Friday, September 9, 2011

Sobre "destino"...e Innsbruck- a capital do Tirol.

 "Galopamos pela vida como artistas de circo, equilibrados em dois cavalos que correm lado a lado a toda velocidade – com um pé sobre o cavalo chamado ‘destino’, e o outro sobre o cavalo chamado ‘livre arbítrio’. E a pergunta que você precisa fazer todos os dias é: qual dos cavalos é qual? Com qual cavalo devo parar de me preocupar, porque ele não está sob meu controle, e qual deles preciso guiar com esforço concentrado.”
 (Elizabeth Gilbert)


Nessa minha última viagem, quando estava a caminho de uma das cidades incluídas no meu roteiro,fiquei matutando porque minha mãe resolveu num dos "Carnavais da vida" me fantasiar de "tirolesa". Meno male, pensei, pois no ano anterior ela havia me "colocado" de holandesa e mal podia me mexer com aqueles tamancos enooormes.Coisas de mãe de filha única. Tadinha, deve ter se realizado.

À medida que o trem seguia e eu olhava aquelas paisagens lindíssimas, a fantasia de tirolesa não me saía da cabeça. E nem minha mãe.Lembrei muito dela.Cheguei a comentar com alguns amigos do facebook sobre a minha saudade naquele dia.

Lembrei com tanta tristeza de que, há 4 anos,num fatídico 27 de agosto, minha mãe virara estrelinha.Ou "luarizara-se",como diria o poeta Quintana. 

Como o tempo passa ! E como o cavalo "destino" corre...Eu que o diga...

No dia 27 de agosto desse ano(2011), lá estava eu conhecendo Innsbruck,uma cidade da Áustria,capital do estado do Tirol. É... o Tirol, de onde minha mãe deve ter se inspirado e criado a "tirolesa",(não a atividade esportiva de aventura) e sim a idumentária . (...põe tempo nisso).

 
  (Portal da cidade de Innsbruck, no Tirol)  

*  clique sobre as fotos para ampliar.

Innsbruck tornou-se capital do Tirol em 1429. E no século XV passou a ser um centro de política e cultura europeias.Com esse status,o imperador Maximiliano I decidiu mudar a capital imperial para Innsbruck. No que fez muito bem, concluí ao visitá-la.
      (prédios de antes do descobrimento do Brasil)
 
A cidade é  linda e transmite uma paz.O que me chamou atenção também é que o lugar oferece aos seus visitantes um cenário de uma cidade imperial, com tanta história, e, ao mesmo tempo, uma badalada estação de inverno. São praticamente duas cidades dentro de uma. Vale lembrar que a cidade já foi sede, por duas vezes, de esportes olímpicos de inverno

O cenário é coisa de louco, como pode ser comprovado na foto abaixo,onde aparecem as montanhas dos alpes austríacos ao fundo.

Conta a história que Innsbruck surgiu no período medieval entre os séculos X e XII. Portanto, lá se vão 1000 anos.

 Innsbruck é uma cidade pequena, com aproximadamente 130 mil habitantes, (já vi dados que apontam 190 mil) . E assim, a maioria dos pontos turísticos pode ser visitada a pé.



Um deles é a igreja Hofkirche,que abriga o Scwarze Mander (homens negros). É considerado o maior sepulcro do ocidente com 28 estátuas de bronze (lindíssimas) em tamanho grande.A entrada da igreja da Corte é comum à do museu e é nessa igreja que  encontra-se a sepultura do imperador Maximiliano. A entrada custa 10 euros, mas com carteirinha de jornalista na mão,embolsa-se esses 10 eurozinhos.


Segundo informações contidas nos folders distribuídos nos museus, a história da cidade tem a ver com o império dos Habsburgs, imperadores da Áustria durante mais de 500 anos. Dizem também que essa paixão que os Habsburgs nutriam pela cidade fez com que ela abrigasse inúmeros tesouros.

Abrindo, literalmente,um parênteses ( nem  precisa se  dizer que a dívida do país cresceu). 

