Wednesday, July 31, 2013

" O Brinco"



Mateus 19:24: “...é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”.

A utilização da hipérbole acima é para ratificar o comportamento exagerado do vilão da história.

Que os brincos são peças de joalheria ou bijuteria que servem para adornar as orelhas, todo mundo sabe. E que podem ser usados tanto por mulheres como por homens, idem.Os brincos são colocados como um piercing, atravessando o lóbulo ou qualquer outra parte externa das orelhas,ou podem ser presos externamente, por uma espécie de clipe. Isso também não é novidade.

Mas não poderia imaginar, jamais, que um brinquinho,ao seu bel prazer,se aconchegaria dentro do lóbulo de uma orelha e não sairia nem para ver o papa Francisco em visita ao Rio de Janeiro.

Todo esse preâmbulo é pra deixar registrado no meu blog (que está sendo gravado, insisto em dizer),o sufoco que vivi com Leticia,minha gringuinha,que passa suas férias comigo.Leticia deitou com seu brinquinho e, no dia seguinte, acordou assustada à procura do fujão, preocupando a todos da família. 

Fiz de tudo para encontrá-lo,apelei para todos os santos, anjos, entidades espirituais, até para "Borges", com sua oração.Rezamos o pai-nosso, coincidentemente, em dois idiomas, e nada, nada do brinco sair do esconderijo.

Quinta -feira,um feriado, uma viagem marcada,papa Francisco percorrendo as ruas do Rio -"a cidade maravilhosa",milhões de peregrinos,e eu e Leticia peregrinando pelas clínicas do bairro e ouvindo dos médicos que nos atenderam os diagnósticos/prognósticos mais aterrorizantes:

-Ah...não sairá facilmente, lamento dizer.

-Será necessário uma internação para que seja realizada uma micro-cirurgia.

Fiquei assustada.Apavorada.Não convencida de que o resgate seria tão sofisticado,surgiu a ideia de procurar o Hospital Municipal Miguel Couto. Eureka! As orações deram resultado.Pois foi no Miguel Couto que encontrei o competente e carinhoso cirurgião, Dr.Bruno.

Preparada a sala de cirurgia,em cerca de 20 minutos,com uma agulhinha micro de anestésico,o médico derrubou todos os prognósticos macabros e trouxe de volta o brinquinho, batizado pela equipe de tatu-bola. Mas como nem tudo são flores, meu desespero maior foi ver a gringuinha  ao sair da centro cirúrgico ter um desmaio. Dessa vez a situação foi bem diferente da que vivemos aqui

Depois de Leticia medicada e a caminho de casa,cheguei à conclusão de que,muitas vezes,a criatividade e o bom senso trazem soluções menos doloridas para problemas complexos.Trazem mesmo.A habilidade do médico, a boa vontade e a "ética médica", hão de entender as aspas, nos livraram de preocupações  e sofrimentos maiores.

Mas, felizmente,existem mais exemplos de bom senso e de criatividade.A iniciativa de um hospital de São Paulo,que nem de longe pode-se comparar ao que a princesinha passou, também merece, junto com o  Dr. Bruno,o papa Francisco e Leticia receber  muitos e muitos aplausos.

Um viva ao papa Francisco!!! Um vivaaaaa à Leticia! E  às boas iniciativas brasileiras!!




 Não "me seria" se não deixasse um sonzinho. E atendendo ao pedido da dona do brinquinho, deixo Paradise,com Coldplay, presente que recebi de Leticia  e que guardo com carinho há tempos no meu blog.


Um beijo e uma boa semana.

Lau




p.s. peço desculpas às pessoas que passam por aqui pelo abandono do blog. 
Obrigada aos amigos que me enviaram e-mails. :)♥


Imagem: minha,com direitos autorais.
Sobre Coldplay clique aqui.

Monday, July 22, 2013

Dos preferidos do papa Francisco...



