Wednesday, April 13, 2011

Sobre beijoqueiros & Cia... (reposting)


 Hoje vi um casal que me chamou a atenção pelos beijos que trocavam. Não só a mim, como a todos os clientes do restaurante onde almocei com a família.Todos, inclusive os garçons, observavam, boquiabertos, a naturalidade e a espontaneidade da troca de beijos em público.

O casal beijava muuuito, ignorando completamente a todos que estavam ao seu redor. E era um beijo atrás do outro. E um não era igual ao outro. O cardápio era mais variado do que o do restaurante. Só vendo pra crer.

 Nem preciso dizer que os mais conservadores soltavam fogo pelos olhos diante de tal comportamento.

Bem... vindo para casa, resolvi fazer uma pesquisa sobre o beijo.  E descobri  que as referências mais antigas aos beijos foram esculpidas por volta de 2500 a.C . nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia.

Descobri também que, na Itália, no século XV, se um homem beijasse uma donzela em público era obrigado a casar imediatamente. Ainda bem que estamos no século XXI, imagine se  o rapaz  beijoqueiro vivesse nessa época.

Mas as curiosidades  não param por aí. A história mostra que os romanos tinham 3 tipos de beijos: o basium, trocado entre conhecidos; o osculum, dado apenas em amigos íntimos; e o suavium, que era o beijo dos eternos apaixonados.  Os imperadores romanos permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, enquanto os menos importantes tinham de beijar suas mãos. Já os súditos podiam beijar apenas seus pés. Coisas da realeza. 

Um outro detalhe interessante  é que antigamente, na Escócia, o padre beijava os lábios da noiva no final da cerimônia de casamento. Dizia-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção em forma de beijo.E durante a  festa do casório, a noiva deveria circular entre os convidados e beijar todos os homens presentes, que em troca lhe davam algum dinheiro.

Enfim, as curiosidades sobre o “beijo” são muitas, mas o que mais me chamou a atenção foi todo o mecanismo do  ato de beijar , o que veio , inclusive, reforçar a  imagem  que o casal me passou.

Vejam só: durante um beijo são mobilizados 29 músculos, sendo 17 linguais. Os batimentos cardíacos podem aumentam de 70 para 150, melhorando a oxigenação do sangue, o que mostra que o beijo traz também benefícios  ao coração.Até aí tudo bem.

Mas como tudo na vida há sempre um porém, no beijo há uma considerável troca de substâncias,sendo 9 miligramas de água; 0,7 decigramas de albumina; 0,8 miligramas de matérias gordurosas; 0,5 miligramas de sais minerais, sem contar  outras 18 substâncias orgânicas, cerca de 250 bactérias e  uma grande quantidade de vírus.Uff!!

Por favor, não se assustem com esses números -esse não foi meu objetivo , até porque  vem agora o lado quente do beijo. Beijar queima calorias. Acredita-se que um beijo caprichado consuma cerca de 12 calorias.

Diante desses dados, entendi porque o casalzinho parecia anoréxico.Quantas calorias perderam !! Sem brincadeira,o rapaz e a moça eram magrinhos, magrinhos. 

Falta de apetite ou beijoqueiros de carteirinha?  Não sei, só sei que  aparentavam  estar felizes da vida.

L.M.


* E eu, embora não venha me sentindo nada feliz nesses últimos dias  com  o bárbaro assassinato  das 12 crianças indefesas e de tantas outras feridas, deixo  osculuns para os  meus amigos que passam por aqui e  que me presenteiam com seus  comentários, inteligentes, simpáticos e poéticos.
 

                                                                                   E.T.

Aproveito para agradecer a convivência.com os meus sinceros amigos nesses dois anos, completados hoje,  do RENASCENDO .

Além dos osculuns , deixo  essa florzinha de romãzeira.

Diz-se que a flor da árvore da  romã - a romãzeira- representa a amizade sincera.

Que possamos estar juntos por muitos e muitos anos.

Com carinho:
 
Lau





Agradeço também à amiga Dora, do blog Filha do Céu, pelo lindo selinho.
Mais um para a minha galeria filatélica ao lado (slides). E mais um que repasso aos amigos. 



Bom fim de semana!!!!

Texto reeditado .
Imagens:   Kiss, by Pixdaus e Flor da árvore da romãzeira, de  Rui Tomás Monteiro- by  Olhares.

Mecanismos do Beijo :Gardner

D.V. 113426 open. cal.

