Monday, November 2, 2009

"Perdas"



Não sei lidar com perdas. Nunca soube. Não me refiro às perdas materiais, mas, a outros tipos de perdas.
(...) " Não deveríamos perder nada: nem saúde, nem afetos, nem pessoas amadas.

"Mas a realidade é outra: experimentamos uma constante alternância de ganhos e perdas".

"Não há como não sofrer. É tolice dizer "não sofra, não chore". A dor é importante, também é o luto - desde que isso não nos paralise demasiado por demasiado tempo para o que ainda existe em torno de nós".

Quando se consegue...


(Lya Luft em Luto e Renascimento, do livro Perdas& Ganhos-(pequena adaptação).


Um beijo.


Lau Milesi


(...) Um blog é sua própria tribuna virtual, onde você pode acordar toda manhã e,em forma de coluna, folheto informativo, ou apenas uma disssertação, contar ao mundo o que você pensa sobre qualquer assunto.( Thomas L. Friedman).

Imagem: Corbis


p.s. as perdas a que me refiro são de pessoas amigas e da minha família, bagulhos eu não ligo não. :) hehehehe

45 comments:

  1. Li esta obra.
    E as perdas, de fato,
    são inevitáveis...

    Convido a você
    a ler "In memoriam",
    poema que publiquei
    hoje em meu blog.

    Um beijo,
    doce de lira

    ReplyDelete
  2. Em também Lau não sou muito bom com as perdas, tenho muita dificuldade de administra-las, sofro muito, até quando meu cachorrinho morreu passei por uma enorme dor.
    Beijos

    ReplyDelete
  3. Vou te dizer que não existem perdas apenas mudanças, é uma nova etapa na vida, um aprendezado, sentir com o coração, sofrer não tem como não, mas cada dia agora é único, cada sol brilha diferente, nos tornamos pessoas diferentes apartir de um grande sofrimento, paz.

    ReplyDelete
  4. Nossa... é bem verdade!
    Precisamos das perdas para amadurecer; entender certas coisas e reconhecer os verdadeiros valores.
    E a cada dia, a gente melhora um pouquinho.

    Beijos!!!

    ReplyDelete
  5. Lau, obrigadão pela sua visita, te aguardo sempre para um cafezinho....

    Um beijo grande, vc é doce e simpática, ZC

    PS: Quanto às perdas, nenhum de nós está preparado para admiti-las... embora tenhamos que.

    Bjs

    ReplyDelete
  6. As perdas, de todas as espécies, são inevitáveis na nossa vida...O importante, é não nos deixarmos endurecer por elas e ficarmos, depois do luto( que varia de pessoa para pessoa) receptivos á vida e aos outros. São dificeis de suportar e ultrapassar, mas deixam-nos grandes,grandes lições de vida.
    Um beijo
    Graça

    ReplyDelete
  7. É na dor que a gente se torna humano, no riso, no prazer somos como qualquer bicho; é a dor que faz com que eu pense no outro e na sua dor.
    Tem uma autora que gosto que diz que a" perda é o aperitivo da morte" e ninguem gosta de perder, assim como não quer morrer.
    Como não há o que fazer vamos aprender com ela.
    beijos

    ReplyDelete
  8. Querida Lau, como as perdas também fazem parte do nosso processo vital creio que um caminho para minimizar seus efeitos seja aprender a decifrar seus diversos significados e transformá-los em 'ganhos'.
    É difícil? Sim, mas pode proporcionar confortos emocionais satisfatórios.
    Bela postagem! Um beijo.

    ReplyDelete
  9. Olá Lau,
    Eu sei que é inevitavel haver essas perdas ao longo da nossa vida,mas há pessoas que perdem demais,eu conhece algumas que perderam tudo até já se perderam a elas própria.
    Boa noite uma boa semana
    um beijinho,

    ReplyDelete
  10. Querida Lau
    Pura realiade! Com essa (a vida) é necessário a conviver, se possível com serenidade. A verdade é que não há como evitar o sofrimento, até o amor produz sifrimentos. (Risos)
    Seja a escrita um bálsamo para as dores e disabores, para as perdas e os ganhos.
    Beijos

    ReplyDelete
  11. Lau, muito interessante!
    Sabe qual era a "senha" que permitia postar o comentário anterior: "SCUTCHI" Como fonoaudióloga que com surpresa eu li em teu perfil, sabes o valor da fonética né!
    beijos

    ReplyDelete
  12. Quem gosta de perder que atire a primeira pedra.
    Continuemos, Lau...

