Monday, September 19, 2011

"Amplie sua imaginação".


 Taí uma coisa que não preciso ampliar:minha imaginação.Como tenho uma imaginação fértil!Sempre digo isso.Vejo"coisas"onde não há.(será?)Já em outras,que existem, não vejo (será?)...e por aí vai a minha viagem mental.Não sei se os amigos fazem parte desse clube.

O pior é que tudo isso dá um "tilti" na cuca e os pensamentos fazem a "festa do Halloween" nos neurônios.E quando isso acontece, nada melhor que dá uma "cutucadinha" nele (no cérebro),não é não?

Encontrei umas sugestões inspiradas nos Koans japoneses- quebra cabeças (adoro) mentais criados para ajudar os praticantes do "zen" a um desapego básico do mundo racional ...ou virtual, quem sabe,e deixo para os amigos que me visitam.

Aí vão:

- Embaralhe o tempo: hoje é segunda-feira à tarde? Finja que é sexta, apenas por alguns minutos.

- Mude seu destino: abra sua revista preferida e leia o horóscopo (quem aprecia) de outro signo como se fosse o seu.

- Desafie  a palavra escrita: visualize a palavra "vermelho" em letras azuis brilhantes; soletre a palavra "rio" e veja um seixo em seu olho mental; escreva "lábios", mas imagine uma  "nuvem"; leia  "água" e imagine uma linda "cachoeira", e não um rio  de águas intragáveis.

- Combata o analfabetismo: aprenda a dizer "não sei".Não saber é o oposto da ignorância.Cada vez que você diz "não sei", sua curiosidade aumenta -e o Universo(incluindo o virtual)-se expande.

- Pratique a compaixão: nunca esqueça de que para cada pessoa na Terra, houve uma mulher grávida que não conseguia enxergar o corpo para baixo do umbigo.

- Ao fazer a leitura de uma revista, um livro, ou até  mesmo de um post, tente, experimente se ver no contexto.

 "Experimente "ser" em vez de "fazer". Deixe-se aborrecer .:)

 Ou não se deixe... ao ouvir Sol de Primavera,(link) de  Beto Guedes.:) (link)


Um beijo pra você (s)

Lau


 Fonte de inspiração : "Jeito Simples de Dar Um Tempo Todo dia",( senão a gente pira) em "A Arte de Não fazer Nada", por Veronique  Vienne.

Imagem: Windows, by my Tumblr
.

23 comments:

  1. Apreciei tudo que escreveu.
    Sabe que esses exercícios mentais além de animar a vida são ótimos para prevenir problemas de esclerose e seus amigos. Aprender coisas novas e quebrar os automatismos produz novas sequencias neurais e daí pra diante é só ganho.
    Agora no que diz respeito a interpretação da realidade....tudo é possível e nem sempre a gente consegue saber se acertou ou não (na maioria das vezes)
    beijos

    ReplyDelete
  2. Oi Angela, obrigada pela força de sempre. Fiz esse post para alimentar, "agradar" a minha "falta de imaginação" de hoje.[rsrs] Os neurõnios hoje ferveram. Acho que me "exauri" com o Elio,que de tanto tomar Sol está tal qual um caboclinho daqueles que vivem em fazendas, ao ar livre. Falei em fazenda e me deu uma vontade de ir pra uma. "Eu quero uma casa no campo"...
    Hoje estou "mais" super feliz. Mas ainda não posso comemorar a boa,ótima,maravilhosa notícia que recebi.:)]]Beijoss, querida amiga.

    ReplyDelete
  3. Oportuno. Já foi dito que a imaginação é a louca da casa. Para Pascal, a imaginação era a mestra do erro e da falsidade. Exageros à parte, imaginar pode ser (também) alívio de dores nesse viver de inclemências tantas. :)
    Bj.

    ReplyDelete
  4. Angela, falei, falei e não repercuti o que você disse em relação aos benefícios do post. :) Verdadeiro o que você diz. Esses exercícios ativam as áreas psico-sensoriais do cérebro.E aí...é aproveitar e viajar...pra outro estado...outro país...concorda?

    Um beijo , te devia essa.:)

    ReplyDelete
  5. Errata: Angela, leia "neurônios" e não como fanha...:) Esse teclado do pad é um problema. Bjss

    ReplyDelete
  6. Ihii... Eduardo, você chegou e eu não vi. ODEIO ter que moderar comentário, me enrolo toda, já deletei comentários... Enfim, a falta de atenção como a de imaginação são as mestras do erro.:) Eduardo, não sabia que Pascal pensava assim. Tá vendo como blogspot é cultura, escritor?
    Como dizia outro famoso Lara Resende,o também GRANDE Oto,"sou jornalista, especialista em idéias gerais. Sei alguns minutos de muitos assuntos. E não sei nada".:) Obrigada por sua visita, gostei muito.:)Bjs.

    ReplyDelete
  7. Eduardo, desculpe,leia "ideias". Fiquei impressionada com o que você me disse sobre o pensamento de Pascal,vou pesquisar. E esqueci de resgistrar, vi agora, que além de concordar com que você disse sobre alívio de dores, achei lindo e poético. Obrigada pelo comentário. Bjsss

    ReplyDelete
  8. Bom Dia, menino poeta. Como vai? Saudade de você...E a banda, fazendo aquele sucesso,imagino...
    E você, meu querido amigo,imagine (mesmo) como me tocou seu comentário, o excerto que você me deixou. Sensacional. Tudo a ver. Muito lindo. Quando digo que gosto dessa Internet que aproxima as pessoas do bem,não é em vão. Tenho verdadeira paixão por imagens,e quando não as tenho em mãos, imagino-as:). Bachelard e Francisco Nery, poètes de l'espace.:)

    Um beijo e vou lá agora mesmo. Muito obrigada.:)

    ReplyDelete
  9. Francisco, seu comentário é uma suite do meu post, disse lá e repito. Estou aqui, impressionada com a leitura que você fez. Perfeita!!
    Beijoss e parabéns por essa alma sensível,poeta menino/poeta.:)

    ReplyDelete
  10. É sempre gostoso ampliar e libertar nossa imaginação para que ela ganhe o infinito do mundo em amor,,,beijos de bom dia pra ti amiga.

