Wednesday, July 22, 2009

As Kombis ... do Croquete da Pamonha e do " Preconceito".

No princípio era um croquete, e não um verbo. (rs)Croquete para quem não conhece, o que duvido muito, é muito popular no Brasil e em Portugal. Há quem diga que em várias partes do mundo são encontrados sejam de carne moída, frango, camarão, bacalhau, sardinha ,atum, salmão,entre outros. Mas eu não quero falar sobre croquetes, coitadinhos. Deles até que eu gostava ... hoje em dia não mais. Frituras não fazem bem à saúde. Quero mesmo é conversar com vocês sobre aquelas Kombis que viviam anunciando croquetes, principalmente, aos sábados e domingos.

Cansaram de vender croquetes. Também, algumas ofertas eram às sete da matina e , segundo me consta, comer croquete sete da matina não é uma boa pedida nem para o estômago nem para quem necessita dormir.

Depois de algum tempo, veio a pamonha. Aqueeeela cantada aos quatro ventos: “Olha a pamonha, pamonha quentinha , pamonha gostosa, fresquinha. Esse era o grito do pamonheiro que tratava a pamonha com tanto carinho que dava gosto ... e vontade de provar. E você não se sentia uma “pamonha”, é bom que se diga.

A pamonha, vale lembrar, é um dos itens mais procurados das festas juninas, junto com seus colegas pipoca, quentão, pé-de-moleque. E ela não é só badalada nas comemorações de junho, ainda ganha muito espaço como quitute célebre principalmente no interior do estado de São Paulo – lugar no qual ficou mais famosa graças à cidade de Piracicaba . Foi lá, nos anos 60, que uma dona-de-casa local chamada Benedita Rodrigues passou a preparar e vender o doce.

Pois é, foi-se a era do croquete e a era da pamonha. E agora surge uma “nova" Kombi trazendo uma mensagem “repetitiva” e “subliminarmente” preocupante (rs)-depois vocês vão entender o motivo. Essa Kombi, com um alto-falante, sem cerimônia, anuncia: ”Compro geladeira velha, máquina de lavar velha, ar- condicionado velho, computador velho, janela velha, panela de pressão velha... grade velha...e por aí seguem as ofertas. Detalhe: só compra coisa “velha”. De novo, só os pulmões do comprador ... Como grita ! Que potência!! E quando o vento bate você só escuta aquele adjetivo: velha”,velha”...

A vontade que se tem é de jogar todos os aparelhos eletrodomésticos, mesmo os que não atendam às exigências do comprador, na cabeça do próprio. Quando o sono é interrompido, então ... nem vale a pena dizer o que se pensa .

Além de tirar o sossego dos moradores , ainda fica batendo na tecla “velha’, “velha ,”velha”, “velha”. Palavras, como diz a escritora Lya Luft, significam emoções e conceitos, portanto preconceitos.(rs) E preconceito é inadmissível, vocês hão de concordar. Mas eles existem e todo mundo sabe.

Um dia desses, comentei com uma vizinha o quanto era desagradável ser despertada por essa Kombi “preconceituosa". Ela concordou e eu rolei de rir com o seu argumento. Segundo ela, todas as vezes que o famigerado comprador de coisas “velhas” aparece na rua , ela liga o som de casa bem alto para que o marido não ouça as características da oferta de compra.

Eu perguntei o motivo e ela me respondeu sutilmente: “ eu hein, já não sou mais criança ...” e essa Kombi querendo coisas velhas ...rsrs

Um beijo, amigos.

Lau Milesi

E.T. : Como gosto de jogar limpo (rs), não escondo que essa é mais um dica para dizer que amanhã fico mais "velha". Ratifico: amo receber parabéns.

A Kombi da foto vende sonhos...bem melhor, pois nos induziria ao sono ...
Não encontrei outra ilustração...
Informações sobre a pamonha: "Site da pamonha".

33 comments:

  1. Ainda estou rindo da história de sua vizinha... Essas kombis são bem 'interiorrrrrr', mas às vezes engraçadas...
    Amiga, que Deus continue lhe abençoando e dirigindo suas mãos para nos presentear com textos tão deliciosos!!! Um Feliz Aniversário ao lado de todos que você ama, com um carinhoso abraço!!!!!!!!!!!!!
    Luísa
    PS: Não sei se já lhe disse: Seu blog está também em nossa lista de blogs amigos além de figurar em Blogs Parceiros. Veja no final das páginas do Multivias.

