Wednesday, March 10, 2010

"As ondas "

(Clique sobre a foto para ampliar)


As ondas quebravam uma a uma
Eu estava só com a areia e com a espuma
Do mar que cantava só para mim.

(Sophia de Melllo Breyner Andresen)



Em tempo

Olá amigos, bom dia!

Essa noite tive um sonho muito interessante. No sonho eu estava sozinha no meio do oceano. E eu morava numa pequena casa-barco. Muito estranho...

Toda vez que tenho esses sonhos estranhos fico tentando relacionar a alguma coisa bizarra que me tenha acontecido. Mas não aconteceu nada. A única coisa bizarra que tomei conhecimento e que me deixou triste foi essa notícia que está aqui.

O mais estranho é que acordei melancólica.

Vá entender os sonhos das mulheres ...

Se alguém souber decifrar esse sonho (há quem domine o assunto) agradeço.

Um beijo e Bom Dia!!

Lau

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu na cidade do Porto,(1919-2004). É considerada uma das poetisas e escritoras de livros para crianças mais importantes da Literatura Portuguesa.Sophie deixou um grande legado: seu filho Miguel de Souza Tavares, escritor premiado, autor do livro Equador.
foto: Pixdaus

38 comments:

  1. Olá Lau
    Como é lindo o mar e como é bela a praia dá vontade de só ficar olhando e sentindo seu cheiro.
    Não se impressione com o sonho, sonhos são só sonhos.
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Uma pequena casinha no meio do oceano é de uma solidão imensa, mesmo com a paisagem magnifica. Só sendo monge para suportar tamanho vazio e beleza. Eu ficaria melancólica também.
    Linda poesia
    beijos

    ReplyDelete
  3. Oi Wanderley , aproveitei um tempinho vago e passei por aqui. Você tem razão, o mar é maravilhoso (converso com ele quase que diariamente)e no meu sonho ele continuava lindo.Mas que fiquei encucada...ah, fiquei.
    Acordei e comecei a pesquisar poemas que falasem sobre mar, praia, e achei esse que gostei muito.Foi o gancho para "desabafar/desabar" na minha tribuna virtual.[rs]

    Um beijo e obrigadão de sempre.

    ReplyDelete
  4. Olá Angela, quando digo que essa nossa troca aqui é maravilhosa, pode haver quem não acredite.Mas é. Super interessante o que você me diz. Você relacionou a pequena casinha-barco no oceano à solidão. Procede, sabia? Tenho vivido nesses últimos dias intensamente a "síndrome do ninho vazio" . Saudade do tempo de criança dos meus filhos. Adorei a terapia do sonho.[rs] Mande o preço da consulta, tá? [rs]

    Beijinhos e um super obrigada.

    ReplyDelete
  5. Lau, as vezes tenho sonhos que não sei porque sonhei, mas não fico impressionada.
    As vezes alguma imagem que você mentalizou e foi parar nos seus sonhos...
    Beijos no coração!

    ReplyDelete
  6. Lau sonhar com uma imensidão de água. Significa uma busca incessante pela felicidade. Quanto ao barco casa representa ele segurança firmeza de propósito. E como diz Vanderlei sonhos são sonhos. Agora pesadelo é ver o cara assinar um convênio desses. " em tempo " sabes que sei definir sonhos mas se achares que não acertei o cara que diz até que dia vai chover ah! esse sabe e o prefeito sabe o endereço dele eu não cobro nada mas ele " COBRA"

    ReplyDelete
  7. Ah! lembrei isso é praga da cigana e me deves esse post lembras? rsrsrrsrsrrs só nós dois mesmo.Não esqueci que ao comentar sobre o dia internacional da mulher dissestes que mesmo machão todo gaúcho tem um aguçado lado feminino rsrrsrsr. Ai me olho no espelho estou deixando a barba crescer para o noel em dezembro. E me pergunto quando será? rsrsrrsrsrsrs.

    ReplyDelete
  8. Quem somos?

    Esse estranho que mora no espelho
    Olha-me de um jeito
    De quem procura recordar quem sou...

