Friday, October 30, 2009

Uma "Parte" De Mim

[clique na foto para ampliar]
Traduzir-se

Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.

Uma parte de mim
almoça e janta:
outra parte
se espanta.

Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.

Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.

Traduzir uma parte
na outra parte
— que é uma questão
de vida ou morte —
será arte?

(Ferreira Gullar)

Um beijo para os amigos que me visitam e um bom final de semana prolongado. Mais um ... Como temos finais de semana prolongados...

Desculpem o "dois em um". Falta de tempo.

Happy Halloween!!!




Ferreira Gullar In "Na Vertigem do Dia (1975-1980)"
Editora: José Olympio
2a. edição, 2004

Imagem "Parte"" : Corbis
Imagem Halloween: Yasuhide Fumoto

Tuesday, October 27, 2009

Cutucando a Imaginação...

(clique sobre a imagem para ampliar)

VAZIOS

Vão... vêm...
e
causam arrepios

(Lau)


Olá amigos, tudo bem ? Muito obrigada pelas visitas e os comentários inteligentes, carinhosos e poéticos que vocês deixaram no meu último post. Adorei!!!

Eu venho observando, e não é de hoje, que as pessoas que passam por aqui apreciam muito poesia. So... decidi fazer um "mimo"[rs] aos que me visitam e passarei a publicar , com mais frequencia, várias poesias de poetas como Vinicius de Moraes, Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade, Elisa Lucinda... e também de outros poetas maravilhosos que temos por aqui no blogspot.

Só que hoje quero fazer uma brincadeirinha com vocês. Estou deixando aqui uma imagem e um "projeto" de "poetrix" que acabei de fazer. Digo projeto porque estou engatinhando nessa jornada. Tenho treinado bastante e estou "aprendendo a aprender" [rs] fazer esse tipo de poesia. Ainda não cheguei lá, mas como sou insistente ... quem sabe, não é?

Poetrix, como muitos sabem, é um poema composto de título e uma estrofe de três versos (terceto) com um máximo de trinta sílabas métricas. Essa definição também aprendi há alguns meses.

Mas... voltando à brincadeira, quero fazer um pedido. Adoraria saber o que os amigos que passam por aqui "sentem ou veem" nessa imagem.

Vamos lá, soltem o verbo... ou a imaginação.


Um beijo

Lau Milesi

Foto: By LM ( Balanços na Lagoa Rodrigo de Freitas-Rio de Janeiro).

Sunday, October 25, 2009

Um pouquinho de Guimarães Rosa para esse domingo.


. . ."E fiz força, comigo, para me soltar do encantamento".

(Guimarães Rosa)


Um beijo para os amigos que passam por aqui e "conversam" comigo e para os que não "conversam", também.

Lau

Pedacinho de um trecho do "Pirlimpsiquice" , de Guimarães Rosa .
In: Primeiras Estórias.Rio de Janeiro, José Olympio Editora,1967, página 47.

Foto: by Narcis Virgiliu, fotógrafo romeno.

Friday, October 23, 2009

Uma Casa Ecológica . Eu queria...


Sexta-feira, dia internacional da chinelada, dia de começar a relaxar e pensar no fim de semana... deixo um post bem light. Geeente, fiquei apaixonada por essa imagem. Rendo todas as homenagens ao arquiteto americano Mickey Muenning, o criador dessa casa ecológica cheia de "gueri, gueri". Entre muitas novidades, ela se torna invisível de alguns ângulos porque foi construída num terreno em declive. Interessante, não é?

Segundo o que li no Blog do Planeta-da Revista Época- foi de lá que sequestrei essas imagens e algumas informações, a casa foi idealizada para influenciar pouco a paisagem natural da área, que fica em Big Sur, na Califórnia. Uma área linda.

Observem o detalhe da grama no telhado. Coisa de louco!!!



Fico imaginando e sonhando como seria gostoso viver numa casa dessas... com essa paisagem, ouvindo as cigarras -lá pras 9 horas da manhã- e sem celular (segundo dia sem) Uhuhuhhu!!!



Como Freud diz que "o sonho é a satisfação de que o desejo se realize", continuo sonhando. E acho que não sou a única.

Um beijo, amigos, e bom fim de semana !


E.T. Clique nas imagens para ampliar.

Monday, October 19, 2009

As Cantoras da Natureza Estão de Volta...



Românticas para alguns, barulhentas para outros, as " cognominadas cantoras da natureza", as cigarras, estão de volta. Hoje acordei muito cedo com o barulhinho de muitas delas. O som emanado pelas cigarras é um despertar para a vida. É um cântico ao amor, à sensualidade. Hoje, confesso, não teci tantos elogios às pobrezinhas. Coitadinhas... não sabiam que entramos no horário de verão. Ainda era noite quando começaram a soltar os primeiros agudos.

