Hoje vi um casal que me chamou a atenção pelos beijos que trocavam. Não só a mim, como a todos os clientes do restaurante onde almocei com a família.Todos, inclusive os garçons, observavam, boquiabertos, a naturalidade e a espontaneidade da troca de beijos em público.
O casal beijava muuuito, ignorando completamente a todos que estavam ao seu redor. E era um beijo atrás do outro. E um não era igual ao outro. O cardápio era mais variado do que o do restaurante. Só vendo pra crer.
Nem preciso dizer que os mais conservadores soltavam fogo pelos olhos diante de tal comportamento.
Bem... vindo para casa, resolvi fazer uma pesquisa sobre o beijo. E descobri que as referências mais antigas aos beijos foram esculpidas por volta de 2500 a.C . nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia.
Descobri também que, na Itália, no século XV, se um homem beijasse uma donzela em público era obrigado a casar imediatamente. Ainda bem que estamos no século XXI, imagine se o rapaz beijoqueiro vivesse nessa época.
Mas as curiosidades não param por aí. A história mostra que os romanos tinham 3 tipos de beijos: o basium, trocado entre conhecidos; o osculum, dado apenas em amigos íntimos; e o suavium, que era o beijo dos eternos apaixonados. Os imperadores romanos permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, enquanto os menos importantes tinham de beijar suas mãos. Já os súditos podiam beijar apenas seus pés. Coisas da realeza.
Um outro detalhe interessante é que antigamente, na Escócia, o padre beijava os lábios da noiva no final da cerimônia de casamento. Dizia-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção em forma de beijo.E durante a festa do casório, a noiva deveria circular entre os convidados e beijar todos os homens presentes, que em troca lhe davam algum dinheiro.
Enfim, as curiosidades sobre o “beijo” são muitas, mas o que mais me chamou a atenção foi todo o mecanismo do ato de beijar , o que veio , inclusive, reforçar a imagem que o casal me passou.
Vejam só: durante um beijo são mobilizados 29 músculos, sendo 17 linguais. Os batimentos cardíacos podem aumentam de 70 para 150, melhorando a oxigenação do sangue, o que mostra que o beijo traz também benefícios ao coração.Até aí tudo bem.
Mas como tudo na vida há sempre um porém, no beijo há uma considerável troca de substâncias,sendo 9 miligramas de água; 0,7 decigramas de albumina; 0,8 miligramas de matérias gordurosas; 0,5 miligramas de sais minerais, sem contar outras 18 substâncias orgânicas, cerca de 250 bactérias e uma grande quantidade de vírus.Uff!!
Por favor, não se assustem com esses números -esse não foi meu objetivo , até porque vem agora o lado quente do beijo. Beijar queima calorias. Acredita-se que um beijo caprichado consuma cerca de 12 calorias.
Diante desses dados, entendi porque o casalzinho parecia anoréxico.Quantas calorias perderam !! Sem brincadeira,o rapaz e a moça eram magrinhos, magrinhos.
Por favor, não se assustem com esses números -esse não foi meu objetivo , até porque vem agora o lado quente do beijo. Beijar queima calorias. Acredita-se que um beijo caprichado consuma cerca de 12 calorias.
Diante desses dados, entendi porque o casalzinho parecia anoréxico.Quantas calorias perderam !! Sem brincadeira,o rapaz e a moça eram magrinhos, magrinhos.
Falta de apetite ou beijoqueiros de carteirinha? Não sei, só sei que aparentavam estar felizes da vida.
L.M.
* E eu, embora não venha me sentindo nada feliz nesses últimos dias com o bárbaro assassinato das 12 crianças indefesas e de tantas outras feridas, deixo osculuns para os meus amigos que passam por aqui e que me presenteiam com seus comentários, inteligentes, simpáticos e poéticos.
L.M.
* E eu, embora não venha me sentindo nada feliz nesses últimos dias com o bárbaro assassinato das 12 crianças indefesas e de tantas outras feridas, deixo osculuns para os meus amigos que passam por aqui e que me presenteiam com seus comentários, inteligentes, simpáticos e poéticos.
E.T.
Aproveito para agradecer a convivência.com os meus sinceros amigos nesses dois anos, completados hoje, do RENASCENDO .
Além dos osculuns , deixo essa florzinha de romãzeira.
Diz-se que a flor da árvore da romã - a romãzeira- representa a amizade sincera.
