Monday, November 28, 2011

Você já esbarrou com um (a) "Stalker" ?


Olá amigos,estou de volta mas sem o desafio que me impus devidamente finalizado.Estive e ainda estou doente (hoje melhor um pouquinho) e pouco pude ajudar aos meus parceiros no tão divulgado upgrade do blog.

Mas, por outro  lado, dei outros "upgrades". E hoje estou aqui para bater um papo com os amigos que me visitam e com  os que me escreveram (nesse período em que estive fora) sobre o (a ) "Stalker".

E o que vem a ser o "stalker"? Esse termo inglês significa perseguidor ou perseguidora, e costuma ser usado para denominar aquela pessoa que vigia os passos da outra e que, em casos extremos, pode causar desde danos emocionais em sua ou suas vítimas a crimes previstos pelo Código Penal Brasileiro, como calúnia, ameaça velada e agressão física.

Essse conceito de stalking vem de alguns anos e passou a ser considerado crime grave  a partir da década de 90.  Lembrei agora do Grande Lennon, quando foi assassinado pelo seu fã.

O (a) "stalker",segundo a literatura, costuma destilar as suas frustrações escolhendo uma ou mais vítimas,e abraça essa causa dedicando hoooooooras do seu tempo monitorando a vida das vítimas e demonizando-as, incomodando-as tanto quanto pode -e- sem- cerimônia- alguma. Arghhhhh!!!

Segundo dados obtidos, já são diversos os casos de condenação de Stalkers e bullies virtuais.

De acordo com a psicóloga Rhina Hall, um perseguidor virtual utiliza essa perversidade como meio de "tentar" intimidar, vigiar ou desqualificar a pessoa "escolhida" e até mesmo outras pessoas pela quais a vítima demonstra estima, carinho, respeito e se relaciona na web.

A psicóloga acrescenta ainda que, em geral, são pessoas rancorosas,vingativas, intolerantes,que apresentam dificuldade de lidar com seus problemas, suas frustrações.Enfim,pessoas que nutrem ódio e, muitas vezes, de graça, sem motivo algum.

Com o advento da Internet e o acesso livre a diversas ferramentas como criação de perfis falsos, multiplicação rápida de fotos, vídeos e outras facilidades, as vítimas têm enfrentado um inimigo muito maior, que se esconde covardemente por trás de um " pretenso" e cruel anonimato.

Mas há também quem cometa agressões virtuais sem se preocupar em esconder sua identidade, confiando na impunidade e debochando não só da vítima como da Justiça, que já não tolera este tipo de crime, segundo a Delegacia da Mulher.

É comum, segundo estatísticas, o (a) "stalker" querer  usar sua violência psicológica com o objetivo de envolver a vítima numa rede de intrigas ,buscando isolá-la através de insinuações maldosas contra a sua moral e seu comportamento,o que a leva a ficar sem ação. E tudo isso por ciúme e inveja, segundo os especialistas.

Quando essas ações acontecem, a vítima, pega de surpresa, pode entrar num processo de pânico e medo que a leva, inicialmente, a timidez, e depois a uma graaaaaande depressão.

Dados da Delegacia da Mulher mostram ainda que as pessoas perseguidoras só desistem quando se veem encurraladas pela Justiça, o que vem sendo algo  cada vez mais comum.

A melhor estratégia,segundo psicólogas e assistentes sociais da Delegacia da Mulher,é ignorá-las (as pessoas perseguidoras) tanto quanto possível, porque o distúrbio de comportamento que o (a) "stalker" apresenta, quando é grave, foge ao seu controle e vai tomando proporções maiores, delírios, até que ele/ela acaba por se envenenar com o próprio veneno, se enforcar na propria "cilada".

Quem se sentir numa situação covarde como essa, deve procurar a DELEGACIA DA MULHER mais próxima do bairro onde reside. Você poderá se inteirar de como agir nessas situações e ser encaminhada a um acompanhamento psicológico. E,se quiser, pode solicitar até uma  representação criminal.