    Trouxe ajuda do Mário Quintana e do espelho. Mar e espelho são expressões da verdade. Infindável, indescritível e imensa.
    Apenas a tristeza do espelho sem reflexo,se comparara com a solidão de morar em meio ao mar. A não ser que o mar cante só pra você.
    As imagens melancólicas são quebradas pela melodia. E tudo se renovará. Não? Beijos.

    ReplyDelete
  9. Oi Lau! Que lindo da Sopfia de Mello Breyner.
    A frase penso ser da "Menina do Mar" uma história linda que trabalhámos no nosso Jardim Infantil há 8 anos.
    Tenho muitos livros dela. mas o que mais me encanta é o da "Fada Oriana."
    Grande escritora, (como dizes) e com muita literatura para criança

    Quanto ao sonho, minha amiga
    Não fiques preocupada
    Sonhar com o mar é bonito
    Desde que não fiques "tapada" rsrsrsrs

    Porque:
    "O sonho comanda a vida
    E sempre que o homem sonha
    O mundo pula e avança
    Como bola colorida
    Entre as mãos de uma criança!!!!"

    Quando sonho bonito!!!!!Gosto.
    Quando sonho feio!!!! Esqueço.
    BJO
    Áurea

    ReplyDelete
  10. Honrada seja sophia mello breyner, aqela mulher escrevia como nngem mesmo :) optima escolha

    ReplyDelete
  11. belíssima a escolha do poema.... Sophia de Mello Breyner Andresen fala profundamente em mim...
    cala em mim.

    abração do
    roberto.

    ReplyDelete
  12. As ondas quebram-se uma a uma...

    a seu tempo....

    Beijoca

    ReplyDelete
  13. Olá querida amiga Lau!
    Grato por apresentar-me Sophia Andresen e seu lírico poetrix.
    É, a notícia é realmente bizarra, bem como seus protagonistas.
    Quanto à casa-barco, já pensou na possibilidade de ser uma experiência pra lá de interessante?
    Um beijo!

    ReplyDelete
  14. Olá Dora, eu sonho muito...até acordada.[rs] Mas esse sonho foi muito estranho, vivi intensamente o que descrevi. Era água pra todo lado. Ontem, por volta de 23 horas aqui, minha filha me liga dizendo que o Hospital em que ela clinica estava em estado de alerta por causa da chegada de um tornado. Tá explicado... Mãe é fo...rmidável, não e Dora? Fiquei toda arrepiada e contei pra ela o sonho.Felizmente o tornado passou perto da cidade mas não fez estragos. Só muuuuuita chuva, ventos fortes, mas suportáveis.

    Um beijo, Dora, e obrigada pelo seu carinho e por sua atenção.Depois vou te visitar. Tenho tido problemas como meu provedor.

    ReplyDelete
  15. Lau Milesi disse...

    Oi Tricolor, será ? Se você está dizendo, acredito. Tricolor, sou tão feliz. Acho que quando Deus me desenhou ele estava namorando...[rsrs] Conhece essa música ? Eu tenho mais felicidade do que mereço. Eu corro mesmo é atrás de justiça e paz.

    Agora...vamos ao nosso momento abobrinha, joga fora Lexapro, Lexotan. [rsrs] Tricolor, vá lá no fundo do meu blog e fale com o prefeito Eduardo Paes. Ele está com o Elio no colo num alto papo. E o Elio é como a avó, cobra mesmo. E como... Vou enviar um e-mail, ainda hoje, para a prefeitura dizendo que o teu "caboclo" faz milagres.
    Eu já vi uma propaganda de um caboclo gaúcho que dizia trazer a mulher amada em 24 horas. Via Sedex.[rs]
    Desculpe, não estou debochando de caboclos, até porque meu pai era macumbeiro/espírita .
    Mas , sinceramente, essa me deixou com o queixo no chão. Não só pela bizarrice do "convênio", como pelo dinheiro, que poderia ser empregue em outras prioridades da cidade. Mesmo sendo funcionária da prefeitura, não engoli isso de jeito e maneira.
    E mais, os caboclos são espíritos que devem respeitar a luta das pessoas que têm seus ideais, que buscam uma profissão, como um metereologista, por exemplo, que estudam tanto e ralam para achar um emprego.
    Nunca vi meterologista querendo competir com caboclo, dizendo que traz a mulher/homem amados em 24 horas.[rs]
    Tricolor, vou parar por aqui, tá? Já era tempo, né? Caraca, olha o tamanho da réplica.[rs]
    Beijosss

    ReplyDelete
  16. Lau Milesi disse...

