Monday, November 23, 2009

"ENQUETE"


Um dia desses li uma declaração de um colunista americano, David Brooks, que achei muito interessante. Ele dizia que até bem pouco tempo havia quatro fases: infância, adolescência, idade adulta e velhice.Mas hoje há pelo menos seis: infância, adolescência, odisséia, idade adulta, aposentadoria ativa e velhice. Para ele, a sociedade está à beira de adotar uma nova geração que é velha demais para ser chamada de adolescente, ma não pode ser classificada de adulta- e na verdade não quer ser.

E não é só o americano que pensa assim, o sociólogo Dario Caldas- do Observatório dos Sinais , criado em parceria com o filósofo francês Gilles Lipovetsky- diz que o "juvenismo" é o reflexo, de um lado, de um desejo compreensível - de querer viver mais, e, de outro, de uma exigência social que difunde valores jovens como a referência máxima. " A fronteira entre idades desapareceu, é preciso redefinir o que é ser adolescente, jovem e adulto. Virou uma salada só", diz o sociólogo Dario Caldas.

Diante dessas declarações, lembrei de um dos famosos pensamentos de Confúcio, filósofo chinês :

"Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos tem"?

A minha seria...(não vou dizer agora) . Primeiramente, as visitas...


Um beijo

Lau


Confúcio
: filósofo chinês que viveu há cerca de 2.500 anos e possui pensamentos absolutamente geniais.

Foto:" moon mosaic" by dave
creative.ly

48 comments:

  1. Oi, Lau
    Quando criança, vivia ansiosa pela juventude, torcia para que o tempo passasse bem depressa. Depois veio a fase adulta, casamento, cuidar da família e nem vemos o tempo passar. De repente, acordamos na chamada terceira idade (eu acho que é a última rsrsrs). Mas, digo honestamente, com 66 anos, participando do mundo, conversando e aprendendo muito com nossas filhas, netos e a bisneta, eu me sinto muito bem. Acho que participar da vida é o segredo de viver bem. Não podemos desistir antes do tempo, um dia será o nosso.
    Um abraço e tudo de bom!

    ReplyDelete
  2. É Lau uma boa enquete, qual seria a minha idade? Não sei responder.
    Beijos

    ReplyDelete
  3. Graçinha você..deixa pras visitas é?
    Acho que teria uns 25...rsrsr
    Bom o texto, de fato a gente verifica que só continua com caracteristicas bem definidas a infancia e a velhice, bem velha dos 80 em diante.
    Não temos ritos de passagem e nem comportamentos muito determinados.
    Obrigada pelo selo.
    beijos

    ReplyDelete
  4. Bacana,Zilda. Mas você sabe que quando criança eu não queria crescer? Hoje entendo certos comportamentos "losers" que tenho. rsrsrs.
    Um beijo e obrigada por participar da enquete.

    ReplyDelete
  5. Oi Wanderley! Eu espero você pensar,pode deixar.[rs]
    Um beijo e obrigada por passar por aqui. Gosto muito de você.

    ReplyDelete
  6. Angela,primeiro as visitas,menina.Minha mãe sempre me dizia isso.[rs]
    Hoje em dia, 80 anos não são os 80 anos do tempo da minha avó. Meu querido pai virou estrelinha aos 78 anos e jogava volley como ninguém. Tinha uma vida super ativa. Angela, aos 25 eu já tinha dois filhos.Comecei cedo. Portanto,hoje, tenho 18.[rs] Se depender da minha cabeça, até menos.[rs]

    Um beijo e gostei de você ter prestigiado a minha enquete.

    ReplyDelete
  7. Lau, às vezes sou calma, às vezes bem 'agitadinha'(bipolar? rs). Portanto, minha idade depende do momento: Às vezes brinco como uma adolescente de 18, às vezes começo a refletir como uma senhora de 80. Isso passando por muitas outras fases!

