Thursday, December 10, 2009

Síndrome Pré...


...NATALINA", é isso mesmo.



Deus me livre... mas odeio esse período pré-natalino. Pra ser sincera, fico doidinha por conta dessa maratona, dessa corrida desenfreada em busca de presentes. Eu não suporto ficar batendo perna em shopping. Dá vontade de sentar no chão e chorar ou então me jogar num carrinho de compras para alguém me empurrar.

E no meu caso, não sei o que me dá. Fico completamente sem criatividade para presentear as pessoas. E olha que é uma das coisas que mais gosto de fazer: presentear. Mas não ser obrigada “a” , será que alguém me entende? Devo estar cansada e acredito que muita gente esteja também. Afinal, já estamos quase chegando ao final de 365 dias vividos numa correria ...

Às vezes, tenho uma inveja (boa) do desprendimento de algumas religiões que não celebram o Natal com essa compulsão de presentes materiais. É muito estressante esse consumismo. As pessoas ficam batendo cabeça nas ruas. E ficam desesperadas, avançam na nossa direção quando veem alguma coisa nas nossas mãos que elas não haviam percebido...

Eu sou vítima dessas situações. Já fiquei puxando uma toalha de banho de um lado e uma senhora de outro. Eu estava com a toalha na mão, em cima do balcão, quando ela veio disfarçando, disfarçando ... e deu um puxão querendo levar a bendita toalha. Puxa daqui, puxa dali, consegui ficar com a disputada peça. Uma cena muito desagradável, mas hilária.

Pode dar a impressão de que sou "pão dura" . Mas não sou não. Acho que isso não acontece só comigo. Essa obrigação de "ter que" comprar presentes , muitas vezes para pessoas que você mal conhece, como no caso de confraternizações de final de ano, vem me desgatando ultimamente.


Certa ocasião, houve uma confraternização pré-natalina no meu trabalho em que ao final da festinha três pessoas permaneceram durante um tempo entreolhando-se, surpresas... As três ganharam o mesmo presente. E mais: a loja ficava pertinho do prédio, onde na época trabalhávamos.

É comprar e dar, entenderam? Missão cumprida. Isso ratifica a minha tese. As pessoas se sentem na obrigação “de”... E aí, não vem a criatividade e nem se “cria a vontade de” procurar algo que seja a cara do seu amigo, por exemplo.

Eu li um artigo falando sobre uma comunidade nos Estados Unidos em que eles utilizaram uma forma alternativa de presentear no Natal. Os presentes aos amigos eram em forma de “doações” personalizadas para instituições que cuidavam de idosos, portadores de doenças mentais ou crianças abandonadas. Com isso, evitavam presentar quem já tinha mais do que o suficiente para comemorar o Natal e ainda praticavam uma boa ação. Não sei se esse altruísmo todo seria aceito aqui. Sei não.

E é também lá na terra de Obama que eles utilizam uma outra maneira de presentear, o "regift". Isso para ser “fina”, porque a expressão correta é "passar à frente" . Minha querida mãe tinha uma amiga (tomara que ela não me leia) que me deu o mesmo presente em dois “natais”. Igualzinho. E logo o que : um perfume, um artigo tão pessoal. Coitada, não deve ter tido paciência de ficar procurando outra coisa ou tinha recebido de alguém e passou à frente.Taí , nessa situação não me incluo em hipótese alguma. Tudo que ganho, guardo com carinho.

A verdade é que aqui na nossa terrinha essa maratona de compras nesse período já é cultural, como dizem alguns. O brasileiro consome todo o seu suado décimo terceiro, esquece dos compromissos do próximo ano,pendura cartão de crédito, cheques... o comércio agradece... e vida e Natal que seguem.

Seguindo em "paz, amor, amizade, harmonia, carinho, respeito e muitas outras coisa boas" é o que importa. Esse deveria ser o "verdadeiro espírito do Natal" . Como diz o escritor americano Harlan Miller, “Oxalá pudéssemos guardar o "verdadeiro espírito de Natal" em jarros e abrir um jarro em cada mês do ano”.

Mas para criar uma "pequena polêmica", encerro a minha síndrome pré-natalina com uma outra citação do escritor, que achei bem interessante:

"Provavelmente, o motivo dessa histeria no Natal, desenfreada, interminável e muitas vezes idiota de comprar tantos presentes esteja em não sabermos como colocar em palavras o nosso amor", diz Miller. Será????