A prova dessa riqueza toda pode ser vista aqui abaixo. Esse prédio, conhecido como Gondenes Cachl, foi construído com 2600 telhas de ouro.
  
Continuando... a cidade é banhada pelo rio Inn,que deságua no rio Danúbio (adoro esse nome ).Dá para se notar que foi o rio Inn que deu origem ao nome da cidade. 
(em todo seu esplendor)

                 (Lindo! Adoro a palavra "rio"(sem trocadilho), acho a palavra poética.).
 

Outra atração imperdível é subir a montanha Klettersteig. É muito lindo o passeio.Pega-se um trenzinho e, em três etapas, chega-se a Hafelekar, a 2334 metros de altitude. Um alerta: quem não lembrar de levar um casaco, mesmo no verão, morre de frio lá em cima.




 Na estação de Alperzoo há um Jardim Zoológico, com mais de 2000 animais de 150 espécies. Assim dizem os folders que recebemos na cidade.Mas, sinceramente, não vi esses bichinhos não. Encontrei, sim,um aquário com uns sapinhos mais ou menos bonitinhos, mais à frente uns gatos selvagens, um pássaro arredio...e só. Lembrei, na hora, do Zoo de São Paulo, um dos maiores do Brasil, e do Zoo aqui do Rio, que é um espetáculo em organização e abriga animais de mais de 350 espécies.
 

    
Fazer uma trilha nesse local é algo pra lá de agradável, além de nos dar uma sensação muito gostosa de liberdade. Olha eu aqui durante uma parada.


 Mas como ninguém é de ferro, depois de se visitar museus, igrejas e  montanhas também se arranja um tempinho para se deliciar com os pratos e doces austríacos, acompanhados de um delicioso capuccino, uma também  deliciosa cerveja e/ou do gostosinho chopp austríaco.

                                                        ( pretzel -heart : ))
Innsbruck era também um dos centros musicais da Europa.Desde de 1976, que em todos os meses de agosto acontecem as Semanas Festivas de músicas antigas. E a tradição é mantida até hoje. Mas não tive oportunidade de curtir nenhum dos festivais, lamentavelmente.

Ao término das visitas, não se pode deixar de passar no comércio de lojinhas que oferecem souvenirs  que espalha-se pela rua central da cidade. Essa rua recebeu o nome de Maria Theresien Strasse, numa homenagem à imperatriz Maria Teresa, esposa do imperador Maximiliano.

Ao passar por essa rua e ler seu nome, tive  a impressão de que quanto mais se vive, menor o mundo fica. São tantas as coincidências/sincronicidades nessa vida e nesse mundo... 

Maria... era o nome de minha mãe.
(L.M)


Espero que tenham gostado de Innsbruck. Eu adorei!!

Um beijo e bom fim de semana para todos os amigos.

Lau


E.T.

 Desculpem a qualidade das fotos e o tamanho do post. Que vergonha !! Estão péssimas as fotos, reconheço. Problemas de logística.

 No próximo post (sobre viagem) falarei sobre Lucerner.

Fonte dos dados: Cartina Della Cittá de Innsbruck

Banco verde: fotografado na trilha da estação de Alperzoo.

22 comments:

  1. Acompanhei sua viagem...gostei muito das fotos e da narrativa. Lembrei da época em que as fantasias de carnaval ocupam a cabeça de quase todos os brasileiros e também fiquei com saudades. Adorei as fotos e a narrativa.
    beijos

    ReplyDelete
  2. 'Quanto mais se vive, menor o mundo fica...'. Verdadeiro. Viva Innsbruck, com seus cento e poucos mil habitantes. Talvez os sonhos lá possam ser um pouco maiores e mais bonitos. Bj.

    ReplyDelete
  3. Olá Lau!
    Que delicia ler seu post e por entre ele viajar.. cada coisa linda e posso imaginar o quanto foi fabuloso para você.. sabe.. vc contando sobre sua mãe e a fantasia, me veio a nítida certeza de que nada nesta vida é por acaso.. e como sempre tudo tem um porquê de existir e acontecer.