A cigarra utiliza um mecanismo para cantar bem parecido com a “dança do ventre”. O som estridente das” cantoras” é produzido por membranas na base do abdômen do macho, que se curvam para dentro e para fora , resultando nesse zumbido característico de que teremos um dia com muito calor, seguido de chuva, como já diziam nossos avós.

Muito peculiares, as cantoras só se calam quando sucumbem ao amor e há o acasalamento. Como tudo que é bom dura pouco -é o que dizem - as cigarras desaparecem tão misteriosamente quanto chegam, e têm vida curta, lembrando, às vezes, alguns doces momentos da nossa vida.

Mas não são todos que apreciam esses insetos e o veem tão românticos.Como o habitat original das cigarras é a área rural, para a tristeza e o desespero dos agricultores, as cigarras destroem as plantações.Segundo estudos de alguns especialistas em cigarras,com o desmatamento tão acentuado hoje em dia , elas acabam migrando para o meio urbano .

E migraram para as fábulas,também. A cigarra virou personagem mundialmente famosa devido à Fábula de La Fontaine, "La Cigarre et la Fourmi"- "A Cigarra e a Formiga". A fábula conta que enquanto a cigarra (que só vive cantando) se divertia, a formiga trabalhava sem parar.Quando veio o inverno a formiga estava com os celeiros cheios e a cigarra na miséria. Como toda fábula, reflete uma lição de moral, uma mensagem didática de que todos nós devemos ser trabalhadores, responsáveis e precavidos.
Responsabilidades e precauções à parte, se me dessem o direito, hoje, de escolher entre ser uma cigarra ou uma formiga, optaria por ser uma cigarra... Já estou cansada de trabalhar. E hoje ainda é segunda-feira.


Lau Milesi

(Escrevi trechos desse texto em 9 de outubro de 2007. Como o fato se repetiu hoje, veio o "resposting".)

E.T. Falando em cantoras, lembrei do cantor Erasmo Carlos. Na terça-feira (dia 27) acontecerá o lançamento de seu livro, "Minha fama de mau". Quem nos dá a notícia é a minha amiga e competente assessora de imprensa, a jornalista Camila Pohlmann, da Editora Objetiva - editora responsável pelo evento.

E falando em lançamento de livros... amanhã, dia 20, quem lança o romance A Morte no Bordado, no anfiteatro da Faculdade Católica Dom Orione, em Araguaina,TO, é o nosso amigo JJ Leandro, do blog http://jjleandro-jjleandro.blogspot.com/.

Envio um beijo e um abraço para o JJ e família e tenho certeza que será um sucesso seu novo livro. Parabéns, JJ!!!

Bacana, não é?

Um beijo, amigos.

L.M.

Foto: Google

Friday, October 16, 2009

POETRIX III (vermelho)


Vermelho


centelha da paixão

que aquece a alma

e reflete no espelho

(Lau Milesi)


Um beijo para os meus amigos e uma bom fim de semana!

Imagem: Flickyr-por Christine Lebrasseur (I don´t want to kiss the bride)


Hoje acordei apaixonada...
rs


Wednesday, October 14, 2009

Equação



..."Ter paixão e curiosidade por alguma coisa foi e será sempre uma grande vantagem". "Curiosidade e paixão por um trabalho, por sucesso, por uma área de estudo ou mesmo um hobby são muitos mais importantes. Porque no mundo plano (globalizado) há muitos mais instrumentos para levar você e sua curiosidade muito longe e muito mais fundo".
... "Dê-me um jovem com paixão por aprender e curiosidade para descobrir e vou lhe dar preferência sempre, em vez de um jovem menos apaixonado e com alto QI".

Por isso vivo por essa equação: QC+ QP > QI.

(Thomas L. Friedman)

Eu também.

E vocês ???


(L.M)

QC = quociente de curiosidade

QP = quociente de paixão.
QI = quociente intelectual.



Trechos do Livro O Mundo é Plano , ( O Mundo Globalizado no Século XXI) , de Thomas L. Friedman .

Imagens: : Flickyr
Curiosidade por JVC e Equação por Alinieri
Editadas by L.M no Picasa

E.T. Falando em equação e paixão, um abraço e um beijo a todos os "sobreviventes" professores do "mundo" que, com paixão, desempenham função tão nobre. Hoje se comemora o "Dia do Mestre".