"Uma Oração"

Minha boca pronunciou e pronunciará, milhares de vezes e nos dois idiomas que me são íntimos, o pai-nosso, mas só em parte o entendo. Hoje de manhã, dia primeiro de julho de 1969, quero tentar uma oração que seja pessoal, não herdada. Sei que se trata de uma tarefa que exige uma sinceridade mais que humana. É evidente, em primeiro lugar, que me está vedado pedir. Pedir que não anoiteçam meus olhos seria loucura; sei de milhares de pessoas que veem e que não são particularmente felizes, justas ou sábias. O processo do tempo é uma trama de efeitos e causas, de sorte que pedir qualquer mercê, por ínfima que seja, é pedir que se rompa um elo dessa trama de ferro, é pedir que já se tenha rompido. Ninguém merece tal milagre. Não posso suplicar que meus erros me sejam perdoados; o perdão é um ato alheio e só eu posso salvar-me. O perdão purifica o ofendido, não o ofensor, a quem quase não afeta. A liberdade de meu arbítrio é talvez ilusória, mas posso dar ou sonhar que dou. Posso dar a coragem, que não tenho; posso dar a esperança, que não está em mim; posso ensinar a vontade de aprender o que pouco sei ou entrevejo. Quero ser lembrado menos como poeta que como amigo; que alguém repita uma cadência de Dunbar ou de Frost ou do homem que viu à meia-noite a árvore que sangra, a Cruz, e pense que pela primeira vez a ouviu de meus lábios. O restante não me importa; espero que o esquecimento não demore. Desconhecemos os desígnios do universo, mas sabemos que raciocinar com lucidez e agir com justiça é ajudar esses desígnios, que não nos serão revelados.

Quero morrer completamente;quero morrer com este companheiro,meu corpo.


p.s. quem diz é Borges, hein. Eu não quero virar estrelinha  tão cedo. 

---------

 Sobre Citações:
"Compara-se muitas vezes a crueldade do homem à das feras, mas isso é injuriar estas últimas."

"Ninguém se salva sozinho".

"Todas as mulheres sabem que os ciumentos são os primeiros a perdoar." 

"Conhecemos um homem pelo seu riso.Se na primeira vez que o encontramos ele ri de maneira agradável, o íntimo é excelente."  

"Amigos, peçam alegria a Deus. Sejam alegres como as crianças e como os pássaros no céu".  

                          
 Disclaimer: 
Andei lendo que o papa Francisco diz ser apreciador do escritor russo Dostoiévski 
e do argentino Jorge Luiz Borges,daí a ideia de homenageá-lo na chegada à minha cidade. Ao comentar seu gosto musical,o papa destacou a orquestra do argentino Juan D'Arienzo,conhecido como "El rey del compás", assim como Carlos Gardel  e Astor Piazzola, que optei por deixar na minha homenagem.



Um beijo para os meus amigos e desculpem o abandono do blog. Falta de tempo.
Até...
Boa semana
Lau





Aqui tem tudo sobre a chegada do papa ao Brasil.
Fonte:  Jorge Luiz Borges, Obras completas Vol.1.
Citações: Web
 Imagem:  This living hands. (Com licença poética) Model: Karolina V- Especializacion Fotográficas.

Wednesday, July 17, 2013

Excesso De Companhia ( Drummond e os anjos )



Os anjos cercavam Marilda, um de cada lado, porque Marilda ao nascer ganhou dois anjos da guarda.

Em vez de ajudar,atrapalhou.Um anjo queria levar Marilda a festas, o outro à natureza. Brigavam entre si, e a moça não sabia a qual deles obedecer. Queria agradar aos dois, e acabava se indispondo com ambos.Tocou-os de casa.Ficou sozinha,sem apoio espiritual mas também sem confusão.Os dois vieram procurá-la arrependidos, pedindo desculpas.

_Só  aceito um de cada vez. Passa uns tempos comigo,depois mando embora, e  o outro fica no lugar. Dois anjos ao mesmo tempo é demais.

Agora Marilda é o anjo da guarda dos seus anjos,um de cada vez.





Disclaimer:
 Deixo um aforismo do próprio Drummond: "É mais fácil conceber um anjo sob o aspecto de pessoa que se pareça com ele do que como anjo propriamente dito". 
Obrigada por me proteger,anjo. (Eu, Lau, quem digo)


No tema, a menina prodígio: Maria Gadu



    Um beijo para os meus amigos que passam por aqui.
Boa semana
Lau

p.s. Falando em anjo,proteção... quem seguir o papa Francisco no Twitter ganhará uma indulgência. Não é nada, não é nada, mas sempre alivia quando se cantar pra subir. Veja aqui: 
Eu ja sou sua seguidora. 






Fonte:Contos Plausíveis, Carlos Drummond de Andrade, pág.85. Editora Record.
Imagem: Maureen Bisilliat

Saturday, July 13, 2013

Vaga-lumes ( da série reposting) e um pouquinho do Grande Neruda.