    Desculpe-me pela demora em vir aqui lhe visitar.. ando um pouquinho distante aqui do blog.

    Um beijo imenso em seu coração..
    Verinha

    ReplyDelete
  4. Olá querida amiga Lau!
    Só que o outro cavalo, às vezes não é muito fácil doma-lo. Vestida de tirolesa, fez-me lembrar quando era pequenino e ouvi falar na Suíça, creio que nem sabia ainda se era um país se era um bicho se o que era,nunca mais esqueci, e quando fui para a escola, na terceira classe já dávamos geografia, e fui ver no mapa onde ficava, e vi que não era muito longe de onde eu morava, um pequeno país, mas um dos melhores do mundo para se viver.
    Não esteja preocupada com a fotografias que estão muito bonitas, mas para mim a mais bonita delas todas, e quarta a contar debaixo para cima, contando com as dos bolos, eu até diria que é mais valiosa, que aquela que tem 2600 telhas em ouro, só pergunto se não chove lá dentre? Se fosse aqui já estava todo "destelhado".

    Bom fim de semana, na companhia de toda a faília,
    Um beijinho grande grande,
    José.

    ReplyDelete
  5. Bom Dia, Angela! Obrigada pela força, amiga!Soltei os dedos, né? Não posso fazer nada...deu vontade,pronto. Falando em vontade,lembrei da sugestão que dei ao ler seu lindo poema. E aí, aceitou? Jogou no poço? [rs]

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  6. Olá Eduardo, bom dia!!! É...verdade, os sonhos dos tiroleses devem ser bem mais bonitos do que os nossos. Se bem que lá dá até pra se sonhar acordada. Que lugar lindo!!! Amei a cidade! Quanto verde, quanta história ! E gostei muito da sua visita também.

    Um beijo e obrigada!:)

    ReplyDelete
  7. Oi Verinha, bom dia!!! Que bom que você gostouu!! Concordo que nada acontea por acaso.Te juro que o dia 27 de agosto foi d+. Quando vi o nome da rua mais badalada da cidade,arrepiei. Não se preocupe em pedir desculpas, compreendo perfeitamente essas ausências...e como.Adorei a sua mensagem no face.Obrigada!
    Um beijo e obrigada pela companhia.

    ReplyDelete
  8. Bom dia, amigo José! Como vai? Ah...nem fale... eu vestida de tirolesa... Uma gracinha de ridícula. [rs] Mas era uma tirolesa adaptada, pelo que vi dos trajes típicos. Minha mãe tinha essas manias...de fazer da fiha um bibelô. Tadinha de mim...nem sei como sobrevivi. :) Vcê gostou da quarta foto? Que nada, estou horrível, com o cabelo molhado de tanto caminhar e sem estar preparada para isso.Pois fui visitar as estações e não sabia que havia uma trilha. Descobri e resolvi descer de uma estação para outra através desse caminho. Um barato, José! O lugar é lindo! Adorei! Depois fui para a terra em que nasceu seu filho, como você me contou aqui. Nossa, como andei por esse mundo,nem te conto.E fiz muitos trechos de trem. Tenho muuuitas fotos , mas estou tão enrolada. Minha câmera caiu e ficou prejudicadíssima.E acabei fazendo fotos e filmes do celular.
    Quanto ao prédio do telhado de ouro, fico só pensando se ele fosse construído em Brasília.Cala-te boca! :) Vc sabe que cheguei a dar uma cutucada sobre isso no post,mas aí resolvi ficar comportada. :)

    Obrigada, amigo querido,por sua gentileza de sempre. Um beijo pra você, pra netinha e pra toda família.

    ReplyDelete
  9. Lindas imagens minha amiga,,,nossa,,,adorei a foto do banco sozinho entre folhagens,,,é pura poesia, se me permite ele,,,gostaria que me enviasse...rs...beijos de bom sábado pra ti...