    ReplyDelete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  3. Realmente, Lau, a vizinha está certa: há que tomar cuidado para não ir de embrulhada. Por aqui andam muitos desses carros velhos ofertando "uva do Rio Grande do Sul", puxando nos esses e eles; ou então melancia de Uruana (GO), a capital da melancia. Eles dizem, como complemento: "tragam a vasilha, tragam a vasilha!"

    Vc aniversaria amanhã, 23 de julho? Eu aniversario hoje, 22. Parabéns.

    ReplyDelete
  4. Senadora Lau esta na hora da sra. juntamente com seus colegas colocarem em votação uma leí que proibam essas kombis de passarem de manhã muito cedo elas incomodam. Mas se quiseres enviar essa aqui para Poa. me avise se não minha mulher manda me levar rsrsrsrrs.

    ReplyDelete
  5. Lau, a Kombi é o máximo. Quando eu era criança, o sonho de todo garoto era ter uma Kombi quando crescesse. Um must até hoje. repara que o veiculo, escrevi bonito agora, se mantem até os dias de hoje com o mesmo modelo. É um ótimo carro, já dirigi uma, mas nao fazendo lotada, mas é meio duro, talvez daí o apreço das meninas por ele. Sem querer esculachar as meninas, claro.!!!!! Eu tive alguns fuscas, mas se tivesse tido uma Kombi, teria feito mais coisas dentro dela, e com muito mais conforto. Saudade da Kombi!!!!

    ReplyDelete
  6. Lau, tem umas velhas por aí que nao têm preço. Nem de graça. Ô senhorinhas danadas.

    ReplyDelete
  7. Oi Luísa!!! Tudo bem? rsrs Vc nem imagina o barulho que esa Kombi faz. Ela circula da Zona Sul à Zona Oeste. É uma loucura. A vizinha, foi para encerrar o texto.rsrsrs

    Seu blog também figura na minha lista de preferidos e com destaque, diga-se com muito orgulho e prazer.
    Um beijo e obrigada.

    ReplyDelete
  8. Luísa,leia : "essa". Desculpe.Estou cercada de asistentes que mais atrapalham do que ajudam: Minhas netinhas.rsrsrs

    ReplyDelete
  9. rsrr Tricolor dos Pampas, vc não tem jeito. Vc nem imagina o quanto essa Kombi é um porre de chata.Todos os dias ela me acorda. O Rio de Janeiro inteiro reclama dela. Já li reclamações até na Seção de Cartas dos Leitores do jornal O Globo. Aqueeeele que nos despejou.rsrsrs

    Duvido que a tua mulher te jogue fora... Senador ganha muito bem ....rsrsr

    Um beijo

    ReplyDelete
  10. rsrsrsrs Lotada é bom.rsrsrs Eu escrevo sobre Kombis que nos acordam e vc vai lembrar das corridas submarinas que vc poderia ter feito numa Kombi?????
    Eu conheci uma pessoa que foi parar na praia no Arpoador, porque o freio de mão, não da Kombi, mas do "fusca" escapuliu.rsrsrs Ai,meu Deus não consigo ser séria com vc, Carlão. Essa Kombi preconceituosa ainda não passou por aí? Aguarde...rsrs

    Um beijo

    Amigo é pra se guardar no lado esquerdo do peeeeeeeito.rsrs

    ReplyDelete
  11. QQ é isso, Carlão???? Faz isso não. Para de falar mal das mulheres.Já te disse que o poder está com as mulheres.Quem se desesperou primeiro, Romeu ou Julieta? Então: Romeu.rs
    Quem abdicou do trono da Inglaterra para ficar com a Senhora Simpsom? Duque de Windsor.rsrs
    Logo...vocês precisam da gente como o queijo branco precisa da goiabada. rsGostei dessa expresssão, tenho usado bastante.rsrsr

    Um beijo, meu amigo

    ReplyDelete
  12. OI JJ!!Parabéns pra você, também!!! Saúde,paz, amor e mais sucesso, ainda, na sua carreira de escritor.

    Vc sempre divulgando a cultura regional. Isso é muito bom.Eu não sabia que Uruana, em GO,é a capital da melancia. Eu adoro melancia, suco então...

    Quanto à vizinha, "invencionice", como vc disse em uma de suas crônicas.rs

    Reescrevi a minha réplica .Aliás, ontem sumiram o seu comentário e o do Carlão. Esse blogspot apronta cada uma...