Vaga-lumes enchem o ar
com sua música
silenciosa de luz,
escrevem no ar
sim-não-sim-não-sim,
misteriosa cartilha azul,

Vaga-lumes serão estrelas
 nascidas na terra ?

(Roseana Murray in  Poemas Para Ler na Escola)

(A todos  que um dia encheram um vidro(vazio) 
de azeite/maionese etc e tal , até à boca, de vaga-lumes). :) 
(Legislando em causa própria).





Roseana, como quem não quer nada, vai jogando, vai brincando com as palavras,é tanto o apuro e a "sutileza", que, sem que você perceba, vai revirando sua cabeça, bagunçando seu pensar engomadinho, diz Hebe Coimbra, responsável pela seleção dos poemas do livro em questão. 

E eu acrescentaria que ela mexe mesmo, (torço para),até com aquele adulto chatinho,que não guarda seus conteúdos infantis e que vira e mexe está pegando no pé da gente, né  amigos?:)

Pra acompanhar "vaga-lume",deixo uma antiga canção (e põe antiga nisso) em homenagem ao vaga-lume feliz que veio comigo ao mundo e que pretendo levar quando daqui partir(quando virar estrelinha). snif...

Meu vaga-lume é um amigo fiel, que nunca descarregou a bateria,seja frente aos meus momentos felizes ou  às adversidades. Desculpem o meu momento narciso. :) Mas de vez em quando é preciso. Como é!!!!!




Para acompanhar Roseana e seus ( e o meu) "vaga-lumes",deixo, mais uma vez,os Tribalistas:





--------------------------------------------------------------------

Pablo Neruda : pedagogo e poeta





Um beijo para os meus amigos.
Uma semana produtiva.
Bye
Lau




Sobre o Grande Poeta Neruda, que estaria comemorando seu niver ontem,(12)leia aqui,.
Já sobre os Tribalistas clique aqui.

Imagem : "Firefly" by Pixdaus
Quote poeta Neruda: Tumblr /Web
Post publicado em outubro de 2011. (refresh)


Tuesday, July 9, 2013

Homenageando o Grande poetinha Vinicius...e La Negra...(reposting)



" A um Passarinho (a)"

Pra que vieste
Na minha janela
Meter o nariz?
Se foi por verso
Não sou mais poeta
Ando tão feliz!
Se é para uma prosa
Não sou Anchieta
Nem venho de Assis

Deixa-te de histórias
Some-te daqui!

--------------------

"To a litte Bird"

Why did you appear
At my windowsill
Nosy, mere caprice?
It's for a verse
I'm no longer  a poet
I feel joy and peace!
It's for some prose
I'm not Anchieta
Nor come from Assis

Now quit telling tales
And get out of here!





Hoje é um dia de saudades: Vinicius"luarizou-se" há 33 anos)



e La Negra, a Grande Mercedes Sosa., completaria hoje 78 anos.




Um beijo pra os meus amigos.

Boa semana
Lau





Post publicado em 2 de outubro de,"2011",intitulado: "Pegando Carona com Vinicius".
Imagem Twin Windows (Pixdaus)
Fonte: Poets of Brazil ( A Bilingual Selections)-pág.314

Saturday, July 6, 2013

"Fotografias" (reposting)




                                             (para Manoel de Barros)
Uma menina 
provando músicas
Os instrumentos gastos da mulher
                                                      
todos
                                                      acordes 
pássaros
                                                      românticos

 Até que Manoel
Até que em mãos de  Manoel
a concha e a profundeza)

  (Cláudia Fraga in Inúteis Sutilezas)


A exemplo da autora,também dedico ao grande e fofo poeta , Manoel de Barros,(link)

Poema  inspirado no livro "Ensaios Fotográficos".




 Para acompanhar Cláudia e Manoel 
deixo "Roupa Nova"(link) :o mesmo vídeo da primeira postagem.




    Recadinho: 
Obrigada ao novo @migo que chegou e ficou. 
Bem-vindo seja. ♪ :)



"Aos amigos que me visitam".  

Há épocas em que gosto de relembrar fases da  minha vida.
Quem não gosta, né não?
E no caso do meu blog não é diferente,gosto também.
De ontem pra hoje, esse meu post,de setembro de 2011,foi clicado 17 vezes.
Parafraseando o poeta Manoel de Barros:
"o olho vê,a lembrança revê e a imaginação transvê...
É preciso transver o mundo".
Logo, essa semana vou usar do seguinte critério 
no mundo virtual:
os posts mais clicados na minha tribuna serão republicados.
Frescurinhas minhas.:) 

Um beijo e bom domingo!
Lau


p.s. Obrigada aos "clicadores",:) aos amigos que apreciaram o post.