    ReplyDelete
  10. Olá poeta amigo,bom saber que você gostou das imagens. Tenho outros bancos , adoro fotografar bancos vazios. Cada louco com sua mania, já diz o ditado.:)

    Pode deixar que envio a foto. Estou me "achando", como diz a minha netinha Rafinha, porque você gostou da foto que fiz. :)

    Um beijo e bom domingo, amigo querido.

    ReplyDelete
  11. Nós e essas Marias que norteiam nossa história e que se fazem forever e unipresentes...Me emocionou prima...Mil bjs e te amo!!!

    ReplyDelete
  12. Que linda aula de história, geografia, lugares e vida.

    Um doce de história com sua Mãe, com coincidências que nos deixam a pensar em tudo que acontece e parece em nosso caminho.

    Aguardando a próxima história de novos lugares para conhecer por aqui :)

    Eu sei que você já sabe, mas sinto que há muito você virou Maria.

    Beijos e uma linda vida!

    ReplyDelete
  13. Como não gostar de Innsbruck contada e ilustrad por uma narradora sensível e animada.

    Lauzita, saudades de ti!

    Besitosss

    ReplyDelete
  14. Gracias por su comentario sobre mi entrevista. Muy interesante su reportaje sobre Innsbruck: dan ganas de volar hacia allá inmediatamente.
    Un beso desde Madrid.

    ReplyDelete
  15. Bom dia, prima querida! Nem fale...essas Marias são especialíssimas. Não é à toa que são homenageadas por Vinicius :

    "Olha, Maria
    Eu bem te queria
    Fazer uma presa
    Da minha poesia

    Mas hoje, Maria
    Pra minha surpresa
    Pra minha tristeza
    Precisas partir"...


    ...por Milton Nascimento:

    Maria, Maria
    É um dom, uma certa magia...


    e tantos outros ...poetas.

    Obrigada, querida MARIA. ♥ Love you too. :)

    Beijossss

    Foi à Bienal do Livro? :)

    ReplyDelete
  16. Olá Joakim, obrigada pela companhia e pela força. Extrapolei,soltei o verbo (leia-se dedos).:) E há muito mais para se falar. A cidade é linda e me mercou pelos motivos que contei.:)
    Adorei ver meu comment no"twiter".:) Eu sei que você sabe que eu sei [rs] que há muito virei Maria.
    Obrigada pelo carinho.

    Um beijo e tudo de bom pra você. :)

    ReplyDelete
  17. Olá Quelzita, saudade de você também. Quel, você "tem que" visitar Innsbruck. Você irá amar o lugar. Em cada esqueina uma história. É um tesouro. Aliás, ela é conhecida como Tesouro dos Alpes.

    Um beijo, querida amiga.:) Bom te ver por aqui. Esse facebook está "roubando" as pessoas do blogspot .ahahaha...:)

    ReplyDelete
  18. Hola poeta Porpetta, gracias por su visita y me disculpo por el retraso en el reconocimiento de su presencia aquí.

    Excelente entrevista. Como ya he dicho, la poesía aliementa el alma.
    Um abrazo desde Rio de Janeiro.:)

    ReplyDelete
  19. Um domingo de muita paz e muita poesia pra ti minha querida amiga, e uma semana repleta de bons acontecimentos...beijos e beijos.

    ReplyDelete
  20. Obrigada, poeta amigo. Pra você também.
    Um beijo e boa semana!!

    ReplyDelete
  21. Agradável diário de bordo! Magnífica aula de Geografia! Show de imagens! Post perfeito!
    Parabéns Lau! Um beijo.

    ReplyDelete
  22. Caraca, Dalton!! Agora que vi que não te respondi, meu amigo. Desculpe.Sua amiga Rafa descobre coisa que Adão nem viu:"vóvi vc não respondeu o Tio Dalton". Uma fiscal e tanto essa princesa que corre léguas submarinas, rs de tanto medo que tem de rã . :-))
    Beijooos e desculpe.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)