( Céu do Arkansas...parece tão pertinho de nós...)
Eu ando me sentindo péssima, pois além de não estar em dia com o meu blog, ando falhando com os amigos que me prestigiam. Desculpem. Mas tudo isso se resume a uma só palavra: tempo.E o meu anda curto. Mas como dizem que somos nós quem fazemos o nosso próprio tempo, e é verdade, hoje me organizei e passei por aqui, depois de um longo “break”, para conversar um pouquinho :) sobre as minhas miniférias.
Ontem mesmo,eu lembrava de um professor de geografia que tive durante o meu ginásio,
hoje em dia primeiro grau. Além de ser um senhor professor, vivia anos mil à frente.O
teacher não se detinha ao gradil curricular, sempre estendia o programa de sua matéria. Era uma figuraça que circulava por entre as filas das cadeiras da sala de aula com uma régua na mão e nos desafiando/testando.
- Quem souber a capital do Arkansas ganha dois pontos na próxima prova", dizia todo empolgado o meu inesquecível professor Gil.
Euzinha, que sempre adorei mapas e decorar nomes das capitais,costumava faturar alguns pontinhos.
Naquela época, nem sonhava em conhecer o Arkansas e muito menos passava pela minha cabeça que um dia visitaria (durante 11anos) Little Rock, sua capital.
Little Rock à noite
O nome Little Rock foi dado em razão de uma pedra pequena que existe na margem sul do rio Arkansas, chamada em francês de
la petite roche (
em português, a pequena rocha), encontrada em 1772 por um explorador francês chamado Bernardo de la Harpe.
Foi Harpe quem ordenou a construção de um posto comercial no local. Mais tarde, no ano de 1819, fundou-se a cidade de Little Rock que, três anos depois, em 1821, veio tornar-se a capital do estado do
Arkansas.
Conhecido como "
the natural state" por suas lindas áreas verdes, o estado norte-americano do Arkansas é o maior produtor de arroz e frangos dos Estados Unidos.
(Condomínio na cidade de Little Rock)
Além disso é um lugar muito querido por mim, pois foi lá que nasceu Leticia, a minha princesinha ruiva(de sapatinho de cristal e cia...)e olhos negrinhos,tais quais aqueeeeelas ameixas que colocamos nos deliciosos pudins de leite condensado. :)
Falando em sobremesas ou quitutes gostosos,quem visitar
Little Rock tem que bater ponto no
Café Bossa Nova,
(link) da minha amiga Rosália. É lá que se mata a saudade do Brasil, dos pães de queijo, pastéis etc.
Quando desembarcamos em Atlanta,estado de conexões para as cidades americanas,(dependendo da empresa aérea, óbvio...) ao se passar pela imigração e depois de (pousar para câmera,muitas vezes ser escaneada :),deixar impressão digital etc e tal) o agente,com uma "simpatia americana inigualável", diz com todas as letras : "Litle Rock, Berço dos Clintons".
Foi de Little Rock, onde residia, que Clinton, na época governador do Arkansas por dois mandatos, partiu para a Casa Branca.
Falar em Clinton, lembra-se também da biblioteca que leva seu nome. O espaço é uma das atrações da cidade.Tenho toneladas de foto do lugar, de outros anos que lá estive,mas estão em CDs antigos e, lamentavelmente, não estou com tempo para procurar.Deixo essa abaixo da fachada da "library" e uma outra tirada no
hall, que retrata uma miniatura da Casa Branca com seu salão oval e outros cômodos.
(Clinton´s library)
Clique sobre a foto para ampliar.
(Miniatura do salão oval da casa Branca)
(clique sobre a foto para ampliar )
Prometo que, assim que tiver mais tempo, procurarei outras fotos e as republicarei aqui. Leticia me exige (
e merece) tempo integral. E somando essa dedicação à rotina que a vida nos impõe, fica difícil. Desculpem,mais uma vez. :)
Dessa vez não visitei a Biblioteca. Lamentei, pois estava e ainda está rolando uma exposição super legal sobre o cantor Elvis Presley.
A
William J Clinton library, Presidential Library & Museum (link)sempre serve de palco para eventos importantes,além de apresentar programas de mestrados super interessantes.Vale a pena conferir as oportunidades que pintam. São muitas.
Continuando... Little Rock, além de ser um lugar muito gostoso;oferecer bons restaurantes; excelentes
universidades;
hospitais; uma cidade tranquila
( onde os tornados quando chegam estão menos irados), belas áreas verdes... ainda possui algumas peculiaridades.
E uma delas é o fato de não se poder- de jeito algum (nem o jeitinho brasileiro)-comprar bebida alcoólica nos supermercados aos domingos. É terminantemente proibido.Interessante, já nos restaurantes é liberado o consumo.
Hipocrisia, dirão alguns.O fato é que é lei e a população respeita.
Por outro lado,os americanos são infratores, em potencial, quando o assunto é a utilização do aparelho celular no trânsito.
My God,como falam ao celular...e como
mastigam e se hidratam...nas
freeways da vida. Não há uma vez que que não se veja um(a) motorista com seu copão de refrigerante e abocanhando aqueele sanduíche.
Infratores povoam o mundo, e isso não é novidade pra ninguém, lamentavelmente.
É também em Little Rock que fica a
Dassault Falcon Jet (link),empresa francesa responsável pela fabricação dos aviões "Falcon". Em breve falarei sobre as minhas visitas à empresa. Adorei conhecer a caixa preta dos aviões, que de preta não tem nada. São na cor laranja, vocês sabem.Mas conto depois, em outra oportunidade.
Meu dias fora daqui não se resumiram somente a visitar Little Rock.Visitei outras cidades e outros estados próximos ao Arkansas, como sempre faço quando estou por lá.
Já extrapolei meus caracteres. Como "falei".
Sorry.Estava com saudades daqui.:) Muita.
Encerro com um desafio.Deixo abaixo, fotos de uma cidade que, embora já tenha visitado anos atrás,passei por lá dessa vez também.Nos próximos posts falarei sobre mais cidades, como Chicago, que adorei conhecer dessa vez.
O "arco", pelo traço
(guardando-se as devidas proporções)sempre me lembrou o
obelisco de Ipanema (link) na Zona Sul do Rio que, felizmente, foi detonado pela prefeitura carioca atual há cerca de dois anos ...
ou mais.
Vamos ver quem descobre o nome da cidade. :) Quem se habilita?
Um beijo para os amigos que me visitam e até...
Lau
Esqueci de dizer que a banda Evanescence,vencedora de dois Grammy Awards, foi formada no ano de 1995 em Little Rock - AR. A banda" Gossip" também.
Odeio "gossip", não a banda , o ato de...:)
Imagens by Frederic, LM e Ale.