Friday, December 4, 2009

Narciso e Narciso

(clique na foto para ampliar)
E se amam mentindo
no fingimento que é necessidade
e assim
mais verdadeiro que a verdade.

Mas exige, o amor fingido,
ser sincero
o amor que como ele
é fingimento.

E fingem mais
os dois
com o mesmo esmero
com mais e mais cuidado

e a mentira se torna desespero.
Assim amam-se agora
se odiando.
(excertos)


Um pouco do grande Ferreira Gullar para os amigos que passam por aqui.

Um beijo

Lau

Ferreira Gullar
Por Ele Mesmo > Poesia > Barulhos (1980 - 1987)
Ilustração: Viera Vodrazkova


Em tempo

1-Agradeço muitíssimo a "declaração de afeto" que recebi da minha "personal trainer virtual" Eliane Jany Barbanti, dos Blogs jesuscristoemminhavida.blogspot.com e http:// e
http://aptidaofisicaesaude.blogspot.com/
Já está enfeitando a minha galeria de presentes. Amei!!!


2- Desde o dia em que postei a Parábola Justiça+ Esperança= Verdade surgiu ao lado do número de comentários dos amigos o número 38. Ca "balístico" [rs] ou não, até agora não entendi o motivo desse "ghost". Por favor, quem souber me dizer como agir para eliminar esse estranho ser, me ajude. Ficarei eternamente grata. Já fui à formatação, layout e etc... e nada...
bjs e aguardo, tá?

26 comments:

  1. Oi Lau, adoro esse jogo de palavras, da um encantamento ao texto.
    Beijos

    ReplyDelete
  2. E um reflete o outro mas, no apagar das luzes, a inexorável verdade, apesar da beleza, assombra.

    Gullar tem poemas que são definitivos.
    Pedra filosofal - fundamental.
    Abraços. Bom final de semana

    ReplyDelete
  3. Como, para amar, o ser humano necessite de poesia no coração, talvez seja por isso que Fernando Pessoa tenha também decretado:
    "O poeta é um fingidor.
    Finge tão completamente
    Que chega a fingir que é dor
    A dor que deveras sente."

    Lau, na qualidade de um amigo que - sempre - passa por aqui, agradeço o especial momento poético proporcionado por você através desse interessante post.
    Realmente, este poema justifica o fato da obra de Gullar extrapolar as fronteiras maranhenses e abraçar o mundo.
    Um ótimo fim de semana procê! Beijos!

    ReplyDelete
  4. Bacana, não é poeta Wanderley? Gente, tenho lido cada poema que você escreve muito lindo, Wanderley. Fico feliz de você ter gostado do post.

    Um beijo

    E.T. Mas você não me disse como retirar aquele "38" que aparece ao lado dos comentários.[rs] Help me!!!

    ReplyDelete
  5. Olá Mai, tudo bem? É verdade, a inexorável verdade ...que dói mas às vezes é pra lá de necessária se reconhecer.
    Um beijo e adorei te ver aqui.

    E.T. Please, me diga como tirar esse "38" que aparece em todos os meus posts agora. [rs] Ninguém diz...[rs]

    ReplyDelete
  6. Grande amigo Dalton, grande Pessoa, literalmente[rs]
    Dalton , quem agradece sou eu, pois também amo Fernando Pessoa. Interessante que pensei em postar uma frase de Pessoa ,da Obra Poética, que eu adoro. Mas depois mudei de ideia. Vou postá-la amanhã, de repente.Adorei seu comentário poético. Na minha opinião, Gullar é o maior poeta de língua portuguesa vivo.
    Outros beijos pra você e obrigada por sua presença, sempre bem-vinda, meu amigo.

    ReplyDelete
  7. Dalton, você também não me disse se sabe como eu posso tirar esse "bendito 38" que apareceu,do nada,ao lado dos meus comentários. Vc não sabe?

    beijoss

    ReplyDelete
  8. Lau, infelizmente dessa vez não posso colaborar, pois sou um 'analfabeto funcional' [rsrs] em matéria de informática.

    ReplyDelete
  9. Obrigada p´lo poema
    Não vale apena fingir
    Hoje não escrevo mais
    Estou cansada! Vou dormir!...

    Já conhecia, mas gostei de ler, do Dalton, o poema de Fernando Pessoa. Tenho várias poesias dele.

    BJO Com amizade

    ReplyDelete
  10. Muito bom este poema, não conhecia e adorei le-lo.
    beijos

    ReplyDelete
  11. Olá Áurea, realmente, fingir é um verbo que não conjugo. Quanto ao poeta Fernando Pessoa, é tudo de bom, certamente. Esses versos são trechos (excertos ) desse poema, que é bem maior. Eu escolhi esses para fazer um jogo de palavras. Também estou cansadíssima hoje. Estou indo...

    Um beijo

    ReplyDelete
  12. Oi Angela,tudo bem ? Conforme falei com a Áurea, acima, escolhi esses pedaços e montei um jogo de palavras. Que bom que vc gostou!
    Um beijo e obrigada por passar por aqui.

    ReplyDelete
  13. Começo assim lembras?

    Mandinga feita para nosso amigo Dermeval.

    nossa senhora do teclado
    apareceu numero cinco
    assim sem nada explicado

    vou mandar benzer com arruda
    não o do panetone o macumbeiro
    se não esse numero fica ano inteiro

    como vou digitar assustada
    isso é coisa do outro mundo
    não quero ficar estressada.

    Falando sério o Dalton nosso prefeito disse tudo no comentário dele. Um abraço e que esse numero desapareça para acalmar tua cabeça rsrsrrsrsrs.

    ReplyDelete
  14. Oi, Lau!