43 comments:

  1. Oi Lau
    Parabéns pelos dois anos do blog. Que continue por muito tempo nos presenteando com textos tão divertidos e inteligentes, e com sua inigualável simpatia.
    Muitos beijos

    ReplyDelete
  2. Com certeza o beijo representa o que há de mais belo no amor! É um momento de intimidade e carinho!! Muito bom o texto!

    ReplyDelete
  3. Que bom que reeditou! Esse texto é muito divertido e agradável e beijar e falar de beijo é sempre bom.
    Parabéns pelo aniversário do blog e por mante-lo sempre interessante e criativo, o que não é tarefa fácil.
    beijos

    ReplyDelete
  4. Querida amiga Lau!
    Parabéns pelos dois anos do seu blog,e obrigada por tudo o que me tem dado ao longo deste tempo, os seus textos, seus comentários, e por tudo.
    Muito aprendi aqui sobre o beijo, agora estou vendo por que é que eu não engordo muito,não estou anoréctico, mas quase, rrs. gosto mais de ver um casal se beijando, do que garre-ando no meio da rua, embora veja por ai alguns casais que ultrapassam, todos os limites, da decência.

    Um beijinho grande,
    José.

    ReplyDelete
  5. Oi Lau!

    Lamento tanto aquela situação trágica que as crianças passaram, muito triste mesmo :(
    ...
    Parabéns quanto aos 2 anos de blog! Você tem sido fantástica, muito amiga e sempre derramando carinho em seus comentários. Obrigada pela partilha durante esse tempo.

    Beijo de luz no coração

    ReplyDelete
  6. O beijo é conhecer o gosto da pessoa amada,,,é uma troca sem explicação de sentimentos...grande beijo de bom dia pra ti..

    ReplyDelete
  7. Bom dia, querida amiga Lau.

    Adorei!! Foi um ótimo documentário.
    Coitado do padre que beijava a noiva... Aposto que naquela noite ele não dormia, porque ficava sonhando acordado, com ela.

    Sobre o casal do restaurante...
    Eu preciso emagrecer! Estou só desde os 36 anos de idade. Se soubesse que além de prazeroso, o beijo emagrece, eu teria repensado nessa minha decisão. Agora, a carruagem já passou.

    Um grande abraço.
    Tenha um lindo fim de semana, cheio de paz e esperanças, apesar de tudo.

    ReplyDelete
  8. Lau,

    Adorei saber, principalmente, que o beijo queima caloria. Ótima receita para perder peso, rsrsrs!! Parabéns pelo aniversário do Renascendo, sempre cheio de novidades e cada dia mais popular.

    Ps: Adorei saber que esteve com a Raquel. Sinto saudade de ler as crônicas dela.

    Bjs!!

    ReplyDelete
  9. LAU
    Já nos encontramos à muito tempo . é bom mantermos as raízes dos amigos


    Vim dizer que tenho para oferecer o selo das 100 Mil visitas que é...NOSSO pois caminhamos juntos...
    um beijo

    ReplyDelete
  10. Um grande beijo de bom final de semana pra ti querida,,,paz e poesia sempre...

    ReplyDelete
  11. Olá Lau! Tudo bem? Meus parabéns pelos dois anos! O seu blog é um exemplo para tantos outros que surgem a cada dia na Internet! Obrigado pelas palavras lá no meu!

    Bjs!

    ReplyDelete
  12. Querido Wanderley, obrigada por seu generoso e carinhoso comentário. Ter um amigo virtual tão gentil como você, me toca muito.
    Obrigada por sua sempre gentis visitas. Adoro você.

    Beijinhos

    ReplyDelete
  13. Verdade, Jorge Luiz,concordo com você. Obrigada pela visita sempre gentil.
    Um abraço

    ReplyDelete
  14. Angela, você é minha amiga meeesmo. Que blog interessante e criativo é esse? Morro de vergonha e de tristeza de não poder me dedicar ao blog como antes. Além dos problemas logísticos que passei a ter, há a falta de tempo e o "cansaço",vc sabe...Mas a quarentena está passando.:)
    Beijosss e obrigada, amiga querida.