    Amiga, respondendo a pergunta de seu último comentário: O apagão, coincidência ou não, nos deixou sem Internet. Inúmeros afazeres de última hora não nos deixaram verificar o que tinha acontecido. Quando realmente tivemos 'um tempinho', constatamos que foi nossa provedora - Uol - que tinha nos 'desconectado' simplesmente porque temos um roteador. Claro, ela queria aumentar 'a mensalidade'! É a vida virtual!!!
    Beijos
    Luísa

    ReplyDelete
  8. Oi Lau

    hoje eu entendo quando os mais idosos falam que a idade está na cabeça e não no que o corpo apresenta. Eles com a sua sabeedoria tem toda razão.
    Que bom seu tivesse a cabeça que tenho hoje com um corpinho de 20. rsrs

    beijos

    julimar

    ReplyDelete
  9. Eu creio ser capaz de ter todas as idades durante um só dia, talvez por não saber exatamente qual é a minha. A única coisa que eu perdi foi a espontaneidade e a leveza da criança, os defeitos - todos - ficaram, não escapou um só sequer... Permaneci com o riso aberto, às vezes como cacoete. Beijos.

    ReplyDelete
  10. Oi Luísa, primeiramente agradeço (+ uma vez) a atenção e o carinho que você tem comigo. Adorei o selinho e já andei distribuindo pelos blogs e citando o "multivias", lógico.
    Quanto à enquete,minha filha, se eu te falar a idade que tenho: varia entre 14/15/18, no máximo.[rs] E isso é um perigo.rsrs Queria tanto ter uma cabeça madura, vc nem imagina o quanto...mas fazer o que? Cada um... cada um ... Adorei sua espontaneidade.

    Quanto so seu provedor, sei o que é isso. Já passei por uma situação dessas porque tenho um "packraid" (falo com a minha filha diariamente) e o roteador faz parte desse sistema. Mude de provedor. Hoje em dia, o consumidor é que está em alta.Eles que devem e "têm que" correr atrás de nós.
    Um beijo,Luísa, e obrigada por sua participação na enquete.

    ReplyDelete
  11. Olá Julimar!! É verdade, meu querido pai sempre dizia isso. Ele era um exemplo dessa máxima. Fazia de tudo.. e muito bem. Até o que não deveria...[rs]
    Risos...mas nada impede que vc não se sinta com 20, Julimar. Eu pensei que vc estivesse com uns 18.[rs].

    Um beijo e obrigada por sua visita. Addorei!!

    ReplyDelete
  12. Bacana, Djabal, ser assim. Eu também, às vezes, ou melhor,na maioria das vezes, não sei a minha idade. É um perigo...rs Mas, como já até declarei no meu perfil,faço questão de guardar, com muito carinho,meus conteúdos infantis. Dessa maneira, a vida é menos cruel, não é?E temos a vantagem de estabelecer uma boa comunicação com as crianças. E eu adoro isso!!!
    Não concordo quando você diz que perdeu a espontaneidade.Não é isso que você passa através de seus comentários.E olha que leio seus comentários há mais de um ano, desde o jornal O Globo, não é?

    Legal, você ter participado dessa "enquete'. Esse post vai para o livro.[rs]

    Um beijo, meu amigo,e obrigada.

    ReplyDelete
  13. Eu fiquei nos vinte anos!! Sinceramente! O meu coração morre jovem e alma então...nem se fala!!
    Talvez porque eu ame demasiado a vida... Só me lembro do meu BI quando os meus joelhos me doem ao subir umas escadas...
    Mas a idade, ao contrário do que muita gente pensa, trouxe-me muita coisa boa, mesmo muita!!!
    Beijocas
    Graça

    ReplyDelete
  14. Que legal Graça!!! Muito bom!!Por isso que nos identificamos, pode acreditar. Amo a vida de montão é por isso que me sinto uma eterna criança.[rs] Não fique parada, faça como eu, exercite-se,que tudo funciona direitinho.[rs]

    Um beijo,querida Graça, e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  15. Olá menino poeta /cantor Francisco Nery!! Fiquei preocupada, fui ao seu blog e não vi poesias durante muitos dias.Por isso pedi que você voltasse a escrevê-las. Mas já vi que vc estava ocupado com a banda. Pode deixar que irei conferir as suas músicas. Quanto ao ler meus posts, não se preocupe com isso, o importante é que vc está bem e está produzindo. Não se pode ficar parado, não é meu amiguinho?

