Monday, August 31, 2009

Espelho, espelho meu...


... Existe coisa mais gostosa do que eu ?




"Minha mãe sempre dizia: a vida é como uma caixa de bombons. Você nunca sabe o que vai encontrar"- Forrest Gump – O Contador de Histórias.

Chocolate não engorda. Quem engorda é você. (Anônimo)


Legislando em causa própria... (rs)

Chocolate faz bem para a saúde?

1-Alguns estudos, não conclusivos, dizem que os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Ele contém vitaminas --A, B, C, D e E-- e sais minerais, como o ferro e o fósforo. De qualquer modo, por ser altamente calórico, deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite.

2-Já em um artigo publicado no Journal of American Medicine (JAMA),cientistas alemães sugeriram que um pouco de chocolate meio-amargo por dia pode ajudar a controlar a pressão sanguínea e reduzir os riscos de ataques cardíacos. Eles descreveram uma pesquisa feita com 44 pessoas que apresentavam problemas de pressão alta.
As pessoas foram divididas em dois grupos: o primeiro teve direito a comer 6g diárias de chocolate meio amargo; o segundo, a mesma quantidade de chocolate branco.

Depois de 18 semanas, os pesquisadores observaram que a pressão sanguínea dos primeiros caiu levemente, enquanto entre os segundos nenhuma mudança foi verificada.


Muito atenção agora : A Fundação Britânica para o Coração alertou que o chocolate é "um prazer, e não um tratamento". Se é... acrescento.

Curiosidades:
O Brasil assumiu este ano o posto de quarto maior consumidor de chocolate do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, da Alemanha e do Reino Unido. Serão produzidas este ano 340 mil toneladas do produto, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

E.T. Fale com seu médico antes de se deliciar com chocolate.

Um beijo e uma Boa Semana para todos. Mesmo que seja "amargo"... o chocolate.


Lau

Fontes :
Associação Brasileira da Indústria do Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).
Agência Estado.

32 comments:

  1. Adorei o que li sobre o chocolate.
    Teu blog é maravilhoso.
    Tenhas uma linda semana.
    bjs

    ReplyDelete
  2. Amargo ´so o chocolate. A vida bem doce.
    beijos

    ReplyDelete
  3. Oi, Amiga Lau
    Consumir o chocolate com moderação é o mais difícil. É tão gostoso que fica difícil parar. Aderi ao chocolate meio amargo e ao amargo. Hj comprei cacau dizem que é bom, vou experimentar.
    Um abraço e muito obrigada pelas informações!

    ReplyDelete
  4. Lau, boa tarde!
    adorei suas belas palavras a respeito dos meus textos, apesar de eu, displicentemente, pecar a respeito do nome de Ferreira Gullar, que eu havia grafado "Goulart", mas tudo bem, já consertei. Quanto ao chocolate, acho importante combater os radicais livres, pelos menos não combate as "queimadas"(bronzeadas).
    Abraço amigo,
    Chico Perna

    ReplyDelete
  5. passei aqui, sinistro sinistrudo.

    mais 10 sessões de fisio.

    beijocaaaa.

    ReplyDelete
  6. Lau, vou lhe contar um segredo, não conte a ninguém vão pensar que estou mentindo: não como chocolate...(minha sobrinha também não).
    Beijos

    ReplyDelete
  7. Mariana, você não imagina como fiquei contente de "ouvir" isso. Sinta-se à vontade ...até para comer chocolate.rs

    Um beijo, Mariana.

    ReplyDelete
  8. Cara senadora Lau confesso-me um chocolátra. Não devo mas não resisto e delicio-me com o amargo o de leite enfim os recheados. Como na minha idade tem certas coisas que não se consegue comer. Eu mergulho então nessa delícia. E ai é uma é duas é três por dia digo barras de chocolates. Um abraço senadora e grato por suas constantes idas o meu blog. Colocarei lá uma barra de chocolate.

    ReplyDelete
  9. Também penso assim, Angela. A vida é maravilhosa e com chocolate , então, não há quem possa reclamar.
    Um beijo

    ReplyDelete
  10. Taí, Zilda, a minha dificuldade é exatamente consumir com moderação. Que isso, não dá pra segurar..."uma" barra ...de chocolate. Tem que ser muuuitas.rsrs
    Um beijo para o casal mais doce do blogspot.rsrs

    ReplyDelete
  11. Que isso Chico Perna...agradecida fico eu com seu comentário no meu momento abobrinha...e com chocolate ainda por cima.rsrs
    Diante daquele belo texto, sinceramente, passou batido o nome do meu amado e admirado Gullar. O conteúdo me chamou muito mais atenção. Seus textos são d+. Cultura pura , que é a sua proposta, eu vi.