O recomendável,o que as agentes alertam veementemente, é para que a vítima não se omita, não se acovarde.E essa reação, as próprias profissionais reconhecem,é comum às vítimas dessas perseguições, dessas picuinhas virtuais. Elas (as vítimas)se sentem desamparadas, apavoradas e  envergonhadas.

Como diz o Grande Parceiro Drummond, "lutar contra as palavras é a luta mais vã"."São muitas, eu pouco".

Mas não podemos esquecer que também há um velho ditado que diz: "quem tem boca vai a Roma ". Logo, megafone na mão... e vida que segue... para Roma, Japão, Polônia...

Estudando  mais ainda sobre o assunto, fiquei  pasma com o resultado de uma  pesquisa feita nos Estados Unidos que  apontou "stalkers desconhecidos" como  a  minoria  nos casos de perseguição.  

"In conclusion":  de onde menos se espera é que vem...a maldade, a ruindade, a perversidade, a perseguição... a ingratidão. 

L.M.





Hoje, deixo o vídeo "Father and  Dauhgter", do  "Anima Mundi,  que considero muito fofo.
Ele é muito especial pra mim .
Espero que vocês gostem.

 Um beijo e uma semana produtiva:

Até...

Lau




 Fonte: Trechos  do livro de Ana Beatriz Barbosa Silva,Revista Parade, experiências ouvidas através  de terceiros  e pesquisas feitas junto à Delegacia da Mulher ...Até Sidyney Sheldon, em a Perseguição, serviu de fonte.

Imagem: "Write about Cyber Stalkers", By Inc.

 Amigos, assim que estiver melhor voltarei a retribuir as visitas amigas.  :)


 ------------------------------------------------------------------------------------------------------

Amigos que me escreveram, 
os meninos mexeram na configuração dos comments, daí a confusão.
Mas já está resolvido. Obrigada por me avisarem.
Bisous...


-----------------------------------------------------------------------------

32 comments:

  1. Cara Lau, apesar de você não falar claramente fica evidente que vem sendo vitima desse tipo covarde de ataque. Quem acompanha com atenção seu blog percebe que você tem estado pouco á vontade e cheia de cuidados e tem dados sinais de cansaço e tristeza. Acho muito bom que fale claro e com dicas tão preciosas, afinal isso pode acontecer com qualquer um de nós e seu post será de grande ajuda para muitas pessoas. Parabéns pela coragem e espero que os invejosos e amargos repensem no que estão fazendo e usem suas habilidades para produzir arte.
    Por falar em arte...a foto está demais!
    beijos

    ReplyDelete
  2. oi, lau, querida.
    estou pensando muito em vc, mas não sou uma 'stalker'.

    perseguição é uma coisa horrível, coisa de gente sem personalidade, sem caráter, sem ideias, sem poder.
    precisam do poder das pessoas cativantes para sobreviverem, são verdadeiros vampiros sanguessugas.

    para quem não sabe, os sanguessugas de verdade usam sua ação sugadora para forçar o sangue a circular, ajudando a manter vivas as células (em pacientes com grande dificuldade circulatória dos membros, por exemplo).
    já estes vampiros sanguessugas, de bom não tem nada.

    apesar de que podemos usar a analogia do próprio anelídeo com os 'stalkers'.
    nesse caso, eles (os 'stalkers') querem, precisam, necessitam do sangue bom, rico, enérgico.
    mas pensando que estão tirando toda a energia do sugado, estão agindo ao contrário.
    estão colocando o sangue para circular melhor, dando mais gás, mais ânimo, mais energia para que o 'suposto sugado' continue bom, rico, enérgico e ainda mais vivo.

    é irônico como esses 'stalkers' forçam o 'sugado' a ir mais longe, a melhorar, a crescer, a curar-se.

    mas é importante saber quando se desfazer dessa sangria, quando ela já não é mais saudável, denunciando-os às autoridades competentes, seja no ciberespaço ou no mundo real.

    nessa guerra, vencerá sempre o bem, não há dúvidas.

    ReplyDelete
  3. essa não, lau, até o wil achou estranho.
    parece que querem incorporar o capitão nascimento: pede pra sair, pede pra sair.
    querem que vc saia da blogsfera.
    por que, lau?
    eu hein... estranho, muito estranho isso.
    o dr. alex acabou de me enviar o material que você recebeu.
    achei insultoso, viu?
    gente, isso é doença.
    providências já!!!
    dr., em ação.

