Sunday, February 28, 2010

Parabéns , jovem senhora!!!

Se algum ponto do Novo Mundo merece, por sua situação e condições naturais, tornar-se um dia teatro de grandes acontecimentos, um foco de civilização e cultura, um empório do comércio mundial é, ao meu ver, o Rio de Janeiro. Não posso aqui reprimir essa observação.


(Johann Emmanuel Pohl, em viagem ao interior do Brasil nos anos de 1817 a 1821)


A história da jovem senhora que completa 445 anos hoje


(Morro do Castelo)

A previsão deu certo. Realmente a Cidade do Rio de Janeiro é um dos principais centros econômicos e financeiros do país. Uma cidade internacionalmente conhecida por seus diversos belos pontos turísticos,como o Pão de Açúcar; a estátua do Cristo Redentor (uma das sete maravilhas do mundo); Jardim Botânico; as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (dentre outras); o Estádio do Maracanã; o Estádio Olímpico João Havelange, (popularmente chamado Engenhão);a floresta da Tijuca (maior floresta urbana do mundo); a Quinta da Boa Vista; a Ilha de Paquetá e seus famosos eventos como o Réveillon de Copacabana e  o Carnaval.   Tudo isto pode ser visto aqui.

A cidade do  Rio de Janeiro foi fundada no Morro Cara de Cão, na Urca, em 1º de março de 1565, por Estácio de Sá, com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao então Rei de Portugal, D. Sebastião.

Dois anos depois, por questões de segurança, a sede mudou para o Morro do Castelo, onde os 120 portugueses, comandados por Mem de Sá, derrotaram os franceses que ocupavam a área.

E até hoje, entre tantas outras questões,a segurança ainda é um dos problemas da cidade. Afinal, qual o fascínio desta cidade para nós, 6,2 milhões de habitantes, se a cada dia uma bala perdida, assaltos, chacinas, arrastões em plena luz do dia e em ruas movimentadas.

Uma cidade que já me levou à síndrome do pânico por presenciar, dentro de um carro oficial, um grande amigo e colega de trabalho  ser metralhado por um "bandido" sobre uma moto (e por pouco, muito pouco, não estaria aqui agora conversando com os amigos). Daí surgiu o Renascendo, vale lembrar. A uma chuva mais forte, bueiros entopem, ruas ficam alagadas e o  trânsito caótico. Sem contar  que  roda-se quilômetros e não se encontra um policial, sequer, para pedir ajuda.

 Uma cidade em que a matriz de transportes é totalmente invertida: o transporte de massa feito por ônibus, além de poucas linhas de metrô e trens de superfície.

Enfim, problemas de grandes centros urbanos, todos sabemos. Mas sabemos também que a nossa linda cidade foi eleita para sediar as Olimpíadas de 2016. Como brasileira e carioca da gema  quero acreditar que faremos o melhor. Se depender do povo, tenho certeza que será um sucesso.

Bem... depois dos desabafos- não se pode mesmo tapar o sol com a peneira, como  dizia minha avó, volto às homenagens . Hoje estou aqui para declarar meu amor por você, "cidade maravilhosa".

Aqui nasci e cresci. E aqui meus filhos nasceram , cresceram e multiplicaram. E não sei qual é o segredo que essa cidade guarda para manter essa jovialidade, toda essa beleza e energia aos 445 anos.

O Rio é uma festa atrás da outra. Mal o Carnaval acabou já estamos com outras comemorações. Desta vez é o seu aniversário.Vários eventos ocorrerão pela cidade.

E ela tem muito mais. Muito mais atrações a serem divulgadas do que os pacotes turísticos apresentam.

O destaque da cidade Rio de Janeiro não vai somente para o Carnaval e lindas mulheres com bumbum à mostra. Ao todo, são 92 espaços na categoria de centro cultural e afins, sem contar cerca de 80 bibliotecas (22 das quais são públicas) e os teatros e casas de espetáculos, que são aproximadamente 100.

Um outro ícone cultural da cidade é o Theatro Municipal, que, além de uma linda construção, oferece grandes atrações.

A cidade tem inúmeros cinemas, centros culturais, galerias de arte, museus...

Quem quiser conferir alguns dos 77 museus , fique à vontade.

 http://www.mamrio.com.br/
http://www.macniteroi.com.br/
http://www.museuscastromaya.com.br/exposicoes.htm
http://www.pacoimperial.com.br/
http://www.aamcrj.org/
http://www.museudarepublica.org.br/museu2.htm 


 Aí está um pouquinho da cidade do Rio de Janeiro .




"...Parabéns Rio 40 graus, Cidade maravilha...

 Purgatório da beleza ... E do caos ..." (Fernanda Abreu)


Um beijo para os amigos que passam por aqui e boa semana para todos.

Lau


Rio 40 graus(trecho da música de Fernanda Abreu)
(Palavras de Johann Emmanuel Pohl, traduzido por Milton e Eugênio Amado)
Informações : Riotur
Foto: Google