Monday, April 18, 2016

Carta de Vinicius.... e mais "Flashbacks"


Porto do Havre, 7 de setembro de 1964

Tomzinho querido,
Estou aqui num quarto de hotel, que dá para uma praça, que dá para toda solidão do mundo.São 10 horas da noite, e não se vê vivalma.

Meu navio só sai amanhã à tarde e é impossível alguém estar mais triste do que eu.E como sempre, nestas horas, escrevo para você cartas que nunca mando.Deixei Paris para trás com a saudade de um ano de amor, e pela frente, tem o Brasil, que é uma paixão permanente em minha vida de constante exilado.

A coisa ruim é que hoje é 7 de setembro,a data nacional,e eu sei que em nossa embaixada há uma festa, que me cairia muito bem, com o Baden mandando brasa no violão.Há pouco telefonei para lá para cumprimentar o embaixador, e veio todo mundo ao telefone.Estão queimando um óleo firme!

Você já passou um 7 de setembro Tomzinho, sozinho, num porto estrangeiro, numa noite sem qualquer perspectivas? É fogo maestro!

Estou doido para ver você e Carlinhos e recomeçar a trabalhar.Imagine que este ano foi praticamente dedicado ao Baden, pois Paris não é brincadeira!  Mas agora o Tremendão aconteceu mesmo! A Europa teve que curvar-se! Mas ainda assim, fizemos umas músiquinhas, como “Formosa“. Você vai ver! Tudo sambão! Parece até que a saudade do Brasil quando a gente está longe, procura mais a forma do samba tradicional do que a Bossa Nova; não é engraçado? São como diria o Lucio Rangel: “as raízes!”.

Vou agora escrever para casa, pedindo dois menus diferentes para minha chegada. Para o almoço, um tutuzinho com torresmo, um lombinho de porco bem tostadinho, uma couvinha mineira e, doce de coco. Para o jantar, uma galinha ao molho pardo, com arroz bem soltinho e, papos de anjo. Mas daqueles que só a mãe da gente sabe fazer! Daqueles, que se a pessoa fosse honrada mesmo, só devia comer, metida em banho morno, em trevas totais, pensando no máximo, na mulher amada. Por aí, você vê como estou me sentindo; nem cá, nem lá!

Fiquei muito contente com o sucesso de “Garota de Ipanema“, nos Estados Unidos. E Astrudinha,hein? Que negocio tão direito.Vamos ver se desta vez, os intermediários deixam “algum” para nós!

Fiquei muito contente também, com a noticia do sucesso de “Berimbau” aí no Brasil. Dizem que estão tocando a músiquinha “pra valer”! Isso me alegra muito pelo Baden. E pra que mentir? Por mim também! 

É bom saber que a gente não foi esquecido,que o povo continua cantando as nossas coisas; pois no fundo mesmo, é pra ele que a gente compõe! Lembro-me tão bem, quando fizemos o samba, uma madrugada, há uns 3 anos atrás, por aí. Eu disse ao Baden: isso tem pinta de sucesso. E ficamos cantando e cantando o samba até o sol raiar.

“Quem é homem de bem não trai o amor que lhe quer seu bem.
Quem diz muito que vai não vai, assim como não vai, não vem.
Quem de dentro de si não sai, vai morrer sem amar ninguém.
O dinheiro de quem não dá, é o trabalho de quem não tem.
Capoeira que bom, não cai, e se um dia ele cai, cai bem.
Capoeira me mandou, dizer que já chegou, chegou para lutar.
Berimbau me confirmou, vai ter briga de amor, tristeza, camará.”

Vinicius (link)



                                                                        


Disclaimer
No ano de "1964", Vinícius morava na França,onde era delegado do Brasil na UNESCO. Na véspera de uma viagem sua de lá para cá, ele,"sozinho em um quarto de hotel", em um dia de aniversário da "independência do Brasil",escreve uma carta ao Tom. O texto dessa carta é lido por ele no show "Vinicius&Caymmi" realizado em 1968 na boate Zum Zum, no Rio de Janeiro - e foi gravado depois em disco com o mesmo nome do show.O título da carta, na gravação, é "Carta ao Tom"(1).

E eu,Lau,optei por publicar essa carta hoje, em memória de meu pai e,lamentavelmente, em razão do " histórico e tragicômico" dia que tivemos ontem,(17),no Brasil,quando aconteceu "o pedido de impeachment",na "Câmara dos Deputados,em Brasília,da Presidente do maior país da América Latina, Dra. Dilma Youssef.







O som é o do tema. E está aqui.






Quanto aos flashbacks,os da vez, bem acessados neste fim de semana,por sinal,podem ser vistos
aqui e aqui. E mais esse aqui.

Vale lembrar que o Google aponta,literamente,o número de visitantes ao final das respectivas páginas.

 Obrigada




Uma semana produtiva aos amigos que passam por aqui.

Lau





Imagens em colagem editadas no Picasa. A do core captada na Web, e a outra, artista de praia,com direitos autorais.