Que possamos estar juntos por muitos e muitos anos.
Que possamos estar juntos por muitos e muitos anos.
Com carinho:
Lau
Agradeço também à amiga Dora, do blog Filha do Céu, pelo lindo selinho.
Mais um para a minha galeria filatélica ao lado (slides). E mais um que repasso aos amigos.
Bom fim de semana!!!!
Texto reeditado .
Imagens: Kiss, by Pixdaus e Flor da árvore da romãzeira, de Rui Tomás Monteiro- by Olhares.Mecanismos do Beijo :Gardner
D.V. 113426 open. cal.
Oi Lau
ReplyDeleteParabéns pelos dois anos do blog. Que continue por muito tempo nos presenteando com textos tão divertidos e inteligentes, e com sua inigualável simpatia.
Muitos beijos
Com certeza o beijo representa o que há de mais belo no amor! É um momento de intimidade e carinho!! Muito bom o texto!
ReplyDeleteQue bom que reeditou! Esse texto é muito divertido e agradável e beijar e falar de beijo é sempre bom.
ReplyDeleteParabéns pelo aniversário do blog e por mante-lo sempre interessante e criativo, o que não é tarefa fácil.
beijos
Querida amiga Lau!
ReplyDeleteParabéns pelos dois anos do seu blog,e obrigada por tudo o que me tem dado ao longo deste tempo, os seus textos, seus comentários, e por tudo.
Muito aprendi aqui sobre o beijo, agora estou vendo por que é que eu não engordo muito,não estou anoréctico, mas quase, rrs. gosto mais de ver um casal se beijando, do que garre-ando no meio da rua, embora veja por ai alguns casais que ultrapassam, todos os limites, da decência.
Um beijinho grande,
José.
Oi Lau!
ReplyDeleteLamento tanto aquela situação trágica que as crianças passaram, muito triste mesmo :(
...
Parabéns quanto aos 2 anos de blog! Você tem sido fantástica, muito amiga e sempre derramando carinho em seus comentários. Obrigada pela partilha durante esse tempo.
Beijo de luz no coração
O beijo é conhecer o gosto da pessoa amada,,,é uma troca sem explicação de sentimentos...grande beijo de bom dia pra ti..
ReplyDeleteBom dia, querida amiga Lau.
ReplyDeleteAdorei!! Foi um ótimo documentário.
Coitado do padre que beijava a noiva... Aposto que naquela noite ele não dormia, porque ficava sonhando acordado, com ela.
Sobre o casal do restaurante...
Eu preciso emagrecer! Estou só desde os 36 anos de idade. Se soubesse que além de prazeroso, o beijo emagrece, eu teria repensado nessa minha decisão. Agora, a carruagem já passou.
Um grande abraço.
Tenha um lindo fim de semana, cheio de paz e esperanças, apesar de tudo.
Lau,
ReplyDeleteAdorei saber, principalmente, que o beijo queima caloria. Ótima receita para perder peso, rsrsrs!! Parabéns pelo aniversário do Renascendo, sempre cheio de novidades e cada dia mais popular.
Ps: Adorei saber que esteve com a Raquel. Sinto saudade de ler as crônicas dela.
Bjs!!
LAU
ReplyDeleteJá nos encontramos à muito tempo . é bom mantermos as raízes dos amigos
Vim dizer que tenho para oferecer o selo das 100 Mil visitas que é...NOSSO pois caminhamos juntos...
um beijo
Um grande beijo de bom final de semana pra ti querida,,,paz e poesia sempre...
ReplyDeleteOlá Lau! Tudo bem? Meus parabéns pelos dois anos! O seu blog é um exemplo para tantos outros que surgem a cada dia na Internet! Obrigado pelas palavras lá no meu!
ReplyDeleteBjs!
Querido Wanderley, obrigada por seu generoso e carinhoso comentário. Ter um amigo virtual tão gentil como você, me toca muito.
ReplyDeleteObrigada por sua sempre gentis visitas. Adoro você.
Beijinhos
Verdade, Jorge Luiz,concordo com você. Obrigada pela visita sempre gentil.
ReplyDeleteUm abraço
Angela, você é minha amiga meeesmo. Que blog interessante e criativo é esse? Morro de vergonha e de tristeza de não poder me dedicar ao blog como antes. Além dos problemas logísticos que passei a ter, há a falta de tempo e o "cansaço",vc sabe...Mas a quarentena está passando.:)
ReplyDeleteBeijosss e obrigada, amiga querida.
