Wednesday, February 20, 2013

"Sobre A Arte De Tomar Banho"



Você não precisa tomar um banho para estar no banho.Mesmo fora d´água,estamos mergulhados no aquário morno das nossas células.Você sabia que dois terços do peso do corpo humano vêm de um líquido que tem mais ou menos a mesma densidade e composição química da água do mar??

Quando nossos antepassados rastejaram para fora do oceano e se tornaram terrestres,trouxeram com eles enormes reservatórios de água suficientes para sobreviver à aridez da evolução.

Tomar um banho, portanto, é retornar brevemente a nossa condição original de seres aquáticos.

Quando dizem que temos muito mais em comun com os golfinhos do que com os macacos, há quem discorde. Mas a camada aerodinâmica de gordura que portamos sob uma pele sem pelos nos dá a leveza de um mamífero marítimo.Além disso,nossa postura ereta nos permite manter a cabeça fora da água.

Ao que parece,o ambiente líquido restaura também nossa capacidade natural de brincar com os sons.Quem ainda não se pegou brincando com água na boca? Ou submergiu seus ouvidos abaixo da superfície para escutar o barulhento mundo invisível: os glub-glubs em seu estômago, o pulsar da garganta, o zunido da água do banho.

E isso é perfeitamente visível também quando usamos o controle da respiração para mergulhar, assobiar e até gorjear como fazem os golfinhos.

Ao que parece,o ambiente líquido restaura nossa capacidade natural de brincar.Tanto que sujeitos normalmente tímidos e envergonhados cantam até no banho.

Psiquiatras também observaram que pacientes que não conseguem se comunicar em terra firme são capazes de emitirem sons quando imersos numa tina.As crianças  também se deliciam na água. Como é difícil,muitas vezes, tirar uma criança de um banho.

Tomar banho na privacidade de seu banheiro,então, leva você a se conectar com seu Eu marítimo primordial, mas também lhe permite viajar na hidrosfera -nos 531 bilhões de metros cúbicos de água que circulam sobre ou perto da superfície da Terra.

Com o calor que faz no Rio de Janeiro e em outros estados do país,nossos Eus marítimos certamente agradecerão a quem curtir um, ou mais, belos banhos.

No grande esquema aquático das coisas a sua "canalização"é parte da Natureza,tanto quanto o orvalho numa teia de aranha ou uma tempestade prestes a cair a qualquer momento. 

Já no Japão,acredita-se que a hidroterapia devolve a sáude - e dissolve o pecado. Cada uma...

Ah... se o papa renunciante ouve isso...

  (Excertos de "A Arte de Tomar Banho",de Véronique Vienne,com alguns"baldes"de meus Eus marítimos.):):):)





 Para acompanhar o tema deixo "Águas de Março",
numa bela "performance" de 
Adoro essa música!!




Um beijo para os meus amigos.


                                                                         Lau



-------------

Aqui tem mais sobre o item fundamental para um gostoso banho: água.

                                                                        --------------



Trechos da Arte de Tomar Banho, de Véronique Vienne, (link)   e meus Eus marítimos.

Imagem by Pixdaus. Já a publico aqui há 3 anos. Gosto dessa imagem.