    15 de abril de 2011 15:58

    ReplyDelete
  15. Olá meu querido amigo José, você é muito fofo, quer dizer que está anoréxico? Ah...já sei , vive beijando a namorada, não é? Isso mesmo, beijar a quem se ama faz bem à saúde. :)Beijar os netos e os filhos também emagrece.
    José, sou beijoqueira de carteirinha.Mando beijo para o entregador de pizza, para a mocinha do telemarketing...Concordo com você sobre exibições em público. Exageradamente constrange as pessoas. Se bem que a juventude hoje em dia é bem espontânea, não é?

    José, eu que agradeço a sua amizade e as sua visitas sempre carinhosas, gentis e divertidas.Amei conhecer você nesses dois anos de blog.
    Um beijinho pra você, pra namorada e para a netinha.

    ReplyDelete
  16. Fátima, amiga querida, imagine...eu que agradeço sua presença sempre carinhosa. Eu adoro ler suas aventuras. Quanto à tragédia, nem fale...fiquei super mal, voltou um pânico que tive há 4 anos, a insônia... Ficou feia a coisa. Cada um cada um...não é? Somatizo essas tragédias e ainda com crianças????? Fátima, quando professorinha, lecionei pertinho do bairro dessa escola que, na época, ainda não existia.

    Obrigada por sua visita e pelos selinhos que você me deu nesses dois anos.:)

    Um beijinho do Brasil

    ReplyDelete
  17. Olá poeta Everson, obrigada por seu poético comentário.

    Um beijo, amigo querido.

    ReplyDelete
  18. Olá Anapola, muito boa sua observação sobre o padre. Hummmm...cala-te boca...:)
    Beijar filhos,netos, amigas e amigos ( e eu sei que vc deve beijar os talentosos filhos)emagrece também. :)

    Anapola, carruagem anda a 10 Km por hora, que passou nada.Dá tempo de pegá-la amiga.:)

    Um beijo pra você e obrigada pelo divertido comentário.

    ReplyDelete
  19. Oi Dani, e quem disse que precisamos emagrecer???? No lançamento do seu livro, você estava magrinha... Eu também.Mas agora, em razão da fratura e a reduçao da ginástica, engordei dois quilos. Ah...perdi 800 gramas ontem, me pesei por causa de um exame que fui fazer. Mas na Páscoa essas gramas devem voltar.:)
    Adorei estar com a Quel. Jantamos salada.:)Falamos em você,na Ana, Paulinho,Djabal, Dalton, Tricolor...um montão de gente daquele tempo do GO.

    Dani aprecio o popular (não o popularesco) mas tenho nojo da realeza.São pobres de espírito. Falando em realeza, vamos cobrir o casamento da Princesa na semana que vem? Dessa princesa e desse principe eu gosto.:)

    Beijoss e obrigada, amiga querida.

    ReplyDelete
  20. ô Lili, que surpresa boa! Obrigada pela lembrança. Como já expliquei a você, tenho tido pouco tempo para o blog. Lamentavelmente não tenho o mesmo tempo de antes. E acabo por visitar quem passa por aqui e esqueço as regras da Netiqueta. Desculpe. Nao vamos mais perder o contato.

    Um beijo e obrigada pela carinhosa visita.

    ReplyDelete
  21. Oi Ralph talentoso, obrigada . Estive no seu blog e todo mundo aqui em casa ouviu a resenha esportiva.Arrasou! Na Copa vai pintar muito trabalho, não é? Que bom!!!

    Obrigada por sua carinhosa visita

    Um beijo pra você e meus parabéns!!!

    ReplyDelete
  22. Everson ,poeta amigo,obrigada por seus votos. Pra você também.

    Beijosss e bom fim de semana!

    ReplyDelete
  23. Ao terminar a crônica com a dúvida entre a falta de apetite ou beijuqueiros de carteirinha, eu imaginei a festa, e um complemente, para fantasia dos leitores e apreciadores da questão, e acrescento:

    " ...desse resultado se fazem uns pequenos bocados alvíssimos e delicadíssimos, que é o comer mais mimoso, ou enquanto moles, e frescos, ou depois de duros e torrados. Esses se guardam muito tempo, e chamam-lhe Miapiatá, que vale o mesmo que o Biscoito. São os beijus.

    Beiju Cica, é o chamado feito de massa de tapioca seca e muito pura.

    Os beijus constituem um alimento leve e mui nutriente, que convém aos enfermos e aos convalescente. "

    Esse poderia ser o resumo da pesquisa que fiz nos livros da biblioteca do saudoso senhor José Mindlin, em quem me inspirei para compor essas analogias.
    Acreditando que serão de muita utilidade para repor as energias gastas com os beijos. Para beijos: beijus.
    Fica a sugestão. E como sempre, meus parabéns, pelo aniversário. E a receita já está sugerida.
    E ? Beijos. Sempre.