Um beijo

"da sindromática":

Lau

Obs. :Tive essa síndrome no Natal de 2007/2008/ e estou tendo agora, daí o repeteco do texto.
Ilustração: Fotosearch

Peço desculpas pelo longo post. Mas essa síndrome quando chega...


Ilustração: Fotosearch



48 comments:

  1. que nada, maninha, é um perereco, para não falar outra coisa, eu pelo ao menos não me vejo obrigada a presentear ninguém e a reciproca é verdadeira, o meu natal eu faço, adoro presentear meus familiares e amigos, como esse povo já me conhece, sabem muito bem que meus presentes chegam bem antes do natal, não aguento ficar guardando para dar no dia, ou ganham em qualquer outro mês do ano, adoro ir a shopping e supermercados, mas nesta época, tô fora, quanto a seus presentes ganhos em duplicata,perto do que ganhei é um prêmio, uma vez ganhei um ferro de passar roupas, fiquei p. da vida, não é muito pior? nem de passar roupa gosto, meu negócio é cozinhar, se tivesse ganho um jogo de panelas ficaria feliz, principalmente de fossem de inox, estrearia no dia, mas um ferro de passar roupas?
    e a cara de pau ainda disse que não sabia o que me dar, pois tinha de tudo, bem finalizando, poderia ter me dado um chanel n°5, ou uma lavanda pop do boticário, eu ficaria imensamente grata, pois adoro perfumes, em tempo na época eu ainda era solteira, talves fosse para o enxoval,bjs minha querida

    ReplyDelete
  2. Amiga Lau, eu te entendo perfeitamente pois passo pelo mesmo problema. Aos poucos vou tentando me libertar dessa obrigação de presentear as pessoas no Natal, elas vão se ocostumando e não cobram mais. Existem outras datas em que posso presenteá-las com mais satisfação e não por obrigação.
    Beijos

    ReplyDelete
  3. Lau
    Também tenho ficado enjoada, muita gente junto me da vontade de correr, É um sacrificio ir atras dos presentes, ainda bem que tenho uma filha que ainda não enjoou então ela me quebra o galho.
    E gosto da festa.
    beijos

    ReplyDelete
  4. Não se preocupe Lau, pois essa 'síndrome' acomete também a mim e a muitas pessoas amigas.
    Creio que não seja nada mais do que o reflexo de uma sociedade falida de valores essenciais, alimentada por uma mídia equivocada, fútil e perversa.
    Grande e oportuna postagem minha amiga. Parabéns!
    Um grande beijo!

    ReplyDelete
  5. Oi Sueli, desculpe só responder agora. Estava nas "compras".rsrsr Brincadeira... Sueli, não liga não, hoje acordei na toda,azeda como nunca e irritadíssima porque todo ano sou incumbida de comprar presentes para uma galera de "respeito".rs Que lista, minha amiga. Vc nem imagina. E ODEIO fazer shopping nessa época. Durante o ano já vou pouco. Só vou quando quero comprar algo muito especial. Deixa pra lá.rsVou melhorar...[rs]
    Um beijo, maninha, e até que enfim apareceu, hein..?

    ReplyDelete
  6. Que bom Wanderley querido!! Não me senti tão anorrrrmal.[rs] Hoje não acordei bem, acordei rebelde.Muita coisa pra resolver, final de ano, já viu... Surtei.
    Obrigada pela força. Depois vou ler aqueles posts lindos no seu blog para dar uma relaxada.
    Um beijo

    ReplyDelete
  7. Uhuhuhu..mais uma para o clube das "sindromáticas". rsrs
    Angela, não sou muito chegada a esse período de Natal. Sou como você, adoro a festa, a confraternização, mas fazer compras (de presentes ) definitivamente, não. Vc não imagina a lista que recebo da família. Não imagina mesmo. Minha querida filha que me ajudava está longe e o fardo é pesadão.rsrs Mas vou melhorar... depois do Natal.[rs]
    Um beijo e obrigada por me compreender.

    ReplyDelete
  8. Olá amigo Dalton!!! Que bom , mais um que aderiu ao clube.rss Você tem razão, esse incentivo ao consumismo exarcebado tem me revoltado o estômago. E olha que eu acho que diminuiu bastante, hein? Já houve época que era mais acintoso esse incentivo às compras.Não acha não?
    Que bom que vc apreciou a "sindrome". Essa não deixa sequelas. Humm humor negro a essa hora...
    Aqui chove torrencialmente e aí nas "Minas Gerais", como está o tempo?