    Um beijo e sucesso para a sua banda.

    ReplyDelete
  16. Sinto que minha idade pode variar muito ao longo do dia e de dia pra dia. Tudo depende do estado físico e mental do momento. Tem horas que acontece um monte de coisa chata, doença, etc, que me deixa velho e tem momentos muito bons como estes de férias, viagens bacanas, que são energizantes e estimulantes, mas de um modo geral sinto que hoje vivo muito melhor a vida do que quando mais jovem. Seria isto, o que se chama de sabedoria de viver?

    ReplyDelete
  17. Olá Barros! Não brinca, é mesmo? Varia dessa maneira? ]rs]Eu compreendo que momentos ruins nos deixem mais circunspectos, digamos assim, mas, não mais velhos...que isso...
    Concordo com o poder das férias . Não são só energizantes como rejuvenescem qualquer mortal. E quanto ao que você me pergunta,sem dúvida, o fato de "saber viver" é fundamental para a saúde e para o nosso bem-estar.
    Que bom que você se sente assim!

    Obrigada,Barros,por participar da enquete.
    Um abraço.

    ReplyDelete
  18. Minha querida amiga senadora LAU. Eu sou esse velho amigo que no ano que entra completa 100 primaveras. E sinto-me um jovem sempre sou aquele menino que deita a noite e acorda pela manhã com a mesma energia. Um abraço voltei amiga pois estava viajando aqui pelo meu RS.

    ReplyDelete
  19. Idade? O que é isso mesmo Lau? [rsrs]

    Deixo como contribuição para sua enquete as palavras de Rubem Alves: "A idade de uma pessoa é a idade do seu último sonho".

    Creio que quanto mais vivemos, menos compreendemos o desencontro entre nossas idades cronológica e mental.

    Muito válida essa discussão proposta por você. Parabéns!
    Um grande beijo!

    ReplyDelete
  20. Essa coisa das 6 fases
    Deixou-me mesmo a pensar
    E penso que tem razão
    Quem a quis partilhar

    "velhos hoje, são os trapos"
    Já dizia minha mãe
    A velhice está mais activa
    E fica assim muito bem

    Em novita também queria
    Ver o tempo a passar
    Só para que me deixassem
    Começar a "namoriscar"

    Não sei responder à pergunta
    Mas muita resposta já li
    Sou alegre e divertida
    Ficarei-me por aqui

    Beijão
    Áurea

    ReplyDelete
  21. Shiiiii... já vi que o nobre senador de POA e o também nobre prefeito das "Minas Gerais" (aí embaixo)vieram no mesmo carro oficial.[rs] E aí, Tricolor dos Pampas, poeta romântico, como iremos comemorar esse centenário? Traga a família e venha comemorar no Rio. Vamos fazer aquela festa.
    Tricolor, vc lembra que eu acreditava , quando estávamos no Globo, que vc tinha mesmo 99 anos? Sou uma "loser" mesmo.rs
    Eu sei que você deve se sentir um menino, você joga no meu time, adora uma bagunça, no bom sentido, lógico. É o que levamos da vida, não é Tricolor? A alegria faz bem à saúde.

    Um beijo, amigo querido, e obrigada por responder à minha enquete.