15 de abril de 2011 15:58
Olá meu querido amigo José, você é muito fofo, quer dizer que está anoréxico? Ah...já sei , vive beijando a namorada, não é? Isso mesmo, beijar a quem se ama faz bem à saúde. :)Beijar os netos e os filhos também emagrece.
ReplyDeleteJosé, sou beijoqueira de carteirinha.Mando beijo para o entregador de pizza, para a mocinha do telemarketing...Concordo com você sobre exibições em público. Exageradamente constrange as pessoas. Se bem que a juventude hoje em dia é bem espontânea, não é?
José, eu que agradeço a sua amizade e as sua visitas sempre carinhosas, gentis e divertidas.Amei conhecer você nesses dois anos de blog.
Um beijinho pra você, pra namorada e para a netinha.
Fátima, amiga querida, imagine...eu que agradeço sua presença sempre carinhosa. Eu adoro ler suas aventuras. Quanto à tragédia, nem fale...fiquei super mal, voltou um pânico que tive há 4 anos, a insônia... Ficou feia a coisa. Cada um cada um...não é? Somatizo essas tragédias e ainda com crianças????? Fátima, quando professorinha, lecionei pertinho do bairro dessa escola que, na época, ainda não existia.
ReplyDeleteObrigada por sua visita e pelos selinhos que você me deu nesses dois anos.:)
Um beijinho do Brasil
Olá poeta Everson, obrigada por seu poético comentário.
ReplyDeleteUm beijo, amigo querido.
Olá Anapola, muito boa sua observação sobre o padre. Hummmm...cala-te boca...:)
ReplyDeleteBeijar filhos,netos, amigas e amigos ( e eu sei que vc deve beijar os talentosos filhos)emagrece também. :)
Anapola, carruagem anda a 10 Km por hora, que passou nada.Dá tempo de pegá-la amiga.:)
Um beijo pra você e obrigada pelo divertido comentário.
Oi Dani, e quem disse que precisamos emagrecer???? No lançamento do seu livro, você estava magrinha... Eu também.Mas agora, em razão da fratura e a reduçao da ginástica, engordei dois quilos. Ah...perdi 800 gramas ontem, me pesei por causa de um exame que fui fazer. Mas na Páscoa essas gramas devem voltar.:)
ReplyDeleteAdorei estar com a Quel. Jantamos salada.:)Falamos em você,na Ana, Paulinho,Djabal, Dalton, Tricolor...um montão de gente daquele tempo do GO.
Dani aprecio o popular (não o popularesco) mas tenho nojo da realeza.São pobres de espírito. Falando em realeza, vamos cobrir o casamento da Princesa na semana que vem? Dessa princesa e desse principe eu gosto.:)
Beijoss e obrigada, amiga querida.
ô Lili, que surpresa boa! Obrigada pela lembrança. Como já expliquei a você, tenho tido pouco tempo para o blog. Lamentavelmente não tenho o mesmo tempo de antes. E acabo por visitar quem passa por aqui e esqueço as regras da Netiqueta. Desculpe. Nao vamos mais perder o contato.
ReplyDeleteUm beijo e obrigada pela carinhosa visita.
Oi Ralph talentoso, obrigada . Estive no seu blog e todo mundo aqui em casa ouviu a resenha esportiva.Arrasou! Na Copa vai pintar muito trabalho, não é? Que bom!!!
ReplyDeleteObrigada por sua carinhosa visita
Um beijo pra você e meus parabéns!!!
Everson ,poeta amigo,obrigada por seus votos. Pra você também.
ReplyDeleteBeijosss e bom fim de semana!
Ao terminar a crônica com a dúvida entre a falta de apetite ou beijuqueiros de carteirinha, eu imaginei a festa, e um complemente, para fantasia dos leitores e apreciadores da questão, e acrescento:
ReplyDelete" ...desse resultado se fazem uns pequenos bocados alvíssimos e delicadíssimos, que é o comer mais mimoso, ou enquanto moles, e frescos, ou depois de duros e torrados. Esses se guardam muito tempo, e chamam-lhe Miapiatá, que vale o mesmo que o Biscoito. São os beijus.
Beiju Cica, é o chamado feito de massa de tapioca seca e muito pura.