    Um beijo, amigo, e obrigada pela força.

    ReplyDelete
  9. Minha senadora amiga passo por isso também. Verdade e sabes o que ando fazendo agora deixo pra minha filha comprar para mim os presentes eu só pago rsrsrrsrsr. E como bom noel que sou digo com sinceridade a todos. " Não custa nada não esgota-se e quem recebe fica encantado" " De amor de presente"

    ReplyDelete
  10. Eu não gosto de tumulto, e por mim só presentearia crianças.
    A minha mãe mora no PR e a religião dela não comemora o Natal.
    Pr aqui tenho de comprar presentes para a familia do marido.
    O pior é comprar o presente para a sogra,q sempre é mt bom, e sempre ganho algo q nõ gosto, não tem nada a ver comigo.
    Eu já comprei os presentes...
    Por mim não presentearia os adultos (mas tem de contentar o marido, compro e ele paga).
    Amo presentear crianças, além do meu filho,q será sempre criança, as outras são carentes.(aqui me sinto feliz).
    Bom fim de semana.

    ReplyDelete
  11. Eu por não gostar da confusão que se instala no mês de Dezembro, normalmente compro os presentes em Novembro, só que este ano atrasei-me e ainda está faltando um. Nem quero pensar que ainda tenho que colocar lá os pés outra vez!

    Eu gosto de presentear durante todo o ano, compro coisas que são necessárias, agora assim que chega essa época sinto-me pressionada a comprar e acaba não sendo uma prenda diferente ou personalizada. Tudo isso para dizer que concordo com o que disse no post :)

    Bjs

    ReplyDelete
  12. Olá Tricolor Noel!! [rs] Linda sua mensagem . Muito bem. Seria ótimo que todos pensassem assim. Eu gosto de presentear, mas nesa época me estresso muito. E há alguns anos não tenho filha aqui para me ajudar. Só dá "euzinha', Tricolor.[rs]
    Um beijo e obrigada, Papai Noel, por entender a minha rebeldia natalina.

    ReplyDelete
  13. Oi Mariana, obrigada por me "confortar" nessa "síndrome". Mariana,adoro presentear, sou festeira, bagunceira, e todos os "eiras" que vc possa imaginar.Tenho 4 netos e 1 de coração, e vc pode imaginar o que tenho de comprar de presentes.Fora o restante da família. Mas não me coloquem para comprar presentes para quem não conheço. Aqui em casa sou a "interface" da família com o mundo. Isso desgasta, irrita e vem a síndrome.[rs] Sou como você, amo crianças e, também, "idosos". Eles, por exemplo, já estão com os presentinhos organizados. Faço doações para um abrigo de idosos, muito fofo, na Tijuca. E adoto nesse período 3 crianças de um centro em Copacabana. São enxovais para o ano todo que doamos.Na semana que vem, levarei gorrinhos para as criancinhas do Hospital do Câncer.Minha filha me enviou vários modelinhos, lindos, para meninos e meninas. As crianças adoram porque não gostam de ficar carequinhas.E o próprio hospital pede sempre essas doações.
    Enfim, comprar presentes com amor e dedicação é uma coisa.Comprar por comprar é outra.
    A síndrome tem motivos.Pena que não possa externá-los com detalhes aqui.

    Um beijo e adorei nosso papo.

    ReplyDelete
  14. Oi Fátima, tudo bem? Pois é Fátima agora faço um mea culpa. Sou de última hora .[rs] Não sei comprar e guardar para dar somente no Natal, sabe como é? Durante o ano, tudo que compro também vou dando às pessoas. Conclusão: chega essa época é uma loucura. Você que é feliz, Fátima, só falta um. Eu tenho uma lista enooooorme. Mas começarei hoje com tranquilidade. Isto é... pretendo.Também, depois do desabafo de ontem, tenho mais é que ficar tranquila. Lavei a alma.[rs]
    Um beijo, Fátima, e mais tarde irei te visitar.

    ReplyDelete
  15. Olá Lau,
    Eu não vou atraz desta onda de consumismo,só oferece prendas à minha neta, uma menina linda seis anos, mas a minha mulher oferece prendas a toda a gente, da nossa familia claro, mas ainda oferece às amigas e filhos das amigas.