    ReplyDelete
  22. Olá meu amigo querido, nobre prefeito!! Que idade que nada, não é? Dalton,eu lembro quando você postou essa máxima do Rubem Alves no seu blog.Lembro, também, que até usei esse seu post quando escrevi o meu de despedida na ocasião que viajei para Brugge. Eu fui ao seu blog, na época, e sacramentei que tinha cinco segundos de idade, pois vivo sonhando. E continuo...[rs] Concordo com você, quanto mais vivemos mais "criança" ficamos, alterando um pouqunho suas palavras...por conveniência, lógico. [rs]Obrigada pela visita, meu amigo.
    Um beijo

    ReplyDelete
  23. Oi Áurea querida!!! Menina Áurea, melhor dizendo.
    Vendo essa sua energia já deu para saber a idade com que você se sente. Você não imagina o quanto é agradável ler seus criativos comentários.Você tem razão, eu também concordo com essas seis fases. Hoje vive-se mais, certamente.
    Impressionante, você não imagina o quanto você passa de bons fluidos e alegria através desses seus versinhos tão fofofs.[rs] .
    Obrigada, Áurea. Volte sempre.
    Um beijo pra você.

    ReplyDelete
  24. Lau, pienso que la edad realmente se lleva dentro, yo si me miro al espejo tengo una, pero en mi interior me siento una cria con muchas ganas de vivir y hacer cosas.
    Besos
    Concha

    ReplyDelete
  25. Oi menino Francisco!!! Que legal saber disso. Mas o blog está que nem uma árvore de Natal [rs] . Tenho que organizá-lo mas, não tenho tido tempo. Dei uma passadinha por aqui para replicar seu comentário e o da Concha Signes.
    Ah...que banda porreta, como dizem na sua terra. Adoramos! Todos aqui em casa gostaram muito.Parabéns!!!
    Um beijo

    ReplyDelete
  26. Olá Conchas!!! Adorei seu comentário.Realmente, o espelho pode até nos dizer a idade real(isso tb depende muito do dia, né?) mas a alma,ahhh... essa reflete as melhores idades. Que viva "las crias " dentro de todos nós!!![rs] Parabéns pela garra !! Adoro isso!
    Obrigada, Conchas, por participar da enquete.

    ReplyDelete
  27. Pouco vale a idade cronológica, salvo para a sabedoria conhecer ou a natureza impor limites. Gostaria de ter a sabedoria de um século e o vigor dos vinte anos. Porque os sonhos, em cores reais, permanecem.
    Abraço.

    ReplyDelete
  28. Oi, Lau!

    Uma incógnita... Há dias em em acredito piamente que "nasci há dez mil anos atrás..." Em outros, adolesço. Em outros ainda, especialmente quando estou com minha neta, resgato a criança que um dia fui, e relaxo... Acho que tenho todas as idades que estão dentro da expectativa de vida do homem... Tudo depende do momento.

    Lau, passei bons momentos lendo seus posts. Vou segui-la porque trabalho, afazeres domésticos e etc não têm me deixado muito tempo para visitas frequentes e, seguindo-a, poderei acompanhá-la via google reader.

    Bjs e inté!

    ReplyDelete
  29. ó!

    demorei sinistro, mas tou aqui de volta!

    E VOLTEI SINISTRO SINISTRAÇO!

    eu sou teu fan!

    bom, acho que 27 ou 30 para mim estaria bom!

    beijocassssssssssssssss

    ReplyDelete
  30. Olá Eduardo! Obrigada por participar da minha enquete. Realmente, pouco vale a idade cronológica.Mas os sonhos, ahh..., esses sim, valem muito. E se permanecem em nossas vidas temos a juventude eterna, com certeza.
    Mais tarde farei uma visita ao seu blog para ler suas belas crônicas.

    Um abraço e seja bem-vindo!

