(para provocar um incêndio, não é preciso fogo)
Pimentas são frutinhas coloridas que têm o poder para provocar incêndios na boca.Pois há ideias que se assemelham às pimentas,elas podem provocar incêndios nos pensamentos.
Nietzsche era um especialista em ideias incendiárias.Um eremita que vivia na floresta, ao ver Zaratustra descer das montanhas para as planícies, percebeu que ele estava a fim de pôr fogo no mundo com as suas ideias.Zaratustra sabia que suas ideias queimavam e que muitas pessoas ao lê-lo, "pensariam que estavam devorando fogo e queimariam suas bocas". Mas,para se provocar um incêndio, não é preciso fogo. Basta uma única brasa.Um único pensamento-pimenta...
Nietzsche era um especialista em ideias incendiárias.Um eremita que vivia na floresta, ao ver Zaratustra descer das montanhas para as planícies, percebeu que ele estava a fim de pôr fogo no mundo com as suas ideias.Zaratustra sabia que suas ideias queimavam e que muitas pessoas ao lê-lo, "pensariam que estavam devorando fogo e queimariam suas bocas". Mas,para se provocar um incêndio, não é preciso fogo. Basta uma única brasa.Um único pensamento-pimenta...
"Essas pimentas; acrescentai-lhes asas e serão libélulas..." Basho
***
E você,que me lê agora, já teve um pensamento-pimenta?
***
Disclaimer: O meu "avô", pai da minha mãe,
dizia que comer pimentas no primeiro dia do "Ano Novo" aguçava a memória.
No embalo... Henri Salvador
Feliz 2013 para os meus amigos que passam por aqui .
Bisou
Lau
”Jardin” é a versão da canção francesa Jardin D’hiver, de Zeidel e Boilay, adaptada para o português por Michelino Silvano e Bia Krieger. A música faz parte do álbum Chambre avec vue, lançado no Brasil em 2002.
Aqui tem a passagem de Henri pelo Brasil.
fonte : Pimentas, de Rubem Alves, editora Planeta.
Imagem: Mouth -spicy,
Imagem: Mouth -spicy,
Oi, oi, bom dia! =)
ReplyDeleteQuer saber uma curiosidade sobre mim? Eu adoroooo pimenta! Não, tou falando sério mesmo. Aquelas tipo malagueta, tá a ver? Cá em casa todos nós gostamos imenso de nossa comida bem condimentada e a pimenta é algo que não se dispensa. Costumo dizer que para mal temperada e sem sal já basta a vida! Rsrs
Se eu já tive um pensamento-pimenta? Hm, deixe pensar... Gostaria de poder dizer que ando num nível tal de evolução que só penso em borboletas voando lindas e maravilhosas pelo céu azul, mas isso não corresponderia à verdade e sabe que comigo não tem essa de falsidade e hipocrisia. Portanto, sim, claro que já tive pensamentos-pimenta, e infelizmente acho que continuarei a te-los enquanto for minimamente humana :P
Beijooo
Oi menina Fátima,tô vendo que você gosta mesmo de pimenta.Malagueta?Tô fora.:)
DeleteFátima, acrescente asas às pimentinhas malaguetas e elas serão libélulas...,quem diz é Basho,o poeta-maestro dos haicais.
Eu aprecio muito a sua espontaneidade,abomino hipocrisia.
Fátima,não como pimenta.Minha médica diz que faz mal à pele.E como sou mega vaidosa,não como de jeito e maneira.Minha mãe dizia que dava manchas na pele.Dá nada,né?
Frescurinha minha,porque deve dar é um sabor gostosinho mesmo ao prato.
Mas,assim como você,tenho pensamentos-pimenta.Tenho muuuuuitos e é tão bom porque ninguém pode roubar nossos pensamentos.
Uhuhuhu!!!
E pensamentos-pimenta,não são,necessariamente, todos eróticos ou impublicáveis.
Há uns providenciais,como,por exemplo,um que tive ao ver uma "anta"(com todo respeito ao animal),não querer entrar no elevador com uma moça que prestava serviços de limpeza no prédio e estava com uma vassoura nas mãos.Isto já aconteceu há mais de 2 anos,comentei até aqui uma vez numa réplica.Na hora,tive meu pensamento-pimenta ...e incendiei.:))
Belos pensamentos-pimentas,amiga querida.
E obrigada pelo bate-papo.
Beijosss
This comment has been removed by the author.
ReplyDelete
DeleteOi Le querida.Que legal te ver aqui.Obrigada. Somos duas,tenho tudo do Henri e o que faltava consegui na Toca e em um sebo,acredita? Num sebo.
Rubem Alves é fera:
pedagogo,cronista,escritor, teólogo e por aí vai....É perfeito,completo.
