Friday, September 4, 2015

Sobre "A Verdadeira Vida" e "Deus" (uma abordagem filosófica)


                                      (imagem com licença poética)


"Toda verdadeira vida é encontro".
(Martin Buber (link), jornalista, teólogo, pedagogo e filosófo in o "Eu e o Tu" (link)

~

(...) "Deus é a palavra mais vilipendiada de todas as palavras humanas. Nenhuma foi mais maltratada, mais maculada e desonrada que essa ...  Todo o sangue inocente derramado em torno dessa palavra privou-a do brilho que ela possui.As gerações humanas fizeram rodar sobre essa palavra o peso de sua vida angustiada e a esmagaram contra o chão. Ela jaz em pó e sustenta o peso de todas elas. As gerações humanas, com seus partidarismos religiosos, desgarraram essa palavra. Mataram e se deixaram matar por ela. Essa palavra traz suas digitais e seu sangue...Os homens desenham uma marionete e escrevem embaixo a palavra ´Deus´. Assassinam-se uns aos outros e dizem: ´Fazemos isso em nome de Deus´... Devemos respeitar os que proíbem essa palavra, porque se rebelam contra a injustiça e os excessos que, com tanta facilidade, são cometidos com uma suposta autorização de ´Deus´ ". 

(Martin Buber , jornalista, teólogo, pedagogo  e filósofo in  prefácio do livro "Eclipse de Deus")
(excertos)



(Às vítimas da "tragédia do mediterrâneo".A todos os imigrantes.
Em especial ao  "menininho sírio" ♥ ,que chocou,estraçalhou ,machucou a quem tem coração,princípios e bons sentimentos).

(E a minha proposta é que haja uma "refundação da ONU",face à nova realidade).




Recadinho

Quem quiser conferir tudo sobre a Bienal do Livro na Cidade Maravilhosa- o Rio de Janeiro, é só clicar aqui 





Um fim de semana reflexivo aos meus amigos que me leem.
Bom feriado de 7 de setembro(link)
Um beijo 
Lau





Imagem © com direitos autorais feita em Lucerner by euzinha. No Brasil,os direitos autorais estão regulados pela Lei Nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. 

9 comments:

  1. Lindo seu post,sogrinha!! Essa tragédia é que foi horrível.Coitado do pai do garotinho,você viu na TV? Hoje aqui teve um minuto de silêncio pelos mortos desde abril.
    E as fotos da igreja,sogrinha,que vocês estão na porta,você podia ter colocado.Mas essa também ficou bonita.
    Amanhã estou aí pra te dar trabalho.
    Bjossss Love you. <3
    Liliane mandando bjosss.

    ReplyDelete
  2. Oi linda! Nem fale,horrível mesmo.Há dramas e dramas, são milhares de crianças que sofrem com essas guerras e outras, e sem registro.Muito triste! Que a ONU se mexa e reveja suas atuações no quesito ajuda humanitária,já que ela não tem como interferir numa guerra civil.Tudo que envolve criança mexe com pessoas sensíveis,bondosas,que têm muito amor no coração.E você tem, transborda, eu sei.
    Cheguei agorinha.
    Estou aguardando vocês para o almoço,norinha querida.

    Aninha, eu gosto de você... e gosto de estar com vc. Seu riso é tão feliz comigo...♪♪♪
    Beijos ♥

    ReplyDelete
  3. Lau querida,sua sensibilidade me comove.Muito linda essa homenagem. Concordo com essas palavras do autor, a humanidade usa a palavra de Deus para fins escusos.Fiquei muito arrasada com as fotos do anjinho sírio.A gente que tem filhos pequenos sofre muito,Lau.O mundo é injusto, amiga.Tantos têm tanto e outros tantos não têm nada.O resultado é que a tristeza toma conta da gente ao ver tanta injustiça,tanta dor. Muito bonito esse sino.Você sempre tem bom gosto nas escolhas de suas imagens.Vamos gelar no Rio,não é Lau?? Friozinho bom pras botas novas.*-* Bjokas,amiga linda,
    Lu

    ReplyDelete
  4. Oi Lu, bom dia! Obrigada por seu carinho e seus elogios.Concordo,há muita injustiça nesses mundos.Mas sabe,passei a acreditar mais na "justiça". A máxima ,"tarda, mas não falha",está em alta.
    Bom sábado com um friozinho gostoso, né?
    Beijo, querida. Beijo nos meninos.

    ReplyDelete
  5. O bem e o mal não afetam a Deus mas,sim,ao homem,que possui o livre arbítrio e responde pelo mau uso que fizer dele.Deus, portanto,não age "diretamente" e em desacordo com suas Leis imutáveis.
    Age em consonância com essas leis.Tudo é questão de merecimento...até a prosperidade.Por isso vê-se tantos estagnados,ou pendurados nos que evoluem.
    Caí em sua casa ao pesquisar um tema totalmente oposto ao que vejo. Foi a mão de Deus.
    Excelência é o que se vê na sua intenção ao abordar tema tão filosófico e mau apreendido pelo homem.
    Lincoln

    ReplyDelete
  6. Obrigada por suas palavras.

    Eu apenas transcrevi as citações, que , na minha opinião,comungavam com fatos tristes e reais do momento.
    Seja bem-vindo. Bom dia. Obrigada.

    ReplyDelete
  7. Deus onisciente, onipotente e onipresente sobretudo compassivo misericordioso JUSTO, não é mesmo Lau?! infelizmente há quem tome o nome dele em vão...usam se o nome de Deus em vão, injustos. Assim como você acredito na Justiça, não podemos perder esperança, que não seja tardia, sim um direito de todos. Oh Lauzita, hoje só hoje visitinha no Renascendo...sempre um novo dia, um novo renascer. ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi It, bonito seu raciocínio,amiga.Eu respeito o Deus de cada um. E gosto que respeitem o meu: no que confio. Eu só não sei o que foi que aconteceu que, de uns tempos pra cá, há uns dois meses mais o menos,passei a receber comentários anônimos com salmos e salmos (desculpe, mas chatérrimos). Gente, coisa de louco, Foram 17 no total, tire até foto da stats.Um até liberei porque foi um comentário inteligente. Mas os outros, argh!! Com todo respeito a todas as religiões,acho um "bag", ficar tentando impor religião nas pessoas, Sem contar que esses que se dizem "religiosos",( fé d+), são os mais cínicos, falsos e pdf. Ainda bem que meu telefone grava tudo. Quanto à justiça, ah...essa tarda, corre, mas chega.
      Sim, chega. É Fantástico!! Uhu!!!!
      Beijo, amiga. Obrigada pela visita. ♥

      Delete
    2. Olha o tamanho da réplica. rs Fiquei sem falar no 14 bis. :) Soltei o verbo, :)

      Delete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)