    Maravilha de poema! Ferreira Gullar é um mestre.

    Vim agradecer sua visita e o carinho das palavras deixadas lá no Fundo. Perdoe a demora em responder. Final de ano... ando às voltas com trabalho e ajudando minha neta nos estudos para as provas finais. Sobram-me o sábado e o domingo para atualizar aquele montão de blogues rsrs e um ou outro "buraquinho" durante a semana pra que eu entre na rede. C'est la vie! Fazer o quê? Empurrar com a barriga, né?

    Obrigadíssma, Lau! Bjs e inté!

    ReplyDelete
  15. Olá poeta dos Pampas, Tricolor amigo!! Pois é, não sei de onde surgiu esse 38. Um porre isso, Tricolor. Fiz de tudo pra tirar e não consegui.Já escrevi para aquela central de ajuda e não há esse tipo de reclamação, portanto, fiquei sem resposta. Será que foi o juiz da parábola[rs] que desceu à terra e está me ameaçando com um 38?[rsrsrs}Lembrei agora disso.

    Um beijo, meu amigo, e obrigada pela visita. Ah...faça a mandinga com folha de guiné. Arruda a essa altura do campeonato só iria piorar a situação.[rs]

    ReplyDelete
  16. Oi Ju!!! Que bom te ver aqui. Adorei ir ao "Fundo". Taí, esse é o tipo de fundo que só faz bem.[rs] Eu também adoro Ferreira Gullar e esse poema é lindo. Aí estão alguns trechos(excertos) que escolhi do poema.A vida é uma correria,Ju. Entendo perfeitamente suas atividades, também tenho as minhas (que não são poucas), filhos e netos e sei o trabalho que dão. Mas não podemos deixar de navegar...em mares calmos, evidente.

    Um beijo e adorei sua visita.

    ReplyDelete
  17. Amiga Poeta Lau (você nem precisa escrever poesias para ser Poeta),

    Vim correndo e encontrei, neste seu Renascendo,
    o Mestre Ferreira Gullar, do Poema Sujo,
    como suja é a realidade destes Brasis.
    Agradeço-lhe por visitar e seguir o nosso Bestiário. Sigamo-nos!

    Abraços

    ReplyDelete
  18. Olá Lau,
    Eu dou um pouco de mim
    do pouco que posso dar
    dou flores do meu jardim
    para quem as queira apanhar

    Eu não gosto de mentir
    digo a verdade surrindo
    se minto a quem ouvir
    diz logo que estou mentindo

    bfs um beijinho josé

    ReplyDelete
  19. Bom dia Iremar!!! Obrigada pela visita e me desculpe de não ter feito a visita ao seu blog antes. Falta de tempo.Fui ontem ao Bestiário e adorei! Já vi que você leu outros posts...legal. Continuemos a " perseguição". Volte sempre.
    Um abraço

    ReplyDelete
  20. Olá poeta José!! Tudo bem? Bom te ver por aqui. Adorei os versos!! Legal mesmo!!!Só quero ver se você vai escrever pra mim esses versos quando a minha seleção for jogar com a de Portugal.[rsrsrs] Brincadeirinha ... Você gosta de futebol? Eu adoro. Copa do Mundo então...até trabalho, se der, mato, pra ver um jogo da minha seleção.[rs]

    Um beijo e volte sempre.

    ReplyDelete
  21. Não conhecia este poeta e com uma poesia peculiar!
    Gostei. Minha querida vamos lá falar de futebol:
    eu quero que o Brasil ganhe...depois de Portugal!!! Mas repara uma coisa: vocês estão sempre a ganhar!!! Então o trio de brasileiros na nossa Selecção?? Eu adoro os três.. mas, o meu querido é o "Levezinho" que joga no meu Clube!!
    Beijocas e bom fds.
    Graça

    ReplyDelete
  22. Olá Graça querida!! Ah...vou te enviar um livro do Ferreira Gullar, vc precisa conhecê-lo. Esse poeta um dos mais importantes poetas brasileiros vivos. Assina obras maravilhosas. Eu acabei de chegar de um almoço e passei por aqui. Lembrei agora da homenagem que você fez ao seu filho no niver dele. Amei. Na antiga comunidade nossa, no Globo, sempre postei homenagens aos meus filhos e netos.Aliás todo os amigos da comunidade. E hoje é o niver da minha netinha gringuinha. Estava pensando em fazer algo pra ela. Sincronicidade, viu, vc aparecer por aqui. Quanto ao futebol, nem fale. Amo futebol e tenho meus jogadores preferidos, assim como você. Mas no meu time, o Fluminense. Na seleção, antigamente, era fã do Ronaldinho Gaúcho, mas ele não vai lá das pernas, literalmente.[rs] Não vamos brigar ainda.[rs] Deixe o Brasil pegar Portugal...e de jeito.[rs]
    Brincadeira, Graça.

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  23. Olá Maria José!!! Obrigada por passar por aqui. Que bom que vc gostou!!
    Um beijo e volte sempre

    ReplyDelete
  24. Clarice me disse outro dia: "A linguagem é meu esforço humano. Por destino tenho que ir buscar e por destino volto com as mãos vazias."
    Hoje, depois do Gullar, poderia acrescentar:
    Podemos voltar com as mãos vazias, mas quando a linguagem provoca um despertar, o que se enche é a alma de recompensa pelo esforço. Beijos e obrigado.

    ReplyDelete
  25. Olá meu amigo!!! Clarice, Gullar e Djabal dizem tudo muito bem...[rs] O que direi agora depois de suas sábias palavras? Mil "obrigadas" pelo comentário pra lá de poético e verdadeiro. Tudo bem com você ?

    Um beijo e bom domingo.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)