    ReplyDelete
  31. Olá Ju Rigoni!!! Bacana, te conhecer. Seja bem-vinda! Ju, eu só sinto que nasci há dez mil anos atrás quando visito certos lugares. Estranhíssimo, mas há lugares que me sinto como se já conhecesse de outras vidas. Vá entender. Já vi que você é "multiativa", como eu. [rs]
    É um prazer pra mim saber que vc está entre os amigos que ficaram por aqui. Obrigada por suas gentis palavras.Vou lá conhecer seu blog.
    Um beijo e volte sempre que puder.

    ReplyDelete
  32. Aheee...sinistro, voltou num dia super especial. NEEEEEENNNSE!!!! Placar 2x0. E olha que não erro nunca, hein... E eu sou sua fã também, meu querido amigo Paulinho. Grande poeta, grande cronista. Aliás, a crônica de hoje arrasou. Vou falar com o Galvão para ler a sua crônica no "Bem Amigos". Um espetáculo.
    Tá todo mundo com saudade de você.
    Beijossss

    ReplyDelete
  33. Lau, você "falou e disse" (shii... essa é do tempo do Poetinha com o Trio Mocotó & Marília Medalha...) em sua réplica!
    E, pra completar: "saudade não tem idade".
    Um grande beijo!

    ReplyDelete
  34. Risos...Oi meu amigo Dalton!!! Caraca, como diz a Rafa, tréplica na enquete??? Que Trio Mocotó é esse? Não é do meu tempo, não é mesmo.[rs] Marília Medalha...lembro + ou- dela.

    Você disse uma verdade: " saudade não tem idade mesmo". Eu tenho uma saudade do meu tempo de criança...de pular "carniça", pique bandeira, queimada(o). Shii...estou dando dicas para advinharem a minha idade. Paro por aqui. [rs]

    Um beijo, amigo prefeito, e obrigada por passar sempre por aqui.

    ReplyDelete
  35. Olá Lau,
    O que a gente fica sabendo andando por aqui, que as pessoas estão vivendo mais, lá isso estão,
    mas se têm uma qualidade de vida melhor não sei.
    Eles aqui querem pôr as pessoas a trabalhar até aos setenta, ou seja até morrer, Não têm trabalho para dar aos novos, e querem que os velhos trabalhem.
    Um beijo, José

    ReplyDelete
  36. Quando eu era criança sonhava em ser adulta.
    Antes de fazer 15 anos, sonhava em fazer 30.
    E foi com esta idade que fui mãe, e tenho orgulho dela.
    E na véspera de fazer 40 ,espalhei para todo mundo que viraria loba, enfim tenho 43 e me sinto com 43 mas com cabeça de 30, me sinto jovem.
    (a minha sogra que comemora o mesmo ano duas vezes, hehehe)
    Meu marido tem 39 e mt gente pensa q ele é mais velho, pq eu sou mt risonha e ele é sério.
    Há tu queres saber, minha sogra sempre me achou velha...kkkkk
    Beijos

    ReplyDelete
  37. em 03 de janeiro farei 44 anos, nem vou poder enverter as velinhas.

    ReplyDelete
  38. Oi Lau!
    Ganhei um selo muito legal da amiga Sabrina Noureddine.
    Desejo que ele seja compartilhado também por você. Quando tiver um tempinho, chegue no nocantinhodacurva e resgate-o, certo?!
    Ficaria feliz em vê-lo estampado no Renascendo.
    Um beijão!

    ReplyDelete
  39. Ah, esqueci de dizer que o selo é o último incluído no "acervo filatélico" docantinhodacurva, tá?!
    Beijo!

    ReplyDelete
  40. Olá José! Boa noite! Desculpe não ter respondido seu comentário antes. Fiquei feliz de você ter retornado ao nosso convívio. Obrigada por fazer parte da enquete. Quer dizer que Portugal está maltratando os acima de 70 anos? Interessante... eu li um dia desses que as socidades europeias têm implementado diversas políticas sociais no sentido de promover a substituição de gerações e garantir o bem-estar da população idosa. Já vi que é pura balela. Eu quero chegar aos setenta com bastante saúde e disposição. Por isso me exercito todos os dias e trabalho pra caramba...