    Bibliografia consultada:Pedro Luiz Napoleão Chernoviz, no Diccionario de Medicina Popular - volume 1, e; Raphael Bluteau, no Vocabulario Portuguez & Latino, edição: 1728.

    ReplyDelete
  24. Olá querida, passei para deseja-lhe uma ótima Páscoa com Cristo Senhor Jesus.
    Beijos no coração.
    Eliane

    ReplyDelete
  25. Djabal, meu amigo, você não existe. Esse não existe foi uma analogia ao sobrenatural, não a fantasmas, mas ao que foge à regra. Que confusão, né? Gente, estou rindo muito com esse beiju. Esse docinho é muito legal e bem melhor do que aqueles doces de isoporzinhos carregados de gordura e cores, que minhas netas comem na escola, no shopping. Eu já comi beiju em Minas e eram maravilhosos. Djabal, e agora que me deu vontade de comer beiju?

    Sua analogia foi perfeita. Ahahha, estou vendo agora que você sugere que se coma beiju para recarregar as energias consumidas . Muuito bom!!!

    Djabal,ainda bem que você compreende a sua amiga aqui que manda beijos pra todo mundo. Aqui em casa, o meu filho saiu a mim, sou conhecida como a beijoqueira. Mas não como aquele beijoqueiro incoveniente que saía beijando todo mundo. O beijo, assim como o sorriso e o abraço, faz verdadeiros milagres.
    É uma prova de carinho pela pessoa. Adorei as fases dos beijus. Esse comentário vai ficar na história. Até bibliografia tem :) Muuuito legal. Obrigada pelo presente.Os amigos que me visitam vão gostar, tenho certeza.Renascendo também é cultura, viu?

    Beijussss :)

    ReplyDelete
  26. Oiiii Eliane, que surpresa boa!!! Saudade de você. Obrigada, uma Páscoa abençoada pra você também. Que saudade das nossas aulas de ginástica!!! Ando sem tempo e com outros problemas. Hoje até que estou conseguindo bater papo com os amigos. Um beijinho e vou te visitar ainda hoje.

    ReplyDelete
  27. O beijo é mágico, o primeiro contato, beijo Lisette.

    ReplyDelete
  28. Olá Lisette, como vai? Obrigada por seu comentário e sua visita.

    Um beijo pra você também.

    ReplyDelete
  29. Querida amiga Lau!
    Bom dia,tenho a certeza se os beijos virtuais, emagrecessem, eu seria bem mais magrinho, não emagrecem mas fazem bem.

    Um bom fim de semana junto da família,
    Um beijinho,
    José.

    ReplyDelete
  30. José, você é um querido e muito divertido.:) Nem fale...eu estaria tal qual uma peninha,uma pluma voando no espaço. O que mando de beijos... O pessoal daqui de casa está achando a maior graça no seu comentário. :) Eu também adorei !!!Tenha um bom dia e um bom domingo junto à família.
    E lógico: Beijosssssssssssssss :)

    José, eu li um comentário seu na IT e achei bonitinho.:)

    ReplyDelete
  31. Um otimo sabado pra voce querida amiga...beijos e beijos...

    ReplyDelete
  32. Cara senadora Lau parabéns pelos dois anos de informações das mais variadas. Essa que fala sobre o beijo deixou-me pensando que faltaram alguns tipos de beijos aqueles sim os mais sensuais. Mas esse velho beijoqueiro não os desaprende rsrsrrsrsrsr. Grande abraço e um beijo desse amigo gaúcho.

    ReplyDelete
  33. Olá poeta Everson, obrigada por sua gentileza.

    Um beijo e bom domingo!