    Lau quando Portugal jogar com o Brasil, eu vou torcer por Portugal, se Portugal ficar pelo caminho, a partir daí comecerei a torcer pelo o Brasil.

    Sobre os Melesi, aqui não conhece nenhum, mas trabalhei na na Suiça com um Melesi, que era
    Napolitano e também um bom amigo.

    Um beijinho, José

    ReplyDelete
  16. O presente de Natal perdeu bastante do seu significado. Alguns recebem muitos presentes, outros não recebem nenhum.
    Parece que tudo se materializa, toma forma e não conteúdo. Todos dizem "Eu te amo." Todos fazem do sentimento, um simples rumor. A sensibilidade acaba se perdendo. É o sinal dos tempos. Eu, pessoalmente, não ligo muito para datas. Dessas que todos comemoram. Não faço questão alguma. Cultivar amizades é uma das boas coisas da vida. E não há presente que pague. Mas a polêmica é boa.Beijos.

    ReplyDelete
  17. Morando fora há muitos anos deixei de dar muitos presentes habituais, mas sempre tem as pessoas mais proximas que ñ tem como escapar. Mesmo porque eu também gosto de ganhar...rsrsr
    mas entre os amigos sem família do lado de ca, fazemos um amigo secreto e resolvemos a questao dando apena um presente bacana. E torcer que o seu tbém seja... porque a amigo secreto é sempre aquela incógnita...
    Mas valeu o repeteco!!!
    Bjosssss e fica tranquila que como o resto dos dias do ano, os proximos dias também passarao rápido.

    ReplyDelete
  18. Shii...José, sou igualzinha a sua mulher. Como se não bastassem filhos,primos e netos ainda tenho os amigos dos filhos, os amigos dos amigos dos filhos e por aí vai... É uma barra. Que fofinha a sua netinha de 6 anos. É uma idade linda.Um beijinho pra ela.
    Quanto ao Milesi, meu querido pai tinha parentes em Lucerne e Lugano. Mas eu não os conheço. Só lia as cartas que meu pai trocava com eles.

    Um beijo e obrigada por me visitar.

    ReplyDelete
  19. OLá Djabal, obrigada por ter lido o post todo.rsrsrs Foi um desabafo e já vai passar. Como falei anteriomente, sou a interface daqui da minha casa com o mundo e nessa época fico estressada. Concordo com você que uma amizade sincera é um presente que não há dinheiro no mundo que a pague.
    Quanto às três palavrinhas mágicas, "eu te amo", é a coisa mais gostosa de se ouvir. Concordo com você que banalizarm a expressão. Hoje em dia ela virou moda . Todo mundo ama todo mundo.Principalmente quando se faz o que todos querem.Quando não há oposição.Por outro lado acho legal, pois há alguns anos atrás as pessoas não demonstravam tanto seus sentimentos. Houve alguma coisa de novo depois da queda do muro de Berlim[rs].

    Um beijo e obrigada pela "polêmica".

    ReplyDelete
  20. Olá PHD Quel!!! Que orgulho receber uma PHD no meu blog !!!! rsrs Que bom que acabou, não é Raquel? Eu sei o que você está dizendo. Minha filha morando longe é a mesma coisa. Ela envia caixas de presentinhos o ano todo.A última me deu um trabaaaalho.Ficou presa na Alfândega e eu tive que pagar uma nota pra liberar.rs Eu também gosto de ganhar presentinhos e também dou muitos. Mas a minha incumbência nesse período é cruel.Desculpe pela síndrome, eu estava irritada.Pena não poder me abrir e contar os motivos.rsrsrs
    Vc tem razão, Quel, como esse ano passou rápido... E o próximo deve ser a mesmíssima coisa.

    Um beijo e obrigada por passar por aqui.

    ReplyDelete
  21. Este texto está muito bem escrito nesta época.


    Eu que adoro dar prendas
    Vou-as fazendo com tempo
    Compro as poucas que não faço
    Com muito tempo de avanço
    Pois detesto esse elenco

    Elenco sempre apressado
    Metido na confusão
    Eu dou muitas prendinhas
    Podem ser pequenininhas
    Mas dadas com o coração

    Também gosto de receber
    E não ligo ao valor
    Para mim o que importa
    É o que o presente transporta
    E que venha com amor!...

    Dou presentinhos todo o ano
    Mas no Natal é diferente
    Fico triste se recebo
    Um presente e que percebo
    "Toma p´ra ficares contente!..."