Fonte: "Livro Inúteis Sutilezas", da poetisa carioca Cláudia Fraga, com prefácio de Fátima Cristina Dias Rocha.Editora Libris-RJ
Imagem: Shell, by Pixdaus

Quem quiser ouvir mais "Roupa Nova é só clicar aqui.

Thursday, July 4, 2013

De volta...e com o meu chamego...


Olá!,amigos que passam por aqui. Estou de volta,após um mês de férias,de volta ao meu aconchego, com o meu chamego,:) mas ainda com muita preguicinha.Sorry...Quem teve a feliz ideia de criar as férias deve ter pensado em relaxar,colocar a vida pessoal em dia e aproveitar o tempo em família.Mas um dia desses li  uma pesquisa  da Consultoria Roberth Alf que mostrava os brasileiros entre os que mais demoram em voltar aos padrões normais de trabalho, de retomar suas atividades de rotina. Concordo integralmente.

Voltei da minha viagem com a minha gringuinha Leticia,o meu chamego-um dos- (a da foto),que,para  minha felicidade,todo ano passa seu longo período de férias aqui no Brasil .E aí fica mais difícil ainda cumprir com as obrigações chatinhas,(não incluo a de blogar, lógico) pois estar ao lado dessa princesa é a coisa mais deliciosa do mundo.

Leticia é  a minha "chavinha",(uma das) como mostrei "aqui". Adoro a sua presença! Como se aprende com as crianças! Como nos divertimos, passeamos e exploramos esse Rio de Janeiro maravilhoso.

Nessa terça-feira, eu e minha gringuinha fizemos nosso "protesto" :), prestigiando a exposição de fotografias de "Latirgue", no Instituto Moreira Salles, que fica no bairro da Gávea,aqui no Rio. Recomendo.

Interessante que ao ler sobre Lartigue,vi que sua projeção se deu quando a Revista Life resolveu fazer uma matéria com o fotógrafo e, justamente, no dia em que sairia a matéria,o Presidente Kennedy foi assassinado. Sincronicidades dessa nossa passagem pela terra.Nessas minhas férias voltei, mais uma vez, a Dallas, onde o presidente foi "executado".

Falando na minha gringuinha, no presidente e em Dallas,hoje comemora-se o dia da  "Independência" dos Estados Unidos, por isso a imagem de uns dos "ídolos" :) de Leticia.

Nesse 4 de julho, os americanos estão em festa. E a exemplo dos brasileiros,que usam e abusam do verde e amarelo no "Sete de Setembro",eles saem à rua de azul, vermelho e branco,cores da bandeira do país.A cidade fica toda colorida e há também uma queima de fogos.

Lá, os pontos de venda dos "fireworks" (fogos de artifício) são estrategicamente montados em tendas para que sejam evitados acidentes.Um pouquinho diferente do Brasil,que vira e mexe a policia encontra depósitos clandestinos,responsáveis por vários acidentes com vítimas fatais.Acho que já falei sobre isso aqui.

Enfim,a volta das férias nunca é fácil mesmo. Mas estou  com as energias renovadas e com vontade de curtir esse invernozinho, que já mostrou que vi-rá- na- to-da.

Agradeço aos amigos que me enviaram e-mails,aos que deixaram seus comentários e aos cinco novos @migos que chegaram aqui durante a minha ausência. Sejam bem-vindos. Sempre.

Hoje deixo Walt Whitman, em homenagem à minha gringuinha e à fase que os brasileiros vivem.Whitman diz com tamanha  propriedade o que aplaudo:

"A afeição ainda resolverá os
Problemas da Liberdade;
Aqueles que se amam
Tornar-se-ão invencíveis".

p.s. o povo brasileiro,cheio de amor pra dar...e unido,jamais será vencido.:)Abaixo a corrupção, a desonestidade, a falta de respeito e de  ética, que alguns insistem em trilhar. Ave, Brasil!!!


 Ah...e a musiquinha não poderia ser outra, mesmo o Brasil varonil ferver em outro período.

(Quem sabe faz a hora, não espera acontecer)
E os infratores que  aguardem...

Um beijo

Lau

Imagens: editadas no Picasa by me

Sobre Geraldo Vandré clique aqui.