    ReplyDelete
  13. Eu também não sei lidar com a perda. Penso, às vezes, que renascer é sinônimo de uma delas. E que para renascer é preciso fenecer. Como algo que me aquiete ou treine para lidar com ela. Portanto, uma é sequência natural da outra. Que nada, também não a suporto bem . Gostaria que as coisas boas permanecessem sempre iguais. É impossível, a vida pede outra coisa. É preciso. Beijos.

    ReplyDelete
  14. Oi Renata,sem dúvida, são inevitáveis. Obrigada pela visita. É um prazer receber você aqui.Aceitei seu convite e fui ao seu blog Adorei! Gostei muito do seu poema. Lindo, muito lindo!

    Um beijo

    ReplyDelete
  15. Eu já imaginava...você demonstra muita sensibilidade nos seus posts, Wanderley.
    Já chorei muuuito porque perdi um gatinho que eu amava de montão: "o Chaninho", fofíssimo.Nem fala...
    Um beijo, amigo.

    ReplyDelete
  16. Olá Lisette(ONG Alerta), obrigada por suas doces palavras.Guardei-as pode deixar.Admiro muito sua força e a sua espiritualidade.
    Um beijo e volte sempre.

    ReplyDelete
  17. Disse tudo, Ana Karina.As dores não só amadurecem as pessoas como fazem emergir forças que nem se sabe de onde vêm, não é? Vou retribuir sua gentileza. Vou te visitar.

    Um beijinho e obrigada pela visita .

    ReplyDelete
  18. Imagine, Zé Carlos, você que é um doce de amigo blogueiro, super gentil.Adoro seu blog!!! Concordo com a sua observação:todos nós temos que estar preparados para as "dores".

    Beijos

    ReplyDelete
  19. Lindas palavras,Angela.. Exatamente,é na dor que nos tornamos mais humanos.
    A força para superar essa dor terá de vir de nós e nós temos recursos internos pra isso, embora em alguns momentos pensemos que não.
    Um beijinho, amiga.

    ReplyDelete
  20. Oi meu querido amigo Dalton, concordo com você. É interessante quando você diz que as perdas fazem parte do nosso processo vital. Incluo aí o "luto". Temos que ter o nosso período de "luto" e temos de respeitá-lo.Segundo os psicanalistas, necessitamos muuuuito desse período. É um período que nos permitimos sofrer e não aceitamos conselho algum. É uma sensação indescritível...
    Mas, depois de um tempo a dor se consome em si mesma.Aí chegam os amigos, o afeto e a pessoa começa a aceitar o que até então era desesperador, levanta- se e vida que segue...
    Um beijo, amigo, e obrigada pelo carinho de sempre.

    ReplyDelete
  21. Olá José!! Tudo bem? É verdade, José. Também conheço muitos que estão "batendo cabeça" por aí, se perderam...rsrs
    José, você é muito divertido.
    Um beijinho e nada de cigarro,hein?rsrsrs Chatinho isso,né? Desculpe.

    ReplyDelete
  22. Bela síntese, Germano. Quem? Quem?
    Germano,você viu que a minha querida amiga, a escritora Madalena Barranco, está te "espiando'? Esse negócio de "seguidor" parece coisa de Aiatolá Komeinini, não é? rs
    Ah...adorei a sua "prosa".Vi ontem.Ritmo, metáforas, um espetáculo. Parabéns!!!
    Continuemos, Germano...

    ReplyDelete
  23. Oi meu amiguinho Francisco Nery !!! Obrigada! Tudo bem? Saudade de você...Hummm... já estou imaginando... mais um poema daqueles lindos que vc sempre cria. Vou deixar no seu blog endereços de outros poetas amigos daqui pra você visitá-los, tá? Depois eu passo por lá.
    Fiquei feliz, Francisco, em saber que o post te trouxe inspiração. Estou ansiosa pra ler o seu poema.