Os beijus constituem um alimento leve e mui nutriente, que convém aos enfermos e aos convalescente. "
Esse poderia ser o resumo da pesquisa que fiz nos livros da biblioteca do saudoso senhor José Mindlin, em quem me inspirei para compor essas analogias.
Acreditando que serão de muita utilidade para repor as energias gastas com os beijos. Para beijos: beijus.
Fica a sugestão. E como sempre, meus parabéns, pelo aniversário. E a receita já está sugerida.
E ? Beijos. Sempre.
Bibliografia consultada:Pedro Luiz Napoleão Chernoviz, no Diccionario de Medicina Popular - volume 1, e; Raphael Bluteau, no Vocabulario Portuguez & Latino, edição: 1728.
Olá querida, passei para deseja-lhe uma ótima Páscoa com Cristo Senhor Jesus.
ReplyDeleteBeijos no coração.
Eliane
Djabal, meu amigo, você não existe. Esse não existe foi uma analogia ao sobrenatural, não a fantasmas, mas ao que foge à regra. Que confusão, né? Gente, estou rindo muito com esse beiju. Esse docinho é muito legal e bem melhor do que aqueles doces de isoporzinhos carregados de gordura e cores, que minhas netas comem na escola, no shopping. Eu já comi beiju em Minas e eram maravilhosos. Djabal, e agora que me deu vontade de comer beiju?
ReplyDeleteSua analogia foi perfeita. Ahahha, estou vendo agora que você sugere que se coma beiju para recarregar as energias consumidas . Muuito bom!!!
Djabal,ainda bem que você compreende a sua amiga aqui que manda beijos pra todo mundo. Aqui em casa, o meu filho saiu a mim, sou conhecida como a beijoqueira. Mas não como aquele beijoqueiro incoveniente que saía beijando todo mundo. O beijo, assim como o sorriso e o abraço, faz verdadeiros milagres.
É uma prova de carinho pela pessoa. Adorei as fases dos beijus. Esse comentário vai ficar na história. Até bibliografia tem :) Muuuito legal. Obrigada pelo presente.Os amigos que me visitam vão gostar, tenho certeza.Renascendo também é cultura, viu?
Beijussss :)
Oiiii Eliane, que surpresa boa!!! Saudade de você. Obrigada, uma Páscoa abençoada pra você também. Que saudade das nossas aulas de ginástica!!! Ando sem tempo e com outros problemas. Hoje até que estou conseguindo bater papo com os amigos. Um beijinho e vou te visitar ainda hoje.
ReplyDeleteO beijo é mágico, o primeiro contato, beijo Lisette.
ReplyDeleteOlá Lisette, como vai? Obrigada por seu comentário e sua visita.
ReplyDeleteUm beijo pra você também.
Querida amiga Lau!
ReplyDeleteBom dia,tenho a certeza se os beijos virtuais, emagrecessem, eu seria bem mais magrinho, não emagrecem mas fazem bem.
Um bom fim de semana junto da família,
Um beijinho,
José.
José, você é um querido e muito divertido.:) Nem fale...eu estaria tal qual uma peninha,uma pluma voando no espaço. O que mando de beijos... O pessoal daqui de casa está achando a maior graça no seu comentário. :) Eu também adorei !!!Tenha um bom dia e um bom domingo junto à família.
ReplyDeleteE lógico: Beijosssssssssssssss :)
José, eu li um comentário seu na IT e achei bonitinho.:)
Um otimo sabado pra voce querida amiga...beijos e beijos...
ReplyDeleteCara senadora Lau parabéns pelos dois anos de informações das mais variadas. Essa que fala sobre o beijo deixou-me pensando que faltaram alguns tipos de beijos aqueles sim os mais sensuais. Mas esse velho beijoqueiro não os desaprende rsrsrrsrsrsr. Grande abraço e um beijo desse amigo gaúcho.
ReplyDeleteOlá poeta Everson, obrigada por sua gentileza.
ReplyDeleteUm beijo e bom domingo!
Olá senador, Poeta dos Pampas, Tricolor, radialista e tantos outros títulos mais, como beijoqueiro, :) tudo bem? Obrigada, amigo querido, adorei te ver aqui. Sua orelha deve ter ardido, pois encontrei a Raquel, aquela menina de Barcelona que voltou para o Brasil, e falamos em você, na Salete, Paulinho, Dalton, Ana, Dani , Djabal e um montão de gente do GO.