    Um abraço

    ReplyDelete
  13. Oi, Bia! Taí, gostei de ser chamada de Flor.rs Obrigada.Vou te visitar , sim, pode deixar.

    Um abraço e sucesso no seu bazar.

    ReplyDelete
  14. passei aqui para deixar um garboso beijo de aniversário.

    mais do que isso, não somente agradecer a sua presença, ou carinho, ou atenção, ou simpatia e amizade. é preciso também ressaltar até mesmo o péssimo papel daqueles que, por conta de uma vida sem vida, ainda perdem seus (escassos) tempos de "vida" em falar de nós. afinal, não fosse a decadência desta pseudo-gente ratazanada, abichalhada e fedendo a podres flores do mal, não teríamos intensificado nossa aproximação e amizade. enquanto vivemos, nos divertimos e produzimos, lá estão eles na sala de jantar... ocupados em morrer sem nascer.

    a falecida comunidade do Globo deixou muitas coisas boas. você é uma delas.

    todas as saudações a você e os teus, toda a turma por aí.

    tamo junto.

    quem não gosta, que se morda. com éfi!

    um grande beijo, um feliz aniversário, todos os parabéns são poucos.

    quando posso entregar seu presente?

    vale o que está escrito.

    e assino.

    paulo.

    ReplyDelete
  15. Então, segue aí uma Kombi novinha e inteirinha repleta de muitos, muitos e muitos PARABÉNS procê, minha amiga aniversariante Lau!
    Um grande beijo!

    ReplyDelete
  16. Olá Lau, um belo dia para você.
    Com ou sem VELHA a vida segue. Que bom. Venho para deixar meu abraço e desejar felicidades ao longo de teu curso.
    Comemoremos, pois.
    Beijos
    Saly

    ReplyDelete
  17. Lau, parabéns. Como sempre digo, as mulheres sao sempre meninas, claro, é sempre uma gentileza a mais que faço . Não vou perguntar a idade por que as meninas geralmente nao gostam. PARABÉNS!!!!!!!!!! Eu lhe daria uma Kombi de presente, para voce passear na praia, gritando e tributando as coisas boas da vida!!! Gostou, né?? Acho que toda mulher deveria fazer um passeio de Kombi, só para ver como aquele carro é duro!!!!
    Beijao!!!

    ReplyDelete
  18. Oi, Lau
    Hoje é dia 23/07, nossos sinceros parabéns, muita saúde, paz, prosperidade. Continue sendo essa pessoa fantástica, continue sendo a emoção, que fala mais alto ao coração. A razão, a realidade, o dia a dia é muito cruel.
    Um abraço e muitos anos para comemorar com todos que a amam!

    ReplyDelete
  19. Lau,

    Vc ñ fica mais V...., ñ é bom ne repetir!!!!
    Vc fica mais saborosa, mais experiente, mais vivida, mais iluminada (mais tempo na terra apreciando a lua), mais sábia, mais divertida, mais coruja (com esses filhos e netos, como ñ ser?), mais viajada, mais "bloguera", mais amiga, mais humana...bueno..cada ano que passa vc fica mais plena e linda!
    Feliz cumpleaños, guapetona!!!!
    Besitosss y un abrzo muy fuerte!!!

    ReplyDelete
  20. Minha senadora amiga parabéns pelo aniversário.Não devia mas direi rsrsrsrrs. Quantas luas esses olhos já viram? rsrsrsrsrrss. Não não precisa dizer sabes que estou brincando.Forte abraço e que muitas e muitas luas sei que adoras o luar você e todos nós ainda veremos daqui dos nossos blogs todos juntos e brincando.

    ReplyDelete
  21. adorei, aqui em mongá, principalmente na temporada, tem kombi, para tudo, churros, pamonhas, compre 2 queijos e ganhe uma goiabada, fora os sorvetes, compre cinco leve 10, e por aí a fora, as saveiros com produtos de limpeza, e o caminhão que compra coisas velhas e usadas, o da melancia, ainda bem que somos jovens e nem precisamos de meia-sola, senão oi nóis, armentando o som, e correndo para levar o marido para os fundos da casa, rsrsrsr

    ReplyDelete
  22. AMIGA, ENTRA EM CONTATO COMIGO. NEU BLOG MESMO É OUTRO - ESPALHAFFATTO - NOTÍCIA A QUALQUER HORA. AQUELE FOI APENAS UM TESTE. LIGA PRA MIM. 78179277. BJKS E MUITAS SAUDADES DE VC. ADOREI SEU BLOG

    ReplyDelete
  23. Lau Milesi disse...
    Olá meu garboso e über (com trema) amigo Paulinho!!!! Obrigada pelo seu carinho e por sua amizade. "Tamo junto", sempre e pra sempre...rsrs
    Que presente? Presente maior do que a sua amizade não existe. Uma amizade sincera, respeitosa. Sinistra, como vc costuma dizer.

