Wednesday, December 14, 2011

A Humanidade no Mês de Dezembro (reposting).


 

"É sabido que em dezembro a Humanidade perde coletivamente o juízo, isto é, piora o seu já aflitivo estado de ilusão com um furioso ataque de esperança na felicidade. Os réveillons, a árvore de Natal, o sapato do Pai Noel, os grandes prêmios da loteria são as provas do curioso delírio coletivo."

(João do Rio, o carioca que sabia das coisas 
e dos "causos" do  Rio de Janeiro.)



(Post publicado aqui, no Renascendo, em 13 de dezembro de 2010.


  Para acompanhar João do Rio, deixo outro carioca, o cantor e compositor Ivan Lins:








João do Rio João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto ou simplesmente Paulo Barreto nasceu no Rio de Janeiro em 1881.

Mas não foi como Paulo Barreto que esse escritor ficou conhecido, e sim com um de seus inúmeros pseudônimos: João do Rio.

Ao lado de Machado de Assis e Lima Barreto, Paulo Barreto,(João do Rio) completa a trinca da prosa urbana de melhor qualidade do início do século XX. 


  Um beijo para os meus amigos:

Lau





Mais sobre o escritor pode ser visto aqui.

 E para conhecer o novo site do cantor e compositor Ivan Lins é só clicar aqui. 


Imagem: Cartoon, de Paulo Barbosa.



12 comments:

  1. Uma boa pergunta...rs
    Tempos de loucura coletiva como bem escreveu João do Rio e a loucura maior vem por conta da renovada esperança que o final de ano sempre traz e o otimismo da musica de Ivan tão bem representa. Uma musica que desafia os perigos, que acredita na força da vida e da democracia.(foi feita em 80)e vale para os perigos da vida social de agora.
    Muito bom.
    beijos

    ReplyDelete
  2. Incrível essa sua capacidade de alinhavar assuntos dando recados tão preciosos.
    Parabéns, e obrigado!
    Berzé

    ReplyDelete
  3. Minha Querida
    Na verdade o homem nesta altura perde um pouco as estribeiras...é o consumo exagerado de tudo para depois, acordar numa longa ressaca! Isto tudo porque a tabela de valores está de "patas para o ar" e já ninguem se lembra do que aconteceu há mais de 2000 anos!! O senhor gordinho, simpático, vestido de vermelho atrai as atenções porque promete muito mas...não cumpre!
    O Pobrezinho de Belém, nu e sem nada, só prometeu o Amor e disse que era preciso sofrer para o alcançar e...disse a verdade!
    Entre a mentira e a verdade, o homem prefere a ilusão!!!
    Um Santo e Feliz Natal para ti e todos os teus.
    Mil beijos.
    Graça

    ReplyDelete
  4. Querida amiga Lau!
    É verdade as pessoas nesta altura do Natal, andam loucas, querem é comprar comprar mesmo sem terem dinheiro para pagar. E este pai natal que temos agora, sim quando eu era pequenino a minha mãe dizia que era o menino Jesus que trazia as prendas e as metia no sapatinho, de repente ficou este velhinho, embora sendo simpático é mais amigo dos comerciantes do que dos meninos, ou das pessoas no geral.portanto ele a mim não me engana, já tenho barbas brancas como ele. Agora falando mais a sério, só compro prendas para a minha mulher, e minha neta, e coisas que tenham alguma utilidade.
    O que eu acho engraçado, é que muita gente nesta altura quer se fazer de altruísta, mas não é com o que é seu, pede para dar ao outros, como se eles só precisassem de comer só neste dia.

    Bom fim de semana, junto da família
    Beijinho grande,
    José.

    ReplyDelete
  5. Querida amiga

    Hoje minha visita é para agradecer
    o presente que é para mim
    a sua amizade,
    e também desejar
    um maravilhoso Natal,
    onde possas encontrar nestes dias
    ainda mais inspiração
    para a alegria de ser feliz,
    e para o milagre de fazer
    quem passa por tua vida feliz.

    Que o teu olhar seja a mais perfeita
    luz do Natal a enfeitar o mundo.

    ReplyDelete
  6. Olá Angela, falta de tempo dá nisso: reposting. A música foi escolhida em cima do que a cidade do RJ vivia nesse dia."Causos e casos". A cidade estava com a polícia por todos os lados. Na zona Sul o que se via eram verdadeiros estúdios de Hollywood . Policiais utilizando "rapel" para capturar grandes cabeças do jogo do bicho. Sobrevivenos sempre : a cidade e seus habitantes. :)

    Desculpe a demora da resposta.O motivo, além da missão que comecei no dia primeiro, foi o Elio. Fiquei 3 dias com ele pra despedir do meu fofo, que viajou ontem. :) ♥

    Um beijo e obrigada pela companhia. Gosto muito das leituras que você faz sobre o que escrevo. Legal mesmo.:)

    ReplyDelete
  7. Imagine, Berzé. Incríveis são suas obras de arte. Suas tirinhas são d+, perfeitas. Parabéns!!!

    Um abraço e obrigada por sua gentileza.

    ReplyDelete
  8. Olá Graça, apoiadíssima. De "patas para o ar" e de "cabeça pra baixo". Brain zero. Quanto à mentira/verdade /ilusão a que você se refere, lembrei de Magritte: "nem todo gostam de ver o que não esperam ver e por isso gostam é de ver sempre as mesmas coisas,*ou o que lhes convém*,o que é muito chato". * acrescentado por mim.
    Uma noite de Natal bem feliz pra você e toda sua família. Obrigada por sua gentileza.
    Um beijinho, Graça.

    ReplyDelete
  9. Olá querido amigo José,odeio essa época. Não suporto fazer shopping, me irrita a multidão. Vivo a síndrome pré-natalina.Estou atrasadíssima também com as minhas compras. Além de tudo isso, sinto muuuuuuuita saudade dos meus pais.:(

    Nunca deixe de comprar os presentes da sua namorada. :)Brincadeira, amigo.
    Verdade, José, há quem se lembre dos necessitados somente nessa época.São "os sazonais bonzinhos", né amigo?

    Eu amei seus versos. Muito fofos.:)

    Desculpe a demora da resposta.Tive dias complicados e também ocupados ( e foi muito bom)com o Elio. :)

    Um beijinho e obrigada pela companhia.

    ReplyDelete
  10. Caro Doutel, só me resta concordar. O escritor sabia das coisas.... e dos causos.

    Um abraço e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  11. Olá Aluisio, como vai? Linda mensagem. Adorei. Muito obrigada por seu carinho e sua gentileza..

    Um Natal bem feliz pra você e todos da sua família.

    Um abraço.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)