    ReplyDelete
  4. Querida amiga Lau!
    É lamentável o que se está passando consigo, eu até uma certa altura de andar por aqui na Internet, achava isto maravilhoso, e que as pessoas aqui todas se comportavam bem, agora por aquilo que tenho visto, e ouvido dizer, vejo que o mundo virtual é bem pior, que o real. No real quando a justiça não funciona, a gente pode e deve fazer justiça pelas próprias mãos. Aqui não temos como, fazer justiça pelas próprias mãos. Ao menos que haja para aí um inventor que invente um pau do tamanho do mundo, de a pessoa poder ver esses "stalkers" e dar-lhe uma cacetada nos... c ça que pode-se matar todas essas células malignas e cancerosas que lhes estão comer os miolos, que ficasse em como aí uns três ou quatro dias, e quando acorda-se fica-se com amnésia total.
    Se me der licença vou levar o seu texto, para mandar para três amigas que abandonaram a blogosfera, pelas mesmas razões.

    A parte final do seu texto fez-me lembrar, de uma mulher quando eu era pequeno, chamava-se Maria “enjeitada”, tinha sido abandonada dentro de um cesto, à porta de alguém, e então ela dizia constantemente, quando via uma mulher, dizia aquela pode ser a minha mãe.


    Isto é parte de um poema
    de uma música revolucionária
    Do Zeca Afonso.
    me parece que fica aqui
    bem.

    Os Vampiros

    No céu cinzento
    Sob o astro mudo
    Batendo as asas
    Pela noite calada
    Vem em bandos
    Com pés veludo
    Chupar o sangue
    Fresco da manada
    Se alguém se engana
    Com seu ar sisudo
    E lhes franqueia
    As portas à chegada
    Eles comem tudo
    Eles comem tudo
    Eles comem tudo
    E não deixam nada

    Beijinho grande
    José.

    ReplyDelete
  5. Lau,

    Que bom te ver de volta, bem disposta e disposta a dar a volta por cima em quaisquer dificuldades!! Nossa convivência virtual é especial demais para dar lugar a stalking e trolagem. Mas tudo - como sempre - irá passar. PS: Adorei a nossa conversa!!

    Bjs!!

    ReplyDelete
  6. Oi Lau! :)

    Xii, isso anda ruim por aqui. Tenha cuidado querida pois anda muita gente mesquinha e com muita faltinha do que fazer por todos os lados. Acho incrível como existem pessoas que perdem seu precioso tempo ocupando-se da vida alheia, quando o podiam usar para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal e espiritual.

    Força amiga e melhoras pra sua saúde, espero que fique boa logo!

    E já agora obrigada pela informação que disponibilizou, é sempre bom estar informada.

    Beijo grande de luz no coração

    ReplyDelete
  7. Querida amiga

    Quanto mais
    se entende o humano,
    mais se pode ajudá-lo,
    ou defender-se dele.


    Que a alegria
    faça folia
    em teu coração.

    ReplyDelete
  8. Amiga Lau!
    Tive a tentar emendar, mas não consegui, para ficar pior do que está, deixei ficar assim, sou um aprendiz que não passa disso mesmo. a gente aqui diz "burro velho não aprende latim".
    Olho tento esquecer as coisas tristes, e faça por se lembrar só das boas.

    Um abraço grande,
    José.