    Também tenho saudades do GO.Lamentavelmente, não conseguimos , ainda, uma outra "hospedagem". Tudo porque não somos egoístas, não é? Mas quem sabe, ainda criaremos mais uma "seleta" comunidade...
    Domingo será o seu dia. Grande dia!!!

    Beijos
    Te gosto muito, meu amigo querido!

    ReplyDelete
  24. Olá, meu querido amigo Dalton!! Saudade de você...E aí, como está indo de férias? Bom te ver por aqui. Bom, também, será receber essa Kombi.rsrs

    Um beijo carioca pra você. "Enjoy the vacation"!!!

    ReplyDelete
  25. Olá SallY!!!!
    Obrigada pela lembrança!
    Realmente, curti bastante o dia... e an noite.rs Que farra !!!rs
    Desejo a você tudo de bom, querida amiga.

    Um beijo e obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  26. Oi Carlão!!!! Como você é cavalheiro. Esse é o Carlão.rs1 Obrigada meu querido amigo. O que vale é a intenção.Adorei a ideia da Kombi.
    Carlão, quando comecei a minha vida profissional , na Zona Oeste,como professora, ralei muito e viajei de Kombi. Mas não eram essas Kombis piratas, com pneus carecas, que fazem lotadas. Na época(tempo bom), a Secretaria de Educação disponibilizava (agora é disponibilizar e não oferecer) rs para as professorinhas.As Kombis nos aguardavam na estação ferroviária e nos levavam às escolas da região. rsrs Mas que as kombis eram duras...ahh...eram. rs

    Um beijo e obrigada pelo carinho

    ReplyDelete
  27. Olá Zilda!!! Obrigada, amiga querida! Você sempre carinhosa . Aproveitei bastante Zilda. Você, que também é avó, sabe o quanto ficamos felizes ao lado de filhos, netos e família. E foi o que aconteceu ontem. Pela primeira vez, em 7 anos, pude comemorar meu aniversário com os 4 netos,já que a minha gringuinha caçula está aqui comigo também. Só não gosto de pensar no dia em que ela voltará para casa dela. Vou morrer de saudades dela. Vocês vão ter que me aturar, como diz o Zagalo.Depois eu mostro as fotos.

    Um beijo e obrigada.

    ReplyDelete
  28. Quelzinha querida, que bom te ver aqui. Você é um doce, amiga.Vou me "achar", como diz a minha neta Rafaella. Você é muito generosa. Eu te adoro e não é de hoje, você sabe. Falando em viagens, quando iremos fazer outras viagens maravilhosas como as que você nos levava,lembra?
    Ando sem tempo até para "blogar", Quel. Tem sido tudo muito rápido.
    E a "tesis", como foi? Depois me conte.

    Um beijinho e obrigada

    ReplyDelete
  29. Olá nobre Senador Tricolor dos Pampas, obrigada pelo carinho. Tricolor, já perdi o número de Luas que vi.rssr Estrelas, então, vivo vendo e muuuuitas. Principalmente, quando dou minhas topadas.rsrs
    Nem fale em idade, dá paúra.rsrsrs

    Um beijo, amigo querido, e obrigada pelo "mimo".

    ReplyDelete
  30. Obrigada, vovó menina Ana Guimarães rs!!!

    Um beijo

    ReplyDelete
  31. Oi Sueli!!! Tudo bem ? Quer dizer que na sua cidade também tem "comprador preconceituoso"? rsrs
    Sueli, é um porre essa Kombi. Acorda todo mundo no Rio de Janeiro.Anda da Zona sul à Zona Oeste. E nas horas mais incovenientes.
    Um beijo e obrigada , maninha.

    ReplyDelete
  32. Sandra???? Você por aqui???? Como me achou? Caraca, vc deixou seu telefone para o "mundo plano"? Tá doida. E aí, como andam as reportagens policiais. Vou te ligar e te visitar nesse seu blog.

    Um beijo e adorei ter "news" suas!!!

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)