Saturday, June 1, 2013

"D D" ~~~~~~~Double Drummond.


Casamento do Céu e do Inferno

No azul do céu de metileno
a lua irônica
diurética
é uma gravura de sala de jantar

Anjos de guarda em expedição noturna
 velam sonos púberes
espantando mosquitos
 de cortinados e grinaldas.

Pela escada em espiral
diz-que tem virgens tresmalhadas,
incorporadas à via láctea,
vaga-lumeando...

Por uma frincha
o diabo espreita o olho torto.

Diabo tem uma luneta
que varrre léguas de sete léguas
 e tem o ouvido fino
que nem violino

Diabo espreita por uma frincha
Lá embaixo
suspiram bocas machucadas
Suspiram rezas? Suspiram manso,
de amor.

E os corpos enrolados
ficam mais enrolados ainda

Que a vontade de Deus se cumpra!
Tirante Laura e talvez Beatriz
o resto vai pro inferno.
(Excertos)



"Eu não sabia que minha história era mais bonita do que a de Robinson Crusoé".
(Do poema "Infância"- Excerto)



Com Drummond deixo,mais uma vez,Carla Bruni. 



 Disclaimer: 

Amigos,sou Drummondiana assumida.Já deu pra notar, né? :) Meu querido e saudoso pai teve  a oportunidade de conversar com o poeta. Naquela época os celulares ainda não pipocavam e ele não eternizou esse momento.Lamento tanto.Como gostaria de publicar uma foto dos dois aqui. 
E de ter conversado com Drummond,também.

O poeta ,na entrevista que concedeu à Maria Zilda Ferreira Cury sobre o livro "Alguma Poesia", confessou que se dedicou ao verso livre por não saber o que era o verso metrificado, por supor que o verso carecia de ritmos e regras, e por outras ignorâncias. "Eu não acredito que tenha sido assim: prefiro considerar que esse era seu modo espontâneo de se expressar", declarou Manuel Granã Ectheverry. 

E eu, Lau,  também. E,justamente, por essa maneira descontraída,espontânea, e rebelde de ser que  Drummond é tão querido por seus leitores.

O adjetivo  rebelde que utilizei foi em razão do que todos devem saber: o poeta foi expulso do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, por “insubordinação mental”, uma vez que escrevia suas poesias nas aulas de ensino religioso.

Drummond jamais escondeu a decepção pela injustiça a que fora submetido. Em 1941, afirma em uma entrevista: “Perdi a Fé. Perdi tempo.Sobretudo, perdi a confiança na justiça dos que me julgavam".
No que ele fez muito bem, minha opinião. (L.M.)

"Alguma Poesia abriu um novo rumo,e um novo período, nas letras Brasil ",acrescenta Etcheverry.O livro é um barato,eu quem digo. :)

---------------


Mais um recadinho
Seja bem-vindo, novo @migo que ancorou  por aqui.



Um bom fim de semana para quem passar por aqui.

Um beijo

Lau




p.s. desculpem pelo post enooorme, deu vontade de escrever.. :)


Fonte: "Alguma Poesia"- Carlos Drummond de Andrade- Editora Record
"O Casamento do Céu e do Inferno", página 19 ; "Infância", página 17
Imagem: " ANGELIKA- flying away".By Arnold Ochman

14 comments:

  1. Lau, que imagem linda!!!! Sensual!!! Amiga, você não pode aprovar, mas sou obrigada a dizer que fico encantada de ver como você tem idéias diferentes. Que vídeo lindoooooo!! Vc e seu francês.kkkkk Lembrei do Elio falando, como é lindinho. Drummond era preferido de meu marido, já devo ter dito pra você. Parabéns amiga. Seu blog é muito bonito e aprendo muito aqui.Pulei do face e vim aqui. Lá fiquei encantada com o menino do Rio que você fez pro Solano.Me emocionei, amiga.

    Bjssss vou sentir saudade qdo vc viajar.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Risos e risos..:) Eu não aprovar? Eu hein...ODEIO,I hate censura.:) Eu fico envergonhada quando você elogia,só isso.Gostou do casamento? rsrs Adoro Drummond porque ele manda pro inferno numa boa.:)))Tribufu, então...rsrsrsrs Drummond não fica em cima do muro, não mesmo.
      Obrigada,amiga querida, pela visita e o carinho.
      Solano é chose de louco,"hors concours",sei disso.:)♥
      Beijoooos

      Delete
  2. Como siempre una excelente Poesía de Carlos Drummond.
    Es cierto que la Métrica ata más y no da tanta Libertad para transmitir emociones.
    Los Poetas y en este caso, Drummond, siempre se han destacado por su Libertad de Pensamiento y acción...por eso no extraña que en clases de Religión escribiera un bello Poema.
    Abraços e beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hola,amigo Pedro Luis,que gracinha,você entendeu a minha salada Drummondiana.Gracias,gracias.
      Concordo com você.A liberdade, seja de pensamiento,de expressão ou de agir (acción)é o princípio básico que rege o homem cidadão.Quem não fizer uso dessa liberdade perde sua identidade,é um infeliz.
      Abrazos e besos,amigo gentil
      Buen domingo.

