Sunday, October 25, 2009

Um pouquinho de Guimarães Rosa para esse domingo.


. . ."E fiz força, comigo, para me soltar do encantamento".

(Guimarães Rosa)


Um beijo para os amigos que passam por aqui e "conversam" comigo e para os que não "conversam", também.

Lau

Pedacinho de um trecho do "Pirlimpsiquice" , de Guimarães Rosa .
In: Primeiras Estórias.Rio de Janeiro, José Olympio Editora,1967, página 47.

Foto: by Narcis Virgiliu, fotógrafo romeno.

31 comments:

  1. E quanta força tem que se fazer.
    Bom domingo.
    beijos

    ReplyDelete
  2. Agora que vamos começar nova semana, é preciso força para continuar...
    Um beijo e boa semana.
    Graça

    ReplyDelete
  3. Oi Lau!
    Nesse domingo chuvoso sobre as montanhas do sul das Gerais, nada como uma encantada citação do 'velho Guimarães' para reavaliarmos nossas forças.
    Parabéns pela poética postagem.
    Um grande beijo!

    ReplyDelete
  4. Lau

    Bom dia

    Guimarães Rosa é sempre um presente.

    Visitar seu blog, lindo, e com essa música de fundo, outro presente.

    Uma beleza de domingo

    ReplyDelete
  5. Obrigada pela as suas palavras.
    Até me da mais estimulo para escrever.
    Eu também adoro o seu blog.
    E de Guimarães Rosa o que posso dizer, é um presente maravilhoso neste domingo estar aqui no seu blog e poder desfrutar desta citação.
    Um grande beijo.

    ReplyDelete
  6. Guimarães Rosa o poeta do sertão mineiro. Amo.
    Beijos

    ReplyDelete
  7. Lau!
    Só você, essa sábia mulher pode buscar tão belo trecho de uma das grandes obras do saudoso mas presente Guimaraes Rosa.
    Beijos!

    ReplyDelete
  8. Lau. Muy oportuno tu recuerdo de tu compatriota, gran escritor, diplomático y políglota de Minas Gerais, Joäo Guimaraes Rosa. Muy buena tu música.
    En la nueva semana tan próxima, vamos a necesitar mucha fuerza. Gracias y muchos saludos.

    ReplyDelete
  9. É...Angela, e como...

    Um bom finalzinho de domingo pra você também.

    Beijosss :)

    ReplyDelete
  10. Olá Graça querida!!! É verdade, "temos que" ter forças diariamente, não é amiga?

    Um beijo e boa semana! Obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  11. Olá amigo Dalton!!! Não posso deixar de repetir o quanto você é gentil com a sua amiga aqui. Obrigada pela "força", mais uma vez. Dalton, aproveite essa chuva. Os pingos da chuva também são poéticos...eu acho.

    Um beijo, amigo, e obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  12. Olá 007 !!! Obrigada pela gentileza. Você acha o Renascendo lindo???? Como tenho amigos...rs Por favor, me diga o que posso fazer para providenciar um "upgrade " nele. Quero modificar umas coisinhas. Depois vou me atualizar no seu super informativo e maravilhoso blog, tá?

    Um abraço e obrigada pela visita sempre bem-vinda.

    ReplyDelete
  13. Lucimar, eu adorei seu texto !!! E seu comentário, idem...rs Eu estava te devendo uma visita e não é de hoje. E aí,não pegou uma prainha hoje? Pela manhã estava ótima, depois foi ficando feinha, geladinha... Ontem estava uma delícia. Lá estou eu batendo aqueeeeele papo sozinha.rsrs

    Um beijo, Lucimar , e continue com seus belos textos. Estão óooootimos!

    ReplyDelete
  14. Oi Wanderley, um grande escritor, sem dúvida. Dono de uma linguagem original e única, na minha opinião.
    Um beijo e grata pela visita.