    Um abraço e obrigada.

    ReplyDelete
  12. Oi Paulinho!!!! Tudo bem? Seguindo a Lei da portabilidade, ooops , da reciprocidade???? rsrsrs Gostei muito do seu poema. Sutil.
    Não "merolhou", como diz a Rafaella? Que coisa desagradável.
    Agora com o novo técnico talvez "doa" menos esses jogos. Menos contusões.Brincadeira... Melhoras pra você
    Beijos tricolores.

    ReplyDelete
  13. Ai, que bom saber desse segredo Wanderley!!!Menos um concorrente.rssr Agora, falando sério, isso é uma raridade.Parabéns!!!
    Pois eu estou replicando seu comentário e degustando um pedacinho do "manjar dos deuses". E esse é um pouquiiiinho só amargo. Uma delícia.

    Um beijo.

    ReplyDelete
  14. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  15. Tricolor, tá explicado todo esse seu romantismo, esses seus lindos poemas.rsrs
    A cultura romântica considera o chocolate afrodisíaco, sabia? As famosas qualidades afrodisíacas do chocolate estão geralmente associadas ao simples prazer sensual de seu consumo. Além do mais, a natureza doce e gordurosa do chocolate estimula o hipotálamo, induzindo sensações prazeirosas e elevando o nível de serotonina. Apesar de a serotonina ter efeitos prazeirosos, em excesso pode ser convertida em melatonina, que, por sua vez, reduz a "libido". Aí o bicho pega, Tricolor. Tem que ficar alerta.rsrs Vou avisar a sua mulher(esposa , já te disse, é sumissão)rsrsr que não deixe vc comer tanto chocolate.rsrsr

    Ainda bem que vc gosta de uma brincadeira. Viu como estou por dentro do chocolate??? Vou ser assessora de imprensa da Kopenhagen.rs Mas nada de excesso, leia com atenção o que escrevi.

    Um beijo, meu amigo bagunceiro.
    E.T.Desculpe, eu retirei o comentário porque te chamei de Paulinho.rs

    ReplyDelete
  16. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  17. Então Lau... uma hora é bolo de caneca, outra chocolate. Naqueles tempos bem vividos no globoonliners já teve até a divina 'nha benta' (é impossível esquecê-la!).
    Desse jeito você destaca-se como uma das maiores estimuladoras dos prazeres - sem pudores - da culinária. E, de sobra, nos apresenta informações curiosas sobre a cobiçada guloseima.
    Parabéns por mais esta bela postagem! Um grande beijo!

    ReplyDelete
  18. Errata: leia prazerosos, Tricolor. rs Desculpe, agora que vi.

    ReplyDelete
  19. Olá Dalton!! Quem tem um amigo como você, não precisa de mais nada na vida.rsrs Quer dizer que vc gostou do "momento abobrinha" com chocolate, como já falei.rs Nem fale em Nha Benta... pra que fui entrar aqui agora...me deu vontade de comer Nha Benta. O pior é que não tenho uma, sequer, em casa.rs. Vc tem uma memória boa, hein mestre. Eu estou lembrando desse post que publiquei no GO. Foi o "Na Ponta da Língua",em que eu comentava sobre o paladar e o prazer de degustar essas delícias. Dessas "culinárias",rsrs eu gosto, Dalton. Não precisa "pilotar" fogão.rs

    Um beijo carioca pra você e obrigada.

    ReplyDelete
  20. "O romancista Josef Skvorecký nos conta um incidente durante a ocupação nazista da Tchecoslováquia: um confeiteiro, ansioso por agradar ao invasor, fez um busto de Hitler com chocolate para exibir na sua vitrine; o calor do sol fez o chocolate se derreter, transformando o busto numa caricatura, e o confeiteiro foi preso por mostrar desrespeito ao Führer assim encarnado no chocolate. "
    Chocolate não é só bom para a pressão, para a impressão também. Às vezes. Beijos.

