Saturday, August 6, 2016

"Rio Olímpico Brilhante"


Ontem,a cidade mais linda do mundo ♥:),o Rio de Janeiro, mostrou que somos capazes de sediar grandes eventos do porte da Copa do Mundo (link) (um sucesso, diga-se de passagem) e dos Jogos Olímpicos.A cerimônia de abertura dos Jogos 2016, realizada no estádio do Maracanã,na cidade maravilhosa,foi de uma lindeza sem tamanho e exaltada pela mídia internacional. 

Para a realização de um grande evento como as Olímpiadas é necessário muita preparação,uma baita infraestrutura .

Portanto, trata-se de  um projeto grandioso que necessitava de profissionalismo e muita garra.E os brasileiros sonhavam  em sediar os Jogos. E abraçaram esse sonho com corpo e alma.

"Quem sonha demais precisa de dar realidade ao sonho.Quem dá realidade ao sonho tem que dar ao sonho o equilíbrio da realidade", diz Fernando Pessoa em seu "Livro do Desassossego".E para isso, foi criado o Comitê Rio 2016,que trabalhou muito,durante 7 anos(idade do meu blog), para organizar os primeiro Jogos Olímpicos do Brasil e da América do Sul.

Foram mais  de 100 mil pessoas  envolvidas diretamente na organização deste evento,incluindo integrantes do Comitê,além de pessoas contratadas e de mais de 70 mil voluntários.

E todo esse trabalho foi coroado de êxito, repito,conforme o "clipping " abaixo.

“A cerimônia de abertura foi uma exibição à altura da Cidade Maravilhosa. Havia ritmo e beleza em cada passo no estádio do lendário O Rio vibra com uma festa repleta de música, cores e esporte” e  segue elogiando a cerimônia e a cidade “por suas cores, por seus fogos de artifício, por sua música, por sua gente, pelo Cristo Redentor, aliás ao fundo como perfeito protetor, ícone universal de uma cidade na qual cabem vários mundos”. (O argentino El Clarin)

O jornal francês Le Monde chamou a cerimônia de inovadora e destacou que a abertura foi marcada por uma celebração da música brasileira.

Vale lembrar que o Le Monde não omitiu "as vaias" que o presidente "interino",Michel Temer,recebeu de uma grande parte do público que lotava o estádio do Maracanã.

Na página da BBC inglesa,ao vivo, a cerimônia foi classificada como um “show espetacular”.

"O The Guardian" citou a imagem do Cristo Redentor com o Maracanã ao fundo e os fogos de artifício iluminando-o: "Que visão!! "É melhor nós começarmos a fazer algo sobre o meio ambiente ou nós talvez não tenhamos muitas Olimpíadas para celebrar no futuro",concluiu.

"Uma festa de música, cores e esporte no Rio de Janeiro, à altura da cidade maravilhosa, com ritmo e beleza", mostrou El Clarín, ARG:

O Boston Globe, EUA publicou: "Se você estava em dúvida sobre assistir à cerimônia de abertura, vale a pena! Uma apresentação visualmente deslumbrante."

"Espetacular, espetacular, espetacular".(La Tercera, CHI)

"É como se alguém tivesse apertado o botão e ligado as pessoas.De repente, tudo é esplêndido."(Telegraph, UK)

La Vanguardia, ESP: "Chega a construção do Brasil contemporâneo com todas as cidades que o formam. Espetacular o efeito visual que se vê neste momento no Maracanã."


(Maracanã)
Sport, ESP: "O Brasil surpreendeu com uma festa cheia de luz e música, assim como com várias cenas muito marcantes.".

Enfim,o reconhecimento ao profissionalismo,à dedicação e à entrega dos profissionais brasileiros ao projeto,coroado com a impecável cerimônia de abertura, foi exaltado no mun-do in-tei-ro.

Interessante, que os protestos durante a Copa do Mundo,e quando da vitória do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos, foram muitos.Não é do desconhecimento de ninguém que a inveja é um mal terrível.Esta doença,eu a classifico assim,pode ser compreendida na "Síndrome de Solomom",que evidencia o lado obscuro da condição humana que mete o olho gordo, no sentido popular, no sucesso alheio.E por outro lado,mostra a falta de autoestima e de confiança ao acharmos que o nosso valor depende da opinião de outros.E ainda mais agora,com o Brasil em plena crise política-econômica,alguns invejosos desinformados estavam na torcida contra o país, jogando coisas ruins,olho de seca pimenteira,como a minha avó dizia.

Mas o santo é forte.Hã! E...é muito!! E mais:Deus é brasileiro.E acabou que o tiro saiu pela culatra. O evento brilhou tal qual um "vaga-lume", :) uma estrela de primeira grandeza.Tal qual a Lua. Derrubando o pessimismo,os prognósticos macabros, e a inveja.

Que o nosso país continue firme,e não se abale com as críticas de outros países e de quem quer que seja incapaz de reconhecer que o brasileiro, sim,tem seu valor. 
E o Rio Olímpico continua lindo e brilhando. :) ♥
(L.M)

   
Algumas canções da trilha sonora da festa estão  aquiaqui, aqui, aqui. E aqui.


Um bom domingo olímpico aos meus amigos que me leem.

Um beijo
Lau


Obs. Desculpem a má formatação do post. 
Amanhã tento melhorá-la.

-----


Aqui, um "flashback".
Imagens com direitos autorais.
Aqui tem tudo que está rolando no "Rio Olímpico". 
E aqui mais informações sobre a  cerimônia de abertura dos Jogos no Rio de Janeiro.