    Porque isto também se passa
    O dar só por tradição
    Não acho muita piada
    Mais vale não dar nada
    Que não dar com o coração.

    BJO
    Áurea

    ReplyDelete
  22. Olá Áurea !!!! Tudo bem? Que coisa mais linda, Áurea!!!! Perfeito, genial!!!!!!
    Você passou poeticamente tudo o que sinto...na pele e no coração. Muito obrigada por me compreender e por sua sensibilidade.

    (...E não ligo ao valor
    Para mim o que importa
    É o que o presente transporta
    E que venha com amor!...)

    Exatamente ...isso pra mim é o que importa.
    Um beijo e muito obrigada pelo seu criativo e poético comentário.

    ReplyDelete
  23. LAU MILESI, obrigado pela sua generosidade, no meu blog de humor:Humor em texto.

    Creia foi um ótimo presente de natal.

    Seu texto é impecável ,pois nós sofremos com você ao lermos estas épicas odisseias consumistas do natal.

    LAU, não sei se você alguma vez na sua vida , ouviu falar em Limonada Purgativa, que era vendido numas garrafinhas para expulsar Solitária Tênia,vulgarmente chamada de lombriga.

    Nenhuma criança conseguia reter aquele maldito liquido. Era intragável: Pior é "amigo oculto" na empresa!

    LAU MILESI, quanta hipocrisia, falsidade,e aqueles beijinhos protocolares chatérrimos.

    Realmente NATAL EMPRESARIAL É UM CHUTE SACAL!(rs).

    Em família tudo bem.Eu gosto. Mas, assim como você tem a Sindrome pré-natalina e tinha quando era garoto, a Frustração pós-noite de natal.

    Todas as minhas tiaS - e eram umas 8 ou 10 me davam...MEIAS BRANCAS!

    Meus pais não, compravam os melhores presentes que eu pedia com antecedência, mas aquelas tias...

    Acho que uma só era encarregada de comprar uns duzents pares de meias brancas e depois faziam aqueles embrulhinhos bem de gente amadora e mandavam pra mim.

    Mas, além das insuportáveis meias brancas, tem também aquele negócio da camisa ficar muito grande ou muito pequena.

    Ou pior, ser HORROROSA , que só colocando pra dormir!

    Então, ao invés de levarem tudo de volta pra trocarem, dizem antes:

    -Olha se não ficar boa, a loja é tal e o recibo de troca está aqui. Feliz Natal!

    O quê? Como Feliz Natal, cara pálida?

    E eu vou ter que trocar esta porcariada toda?

    Não, absolutamente. Solicito encarecidamente para não me "presenterarem" com TRABALHO!!!(rs).

    E finalmente,LAU MILESI, na sua família tem algum LOCUTOR DE CEIA DE NATAL?

    Sabe como é?

    Sentam-se todos à mesa , aquela imensa variedade de pratos disto e daquilo, e então o locutor de ceia começa:

    -"Ooooh , mas que delícia este peru, macio, tenro uma beleza.

    Hummmmm,o presunto, quem fêz?

    Sintam o "boquet", maaaraaviilhooso!

    Tem certeza que isto é galinha mesmo? Que recheio diferente, cremoso, levemente adocicado, huuuummm!

    Como pode ser tão diferente de todas que comí até hoje.

    É verdade:Supimpa.

    Que arroz de forno, inigualável. Nem chinês come deste arroz. Olha estes pedacinhos de linguiça calabreza dentro dele e estas azeitonas pretas, que parto faaaaantaaaastiiiico!

    Nossa, esta rabanada dissolve na boca. Foi a melhor que fizeram e o pudim está com um aspecto muito bom, só um pedaço...Ótimo, deeeeliiiiciiiioso.

    Vocês estão de parabéns, que golaço, que show de ceia, muito bom, melhor que o Cirque de Soleil..."

    Conhece alguém ?(rs).


    E para encerrar, tem aquele que só fala assim: SÓ UM POUQUINHO,mas você olha para o prato dele, fica mais alto que a Torre Eiffel, de só "uns pouquinhos"(rs)

    Só para lembrar :Natal é o nascimento de nosso SENHOR JESUS CRISTO!

    Eu sei que é só um detalhe, mas que faz TODA A DIFERENÇA!

    Um abração deste carioca, minha carioquíssima LAU MILESI.