    Chero :)

    ReplyDelete
  24. Lau o que dizer diante de tanta sabedoria em tão poucas palavras.
    Grande Lau,
    Grande Lya Luft.
    Tenhas uma terça-feira iluminada por Deus.
    Beijos

    ReplyDelete
  25. É difíci, não é Djabal? Perder objetos, coisa materiais... é moleza. Aliás, é o que mais faço[rs], perco tudo. Agora...perder pai,mãe, amigos. NÃO DÁ PRA SEGURAR A BARRA. NÂO DÁ MESMO. Supera toda a filosofia de vida.Perder a confiança em alguém também é terrível. Às vezes me sinto uma analfabeta emocional, pois coisinhas que eu nem deveria me preocupar, andar "pra"... me tocam. Sou muito bobinha. Mas estou mudando.rsrs Fazendo força para...
    Você tem razão, a vida pede outra coisa, sim. Pede que sejamos felizes. E eu torço muito para que todos sejam felizes...mesmo com todas as perdas. O tempo se encarrega de guardá-las num lugarzinho, não é Djabal? E elas vêm...vão, tornam a voltar ... e nós só tentando driblá-las. Será sempre assim até chegar a hora trágica( o final). , aliás, assunto que odeio falar.Pensar, então... saio correndo. Xô pensamento.[rs].
    Beijos, amigo,e obrigada por me fazer filosofar.rs

    ReplyDelete
  26. Grande Mariana!! Obrigada por sua visita sempre carinhosa. Concordo com você, a escritora Lya Luft é tudo de bom e mais alguma coisa. Tenho toda a obra dela. Como ela mesmo diz, é uma mulher que já experimentou perdas e ganhos (como todas nós)mas não perdeu o otimismo e ama a vida. Está certíssima.

    Um beijo, Mariana.

    ReplyDelete
  27. Verdade amiga Graça. Também concordo que dores/traumas não sejam a causa de uma pessoa perder sua sensibilidade e tornar-se uma pessoa má, arrogante e preconceituosa. Digo isso porque tive uma experiência dessas. Trabalhei com uma pessoa que a indelicadeza, a desconfiança, a mania de perseguição e o mau humor,eram atribuídos a experiências negativas que ela havia vivido, a traumas do passado. Imagine...se todos agissem assim.
    Por mais devorador que seja, o mesmo sofrimento que derruba faz voltar a crescer. Quem diz isso é a própria Lya Luft.E concordo integralmente.

    Um beijo, Graça querida.
    Desculpe, tive que retificar a réplica.

    ReplyDelete
  28. Oi, Lau
    Também gosto muito de ler a Lya Luft,e em especial "Perdas e Ganhos". Confesso uma coisa a vc, com o tempo passando, meus conceitos foram mudando e ensinamentos fui acumulando. Hoje, consigo me imaginar perdendo, faz parte da vida, até perder a própria vida. É difícil, mas temos que nos preparar...
    Um abraço e tudo de bom!

    ReplyDelete
  29. Tenho muita admiração por você, Zilda, e pelas pessoas que conseguem pensar assim. Como disse para um amigo acima, me sinto uma analfabeta emocional. Não lido muito bem com essas perdas. Estou tentando mudar e devo mudar, não é Zilda? Sofro muito,ainda, com a falta de meus pais.
    Um beijo e obrigada por suas palavras.

    ReplyDelete
  30. Oi Sally!!!Conviver om serenidade foi o que sempre quis...e quero. Quem não quer, não é Sally?
    "SCUTCHEI ", viu? Não foram em vão esses tones ou segmentos.[rs] Que sincronicidade, não é? Aqui nesse blogspot acontecem coisas que você nem imagina...rs Realmente, minha segunda profissão foi a de fonoaudióloga. Trabalhei no Município do Rio por vários anos como "fono".Quis o destino que eu fosse parar numa Assessoria de Imprensa e aí,minha amiga,me apaixonei. Coisas de funcionário público.rsrsrs Corri para fazer Comunicação Social(Jornalismo), depois fiz uma pós e passei a atuar como Assessora de Imprensa. Adoro A.I.
    Acabei de encerrar um capítulo de "minha vida com ela é".rs Mas como o blog é meu...rs (sem ser indelicada).
    Quanto ao amor, não posso reclamar,não mesmo, tenho cadeira cativa [rs].Afinal, 30 anos é uma vida,não é Sally?
    Um beijo, amiga, e obrigada por estar sempre aqui.
    Desculpe, Sally, troquei a ordem dos comentários porque observei que havia comido uma frase e, também, "a pedidos".rsrsrs É a danada da pressa.