ReplyDeleteNunca vi um Papai Noel tão saliente.:) Tricolor, adoro você e a bagunça que você faz. Beijosss pra esposa, pra gauchinha, para os netos e pra você.
Obrigada pelo carinho.Escutou o prefeito na quarta-feira? Ganhei um abraço no ar e me achei.:)
+ Beijosssss
Adoro vir aqui e ver os seus textos parece que estamos tão próxima vc me da alento, me anima me instrui obrigada por me porporcionar esses momentos. Uma vez eu fikei assim hipinotizada por um beijo fikei beijando a noite toda não conseguiar parar. Lau se vc tiver um tempinho conheça o blog http://viagem-de-mae.blogspot.com/2011/04/confessando.html é da minha filha ela conta dia-a-dia de meu netinho. temos pessoas assim como vc que nos ajuda muito a entender o DIFERENTE.Bjs
ReplyDeleteLau querida!
ReplyDeleteParabéns pelo aniversário do teu lindo blog.
E já que estás falando de beijos, vou te deixar muitos!!!!!!!!
Beeeeijos, amada!
Olá Kate, obrigada por seu carinho.Caraca, a noite toda beijando, :) deve ter gasto zilhões de calorias :).
ReplyDeleteKate, "ser diferente É APENAS um jeito de ser...diferente". O importante é que vocês amam o fofinho, não é? Olha só... hoje, 1 em cada 150 nascidos são diferentes. Deixo essa pesquisa no seu blog mais tarde, tá bom? Trabalhei com os diferentes e amei, eles têm muito a nos ensinar ,os considerados "não diferentes".
Irei mais tarde conhecer o blog da sua filha, tá bom?
Um beijo pra você, para a filha e para o netinho.
Soninha querida, você é um doce de amiga. Tadinho do meu blog... os seus blogs , sim, são lindíssimos e a diversidade dos temas me encanta.Sem contar os mimos. Muito fofos!!!
ReplyDeleteObrigada pela carinhosa visita.
Um beijo e bom domingo.
Minha Querida
ReplyDeleteParabens pelos dois anos do blog que...ensina tanta coisa, como o historial do beijo que eu achei extremamente interessante! Espero que os namorados não se ponham agora a pensar na quantidade de transferências de bactérias e outras coisas que tais!!!
Por aqui, publicamente, tb há parzinhos desses e cada vez mais. Estou convencida que eles entram "em orbita" e se alheam completamente do mundo! Afinal não é isso o amor???
Espero que não se esqueçam de pagar a conta no restaurante... porque o amor não desculpa tudo!!
Beijo e uma santa Páscoa.
Graça
Querida amiga,
ReplyDeleteOlha só! Não sabia ( e aprendi com entusiasmo) sobre a parte histórica e peculiaridades do beijo. Os conhecimentos atuais, sim. Inclusive esta da " queima das calorias" rsrsrs. Enfim, adorei saber todos estes detalhes da sua pesquisa. Obrigada, amiga.
Lau, um domingo de Ramos abençoado para você e familiares. Beijos com carinho.
Olá Graça, como vai? .Acredito que essa espontaneidade seja mundial.A juventude hoje é bem mais autêntica do que a do nosso tempo.Eles demonstram claramente as formas de carinho e não estão nem aí para os pré-julgamentos da nosso sociedade tão preconceituosa. Guardando-se os pequenos exageros e os locais dessa espontaneidade, apoio integralmente os jovens.Só não podem esquecer de pagar a conta,não é? :)Um beijo, querida Graça, e origada pela visita.
ReplyDeleteOlá Orvalho do cëu, como vai? Que interessante esse retiro espiritual. Pretendo fazer o meu, pois viajo na quinta-feira. Mas ntes passarei no seu blog para pegar essa energia boa que você me oferece.Muito obrigada.
ReplyDeleteDesejo também a você uma Semana Santa de paz e harmonia.
Um beijo e até amanhã.
Olá SAM, querida amiga. Pois é...a falta de tempo fez com que sua amiga aqui desse um bis nesse post.Aproveitei o Dia do Beijo e mandei ver...:) Não queria deixar passar em branco o niver do blog e uni o útil ao gradável.Quer dizer...assim espero. :) Que bom que você curtiu as peculiaridades do beijo. São tantas....
ReplyDeleteUm beijo, querida SAM, e obrigada por sua carinhosa visita.