    ReplyDelete
  24. Lau! Também sofro dessa síndrome, terrível!!!
    Um grande abraço!
    PS: Dê uma passadinha no meu blog e veja a homenagem que fiz para o amigo Antonio Campos.

    ReplyDelete
  25. Minha amiga, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ri pra caramba com seu post!
    Até imagino a cena: uma mulher linda como você, sentada no chao chorando... ou disputando com outra cliente a mesma toalha :o) está é ótima!
    A solucao Lau, é comecar a comprar as "lembrancinhas" devagar antes da maratona comecar! Normalmente eu faco assim, bem antes do natal minha árvore já tem todos os presntes em baixo.
    Quero aproveitar para dizer que:
    Vocês sao sempre uns amores em minha vida! sempre amáveis e delicadas; eu nao tenho tido tempo de visitar a casinha de vocês pois estou com família do Brasil aqui, por um lado estou feliz :) e por outro um pouco triste :( pois amo visitar meus amigos, mais prometo me atualizarei!
    Beijos mil,
    Márcia
    Obrigada pela visita!

    ReplyDelete
  26. Lau!
    Não te contei, tenho todo o fardamento do Papai Noel, por mim, ele não fica pelado,hehehe
    tem o saco para balas e dos presentes é bem grande....
    Bom fim d semana
    bjs

    ReplyDelete
  27. Olá Paulo, meu conterrâneo!!! Não há o que agradecer. Fui sincera nas minhas palavras, pois ri muito do seu post" Síndrome dos Rejeitados". Como estava vivendo a minha síndrome, fui prestar minha solidariedade.[rs]
    Mas, agora, ao ler seu pequeno comentário(like... meu post)[rs]estou com um sentimento de culpa enorme. Sinto que desencadeei outra síndrome em você.[rs]
    Morri de rir com o seu Natal.Mas não fique triste porque muita gente tem Natal assim. Aqui em casa, houve uma época em que meus filhos apostavam entre eles o que ganhariam de presente e , para variar, de uma "tia" .
    E era ótimo,porque eles nunca brigavam. Sempre um ou outro (quando não eram os dois)acertavam no palpite.rsrs

    Agora..."locutor de ceia", não vivenciei não. E fiquei arrasada de não ter vivenciado.Sinal de que minha ceia não merecia elogios.[rsrs]
    Adorei seu comentário "divertido e espontâneo". Aprecio muito esses adjetivos.rsrs
    Outro abraço e volte sempre.

    ReplyDelete
  28. Olha minha amiga, to contigo nessa, esse periido que antecede ao Natal é terrivel, uma ansiedade por gastar, e a gente ja fica decorando os textos pra responder a todos aquele que ao certo nao te gostam mas vem te dar aquele abraço "carinhoso" de final de ano, e ainda extensivo ao novo ano..rs..rs....é complicado, se eu for politico um dia, e chegar ao poder, criarei um projeto pra distribuir todos os dias de dezembro entre os outros meses, sendo que fevereiro por ser menor receberia mais e teria uns 33 ou 34 dias...rs..rs...e no dezembro ficaria só o 25 e sua essencia, o nascimento de Cristo que é o que vale..nada mais....beijos e um belo sabado pra ti.

    ReplyDelete
  29. Olá Dora Regina, muito obrigada pela visita e por me avisar da bela homenagem ao nosso querido Papai Noel, o Poeta dos Pampas. Já estive no seu blog e deixei minhas "impressões".rsrs Amei!!!

    Um beijo e volte sempre.

    ReplyDelete
  30. Olá Marcia, que bom que fiz você rir. Mas a cena foi muuuito engraçada. E eu iá da moleza para a mulher pegar a toalha, que era personalizada, com um baita "M". Eu estava comprando para a minha querida e saudosa mãe que se chama Maria. Digo chama, porque mesmo já tendo virado "estrelinha" a mantenho viva na minha memória e no meu coração. Nesse período, então, ah...Marcia, como sinto falta dela. Já estou eu mudando de assunto...
    Marcia, eu entendo suas dificuldades. Quando tenho gente de fora aqui em casa me sinto assim. Gosto muito por um lado(adoro receber pessoas na minha casa), mas, por outro, sinto falta do meu blog.
    Como está o clima aí no país onde vc está? Meu filho vai visitar o país, a trabalho, em fevereiro. E, de repente, irei também. Ás vezes trabalhamos juntos.

