Sunday, March 18, 2012

Hoje é Domingo, Pede Cachimbo...e Jamelão




“HOJE É DOMINGO, PÉ DE CACHIMBO".Na verdade não é Pé de Cachimbo, mas sim PEDE (do verbo pedir) cachimbo. Ou seja, pede paz, tranquilidade,família, moleza, praia... E a gente sempre a imaginar um pé de cachimbo no quintal, todo florido,com cachimbos pendurados,soltando fumaça”.

Pedaço desse lead faz parte de uma das crônicas de Mário Prata, em que ele diz que alguém sempre deve ter tido uma  palavra que se traz da infância, e pensa-se que há um certo significado,como o clássico jargão que é a frase inicial do post.

Mas esse domingo não pediu cachimbo.Pediu "jamelão".Quem mora no Rio sabe que na Lagoa  Rodrigo de Freitas há várias árvores carregadinhas dessa frutinha.

Para quem não a conhece, trata -se de uma frutinha parecida com a azeitona, roxiiiinha, que nos deixa com a língua bem marcada por sua cor.

Conhecido como "jambolão", é vista por muita gente como ardilosa, pois mancha as mãos, os tecidos das roupas, os calçamentos das ruas e a pintura dos carros .

Mas a frutinha tem seu lado bom. Uma pesquisa realizada em laboratório pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que o extrato da fruta, que contém antocianinas, substâncias presentes na pigmentação, levou à morte uma média de 90% das células leucêmicas. Os testes foram realizados ainda em células sadias, das quais 20% morreram.

Na minha adolescência, nem imaginava esses benefícios do Jamelão e vivia deixando minha mãe com os cabelos arrepiados,quando subia nas árvores, lá nas “grimpas”, atrás dessas frutinhas.

E hoje,voltei no tempo ao passar pelas belas árvores carregadinhas de jamelão. E aproveitei, pois contei  com a solidariedade de um “senhor de meia idade”, que subiu em uma das árvores  que fazem parte da paisagem e, além de se deliciar direto da fonte, fez a festa de quem estava embaixo  "de olho" na  frutinha.

Esqueci de tudo que aprendi em relação à higiene das frutas, passei a mão para tirar a poeira,  coloquei em prática aquela máxima “ o que não mata engorda”... e me deliciei com os jamelões, gordinhos, lindos e roxinhos.

Ao final do banquete, parecia uma vampira, com a língua roxiiiiinha ... mas feliz ...


 Um beijo e uma boa semana.

Lau

  
 Hoje, deixo Booby Mc Ferri , com Be Happy. :) 
 
 
 
 
 
   Aqui tem  tudo sobre o Jamelão.

Fotos do pé de Jamelão: Minhas e da web editadas no Picasa.
 
Só a da minha língua que não tive coragem de publicar.:)
 Post reeditado.

17 comments:

  1. Replies
    1. E deliciosos, caro Doutel.

      Obrigada pela visita e pelo "be happy".

      Agora veja, publiquei o post às 18h e 29 min e o seu comentário surge às 03 h e 27 mim. Não consigo habilitar meu relógio dos comments. Help me.

      Um abraço

      Delete
  2. Belas tardes de domingo, como cantou o rei. Quanto aos sabores da infância...são tantos e tão bons e o melhor é não perde-los e poder brincar as vezes. Não há nada pior que um adulto chato que se esqueceu dessas coisas como comer fruta sem lavar...rsrs Deixa seus netos lerem...rs.
    Muita paz Lau e que fiquem todos em paz, todos os que são importantes para você e os que não são que a deixem em paz, afinal hoje é domingo pede cachimbo...
    beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Angela, verdade... o domingo foi bem badalado. E ele foi criado para isso, para descansarmos. As crianças não estavam nessa hora, mas elas conhecem o jamelão, embora não o apreciem tanto como eu.

      Um beijo e obrigada pela visita e pelo gentil comentário.

      18/03/2012 22h 12 min.

      18/03 às 22 h 09 min.

      Delete
  3. Pede cachimbo e crônicas gostosas como esta.
    Abração!
    Berzé

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Berzé, obrigada . Legal você ter gostado da minha aventura. Tenho muitas outras, tendo tempo contarei.

      Um abração e obrigada pela gentil visita.

      18/03/2012 22h 15 min.

      Delete
  4. Pedimos paz,,amor,,,poesia,,,todos os dias minha amiga...super beijo de boa semana pra ti.

    ReplyDelete
  5. Olá poeta Everson, desculpe a demora em agradecer sua visita. Segunda -feira é dia de ralação, muito trabalho, e por que não paz e poesia?:}
    Um abração e obrigada pela visita e pelos votos.

    19/03/ 2012 21h 16 min.

    ReplyDelete
  6. Lau, que palavas um tanto poéticas, um tanto informativas, outro tanto confirmativas; excelente és assim escritora.

    Obrigado pelo comentário do lado de lá.

    Abraços.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Renam , obrigada pela visita e pelo comentário. Eu não estava lembrando do blog, lembrei agora.Brigadão.
      Um abraço

      20/03/2012 9:22

      Delete
  7. Eu não sabia dessa fruta, diferente, acho que não temos nada disso por cá. Pelo menos o nome não reconheço ;). Que sabor é que tem comparando com outro fruto?
    São sempre bons esses pequenos momentos em que se regressa à infância quando as recordações são assim despertadas por coisas boas.

    Bonitas fotos!

    Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Fátima, como vai? O sabor é indescritível pra mim.:) Mas vou tentar.Vejamos...é um gostinho amargo, deixa uma coisa grudada na língua. Ah...é difícil porque a frutinha é única pra mim. Há quem faça geléia de jamelão, mas eu já pensei até em mousse. :)

      Verdade, as boas lembranças sempre ficam com a gente. Sempre.

      Um beijo, amiga,e obrigada.

      Delete
    2. Réplica da Fátima feita às 9h 28 min - 20/03/2012

      Delete
  8. Um belo dia pra ti minha amiga, repleto de paz, carinho e muita poesia,,,beijos e flores.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá poeta Everson, obrigada pela visita sempre gentil. Um abração. :)

      21/3/2012 19h:27 min

      Delete
  9. Realmente os domingos pedem esse doce "fare niente" mas com fruta suculenta como essa...quem resiste??
    E os gostos na vida são para serem realizados! Afinal, " a água lava, lava tudo...só não lava a língua dessa gente" Como é minha querida, ficaste com a língua roxinha toda a semana???
    Mil beijos da cor da Primavera que...começou hoje!!
    Graça

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Graça,como vai ? Adoro seus comentários sempre bem bem humorados. Aqui mo Brasil curtimos mesmo os domingos. Interessante você lembrar desse trechinho dessa marchinha do passado. Aqui nós chamamos de "frusts" essas pessoas que falam dos outros, que gostam de "gossip". :) Um beijo do Outono brasileiro que continua amanhecendo com um Sol lindo, lindo. Obrigada, Graça, pela gentil visita.

      21/3/2012 19 h 33 min.

      Delete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)