessoal daqui de casa... O que tenho espalhado de gotículas infecciosas.

Há quem diga que é realmente impossível alguém manter as pálpebras abertas durante o ato de espirrar. Mas como esse mundo tem tanta surpresas...Quem sabe há algum "espirrador " profissional.

Pesquisando sobre o assunto- adoro uma pesquisa- descobri que Aristóteles (384-322 a.C.) afirmava que o espirro era um ato sobrenatural. Crenças mais antigas acreditavam que o dito cujo era um sinal dos Deuses. E algumas culturas até acreditavam que era um mau presságio. Deus me livre.!! "Sapo seco mangalô três vezes".

Para aliviar - não meus espirros pois acabei de dar um bem grande- o fato de ser mau presságio,descobri que Tibério, imperador que viveu na era de Cristo, tinha o costume de abençoar os espirros. Já na Noruega, quando uma pessoa doente espirrava, acreditavam que era o sinal de que ela não morreria. Que bom, não vou morrer tão cedo!!!!

Há registros de que na Hungria, Eslováquia e Eslovênia, além de alguns países do oriente médio, o espirro, que ocorre após alguém fazer uma afirmação, é interpretado como uma confirmação por Deus de que a "afirmação" é verdadeira.

Faço uma agora: "Saudades de vocês, amigos". "Atttttttchim"




"Salute"

Beijos

Lau Milesi

E.T. Desculpem a minha ausência, mas o motivo é pra lá de justo. Minha filha chegou e o grude está grande.Em breve vocês vão conhecer o "motivo" rs .Tenho certeza que vocês me desculparão.

26 comments:

  1. Ai Lau, tbém ando numa fase super parecida com a sua, sofro de "mente de macaco"...hehehe adorei, baixa resistencia, alergia a nao sei que..espirrando, olhos vermelhos...
    Mas certeza que logo a gente vive outra fase, qdo muda a lua? hehehe
    Melhoras!
    Ah! Achei a letra so seu blog mto pequeninha.
    Besitoaaaa

    ReplyDelete
  2. Oi, Quelsinha, linda!! Aumentei a letra em sua homenagem. Caraca, mal acabei de publicar, vc veio. Amei!!! Tudo bem com vc?
    Quel, eu não tenho alergia. Estou gripada e tive febre de 39. O pior é que todos estavam pensando que eu estava com a "porcina". Estive no areoporto na quinta, quando minha filha chegou e confesso que fiquei preocupada. Fiz exame hoje pela manhã e é só uma gripinha. Já estou bem melhor hoje . Ontem estava um lixo.rsrs

    Beijos e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  3. Oi Lau
    Vamos fazer uma programação de madrugada, aqui também se dorme pouco e espirra-se muito.
    Pedrinho passa a noite em claro cantando, batucando e espirrando, no espirro faço coro com ele, somos alérgicos a tudo.
    Junte-se a nós e poderemos tirar música desses sons esdrúxulos.
    Bjs

    ReplyDelete
  4. Espirrar é aquela coisa gostosa que põe pra fora o que nos incomoda. Salvo quando eles são frequentes e seguidos, porque o que incomoda nesse caso é o próprio espirro. Será que temos tanta coisa assim pra jogar fora? rs..

    E teria o espirro esse poder mágico indicado pelos filósofos? E por que falamos "saúde" depois que alguém espirra? Questionamentos ancestrais que devemos responder. Ah, sim, adorei a parte que você diz gostar de pesquisas..rs..rs..beijo!

    ReplyDelete
  5. Oi, Denise!!! Vamos,sim, fazer esse programa da madruga. Quando vc quiser. Ainda mais com o Pedrinho... Imagino o quanto ele deve estar lindo. Eu o vi na foto e fiquei impressionada com o tamanho dele.
    Denise,estou com uma virose. Fiquei malzona dois dias, mas hoje já estou ótima. rs
    Ainda bem. A minha filha está aqui com o meu genro e a minha netinha.Estou "in love", vc deve imaginar. rsrs

    Um beijo pra vc, para o Marcos e para o Pedrinho.