    ReplyDelete
  9. Boa noite minha amiga querida,,,,olha, sei lá, provavelmente o seu tema, comigo seria ao contrário, será que o tal "stalker" já esbarrou em mim? kkkkkk, vou te dizer porque, nesse blog mundo, todos nós temos direitos iguais, de escrevermos e visitarmos quem nos bem quer e a quem nos faz bem, se um sujeito desses se esbarrar em mim, ele vai ver um muro de concreto ruim de derrubar, porque eu sou uma pessoa que respeito a todos, sejam em temas, posições, ideologias, não me permito discriminar ninguém por nada, assim como não permito que o faça comigo, penso eu que, o limite do respeito entre nós blogueiros está na linha do gostar ou não gostar e pronto, uma pessoa tem total direito de chegar no meu blog, no seu blog, e não gostar ou não se identificar com seu texto, dai, a passar a uma coisa pessoal, jamais, eu jamais permitiria isso,,,e simplesmente ignoraria tal pessoa de uma forma que ele voltaria a ser o anonimo que é...pois normalmente não assina,,,e assim, vamos jogando pétalas pelo caminho pra que fique tudo legal,,,sei e entendo que nunca é fácil...a teoria é bem melhor,,,mas vale a pena tentar,,,somos todos livres...beijos e beijos e beijos de boa noite pra ti...

    ReplyDelete
  10. Queridaaaaaaaaa, estava agora mesmo falando sobre vc no blog do Gelcio Cunha...Ele adorou tbem o stand da Soccerex, ficou lindo!! Pena que não encontrei com vc... Nem o cel está atendendo, mas deixo aqui o meu muito obrigada pela oportunidade por lembrar de mim. Adorei o comvite! Beijos Me liga tá amiga!!!
    Jane Marinho

    ReplyDelete
  11. Lau, porque minha foto não aparece no recado que deixei pra vc, se ela está na lista de seguidores do seu blog?
    beijos
    Jane Marinho

    ReplyDelete
  12. Tudo seguindo conforme o previsto.A paz voltará a reinar com ou sem ninjas.
    Bjs meus e cuida-te!

    Love you !

    ReplyDelete
  13. Lau

    Boa noite

    Fico feliz em ver que você está de volta a atividade do blog e normalizando a sua vida e saúde.

    Hoje já existem muitos recursos legais para se encontrar quem sob a capa do anonimato realiza ações criminosas e ofensivas pela INTERNET. De todo modo, da mesma forma que na vida real, sempre que sofremos alguma agressão, além de nos defendermos e preservarmos nosso direito, podemos ainda "esquecer" e dar tempo ao tempo.

    Lembre minha amiga que: Só se atiram pedras em árvores que dão frutos.

    Toque a vida e o blog, com seu talento. Você sairá fortalecida dessa etapa difícil.

    Um fraterno abraço

    ReplyDelete
  14. ooops, falha minha.
    vamos dar o crédito certo a quem merece, rs.
    mais uma vez obrigada pelo convite para a SOCCEX. adorei mesmo!!!
    e agradeça ao rodrigo e ao j por mim, de coração.

    ReplyDelete
  15. Dá medo. Mas a vida continua.
    Abração Lau!
    Berzé

    ReplyDelete
  16. Muy interesante esta entrada Lau. La verdad es que la maldad puede estar en cualquier lugar, hay personas que disfrutan por lo visto con ello, lo que tu dices lo mejor es ignorarlos, aunque tendrian que ser conscienrtes del daño que pueden causar.
    Por suerte la mayoría de personas que tenemos blogs, nos consideramos amigos de verdad y nos alegramos por ello.
    Un abrazo

    ReplyDelete
  17. Obrigada, Angela, por seu comentário e por sua percepção. Não gostei muito da imagem não, mas no meu banco de dados de imagens não encontrei nada que representasse a classe . O jeito foi apelar para a Web. Beijosss

    ReplyDelete
  18. Obrigada, querida Ma, pela veemência. A máxima da bisa "que pimenta no dos outros é refresco se faz presente". E você soube dos estragos. Sem comentários, do you Know why. Agora é que com a Dra, Cristina... Beijosss e obrigada pela força e solidariedade.

    ReplyDelete
  19. Olá José querido, pode pegar sim . E se sua amigas forem daqui do Rio,passe meu e-mail que tenho uma pessoa que as dará o caminho das pedras.
    Interessante seu poema. Adorei. Dei um copy pra mim.

    Muito obrigada por seu carinho e seu respeito de sempre, amigo querido. Beijos pra você e pra família.

