Friday, November 7, 2014

Série Contos de Drummond / "A Fala Vegetal"



Não é mistério para os entendidos que há uma linguagem das plantas, ou, para ser mais exato, que a cada planta corresponde uma linguagem. Como a variedade de plantas é infinita, faz-se impossível ao entendimento, por muito atilado que seja, captar todas as vozes de vegetais. E só os mais perspicazes entre os humanos conseguem entender a conversa entre duas plantas de espécies diferentes: cada uma usa o seu vocabulário, como por exemplo num diálogo em que A falasse em espanhol e B respondesse em alemão.

Levindo,jardineiro experiente,chegou a dominar as linguagens que se entrecruzavam no jardim. Um leigo diria que não se escutava nada, salvo o zumbir de moscas e besouros, mas ele chegava a distinguir o suspiro de uma violeta, e suas confidências ao amor-perfeito não eram segredo para os ouvidos daquele homem.

Até que um dia as plantas desconfiaram que estavam sendo espionadas e planejaram a conspiração de silêncio contra Levindo. Passaram a comunicar-se por meio de sinais altamente sigilosos, renovados a cada semana. Em vão o jardineiro se acocorava a noite inteira no jardim, na esperança de decifrar o código. Enlouqueceu. Perdendo o emprego, as coisas não voltaram à normalidade.

As plantas haviam esquecido o hábito de conversar direito.Já não se entendiam, brigavam de haste contra haste, muitas se aniquilaram em combate. O jardim foi invadido pelas cabras, que pastaram o restante da vegetação. 




                                                                     
Disclaimer

"Os contos devem ser contados, e não entendidos;exatamente como a vida”,dizia Drummond.O que me encanta em Drummond, além de seu talento e sua timidez,é sua modéstia,o que falta a muuuitos no meio literário.Esse comportamento pode ser constatado através do título que o poeta deu a seu livro de onde retirei esse conto:
"Contos Plausíveis". 
Plausíveis nada. Sensacionais. 
 Drummond é perfeito. :) #soufãdecarterinha.





  O som tá aqui e "fala" sobre a falta de comunicação (link) entre as pessoas.Trata-se de  uma  nova letra do novo álbum de Pink Floyd, intitulada " Louder Than Words". É linda.





                                                                        ~~


E Hoje é o dia da grande poetisa Cecília Meireles,
aquela que disse:" Eu deixo aroma até nos meus espinhos, ao longe, o vento vai falando de mim". O Google fez um belo "doodle " em homenagem à poeta.
Está aqui.
~~

Bom fim de semana para os amigos que me leeem
Lau
 Bye






Imagens: "Goats" via Pixdaus, "Pinterest' e Web.                             
rsrsrs essas imagens são fofas ,:))