    ReplyDelete
  31. Olá meu amiguinho Francisco Nery!!! Bom Dia!!! Mais tarde irei ler seu poema. Estou curiosa.rs
    Deixarei os links, tá bom?

    Um beijo.

    ReplyDelete
  32. talvez seja necessário aprender a perder, para valorizar aquilo que ainda temos.

    ReplyDelete
  33. Olá querida Lau Milesi!

    Participei de um Meme e estou te convidando para participar tb, com direito a selinho e sorteio de um livro.

    O link é: http://aptidaofisicaesaude.blogspot.com/2009/11/selinho-um-pouco-de-mim.html
    BJS e fique com Deus!

    ReplyDelete
  34. Oi minha amiga Eliane! Obrigada pelo convite.Irei sim.Obrigada, tb, por mais um selinho. Você é muito delicada.Adoro pessoas delicadas.
    Um beijinho e mais tarde irei ao seu blog.

    ReplyDelete
  35. Olá Lau,

    Que grande reflexão essa! Sabe, minha amiga, eu sou uma pessoa que fico extremamente abalado com as "perdas". É uma situação que faz com que o meu chão desapareça, me deixando totalmente sem estrutura. Como sempre, você, através desse belíssimo blog, faz com que a gente consiga ficar cada vez mais emocionado! Obrigado por tudo!

    Bjs!

    ReplyDelete
  36. Passando por aqui e ressignificando os signos, Lau.

    Continuemos...

    ReplyDelete
  37. Minha cara Lau!
    Eu concordo que a dor é importante, através dela criamos resistência e aprendemos lidar com as perdas.
    Muito bom seu post.
    Beijos!

    ReplyDelete
  38. Lau querida, eu também não sei lidar com perdas. Não falo de perdas materiais. Quando alguém de quem gostamos se afasta, por um ou outro motivo... Quando nós mesmos nos afastamos, para evitar algum conflito... Quando alguém querido se vai... São estrelas que se afastam ou se vão de nossas vidas. E isso dói muito!
    Beijos!

    ReplyDelete
  39. Oi Ralph meu amigo querido! Dsculpe a demora em replicar seu comentário tão gentil, como sempre. Obrigada! Ralph,adoro pessoas gentis. Aliás, quem não gosta, né?
    Quanto às perdas, eu já podia imaginar. Você é um menino sensível e especial.Sua mãe deve ser muito feliz em ter um filho como você.
    Adoro visitar seu blog. Está show de bola.
    Ah...vc viu o motivo da minha foto ter sumido no seu blog? Vc sabe que está acontecendo em outros também? O que será??Depois vou lá ver se sumiu outra vez.

    Um beijinho

    ReplyDelete
  40. Agradecendo a visita e re-ressignificando os signos, poeta.
    Continuemos..

    ReplyDelete
  41. Olá meu caro amigo Mariano!!! Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Um beijo

    ReplyDelete
  42. Shiii ...Luísa, é brabo mesmo.Penso exatamente como você. Pior ainda é quando as pessoas se afastam e não sabemos o motivo. Dá uma sensação de impotência, não é? Quanto ao afastamento eterno,quando viram estrelinhas...my God, cada um é que sabe o que sente, não é Luísa?

    Um beijo e obrigada por vir aqui.

    ReplyDelete
  43. Lau

    Boa noite

    Lidar com "perdas" é difícil. É como se uma parte de nós deixasse de existir. Uma pessoa,um amor, uma companhia... sentimentos, complementos,que acabam por fazer parte de nossa vida, e aí, por motivo que for precisamos continuar sem ele.

    Mas, precisamos continuar.

    ReplyDelete
  44. É verdade, 007. Lindas palavras. Fico grata pela visita. Vou usar com você o que um jovem poeta da Bahia usa comigo: continuemos...[rs]
    Um abração.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)