    ReplyDelete
  15. Imagine poeta Mariano...tadinha de mim. Plagiando a nossa amiga Zilda, sou uma eternaa aprendiz. E não sei fazer versos como você, não sei meeeesmo.rsrs Que bom que você gostou do post!!!
    Beijos,amigo.

    ReplyDelete
  16. Oi Sergio!!! Tudo bem? E como vai o Brad Pitt? rs Gostei muito da sua criatividade no seu último post. Parabéns!!!Gracias ,digo eu, por sua sempre bem-vinda presença ao meu blog. Fico super orgulhosa em saber que você conhece nossos escritores tão detalhadamente. Muito bom!!!

    Saludos do Rio de Janeiro e Fuerza, amigo.rs

    ReplyDelete
  17. Olá Francisco Nery!!! Muito bom receber sua visita. Muito bom, também, saber que um jovem como você conhece o Grande Guimarães Rosa.
    Francisco, ontem, quando estava na praia, vi uma cena com um jovem(bem jovem) que me machucou tanto, mas tanto... Tirou até o brilho do dia que, até então, eu estava curtindo muuuuito. Já vi outras, lógico,mas nunca como a de ontem. Como ele estava muito próximo ao lugar em que me encontrava, "filmei" todo o processo. Depois vou ao seu blog e conto mais detalhes, tá? Nem dormi bem essa noite, em me sentir tão impotente frente ao que "tive que" assistir.Mas me pronunciei, embora soubesse que ele não iria se preocupar com o que eu estava dizendo.Era deprimente ver o estado em que ele ficou. E ele chegou tão alegre na praia... E não é que hoje surge você, esse poeta sensível, e me visita?? Sinais divinos, sinal de que nem tudo está perdido. Fiquei muito feliz, acredite. Antes de replicar seu comentário fui ao seu blog para conhecer você...e fiquei lá. São lindos seus versos. Você tem muito talento. Continue com suas obras.
    Muito obrigada pela visita.
    Um beijinho :)

    E.T. Republiquei a minha réplica ao seu comentário porque na anterior "comi" palavras e cometi alguns erros. Desculpe, tá?

    ReplyDelete
  18. Só hoje, segunda, vi seu post com esse 'encanto' de Guimarães Rosa. Uma ótima e encantada semana para você!
    Obs.:Deixei um outro comentário no post anterior com 'dois convites'...
    Luísa

    ReplyDelete
  19. Olá querida Lau Milesi, tem um selinho “Somos lindas e inteligentes” no meu blog Louvor a Deus http://jesuscristoemminhavida.blogspot.com/; aguardando por você.
    Beijo no coração.
    Eliane

    ReplyDelete
  20. "Sujeito muito lógico, o senhor sabe: cega qualquer nó". Guimarães Rosa.
    Creio que são frases com o mesmo sentido, vistas por ângulos diferentes. Achei muito excitante a coincidência de ler uma e aprender a outra que não conhecia. Beijos. Ótima semana.

    ReplyDelete
  21. Oi, amiga Lau
    Não pude passar domingo, mas estou aqui para admirar o seu sempre bom gosto na poesia e na música. Em verdade, o bom gosto deve ser geral!
    Um abraço e ótima semana!

    ReplyDelete
  22. Olá Luísa, tudo bem? Obrigada por estar aqui e uma "encantada" semana pra você também. Bacana, irei ver seu comentário e os convites. rs

    Beijossss

    ReplyDelete
  23. Eliane, minha amiga querida, mais selinhos??Uhuhuhuhu...E esse ... vou te contar...que responsabilidade.[rs] Será que mereço tudo isso?

