Tuesday, September 9, 2014

"Duas Sombras" (Da série Contos de Drummond em Setembro)


Por que Meneses tinha duas sombras em vez de uma,como toda gente? Ele não sabia nem se importava com isto.Há casos de pessoas que perderam a sombra e lutaram por trazê-la de volta, mas o fenômeno de duas sombras iguais era totalmente inédito. A cidade interessou-se a princípio:acabou se acostumando e mesmo tirando partido. Meneses era a única atração turística  de um lugar pobre de paisagem e de prazeres.

-Já que me tornei polo turístico- disse ele-devo tirar proveito desta condição.A Prefeitura tem de me pagar uma quantia mensal.O Prefeito coçou a cabeça.Pagar a um indivíduo por ter sombra dupla? Não estava certo.Por outro lado,viajantes começaram a chegar de estados vizinhos e até do exterior.Dinheiro chovendo.

Meneses trancou-se em casa e, atrás da porta, negociou, com a autoridade, participação na renda.Ou isto, ou se mudava para longe.

Esta foi a origem da Taxa das Duas Sombras, que vigorou até a morte de Meneses, rico e afamado. 

Só que, nos últimos tempos uma sombra diminuíra de tamanho, e um vereador da oposição propôs que lhe fosse cassada a sinecura. Mas uma sombra e meia era nova atração, e a proposta foi rejeitada.
(Carlos Drummond de Andrade)


Hoje, a cantora Maria Rita 
está comemorando seu niver. 
Minha homenagem à filha de Ellis Regina  pode ser ouvida aqui.

Outro aniversariante do dia está aqui, num belo "doodle", 

criado pelo Google (um parceiraço tb), 
em homenagem ao ENORME escritor, Leo Tolstói.

Um beijo para os amigos que me leem
Lau







Fonte: Carlos Drummond de Andrade em Contos Plausíveis- pág. 79
Editora Record
Imagem: Two shadows by Decade

9 comments:

  1. Quem dera eu tivesse também duas sombras, já estaria rico.
    Bjux

    ReplyDelete
    Replies
    1. r Fico feliz porque sinto que você lê o post todo, Wanderley.:)Obrigada.
      Bem atual, vide as eleições chegando.
      S.i.n.e.c.u.ra rs "Cargo ou emprego rendoso e de pouco trabalho; emprego que só dá utilidade a quem o tem. Emprego cujas funções não se exercem". Não é o máximo? rsrs
      Bjuxxx

      Delete
  2. Que linda Lau, essa música. Mas é triste.
    Não queria ter duas sombras não.
    Uma já assusta, kkkk amiga.
    A Maria Rita vai dar um show no Viva Rio, Lau.
    Vamos?
    Parabéns por mais essa publicação bonita.
    Bjosss

    ReplyDelete
  3. Bom dia e sorry por te deixar sozinha aqui ,tive de voltar pra lá. O anjinho voltou a ficar doentinho. Cruz credo!!, sai de retro bichos feios, parece olho daqueles insetos rastejantes, repugnantes, covardes que andavam por aqui. Tranca rua neles. Deus é pai.
    Te falo depois.
    Beijo e obrigada por sua visita.
    O pior não é ter duas sombras...é ter quádupla personalidade.:)Shi....

    ReplyDelete
  4. Rs que insetos rastejantes São esses, Lau? Você deve estar
    se referindo a cobras, só pode ser. Essa minha amiga é uma figura!!!
    Beijo da Tarcísia Alucinógena do TRE.

    ReplyDelete
  5. Não sei mais de nada...É cabeça de um, rabo de outro, pata de outro.
    Anfan: tudo junto e misturado! Aff!! E sem o bigblogger, a coisa ficou muito boa. Porque há congestionamendo(claro que deve haver)o e eu não tô nem aí, e nem preciso chamar meu amigo invisível da CET-Rio. :)
    Beijos e obrigada por sua visita. Esse seu pseudônimo é hilário. Eu prefiro o de Leve o Fidelix, o candidato do pessoal do Sindicato.
    Bisou
    Ainda na La Singerie.

    ReplyDelete
  6. Errata, sorry, rsrs a Gi que viu: leia "congestionamento" hahaha. É porque estou comendo uma "cocada " e um "doce de batata doce" rs que chegaram via Fedex.rsrsrs
    Bisou .

    ReplyDelete
  7. Lau, minha amiga.
    Vi o q você escreveu no Instagram, vim ver o final aqui e não achei.
    Até o Márcio não se conteve. Amiga, escreve sobre humor.
    Que pavão com papo de pelicano é aquele? Kkkkkkkkklk
    Bjocas
    M.E.

    ReplyDelete
  8. Bom dia!, rs não me provoque.:)
    Não é pavão. É pavoa de papo mole.rsrs
    Depois eu q levo bronca.rsrs
    "Antes de mais nada fica estabelecido que ninguém vai tirar meu bom humor", né? Traz ele, vai ser divertido. Conta depois sobre a viagem, você não posta fotos lá.
    Beijooos, hoje é dia de work. As crianças agradecem os cliques.:)

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)