Rsrsrs...gostei dos pensamentos impublicáveis. Não se avexe,a tribuna é minha e não censuro.:)
Gostei do viés que você deu ao post.Te juro que não pensei em nada erótico quando postei.
Achei super interessante a abordagem do escritor quanto a por fogo através das suas ideias.Eu tenho cada uma....Tenho de parar Le,tá chegando um carro de bombeiros na minha rua.:)))
Beijosss,obrigada pela visita.
Vamos a abrir el libro, sus páginas están en blanco, escribamos Palabras sobre nosotros mismos. El Libro se llama Oportunidad y su primer capítulo es el día de Año Nuevo.
ReplyDeleteDemos paso a los Sueños y vistamos radiante a la Realidad.
¡¡¡Gracias por seguir mi blog!!! Ya soy tu seguidor, también.
Abraços e beijos.
Olá Pedro Luiz,seja bem-vindo! Concordo,vamos escrever sobre as oportunidades que teremos e que faremos por onde tê-las.E nunca deixando de sonhar.Só não sonham os insones.Eu,como adoro dormir,vivo sonhando.
DeleteCheguei ao seu blog através do da Bia, apreciei um comentário que você deixou,achei elegante e respeitoso.Por isso fui visitá-lo, gostei e fiquei.
Um abraço e obrigada por sua gentileza.
E deixa arder... pq tudo que queima e arde... esta vivo...
ReplyDeleteVerdade,"vivíssimo" como o nobre autor Rubem Alves.:)
DeleteObrigada pelo comentário.
Amiga querida,como já te disse no facebook,gostei muito do tema.Eu penso que esses pensamentos de pimenta devem ser lançados quando nos aborrecem.É uma maneira de você reagir calada mas inteligente. Eu fico boba de ver como você consegue essas imagens tão bonitas.A boca parece até com a sua kkkkkkk mas tem forma de pimenta não pode ser,porque você é tão delicada,não é ardida kkkkkkk quando conversa.Lau,acho você uma pessoa muito especial,engraçada e inteligente amiga.Que publicação mais polêmica, complicada de se comentar.
ReplyDeleteBjsssss
Oi Cleusa Yara,obrigada.Li,sim,o que você me escreveu no face. Ganhei 3 livros do Rubem Alves de amigo oculto. Esse das Pimentas, "Perguntaram-me se acredito em Deus" e "Ostra feliz não faz pérola".Escolhi esse tema porque lembrei do meu avô materno,como disse no meu post. Que bom que você gostou. Obrigada por adocicar a minha boca.:)
ReplyDeleteUm beijo,amiga,e obrigada por sua visita.
Quanto mais apimentado o pensamento e as ações, mais interessante fica a vida.
ReplyDeleteBjux
Oi Wanderley,é vero.Concordo integralmente.
DeleteAs ações apimentadas se traduzem em tomadas de decisões acertadas,né amigo?
Bjux e obrigada pela companhia.:)
Muchas graciass por tu presencia en mi casa ...es un placer entrar a la tuya y deseo seguir quedandome si tu deseas seguir tambien mi amistad...
ReplyDeletefeliz año nuevo amiga.
un abrazo
Marina
Marina,querida amiga. Muchas gracias digo eu por passares por aqui.Estava com saudade de você.
DeleteFeliz Año Nuevo pra vc também.
Besoss
Ana:
ReplyDeleteQuerida sogrinha pra sempre,não consigo entrar com o meu hotmail antigo,o que entrei na homenagem da Vó Maria pra ler seus textos charmosos e bonitos.Essa boca,essa boca... igual a da Rafaella. kkkkkkk.Esses dentinhos mordendo implicantes...você é uma figuraça,Lau Milesi.
Adorei o texto da minha sobrinha gringuinha,da minha primogênita Giuli e da cunhadinha Ale.
Beijocas e vai lá em casa pra ver a cadela que adotei no primeiro dia do ano. Te amo.
*Ana*
:):):):) Que alegria e surpresa(essa boa)te "ver" aqui.O post da Giuli quase que não sai, você viu? São muitos Milesis aniversariando em dezembro,poxa.Só Biel e a brisa,Solano, que fogem à regra.
DeletePara você de implicar comigo.:)
Até você?????????
Outras beijocas e amanhã à tarde irei conhecer o novo membro da família.
Love you too...:)Obrigada pela visita.
A pimenta se faz necessária para dar aquele sabor mais ousado e interessante a comida e a vida também... Que graça teria se não houvesse um pouco de ousadia na vida?
ReplyDeleteOlá "Sobre o Tempo",você falou em ousar,lembrei de uma citação:"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente.Não ousar é perder-se".(Soren Kierkegaard)
ReplyDeleteObrigada por seu comentário. Boa noite.