    Um beijo e curta suas visitas. Até o Natal ainda nos falamos.
    E.T. Marcia, agora reli o que vc escreveu e acho que vc está no blog errado. Onde vc viu mulher linda aqui??????? Eu hein...rsrs

    ReplyDelete
  31. Ah...Mariana, veste, tira uma foto e envia pra mim. Vou botar no meu blog. EU ADORO fotos de Papai Noel. Vou te contar um segredo:eu era uma marmanjona e ainda acreditava em Papai Noel. Quando chovia ficava arrasada pensando que meus sapatos iriam ficar molhados e o Papai Noel não deixaria meus presentinhos. Coisas de filha única.
    Hoje em dia vejo a minha neta de 12 anos, que está quase me pegando, (tem 1, 71 m), fazendo complô, querendo contar para a irmã mais nova (que ainda acredita) que o bom velhinho é o pai, a mãe, o avós e etc...
    Um beijo e adorei te ver de volta.

    ReplyDelete
  32. Olá poeta amigo. Taí, você já tem o meu voto. Brilhante projeto. É de políticos sensíveis que necessitamos. Adorei o calendário. Super justa a distribuição dos dias.
    Fecho com você quanto à hipocrisia.Essa, então, é que acelera a síndrome e deixa sequelas, concorda?
    Muito obrigada pela solidariedade à minha síndrome{rs]
    Um beijo e um bom fim de semana pra ti, também.

    ReplyDelete
  33. bonito el texto y buen fin de semana
    abrazos
    Marina

    ReplyDelete
  34. Obrigada Lau pela visita comentada lá no "Filha do Céu", com isso ganhei mais uma amiga e você também, já estou lhe seguindo...
    Um abraço e um ótimo fim de semana!

    ReplyDelete
  35. Ola Marina, como vai você? Quanto tempo não nos falamos... Obrigada pela gentileza e um "buen fin de semana" pra você também.
    Abrazos

    ReplyDelete
  36. Que isso, Dora? Eu que agradeço seu convite para conferir a bela homenagem feita ao nosso querido "Papai Noel de POA",o querido Tricolor dos Pampas, como o chamo. Ficou linda a homenagem. Parabéns!!! Ele merece.
    Estamos vivendo num mundo tão estranho, que quanto mais agentes multiplicadores de carinho, amor, amizade e espírito de "agregação", melhor.
    Tem tanta gente ruim desagregando o mundo, não é Dora?
    Fiquei muito contente em ter você aqui no Renascendo. Vamos trocar figurinhas, com certeza.
    Um beijo

    ReplyDelete
  37. Oi, querida Lau
    A síndrome pré-natalina já me pega há muitos anos. Desde que perdi meus entes queridos quando se aproxima o Natal, sinto uma nostalgia, tristeza mesmo que tenho que disfarçar e bem quando encontramos a família, aí no Rio.
    Vamos passar o Natal na casa da Gabriela (aquela que te apresentei pelo Face book), hoje mesmo ela ligou perguntando o que comprar para a ceia. Quanto aos presentes, já entendi que não é o seu valor e sim o que representam para cada um que é presenteado. O ideal é começar com muita calma, em setembro, era assim que fazíamos quando morávamos no Rio. A respeito de receber o mesmo presente, acho que já me aconteceu pior, revebi no ano seguinte o mesmo presente que dei, da mesma pessoa. (Desculpei pq era uma senhora muito idosa e deve ter se confundido).
    O que mais me dá prazer no Natal é reunir a família e a hora da distribuição dos presentes pelo nosso papai noel (sempre há um entre nós) todo bem paramentado. As crianças adoram!Pena que os netos já estejam crescendo e acho que só o Gabriel (3 anos) é que realmente acredita em papail noel, os outros brincam que acreditam. Mas, a Mileninha, a bisnetinha com certeza ainda acredita.
    Desculpe-me Lau, mas hj deitei falação...rsrsrs
    Um abraço e ótimo fim de semana!

    ReplyDelete
  38. Perfeito! Mais realista e atual, impossível. Vi que pensamos igual, pena que somos exceção! Tenho consciência disso, apesar de alguns comentaristas aderirem. Qualquer dia vou fundar o 'Clube das Desesperadas de Fim de Ano'.