    Pra não misturar o assunto do caboclo estou te respondendo outra vez. Se eu for contar o gorila(tamanho o mico) que paguei no centro da cidade, no Largo da Carioca, coração do centro do Rio, correndo de uma cigana, não haveria espaço . Tricolor, a cena foi patética. A mulher, além de puxar as minhas mãos, me agarrou pelos cabelos. Hilário. Vou pensar se conto isso aqui, tá? Todo homem, repito, tem um lado feminino. Isso é indiscutível. Mesmo os gaúchos, Tche!!Se faz broa de milho, então...

    Beijoss

    ReplyDelete
  17. Lau Milesi disse...

    Olá amigo Djabal é um prazer te ler e também ler Quintana. Obrigada pelas lindas palavras.E obrigada por acreditar em mim. Realmente, as minhas palavras são verdadeiras. Sonhei exatamente o que contei. Pensei ontem , depois que escrevi, que a notícia poderia ter me tocado (como tocou) ou então a minha viagem pra Amsterdam, onde vi várias casas-barco. Eu até contei isso aqui, você lembra? Como andei mexendo numas fotos de lá poderia ter me motivado a ter esse sonho. Mas, à noite, soube da passagem de um tornado na cidade onde minha filha está. Ainda bem que não foi dos piores. Pensei logo: aí está a explicação para o estranho sonho.Quem sabe, não é? Vou me candidatar ao posto de metereologista à prefeitura, depois dessa.[rsrs]

    Um beijo, amigo, e obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  18. Olá JRonson, honrada seja. Maravilhosa, não é? Que bom que você apreciou. Você também é de Portugal, não é? Estou te devendo uma visita. Mais tarde irei ver suas belas telas.
    Um beijo pra você.

    ReplyDelete
  19. Olá Roberto, gostei do seu nickname, "Primeira Pessoa". Gosto do tratamento na primeira pessoa... seja no singular ou no plural. Marca, não é?
    Sem dúvida alguma, Sophie fala e toca... profundamente.A mim, também.

    Um abraço, obrigada pela visita e por estar aqui. Vi sua foto aí acima no blog.
    Seja bem-vindo

    ReplyDelete
  20. Olá querido amigo Dalton! E aí? What´s up? [rs]Que isso...eu que agradeço sua visita. Você vai conhecer mais obras da escritora e poetisa. Aliás, há quem diga que poetisa não é correto (às favas com o feminismo linguístico, não é mestre,Dalton?). Por que não ser poetisa, se há o embaixador e a embaixatriz.[rs]
    Quanto à notícia, nem fala, é pra lá de bizarra. Essa está correndo juntinho, lado a lado, com a pra lá de bizarra/jargão jornalístico de que "o homem mordeu o cachorro". E não é o que costumamos chamar de
    " barriga",hein? Essa é ver-da-dei-ra, procede .

    Adorei sua sugestão e como disse à Áurea, irei à Capitania dos Portos para resolver a papelada da minha nova moradia. IPTU sei que será bem menor.Ou, de repente, estarei até isenta.Aliás, você deve lembrar que eu postei sobre aqueles barcos de Amsterdam, lembra?

    Um beijo carioca pra você e super obrigada pela visita sempre bem-vinda.

    ReplyDelete
  21. Quero pedir desculpas aos amigos pela demora nas réplicas aos belos comentários aqui deixados. Estou tendo, nesses últimos dias, sérios problemas com o meu provedor. In...competência mesmo, maus prestadores de serviço.Mas já tomei providências e espero que tudo seja resolvido.
    Um beijo e um bom dia.