    ReplyDelete
  6. Olá, Vanessinha pesquisadora!!!Viu, tomei o seu lugar por um instante.
    Realmente , o espirro deve ter no seu "âmago", (será que ele tem âmago?) uma válvula de escape que serve para jogarmos pra fora o que nos incomoda. Atualmente, estou tranquila. Só com uma gripinha.rsrs

    Sua colega pesquisadora chegou e eu estou lá nas alturas de tanta felicidade.
    Boa pergunta que vc fez? Vou pesquisar.rsrs

    Beijosss

    ReplyDelete
  7. Saúde!
    E não se esqueça de curtir a netinha de máscara, hein?
    Beijo

    ReplyDelete
  8. Oi,ANA!!!!Estou doidinha para curtir a sua viagem. Estou "pegando" suas dicas para a minha, que será em agosto.rs Mas quem disse que tenho tempo? Dedicação integral não só à neta, como ao pai da neta e ,principalmente, à Suquinha(como chamo minha filha,rs).
    Ana , até dormimos juntas essa noite. rsrs Quer dizer...conversamos até às 3 da manhã e agora ela continua dormindo e eu vim dar uma navegadinha.
    Eu , por incrível que pareça, parecia uma alienígena, com a máscara. Fiquei apavorada de estar com a gripe "sulina", como ouvi um homem no metrô se referi à maldita, e a usei até ontem. Fiquei mal, perdi a voz(imagine perder a voz agora, com tanto asunto pra comentar rs), e com 39 de febre.Começou quinta à noite. Como tinha ido ao areoporto, todos daqui de casa ficaram apavorados com a possibilidade de ser a "porcina". Mas hoje estou bem melhor.É uma mistura de estresse, ansiedade, alegria e cansaço.rsrs
    E.T. O final de semana foi com 4 crianças coladinhas no meu pé. rsrsrs Imagine...

    Beijos e vou te visitar.

    ReplyDelete
  9. Lau, espero que sua gripe seja curada o mais rápido possível para que você volte a publicar os seus posts interessantes com maior frequência.
    Um grande beijo!

    ReplyDelete
  10. Minha querida senadora sei que existem representantes americanos na sua casa rsrrsrsrsr.E entre eles a netinha e isso faz com qe a perdoemos pela ausência nos debates rsrssrsr. Quanto aos espirros acabei de ter uma aula rsrrsrsrsr. Volte amiga beijos nesse pessoal todo mas de longe né rsrsrrs.

    ReplyDelete
  11. Olá Lau! Poxa, que gripe chata! Fique boa logo! Mt saúde pra vc!

    Bjs!

    ReplyDelete
  12. Lau,

    Passando rapidinho (e de máscara)... SAÚDE !!!

    Bjão,

    CríticoBR

    ReplyDelete
  13. Oi,meu amigo Dalton!!! Tudo bem? Obrigada,estou bem melhor, embora ainda um pouquinho "baleada". Não por bala perdida,hein? rsrs. Vc sempre me incentivando, não é meu amigo?
    A minha ausência é tb em razão da Ticia, que não me larga nem um minuto. rs Estou me sentindo...

    Um beijo

    ReplyDelete
  14. Ahahahha...Tricolor, vc não tem jeito mesmo. Vc sabe que estou quase decidindo me candidatar ...e por POA. Se eleita,criarei uma lei... depois te conto. rsrs

    Os gringos estão adorando o Brasil e a Leticia, minha netinha, está uma fofura e muito grudada em mim.Estou curtindo horrores, Tricolor.
    Mas que tive ruinzinha... tive. Pensei mesmo que fosse a gripe "sulina", como ouvi um homem no metrô dizendo. E eu que não tenho gripe há anos...pra vc ver.Isso é urucubaca.rsrsrsrs

    Beijos, amigo, e obrigada

    ReplyDelete
  15. Oi, Ralph meu querido amigo!!! Nem fala...e põe chata nisso. Mas estou bem melhor hoje e sem "news", viu? Nada... ainda.