    Bjs e tente ficar alegre, na hora a gente consegue...
    Tais luso

    ReplyDelete
  39. Olá Zilda, tudo bem? Vou começar o nosso papo pelo final do seu comentário.rs Adorei saber que você "deitou falação". Muito legal. O objetivo do texto é esse mesmo, provocar uma reação dos amigos para que haja troca de ideias. Fiquei feliz com isso. Quanto aos entes queridos, nem fale. Sinto muito a falta de meus pais. E como...Mesmo com todo o carinho da família. E olha que sou paparicada...[rs]
    Um beijo e adorei sua visita e o nosso papo. Esse também vai para o livro.[rs].

    ReplyDelete
  40. Olá Taís, obrigada!
    Que sincronicidade !!!Eu vi ontem sua crônica.Pensamos igualzinho. Esse texto já está escrito desde 2007.Foi publicado na nossa antiga comunidade do jornal O Globo.
    Mas a cada ano me irrito mais com essa correria. Não tenho disciplina para comprar e guardar. Tudo que compro ao longo do ano, entrego ao destinatário.rs Daí o desespero...
    E o fato de "ter que", não é comigo.[rs]
    É... vamos fundar o clube. E o mais rápido possível. Do jeito que o tempo está correndo... logo, logo, chegará outro Natal.
    Um beijo e adorei te conhecer.

    ReplyDelete
  41. Lau, você disse tudo!

    Uma coisa que é muito difícil de exercermos a nossa liberdade individual especialmente como consumidor. Mas é bom que você se sinta dessa forma, pois é um sinal de que ainda existem humanos viventes e predispostos, antes de mais nada, a pensar.

    Até mais. QEM?

    ReplyDelete
  42. Hello Citizen Who...? Legal, receber você aqui! Concordo que hoje em dia é difícil exercermos essa liberdade enquanto consumista. Além do forte "apelo publicitário", estamos vivendo num mundo em que as pessoas são valorizadas pelo consumo. São muitas as armadilhas, não são?
    Um abraço e volte sempre.

    ReplyDelete
  43. Compreendo, pq eu adoro dar presentes, adoro, sou uma presenteadora nata. Mas dar presente assim, com data marcada, pra tanta gente, olha, o nego tem que ser muito intuitivo e viver pra isso um tempo. É duro.

    ReplyDelete
  44. Hehehehe, mais uma vez, me fazes rir amiga,estou no blog certo sim! Cada um (a) de vocês tem "algo" especial, o sorriso, o carisma, ou o todo; vejo a foto de todos os meus amigos e a sua é muito bonita! Com relacao a sua maezinha, ela está com certeza em um ótimo lugar, ou vc já esqueceu que todas as maes sao anjos?
    Pois é minha amiga, com relacao as visitas, meus horários estao todos trocados, mas vale a pena. O clima aqui minha querida, eu estava precocupada e triste, pois normalmente, comeca a nevar no início de novembro, e ontem é que veio cair um "pouquitinho" de neve, coisa que nao é normal aqui; esta epóca ja era para estar tudo com muita neve.
    Vem mesmo com seu filho quem sabe poderemos nos ver?
    Tem um selinho/meme para ti no meu blog, passa para pegar, ok?
    Beijos e uma semana cheia de paz!

    ReplyDelete
  45. Olá Walkyria!!! Obrigada pela solidariedade. Olha...essa síndrome é pior do que a de TPM (como vc preferir)rsrsrs Haja tempo, é verdade . E a nega aqui não tem mesmo.
    Um beijo e obrigada por passar por aqui.

    ReplyDelete
  46. Alô Marcia, que bom você ter voltado! Obrigada, você é uma amigona.[rs] Nem fale sobre mãe, tadinha, não vou tê-la no Natal. É muito triste, mesmo sabendo que ela é um anjo.É o segundo Natal sem ela.
    Marcia, essa época é frio mesmo. Há poucos minutos falei com a minha filha e lá na cidade dela também está muito frio. Ainda não nevou, só algumas geadas. Interessante que no ano passado eu estava lá em novembro e nevou. São as mudanças climáticas que estamos sofrendo há algum tempo, não é? Vou lá no seu blog pegar o meme. Obrigada. Se viajar, te falo.
    Um beijo e adorei te ver aqui.

    ReplyDelete
  47. Oi, Lau, quem sabe curando esta síndrome, fincamos os pés no chão e evitamos bolhas de consumo e os super poderes dos piratas da China.

    beijos, querida..

    ReplyDelete
  48. Risos...essa eu gostei, Mai. E muito!!
    Adorei a metáfora.

    Um beijo e obrigada . Valeu!

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)