 Fonte : Vinicius home e Dicionário Ricardo Cravo Alvim.

19 comments:

  1. Beleza de carta.Mesmo não sendo da sua política kkkk vou te elogiar.Arrasou no post!!Tudo lindo,de cima até em baixo.
    Eu não lembro de ter lido esses textos das lavadeiras,as histórias são bem bonitas.
    Lindo você homenagear o bivô.Ele tá no céu orgulhoso de você.
    Bjosss
    Love you,sogrinha
    Estou no almoço e lendo seu blog,olha como você é importante.<3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Brigada por seu carinho de sempre.amore!!
      Ai de tu rs q não venha me visitar, assim comportada,então, ganha um prêmio de comentarista..
      Meu pai adorava essa música .
      Beijooos
      Love u too :)

      Delete
  2. Lau querida,só você mesmo pra me trazer aqui,ando muito desanimada,amiga.Agora consegui ler seus links,sempre com capricho nas fotografias.Adorei as lavadeiras, parecem lendas.
    E essa carta de Vinicius nunca tinha lido.Senti na pele a saudade que ele devia estar carregando. Gostei muito!
    Que seu pai descanse em paz,são meus votos,minha linda.
    Bjokas, amiga querida.
    Lu

    ReplyDelete
  3. Bom dia,Lu.Poxa,já te disse pra não se preocupar.
    Nem fale em desânimo.Eu ando "enojada",de nojo,repulsa,de ver tanta imbecilidade e desumanidade.Aff!!!
    Faz até mal começar o dia assim,né amiga? Desculpe.
    Obrigada por sua visita carinhosa.
    Beijo,Lu querida.
    Essa semana tem Artesanal na quarta,amanhã,não esqueça.

    ReplyDelete
  4. Cartas, Vinicius e Tom, melodiosa poesia e composições musicais poéticas. Tristeza e solidão enquanto a noite avança. Diante do que se vê, a gente sente o piscar de olhos da nostalgia, embora se recuse a interromper a caminhada adiante, agarrados às mãos da esperança.

    Grato pela generosidade da presença em Pretextos-elr.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boa noite,Eduardo.
      Obrigada por seu comentário.Poesia pura.Adorei!
      Ai de nós se largamos as mãos da esperança...
      Eu amei a sua crônica.Excelente.
      Beijo pra vc e pra todos.

      Delete
  5. Rio de Janeiro, 25 de abril de 2016
    E aí, dona do blog Renascendo, kkkkk não vai escrever nada bonito pra gente ler?
    Rum! Tá abandonando os amigos daqui, estou sabendo .kkkk
    Bjosss, sogrinha caxias.kkk <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. :) rsrs Gostei do "caxias'.Sou responsável,garota.
      Estava trabalhando.Tava com saudade de mim,né?

      Obrigada por seu carinho.
      Beijo.♥

      Delete
    2. Esqueci de te dizer que o Pitanguy tá fazendo aquelas plásticas de nariz bolota e tts down. :) Eu li o comentário e morri de rir.

      Delete
    3. ♥ Obrigada por sua amizade, por me avisar.
      Fazer o quê, né? Só inspiramos. Arrrrf.:) Aqui, tudo em cima, ainda. E ao natural. :)

      Kisses.
      Love you.

      Delete
  6. Aquilo ali é big shoes.O W já disse qdo viu o nariz de bolota. :)

    ReplyDelete
  7. A inveja mata essas tribufus cafonas . Sai big shoes, vai baixar em outras bandas, bicho feio, cafona, chapeuzinho de renda, tts caidaças, sv. Vaza! Respeita is meus leitores, nariz de bolota.

    ReplyDelete
  8. Errata :: os meus leitores, tts caídas.

    Depois sou eu q tenho " q" procurar o MQ, né?
    Me poupe.
    Encaminhe a nariz bolota pra ele. Run, bolota, run...

    ReplyDelete
  9. Lauziinha,isso é inveja. Essa gente baixa age assim.perfil de gente abandonada.
    Pense que você está fazendo caridade.
    Inveja, observa-se com a reincidência. E faz crescer e engordar o nariz. Kkkkkkkkkkkkk
    Seu eu lírico é lindo,ùnico.
    Nunca vão ter um igual,além do seu narizinho lindo e charmoso.
    Beijo de fã

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uma mau caráter reincidente.Da outra vez veio com um gagá paulista e mexeu na minha foto de bike. è outra tribufu da lama. Não sei o que tenho de tão precioso que incomodo a essa gentalha. Mais uma na boca do seu Zé Pilintra.
      Obrigada pela força e pelo apoio. Eles não sabem que há stalkers lá tb. Ahã!!!
      Beijos

      Delete
    2. Eu me divertindo,aproveitando os feriados com a família e esses carentes por aqui desrespeitando os meus amigos que, por sinal, sabem escrever e utilizar o j e g, mesóclise etcétera e tal. Pitanguy no nariz de bolota tts caídas. :)

      Delete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)