Tuesday, October 13, 2009

Minha Pitangueira e &... (comemorando)


Minha Pitangueira


Dar à luz sempre renova.
Traz alegria e revigora
a existência altaneira
De toda pitangueira.

Fruto tão esperado,
podado na criação,
Renasce com galhardia
e cabe na palma da mão.

O tempo que a traz verdinha
é o mesmo que a transforma,
em frutinha tão lindinha,
no ciclo de sua forma.

Surge então a pitanguinha,
tão rápido como uma paixão,
e se torna vermelhinha
como a cor do coração.



(L.M)



Recadinhos:


Por favor, não "zombem"/ "zoem" de mim. Não sou poetisa. Só que há "seis meses" não via minha pitangueira . Nesse final de semana prolongado fui visitá-la.
Fui às nuvens quando constatei que ela estava repleta de frutinhas.
Podada fora de época, há dois anos não dava "cria".rs
Mereceu minha homenagem.

Falando em "cria", o RENASCENDO , hoje , dia 13, completa "seis meses de vida" . Um "baby". Agradeço a todos que passaram, passam e ficam por aqui. Fico muuuuuuuuito feliz com as visitas e os comentários recebidos.Assim como minha pitangueira, o Renascendo está me dando belos e novos frutos : novas amizades e a oportunidade de continuar a conviver com alguns antigos amigos que, assim como eu, voaram da Comunidade Globoonliners, do Jornal O Globo, e pousaram no BLOGSPOT, a quem agradeço ,também, pelo espaço oferecido.

Um beijo e uma boa semana "curta" para todos. Até logo mais!

Lau Milesi

Fotos: by Lau
A pitanga, espécie nativa da Mata Atlântica, tem em seu nome origem tupi-guarani - "pyrang" que significa “vermelha”. A fruta carnosa e aquosa, de cor vermelha (mais comum), amarela ou preta, tem sabor agridoce e já era apreciada pelos indígenas, bem como pelos primeiros colonizadores do Brasil.
Fonte: Apremavi

Sunday, October 4, 2009

Mercedes Sosa e Adelia Prado








“Eu , se fosse governo, subia num tamborete, batia palmas e gritava bem alto para todo mundo escutar: cala a boca, gente, escuta aqui. Obrigava todo mundo a ficar quieto primeiro e explicava o meu plano administrativo.

Governo não é Deus, muito pelo contrário, é o tipo de coisa que precisa de ajuda. Não ia fazer nada sozinho, que eu não sou bobo. Escolhia pra meus ajudantes só gente que tivesse duas coisinhas: honestidade e competência.

Feito isto, falava pra eles: faz um levantamento do nosso país, aí, isto, varre a casa primeiro. Depois conferia numa assembléia, que não ia ter recesso enquanto não me dessem, por escrito, quantos meninos sem escola, quanto pai de família sem emprego, quanto homem e mulher que fosse amarelo, feio, sem dente, sem saúde, sem alegria”.

"...Sei que sofrimento neste mundo é fazenda de todos, mas tendo Justiça, meu Deus, ao menos miséria some, ao menos ninguém vai ter susto de ser preso à toa, de apanhar sem poder dizer essa boca é minha, explicar, de pé feito homem, se tem culpa ou não. Culpa eu tenho demais. E medo".

(PRADO, Adélia. Prosa Reunida. 2ª edição, São Paulo: Siciliano, 2001, pp 62-64).







Minha homenagem à cantora folk argentina Mercedes Sosa, que virou estrelinha ontem. Mercedes lutou contra as ditaduras fascistas na América do Sul com a sua potente voz e se tornou numa lenda da música latino-americana.

Carinhosamente apelidada de La Negra - devido ao seu cabelo preto e à tez morena - Sosa foi igualmente chamada de “voz de uma maioria silenciosa”, tendo sempre lutado pelos direitos dos mais pobres e pela liberdade política. Que sua luta não tenha sido em vão.



Descanse em paz, Mercedes.

Ilustração: imagem capturada na Internet: "deluca.blogspot.com"



Lau Milesi

Friday, October 2, 2009

EU QUERO !!! UHUUUUUUUU!!!!





Nesta vida,
pode-se aprender três coisas de uma criança:
estar sempre alegre,
nunca ficar inativo
e chorar com força por tudo o que se quer.

Paulo Leminski






Vídeo da Apresentação de hoje:



Um beijo e "bom fim de semana" para todos.

UHUUUUUUUUUU!!!!!

Lau


Paulo Leminski Filho (Curitiba, 24 de agosto de 1944 — Curitiba, 7 de junho de 1989)
(Escritor,Grande poeta, tradutor e professor) .


 :) rsrsrsrs .... hahahahaha...