    ReplyDelete
  20. Dani querida, todos aqui em casa adoraram o nosso papo. Obrigada pelo carinho e por sua amizade.Nesse upgrade "esbarrei" com aquela foto do lançamento do seu livro em que fui com minha filha, Ticia e Fredoudou, lembra? A Ticinha estava com 7 aninhos. Já vai fazer 10 na segunda. Como o tempo passa, né?E como aprendemos na vida... Também, já era sem tempo.
    Beijinhos, minha amiga querida.

    ReplyDelete
  21. Olá Fátima, é por aí,amiga, é por aí...Agora passei a bola pra outra pessoa. Não posso me estressar mais, não devo, não quero. It´s over!!!

    Beijos e cuide-se, hein...

    ReplyDelete
  22. Obrigada Aluisio Cavalcante Junior, muito obrigada. Louvo, mais uma vez, seu gentil gesto.Palavras sábias que você me deixou, e tenha certeza que as guardarei para sempre.

    Um grande abraço e tudo de bom.

    ReplyDelete
  23. José,você é um cavalheiro em qualquer situação. Um "lord", um maigo querido. Não se preocupe em emendar nada.
    Um beijinho pra você, pra netinha e pra namorada.

    ReplyDelete
  24. Obrigada, poeta Everson, por sua solidariedade. Na verdade , esses tipos não costumam "esbarrar" com homens, procuram o que eles "pensam" ser o sexo frágil.Há um baque inicial,a dor, adoece-se da palavras presas, como diz a escritora Viviane Posé. Mas à medida que vamos sendo "inquiridas" e recebendo apoio a coisa muda de figura.Vem a aquela máxima do boneco Buzz Lightyear, que o meu netinho, o francesinho, adora: "Ao Infinito e Além".
    Obrigada por sua força. Beijosssssss

    ReplyDelete
  25. Oi Jane, nem fale..o Gelcio deu a maior força na rádio e repercutiu, viu? Vida que segue... Eu ainda não havia chegado lá. Estava na Dra.

    Beijosss, querida. Que surpresa!!! Quando vai abrir o seu?

    ReplyDelete
  26. Jane, isso é coisa do blogspot. Sua foto está na lista , acabei de ver.E eu que a todo blog que pretendo seguir ou "deixar de' quando clico surge a foto da Rafinha. Fiquei tensa um dia desses, querendo sair de um blog e aparecia a foto da Rafa. Sempre quando se trata de google conect, acontec isso. Ela mexiam no blog, era um loucura, não sei que elas arrumaram. Já encaminhei reclamação, pedi ajuda ao Google.

    Beijosss , querida.Adorei te ver aqui.

    ReplyDelete
  27. Oi Maria, hã...hã...assim será.Você deve ter visto as "printadas". Ou as fotografadas?
    Obrigada, querida.
    Beijos
    Love you too.

    ReplyDelete
  28. Olá 007, vou ser sincera, embora muita sinceridade passe vulnerabilidade, dizem as autoridades. Estou aqui empurrada, numa missão.
    Mas de peito aberto para agradecer sua solidariedade. Lembrei agora da máxima :
    " sorrria, você está sendo filmada".
    Um abração e obrigada por suas palavras incentivadoras. Bom domingo, 007.

    ReplyDelete
  29. Ma, eles já leram e nem precisa se preocupar.E agora estão aqui tb. Friends to friends. :)

    Beijosss

    ReplyDelete
  30. Ah...Berzé quem me dera só ler suas tirinhas, quem me dera...Adoro tirinhas, gibis... Se bem que já estive dando um look lá e morri de medo dos "hóspedes',(genial) mas me lembraram "sombras".
    Um abraço e obrigada pela força. Um dia vou contar no seu blog como te descobri.

    ReplyDelete
  31. Concha querida amiga, gracias por su presencia.

    Toda la maldad es la debilidad.
    Iso oído hablar de personas que estudian estos fenómenos.
    Un abrazo desde Río de Janeiro. Voy a ver tus recetas hermosas.
    Perdón por el lenguaje.
    :)

    ReplyDelete
  32. Continuando com você Ma, pois é... agora não está mais comigo. Passei à frente.

    Beijinhos, minha linda. Deus te ajude e te dê a cada dia mais sucesso.Obrigada pela ajuda.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)