    ReplyDelete
  34. Olá senador, Poeta dos Pampas, Tricolor, radialista e tantos outros títulos mais, como beijoqueiro, :) tudo bem? Obrigada, amigo querido, adorei te ver aqui. Sua orelha deve ter ardido, pois encontrei a Raquel, aquela menina de Barcelona que voltou para o Brasil, e falamos em você, na Salete, Paulinho, Dalton, Ana, Dani , Djabal e um montão de gente do GO.
    Nunca vi um Papai Noel tão saliente.:) Tricolor, adoro você e a bagunça que você faz. Beijosss pra esposa, pra gauchinha, para os netos e pra você.
    Obrigada pelo carinho.Escutou o prefeito na quarta-feira? Ganhei um abraço no ar e me achei.:)
    + Beijosssss

    ReplyDelete
  35. Adoro vir aqui e ver os seus textos parece que estamos tão próxima vc me da alento, me anima me instrui obrigada por me porporcionar esses momentos. Uma vez eu fikei assim hipinotizada por um beijo fikei beijando a noite toda não conseguiar parar. Lau se vc tiver um tempinho conheça o blog http://viagem-de-mae.blogspot.com/2011/04/confessando.html é da minha filha ela conta dia-a-dia de meu netinho. temos pessoas assim como vc que nos ajuda muito a entender o DIFERENTE.Bjs

    ReplyDelete
  36. Lau querida!
    Parabéns pelo aniversário do teu lindo blog.
    E já que estás falando de beijos, vou te deixar muitos!!!!!!!!
    Beeeeijos, amada!

    ReplyDelete
  37. Olá Kate, obrigada por seu carinho.Caraca, a noite toda beijando, :) deve ter gasto zilhões de calorias :).
    Kate, "ser diferente É APENAS um jeito de ser...diferente". O importante é que vocês amam o fofinho, não é? Olha só... hoje, 1 em cada 150 nascidos são diferentes. Deixo essa pesquisa no seu blog mais tarde, tá bom? Trabalhei com os diferentes e amei, eles têm muito a nos ensinar ,os considerados "não diferentes".
    Irei mais tarde conhecer o blog da sua filha, tá bom?

    Um beijo pra você, para a filha e para o netinho.

    ReplyDelete
  38. Soninha querida, você é um doce de amiga. Tadinho do meu blog... os seus blogs , sim, são lindíssimos e a diversidade dos temas me encanta.Sem contar os mimos. Muito fofos!!!

    Obrigada pela carinhosa visita.
    Um beijo e bom domingo.

    ReplyDelete
  39. Minha Querida
    Parabens pelos dois anos do blog que...ensina tanta coisa, como o historial do beijo que eu achei extremamente interessante! Espero que os namorados não se ponham agora a pensar na quantidade de transferências de bactérias e outras coisas que tais!!!
    Por aqui, publicamente, tb há parzinhos desses e cada vez mais. Estou convencida que eles entram "em orbita" e se alheam completamente do mundo! Afinal não é isso o amor???
    Espero que não se esqueçam de pagar a conta no restaurante... porque o amor não desculpa tudo!!
    Beijo e uma santa Páscoa.
    Graça

    ReplyDelete
  40. Querida amiga,

    Olha só! Não sabia ( e aprendi com entusiasmo) sobre a parte histórica e peculiaridades do beijo. Os conhecimentos atuais, sim. Inclusive esta da " queima das calorias" rsrsrs. Enfim, adorei saber todos estes detalhes da sua pesquisa. Obrigada, amiga.


    Lau, um domingo de Ramos abençoado para você e familiares. Beijos com carinho.

    ReplyDelete
  41. Olá Graça, como vai? .Acredito que essa espontaneidade seja mundial.A juventude hoje é bem mais autêntica do que a do nosso tempo.Eles demonstram claramente as formas de carinho e não estão nem aí para os pré-julgamentos da nosso sociedade tão preconceituosa. Guardando-se os pequenos exageros e os locais dessa espontaneidade, apoio integralmente os jovens.Só não podem esquecer de pagar a conta,não é? :)Um beijo, querida Graça, e origada pela visita.

    ReplyDelete
  42. Olá Orvalho do cëu, como vai? Que interessante esse retiro espiritual. Pretendo fazer o meu, pois viajo na quinta-feira. Mas ntes passarei no seu blog para pegar essa energia boa que você me oferece.Muito obrigada.
    Desejo também a você uma Semana Santa de paz e harmonia.

    Um beijo e até amanhã.

    ReplyDelete
  43. Olá SAM, querida amiga. Pois é...a falta de tempo fez com que sua amiga aqui desse um bis nesse post.Aproveitei o Dia do Beijo e mandei ver...:) Não queria deixar passar em branco o niver do blog e uni o útil ao gradável.Quer dizer...assim espero. :) Que bom que você curtiu as peculiaridades do beijo. São tantas....

    Um beijo, querida SAM, e obrigada por sua carinhosa visita.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)