    ReplyDelete
  11. Olá querida amiga Lau!
    Este belo texto que escreveu, é uma ajuda grande para espevitar alguns dos meus neurónios, que estão de certa maneira a ficar preguiçosos, não é por falta de trabalho, que isso eu sempre lhe arranjo, só que eles já não me obedecem, nos quebra cabeças ainda passam, mas quando é para lembra o nome de alguma pessoa, ou de alguma cosa, nem se mexem.
    Vou aproveitar estas dicas todas, e vou apertar com eles até os cansar.

    Beijinho grande,
    José.

    ReplyDelete
  12. Olá poeta amigo,que comentário poético !!! Não pdia ser diferente, né poeta? :) Bom seria mesmo que todos imaginassem sempre o amor em toda sua plenitude.
    Um beijo, amigo gentil,o obrigada de sempre.

    ReplyDelete
  13. Oi José, ainda estou por aqui. Que bom, posso conversar um pouquinho com você. Hora do almoço é hora de blogar, né José? Você é muito fofo mesmo, vai massacrar seus neurônios ? Faça -o então. [rs] José,fazer palavras cruzadas é muito bom para a memória. Você conhece também o Sudoku? Aqueles jogos de lógica e de raciocínio, cheinhos de números? Eles são ÓTIMOS para trabalhar a memória, a atenção. Você gosta de matemática?Sou viciada neles agora.Sem contar que se deve falar com o médico sobre esses esquecimentos, eu sei que você sabe, né amigo? Que bom eu passar aqui. Olha...só não pode esquecer de vir me visitar, viu? Adoro você,meu amigo querido. Um beijinho e vamos ao trabalho. :) Muito engraçado , você dizer que vai apertar os neurônios.:) :)

    ReplyDelete
  14. Caro Doutel,quem agradece sua gentil visita sou eu. :) Um abraço e boa noite!

    ReplyDelete
  15. Querida amiga Lau!
    Eu é que sou um privilegiado de ter uma amiga virtual como você, de si nunca me irei esquecer, os meus neurónios já estão avisados, e ai deles se alguma vez se esquecerem.
    Se você tivesse um mandato, então eu era condenado à morte, mas por aqui só meia dúzia de pessoas sabem que eu tenho um blog, e só duas têm Internete, e aquilo que eu digo é tudo verdade, embora as verdades não se possam dizer, mas eu vou dizendo até a voz me doer, é uma vergonha o que se passa por aqui, quando eu voltar cá outra vez, se tiver a opção de escolher, não quero ser português.
    Obrigada sempre pelas suas palavras,
    Um beijinho grande grande grande,
    José.

    ReplyDelete
  16. Olá poeta amigo, precisava mesmo de uma poesia bem linda hoje,trabalhei pra caramba.

    Um beijo,amigo gentil, e obrigada.

    ReplyDelete
  17. Risos e risos...José,eu não bato bem.Escrevi o que penso. A corrupção é geral, meu amigo. Não é só em Portugal não. Ontem houve um evento aqui no Rio para protestar contra a corrupção e foi um fiasco. :0
    Na nossa próxima encarnação o bom seria viver na Lua.Ah...José eu adoraria morar na Lua, cercada de girassóis, rosinhas, violetas, flores do campo... :)
    Continue a massacrar seus neurônios :) e faça palavras cruzadas,já disse.

    Olha...eu adorei sua poesia satírica. D+.

    Um beijo pra você e pra família.

    ReplyDelete
  18. Recomendações preciosas: vou tentar fazer algumas dessas sugestões. Tem dias em que fico muito triste: vou etntar me alegrar. Gostei de ouvir.
    Voltarei,
    Bj

    ReplyDelete
  19. Um dia todo lindo pra ti minha querida amiga,,,muito carinho e poesia...beijos.

    ReplyDelete
  20. Bom Dia, Blue Shell, seja bem-vinda. Nesses dias de tristeza, ouça uma boa música ou leia uma linda poesia. Acabei de ler uma agora que me deixou com os olhos embaçados. Snif...não de tristeza, mas de emoção, foi o que senti. Experimente o que digo.
    Um beijo pra você e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  21. Bom dia, poeta amigo. Obrigada pelos votos. Desejo a você um dia bem feliz e com muita inspiração.
    Um beijo, amigo gentil.
    ô...ô...Ô...Rock in Rio...♪♪♪

    ReplyDelete
  22. Olá, poeta menino, hoje estou como quem não tem o que fazer e dando uma "fiscalizada" no meu blog.Estou em casa... Eis que vejo o meu fofo sem resposta.

    Brigada, meu lindo,você que é um doce de menino. E poeta ainda por cima. Isso vai render, Francisco, o que escrevi agora..:)
    Você mem imagina,meu docepoetamenino. :) E é bom que fique longe dessas maldades que machucam a gente. Cheiro e cafuné :):) Beijinhos pra você e pra família.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)