    Um beijo e volte sempre.

    ReplyDelete
  41. Olá Mariana!!Que bom te ler!!! Eu fui mãe cedinho, com 26 anos já tinha dois filhos na escola. Bacana, você se sentir jovem assim. Minha cabeça, embora já seja avó, infelizmente, fica abaixo da idade que vc diz que se sente. [rs] Problemas de imaturidade. E que problemas!!!

    Quanto à sogra, não ligue. Sogra é a coisa mais fofa que a gente tem...de longe.[rs]Meu pai costumava dizer que "sogra é o único réptil do mundo que vê novela e faz tricô".Que pecado!!![rs] E eu sou sogra , hein...Mas não perturbo as minhas noras e nem o meu genro. Aqui em casa fucniona ao contrário...[rs]Que eles não me leiam.

    Um beijo e adorei sua participação na enquete.

    ReplyDelete
  42. Mariana,esqueci de dizer que anotei o dia do seu niver.Vamos fazer aquela festa aqui para comemorar seus "22" anos.

    Um beijo

    ReplyDelete
  43. Oi Ralph,meu amigo querido, tudo bem? Realmente, você é um menino super responsável,um profissional competente,sério, tão pé no chão que passa a impressão que tem mais idade. Aproveite o seu momento, essa fase. É a melhor da nossa vida.
    Um beijo e obrigada por passar por aqui.

    ReplyDelete
  44. Oi meu amigo Dalton! Obrigada pela sua amizade! Irei ao seu "cantinho", sim, e resgatarei o selinho. Mais um para o "acervo filatélico", como você disse, do Renascendo .
    Muito obrigada por lembrar de mim.
    Um beijo

    ReplyDelete
  45. Olá Lau...

    Bem, adorei seu blog e também essa postagem...

    Apesar de ter gostado, assumo que ela me fez refletir um pouco sobre minha vida no momento e me deixou um "bocadim" triste...

    A correria do dia a dia, a luta do começo da carreira, a distância da minha família (sou do Sul de MG e moro no Rio há um ano)me tornaram um tanto velho... Não velho em idade, mas em espírito...

    Sempre me orgulhei ao ver pessoas já com alguma idade e com alma de criança, da mesma maneira que sempre critiquei amigos da minha idade que tinham o espírito sem vigor...

    Mas esse texto me vez pensar... Já é um começo... rsrs... Aos poucos vou rejuvenescendo novamente...

    Um grande abraço, obrigado por ter passado no meu blog e tudo de bom...

    Promeo voltar sempre aqui viu...

    ReplyDelete
  46. Olá Túlio,tudo bem? Que isso...fui retribuir sua gentileza de estar aqui me "epiando". Desculpe não ter ido antes. Eu adorei seu ensaio sobre a "praça vazia", e tudo que escrevi é o que realmente sinto ao passar por praças. [rs]
    Fiquei preocupada em saber que o post te tocou, te deixou um "bocadim" triste. Fica não, menino. Que isso?
    Túlio, essas mudanças mexem com a cabeça de qualquer um.Todo começo é penoso e dá esse desânimo, mas depois tudo se ajeita. Vou ficar torcendo para que tudo dê certo pra você,tá bom? Vou te visitar sempre, pode deixar.Eu também já vivi em um lugar estranho -bem longe daqui- e sei o que senti.
    Um abraço e fique bem.

    ReplyDelete
  47. Hey I am so grateful I found your webpage, I really found you by error,
    while I was browsing on Aol for something else, Regardless I am
    here now and would just like to say thanks for a fantastic post
    and a all round interesting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read it all at
    the moment but I have book-marked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to
    read much more, Please do keep up the excellent jo.


    Look at my blog; CollinXLillig

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)