    ReplyDelete
  22. Está tudo ótimo comigo! :)

    Agora quanto aos sonhos, não posso ajudá-la porque eu sonho imenso e cada coisa e fico sempre me perguntando qual será seu significado, se contém alguma mensagem ou assim... mas ás tantas como você está a sentir-se sozinha e com saudades de um tempo passado, talvez o sonho esteja mostrando isso mesmo. Não sou entendida nesse assunto mas tenho grande interesse :)

    Bjs Lau

    ReplyDelete
  23. Olá Lau, a (Sophia de Melllo Breyner Andresen)
    uma grande escritora, e seu filho Miguel também grande escritor,e comentador, também arreia forte e feio, nos políticos, e outros corruptos,ele é dum clube e eu sou doutro, mas gosto muito dele.

    Agora vou brincar um bocadinho, e a Lau não me vai levar a mal,vou pedir licença à Áurea,e roubar um verso dela desculpe,

    Sempre que o homem sonha
    o mundo pula e avança
    como bola colorida
    entre as mãos de uma criança.

    sempre que uma mulher sonha
    dormindo o mesmo acordada
    o mundo vai brilhar
    quando acorda de madrugada
    numa casa improvisada
    navegando no meio do mar

    um beijinho grande,
    José.

    ReplyDelete
  24. Lau Milesi disse...

    Lau Milesi disse...

    Olá Áurea,saudade de você. Eu adoro essa escritora. Tenho vários poemas dela, mas esse eu não tinha. Que bom que você me deu o título Não encontrei título,só essas frases.

    Se sonhos comandam a nossa vida, já,já, estarei indo à Capitania dos Portos, pra resolver minha nova moradia.[rs] Eu amo o mar. Já conversei com ele hoje. Eu sonho bonito e feio. Mas esse foi estranho, Áurea. Mas já expliquei aí acima o que penso desse sonho. Deve ter sido um aviso sobre esse tornado que passou pela cidade da minha filha. Mãe é mãe, você deve entender o que digo.

    Um beijinho e obrigada pela visita sempre bem-vinda.



    E.T. Desculpe, vi um erro crasso aqui e refiz o seu comentário, por isso saiu da ordem. Volto mais tarde pra replicar os comentários da Fátima e do José. Adoro vocês.

    Beijosss

    ReplyDelete
  25. António Gedeão

    Pedra Filososal


    "Eles não sabem que o sonho
    é uma constante da vida
    tão concreta e definida
    como outra coisa qualquer,
    como esta pedra cinzenta
    em que me sento e descanso,
    como este ribeiro manso
    em serenos sobressaltos,
    como estes pinheiros altos
    que em verde e oiro se agitam,
    como estas aves que gritam
    em bebedeiras de azul.

    Eles não sabem que o sonho
    é vinho, é espuma, é fermento,
    bichinho álacre e sedento,
    de focinho pontiagudo,
    que fossa através de tudo
    num perpétuo movimento.

    Eles não sabem que o sonho
    é tela, é cor, é pincel,
    base, fuste, capitel,
    arco em ogiva, vitral,
    pináculo de catedral,
    contraponto, sinfonia,
    máscara grega, magia,
    que é retorta de alquimista,
    mapa do mundo distante,
    rosa-dos-ventos, Infante,
    caravela quinhentista,
    que é Cabo da Boa Esperança,
    ouro, canela, marfim,
    florete de espadachim,
    bastidor, passo de dança,
    Colombina e Arlequim,
    passarola voadora,
    pára-raios, locomotiva,
    barco de proa festiva,
    alto-forno, geradora,
    cisão do átomo, radar,
    ultra-som, televisão,
    desembarque em foguetão
    na superfície lunar.

    Eles não sabem, nem sonham,
    que o sonho comanda a vida.
    Que sempre que um homem sonha
    o mundo pula e avança
    como bola colorida
    entre as mãos de uma criança."

    Postei toda porque vem de encontro com o teu sonho e acho linda...
    Bjo Também para o José
    Áurea

    ReplyDelete
  26. Peço desculpa.Não filososal mas sim:
    Pedra Filosofal.
    Áurea

    ReplyDelete
  27. Lau esse espaço é lindo com tudo que postas aqui e os comentários de todos isso me alegra.Mais claro nossos momentos de molecagem.