      Delete
  3. Amiga, voltei porque você diz que o blog está sendo gravado e eu quero deixar meu depoimento. Foi no post As Kombis do Croquete da Pamonha e do " Preconceito".Eu vi sim. Como vi o acidente no Rio Hudson, que post interessante, Lau. Agora que entendo como o Frederic entende do assunto.
    Você está coberta de razão. Deus te proteja e Nossa Senhora também.

    Bjsss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Risos, risos e risos...recebi just now o seu comentário e vim correndo. Estou me arrumando porque tenho um jantar.
      É assim mesmo.Viu como não minto? Viu, te mostrei. Deve estar com o colesterol alto, rsrsrs e isso deixa a pessoa sem inspiração.:))Tadinha,agora eu tenho peninha,não me irrito mais...e nem leio.rsrsrssrs.

      Beijoooos

      p.s. eu estou achando engraçado essa sua esperteza virtual. Abre um blog,amiga.Abre,você vai se divertir.Quer dizer...depois de muito tempo o jeito é se divertir e ignorar. Ave,"blogghost"!!:)

      Delete
  4. Oi Sogrinha, que bonito esse post. Esse vídeo é lindo,meu compadre Fred que iria gostar. Vou ficar com saudade, viajo amanhã e quando voltar vc já não vai estar. Cuide- se , Deus te proteja.
    Vi que você usou tribufu conversando com Cleusa ,é um dos preferidos da Giuliana: tribufu kkkkk, quando as duas brigam se chamam de tribufu,mocréia, bicho feio. Kkkkk São doidinhas, levadas como a avó.kkkkkk.
    Beijos
    Love you

    ReplyDelete
  5. Bom dia! :) Que bom que você gostou. Eu aprendo muito com elas. :) Tribufu, narina dilatada,:) coisa de criança. Mas só escrevo essas bobagens no meu blog, não faço isso no blog de amigo algum.Mas são mais bonitinhos do que " tamagochi", o que um Fake, chamado Alma, descarado ( a)teve a coragem de entrar aqui e batizar a gatinha da Ticinha com esse nome do fundo do baú . Aqueeeeele(a) que também disse que a gatinha parecia um amendoim torrado:). Agora vê ,o bichinho quietinho, e de uma criança....Lembra? Sai de retro, tribufu. :)))Depois bateram pra gente quem era a figura. Irk!!
    Levada também me lembrou Drummond, no meu post " preguicinha".
    Beijos, minha linda. Enjoy!!! :)
    Love u too.:)

    ReplyDelete
  6. Olá amiga
    Temos também esse ponto comum, sou apaixonado ´por Drummond, tem coisas dele que custo acreditar que estou lendo, de tão complexa e linda.
    Tenha uma bela semana
    Bjux

    ReplyDelete
  7. OI amigo, tudo bem?Concordo com você. Drummond é o "must" .
    Um poeta de "alma e ofício", assim muitos o descrevem.
    Obrigada por passar por aqui.
    Um semana feliz pra você também.
    Bjuxxx

    ReplyDelete
  8. OI amigo, tudo bem?Concordo com você. Drummond é o "must" .
    Um poeta de "alma e ofício", assim muitos o descrevem.
    Obrigada por passar por aqui.
    Um semana feliz pra você também.
    Bjuxxx

    ReplyDelete
  9. Escreva, escreva sempre !
    Querida, precisamos colocar nossos sóis para conversar quando você voltar, ok !?
    Beijos e uma exceleeente viagem ! :)

    ReplyDelete
  10. Oi Le querida, boa noite! Escrevi d+, né não? Soltei os dedos.:)
    Precisamos sim!!!! Eles estão quase eclipsando :) de tantas news pra contar.
    Obrigada pelo carinho.
    Beijooos

    ReplyDelete
  11. Bat múltipla cabeção, a campos, a mal-da-de, adora esse post. Vai bat, vai bat, vai lacraia, vai lacraia.:).
    ps. dos papéis que temos que fazer na vida quando uma stalker sem vergonha, desrespeitosa, não larga do pé da gente. Algemas já!!
    Sai do meu blog tribufu das trevas.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)