    ReplyDelete
  21. Risos ...e muitos. Esse post vai para o livro.Ahh...vai.rs Desculpe, Djabal, mas eu fecharia os olhos, pediria licença `a Eva (a paixão do Hitler (rs)) e daria aquela dentada no "bigode de "chocolate" do “gajo”.rs
    “Füher” pra mim, só como marca de chocolate.rs E esse deve ser "super amargo".
    Ahh... Djabal,Friedman tem razão quando fala que depois da queda das “janelas” (o nascimento do windows), a digitalização do conteúdo e a difusão do navegador da Internet passamos a ter uma conexão irrestrita entre as pessoas. Nunca imaginei que um post despretensioso fosse render comentários tão interessantes e divertidos.
    Um beijo e obrigada pela sua visita.

    ReplyDelete
  22. Gostei Do blog, gostei do post, e gosto muito de chocolate. Sou goloso embora tenha algum cuidado
    como sempre mais do que devia.
    Eu compro chocolate preto semiamargo ponho no frigurifico está sempre igual,eu é que engorde
    como diz ai em cima.

    um abraço,José

    ReplyDelete
  23. Como não podia deixar de ser, o chocolate que eu gosto mais é o branco. Sei que faz mal mas melhora noutros campos: diminui a ansiedade, a carência afectiva e põe-me outra vez na estrada. Minha querida, não há bela sem senão...Há três natais atrás os meus amigos pediram-me uma lista do que eu gostava de receber. Entre muitas outras coisas, estavam lá os chocolates. Lauzinha, acreditas que nesse natal recebi mais de 20 caixas de chocolate!
    Falta de imaginação ou sorte a minha...Um beijo doce Graça

    ReplyDelete
  24. Olá José! Obrigada pela gentileza!Interessante, eu gosto de colocar o chocolate só um pouquinho pra gelar. Fica mais irresistível, ainda. Mas não o guardo no freezer. Taí, gostei da dica.rs
    Mas chocolate não engorda, José.rsrsrs
    Obrigada por estar aqui e vou visitar seu blog ainda hoje.
    Um abraço

    ReplyDelete
  25. Oi Graça!! Já vi que você pertence ao grupo dos chocólatras.rs Nem fale...já ganhei muitas caixas de bombons e chocolate de presente de amigo oculto e até de aniversário.
    Graça, só troco o chocolate pelos docinhos da sua terra.rsrsr Amo "Toucinho do Céu"(peço sempre de sobremesa),rs, Pastel de Santa Clara,Trouxas D'ovos, Fatias de Braga...Huuummm...estou ficando com água na boca.rsrs
    Eu esqueci de dizer que tb gosto de presentear os amigos queridos com chocolate. Sempre estou dando Nha Bentas para quem eu gosto. Te envio uma agora, virtualmente.rsrsrs
    Obrigada pelo seu carinho, Graça.
    Um beijo

    ReplyDelete
  26. Que post delicioso, Lau, haha!

    Eu confesso, minha amiga, que sou um verdadeiro chocólatra. Não consigo viver sem essa maravilha! Porém, apreciar com moderação é sempre a melhor escolha!

    Bjs!

    ReplyDelete
  27. Lau ainda não fiz o bolo da caneca.
    Tenhas uma boa noite.
    bjs

    ReplyDelete
  28. Guria quando terá um novo post para eu comentar?
    beijos

    ReplyDelete
  29. te conheci " me seguindo" e fiz o mesmo; adorei seu blogue e caí justamente no post delicioso, com gosto de chocolate. voltarei para outras degustações.
    brigado pela visita lá no "notícias do interior".

    ReplyDelete
  30. Oi Ralph, meu amiguinho, tudo bem? Que bom que vc pegou um pedacinho de chocolate.rs
    Eu sabia...você joga no meu time. Somos doidos por chocolate e por "rádio", não é Ralph?

    Um beijo e desculpe não ter respondido você, antes.Andei super atarefada esses dois dias.

    ReplyDelete
  31. Olá Mariana! Bom te ver aqui. Fiquei toda boba porque você sentiu falta do meu post .rs Me senti...rs
    Vou publicar um post hoje ainda. É só ter um tempinho. Quanto ao bolo de caneca, não deixe de fazê-lo. Você vai gostar.E é rapidinho que se faz.

    Um beijo e obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  32. Que isso, Bernardo???Assim você me compromete.rssr Eu... "te seguindo". rs Brincadeira...é verdade eu te achei primeiro. Cheguei no "notícias do interior" através da Sandra , acho que já te disse. Outra que adora notícias. Vou te visitar. Estou em falta, eu sei.

    Um abraço e obrigada por estar aqui.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)