    ReplyDelete
  28. Olá Fátima, obrigada pelo "help". É por aí mesmo. Há épocas em que sentimos falta dos filhos pequenos e eu estou vivendo esse momento. Estou adorando os irmãos portugueses todos aqui. O José é de Portugal. A Áurea também. Vou levá-los para o seu blog, tá? Pra eles verem suas belas pinturas.[rs]

    Um beijinho e valeu pela ajuda.

    ReplyDelete
  29. Oi José querido, rebelde que nem a Lau.[rs] Olha...adorei o poema. Já o coloquei na minha agenda.Já decorei os versos aí abaixo. Todinhos.[rs]Bacana mesmo.

    ...sempre que uma mulher sonha
    dormindo o mesmo acordada (eu sonho acordada)
    o mundo vai brilhar
    quando acorda de madrugada
    numa casa improvisada
    navegando no meio do mar [rs]

    Um beijo e muito obrigada. Estou adorando, como disse para a Fátima aí acima, essa união luso- brasileira.[rs] Volte sempre.

    ReplyDelete
  30. Áurea...que coisa mais linda. Obrigada mesmo.Você sabe sabe que conheço algumas obras do Gedeão? Esse é o seu psuedônimo,não é? Eu não lembro o pré-nome dele. Quem o admira muito é uma prima de minha mãe. Ese "pedra filosofal" é lindo!!! Já dei um copy no poema e está comigo. Voltei à minha agenda de papel. Não sei ficar sem ela. Me deu até vontade de escrever outra vez sobre agendas.[rs]

    Só cheguei agora à casa e por isso demorei em replicar os comentários de-li-ci-o-sos.{rs]Desculpe.

    Um beijiho e muito obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  31. Tricolor, quem embeleza o Renascendo são as os amigos que passam por aqui. Tadinho do blog, não tenho tido tempo de fazer nada diferente nele.
    Eu adoro essa molecagem,esse momento abobrinha que a gente tem, já disse. É o meu momento descontração. Cheguei agorinha de uma consulta e vou emendar num trabalhinho que peguei com uma amiga.

    Um beijo e valeu, amigo.

    ReplyDelete
  32. Oi, Lau querida
    Seu sonho ter alguma coisa com saudades de Búzios!!!
    Espero que esteja tudo bem com vc e sua família.
    Voltamos!!!
    Beijos!

    ReplyDelete
  33. Olá Zilda, que bom você estar de volta.
    Zilda, adoraria que nesse sonho eu estivesse em Búzios, nas praias da Ferradurinha,Geribá, João Fernandes... Mas não era não. Era no meio do oceano, numa escuridão.[rs]

    Um beijo e seja bem-vinda ao nosso convívio.

    ReplyDelete
  34. Errata para o Tricolor : "como os metereologistas, por exemplo, que estudam tanto e ralam para achar um emprego".

    Desculpe.

    ReplyDelete
  35. Lau!!!
    És sempre bem-vinda à cozinha da Soninha, viu? Venha sempre!
    Eu também tenho cada sonho que acordo tentando decifrá-los! Dava um livro! rs
    Bjkas!

    ReplyDelete
  36. Olá! Lau,
    Não posso te ajudar quanto ao significado, mas achei lindo, sonhar com o mar. Gostaria de conhecer o mar mesmo que em sonho.
    Mas sei que às vezes precisamos estar só até mesmo assim sonhando, para nos deixar sentir o que se passa dentro de nós mesmos.
    E que precisamos desta paz interior. Talvez esta tenha sido a paz que o teu interior estava precisando.
    Fica com Deus.
    Beijos de flor!*

    ReplyDelete
  37. Oi Sonia, obrigada. Eu adoro cozinha, quer dizer... só de passagem[rs]. Mas gostei do café da manhã que tomei na sua cozinha virtual. Na verdade, foi quase um "branch". [rs]

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  38. Olá Ana Claudia! Tenho que concordar com você. Adoro o mar e converso com ele quase que diariamente. A minha sugestão é que você se fixe em uma foto, uma cena em que o mar esteja presente e tente "viajar" na imagem. Faz muito bem. Costumo "necessitar" mesmo desse momento ao qual você se refere. Ainda mais agora que estou "tentando" aprender como meditar.

    Obrigada pela visita, fiquei contente em te ver aqui.

    Um beijo.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)