    Um beijo pra você.

    ReplyDelete
  16. Olá, BR!!! Ahahaha...vc nem sabe que meu post está contaminado.rs Mesmo rapidinho vc já pode ser candidato à quarentena. rs Quanta besteira, não é BR?
    Tá tudo bem com vc?
    Um beijo e obrigada.

    ReplyDelete
  17. Você esqueceu do nosso "Deus te crie, porque eu não?" Aqui por essas bandas é o mais tradicional sinal de educação. Cada vez que dou essa saudação mediante um espirro, tirando - claro - a segunda oração da sentença, todos me olham com certo ceticismo, que beira à falta de educação.
    Ou será estranhamento? Gostei do ensaio sobre o espirro.Beijos.

    ReplyDelete
  18. Oi, Lau! Espero que esteja melhor. Tenho que confessar para vc que tenho "problemas" para acordar, sempre. Para naum perder a hora, coloco o relogio para despertar de 10 em 10 minutos, com uma hora de antecedencia. Nem eh preciso dizer que acordo pessima, neh, rssss!! Ah, te mandei um e-mail...

    Bjs,

    ReplyDelete
  19. Adorei Lau!

    O "remanchando" já valeu todo o texto. Cara, não ouço isso desde os tempos da minha...Não vou dizer, também sou desse tempo.

    Beijo

    ReplyDelete
  20. Ah! E sobre esse negócio de espirrar com pálpebras abertas, tive um amigo que estava dirigindo e tentou não fechar os olhos para espirrar. O resultado foi uma hemorragia no globo ocular. Ficou como se tivesse levado uma soco no olho. Se bem que... ele pode ter levado um soco e ter inventado essa história do espirro...não sei, deixa pra lá, a fonte não era confiável.

    ReplyDelete
  21. Ahahaha...Marcos,agora vc acabou comigo.rsrs Eu sei, esse "remanchando" é do tempo da sua avó...mas da minha, tb. E eu, agora como avó, lancei mão dela tirando-a do fundo do baú. Quem a utlizava muito tb era uma criatura linda, maravilhosa, que era acompanhante da minha querida mãe. Todos os dias ela acordava e dizia que tinha "remanchado" na cama. Lembrei dela quanto a utilizei.
    Quanto às reações abrir/fechar os olhos durante o espirro, um dia desses quase meti o carro no muro do Rebouças. Eu não consigo de "jeito e maneira" (outra do fundo do baú)manter meus olhos abertos quando espirro.
    Que coisa interessante essa reação do seu amigo...vc sabe que faz sentido? A pressão deve ter sido grande. Que coisa, hein? Ele não deve estar mentindo não. rsrsr

    Ah...adorei seu último post. Nos acabamos de rir com aquele detalhe da "casinha".
    Um beijo, amigo querido!

    ReplyDelete
  22. querida amiga e irmã, vitamina C, e uma caminha de leve, para poder curtir a netinha, bjs

    ReplyDelete
  23. Olá, amigo Djabal!!! Obrigada, pela visita. Conheci uma nova expressão: "porque eu não"? rsrs

    Vc sempre me ensinando...rsrs

    Um beijo

    ReplyDelete
  24. Olá, Dani escritora!!! Bem-vinda ao clube das que não gostam de acordar cedo!!!rsrs
    Recebi seu e-mail e adorei!!! Estarei lá , com certeza. Estou muito orgulhosa de você!!!
    Um beijo

    ReplyDelete
  25. Errata para o amigo Djabal: "Porque eu não".

    Bjs

    ReplyDelete
  26. Oi querida amiga/irmã!!!!Saudade...
    Estou bem melhor, embora rouquinha, rouquinha.rsrsrs

    Estou curtindo horrores a netinha, a filha, e o genro, que é meu amigão.E ainda há quem fale mal de sogra.rsrs

    Beijosss

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)