Friday, October 31, 2014

E hoje é o niver dele... Viva Drummond!!


Amar um passarinho é coisa louca. 
Gira livre na longa azul gaiola 
que o peito me constringe, enquanto a pouca 
liberdade de amar logo se evola. 

É amor meação? pecúlio? esmola? 
Uma necessidade urgente e rouca 
de no amor nos amarmos se desola 
em cada beijo que não sai da boca. 

O passarinho baixa a nosso alcance, 
e na queda submissa um voo segue, 
e prossegue sem asas, pura ausência, 

outro romance ocluso no romance. 
Por mais que amor transite ou que se negue, 
é canto (não é ave) sua essência. 

(Carlos Drummond de Andrade in "Sonetos dos Pássaros I")

~~

"Não rimareis a palavra sono
Com a incorrespondente outono,
As palavras não nascem amarradas,
elas saltam, se beijam, se dissolvem, no céu livre 
por vezes em desenho,
são puras, largas, autênticas.
indevassáveis"
( Drummond in "Consideração do Poema")(excerto)
~~

"Meu verso me agrada sempre ...
Ele às vezes tem o ar sem-vergonha de quem vai dar uma cam [balhota.
                  Mas não é para o público,é para mim mesmo essa cam[balhota.
Eu bem me entendo"...
(Carlos Drummond de Andrade, in Explicação-Alguma Poesia)(excerto)

~~
O que Drummond ,com suas palavras,ao longo dos anos, me soprou ao pé do ouvido:
"O silêncio é facinho de ser lido. Mas o  mundo é cheio de disléxicos, Raimundo".
L.M.



Disclaimer

Minha homenagem hoje vai para o meu eterno parceiro,o poeta mais influente do século XX, Drummond querido.O poeta insubordinado, idolatrado por muita gente.
Posso imaginar como o céu está hoje: re-ple-to de nuvens de poesia.

E com seletos convidados:Bandeira,Quintana,Vinicius,velho Guima,Castro Alves, Leminski,Cecília, Cora Coralina, João Cabral de Melo Neto, Gregorio de Matos... e por aí segue a lista dos Grandes poetas...

Hoje, pela manhã, passei para dar meu abraço em Drummond, que teve sua imagem definitivamente incorporada à paisagem carioca, com a estátua do poeta sobre um banco (vide foto acima)no calçadão, perto do Posto seis, no bairro de Copacabana.

Parabéns, Drummond!! Pegando carona em suas palavras,"mesmo no silêncio e com o silêncio dialogamos".


 Obrigada aos amigos que me leem.
 Lau










p..s. essa semana publicarei vários contos e poesias de Drummond, em comemoração ao seu aniversário.

Imagens:  Web e minhas, editadas no Picasa
Fontes: A vida Passada a limpo, (1959) Carlos Drummond de Andrade -ed. — São Paulo:
Companhia das Letras, 2013.?  Alguma Poesia, Editora Record-Ltda
Aqui tem mais sobre a estátua de Drummond