    Irei lá para pegar mais esse seu presente, pode deixar. Você é muito delicada comigo.
    Obrigada.
    Beijossss :)

    ReplyDelete
  24. Ah..Djabal,só você mesmo. Lembrei da citação.Grande Guimarães , não é Djabal? Será que poderia ser a mesma coisa? Sei não... Ou melhor, pode sim. Risos...agora entendi a conotação da frase. Teria a ver a partir do momento que ele usa a "força de vontade" para se desligar, "sartar fora" rs do encantamento. Usou a lógica. Eu, como odeio a razão e a lógica...sou emoção pura, teria uma dificuldaaaaade de agir assim. Que dizer , há situações que não tem como e o jeito é pular fora mesmo. Começou o papo cabeça, que não diz nada.rsrs

    Beijos, amigo.

    ReplyDelete
  25. Shiii... Francisco, a recíproca é pra lá de verdadeira. Fiquei encantada de ver um menino como você, ser tão amoroso, sensível ...sem contar o talento que você tem. D+. Vc viu que eu comi [rs]umas palavras? Falta de atenção, Francisco. Faço mil coisas ao mesmo tempo e alguma coisa tem que sair imperfeita, pra não ser cruel comigo.rsrs
    Não menti ao escrever palavras de elogios. Você as merece. Sempre agi assim com meus filhos, com as minhas netas e amigos.Eu vibro com o sucesso dos outros, graças a Deus. Sou muito feliz e quero mais é que todo mundo seja.
    Vou lá depois no seu blog e, aos poucos, vou ler suas poesias. Você pode me enviar as que vc quiser, que irei ler com prazer. Eu queria tanto saber criar poesias... Estou aprendendo "a aprender"[rs) como fazer poetrix.Depois vou te enviar uns que já fiz, tá? Sua família deve ter muito orgulho de você, tenho certeza.
    Um beijinho :)

    ReplyDelete
  26. Oi Zilda querida!! Você sempre carinhosa e gentil. Imagine... o bom gosto e a sensibildade estãos sempre presentes nos seus textos, Zilda.Que bom te ver aqui! Adoro seus comentários! O tempo é que passa tão rápido, que não dá para visitar os amigos como queremos, não é Zilda?
    Ah...sexta-feira irei outra vez para a sua região. Descansar mais um pouquinho.
    Um beijo para o casal.

    ReplyDelete
  27. Guimarães Rosa, o quê comentar??sempre fantástico.
    Tenhas uma linda tarde.
    Beijos

    ReplyDelete
  28. Ahee Francisco,tudo bem? Que isso filho eu que agradeço, já disse. Que bom que minhas palavras incentivaram você. Vá em frente, que seu caminho estará cada vez mais iluminado, acredite.
    Logo mais vou "me embriagar",no bom sentido, com mais essa poesia.rs Acho super diferente quando vc escreve na página dos seus comentários, "embriagados". Extasiados,não seria melhor???rs Soneto desmitrificado ? Deve ser muuito bom.Lembrei do Ferreira Gullar com os poemas neoconcretos. Vou lá depois, tá?

    Beijosss

    ReplyDelete
  29. Lau Milesi disse...

    Oi Mariana! Tudo bem? Guimarães é tudo de bom e mais alguma coisa,não é ?
    Mariana, eu ganhei um selinho da Eliane Jany Barbanti do blog "http://jesuscristoemminhavida.blogspot.com/. Vc não quer um? Estou oferecendo a você e a todas as "meninas " que passarem por aqui. Infelizmente os adjetivos do selo são no feminino e não ficaria bem oferecer aos "meninos".rs

    Beijos

    ReplyDelete
  30. Não tem problema minha linda, receba como quiser o selinho o que importa é que v/c TB é LINDA E INTELIGENTE!!!
    Quanto à sua netinha querida, glória a Deus, vou orar para que nesta outra fase ela também se saia bem em o nome do Senhor Jesus.
    Deus as abençoe SEMPRE!!!
    Um beijo no coração.
    Eliane

    ReplyDelete
  31. Oi Eliane!!! Obrigada , minha amiguinha!! Amei o
    selo. Obrigada , também, pelo carinho com a Rafaella, a artista da família. rsrs
    Desejo tudo de bom para você e os seus.
    E continue orando por nós todos.

    Beijosss

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)