Wednesday, July 8, 2009

O Que é Mentir?


"Mentiras sinceras me interessam".
(Cazuza)

“Jamais diga uma mentira que não possa provar”.
(Millor Fernandes)

"O Estado é a mentira ; mente em todas as línguas do bem e do mal, em tudo o que diz mente, e tudo o que possui rouba. (Friedrich Nietzsche)

Mentir tem sido motivo de várias manchetes na mídia, ultimamente.Tivemos há poucos meses o caso da brasileira que acusou um grupo neonazista de atacá-la brutalmente e de causar aborto de seus bebês, na Suíça. No mês passado, o governador americano Mark Sanford, da Carolina do Sul, também viu sua “mentira” vir a público, quando uma conta de e-mail invadida revelou um caso extra conjugal do governador . Vale lembrar que não incluí aqui exemplos das mentiras deslavadas dos nossos políticos. São tantas... que não caberiam no texto.

No caso da brasileira , o Brasil protestou energicamente-tanto o governo quanto a imprensa-mas em três dias se revelou que a história da brasileira parecia falsa: não estava grávida, não fora agredida e seu automutilara. Parece óbvio que mentiu. Mas isso será tão óbvio? Por que será que ela mentiu? O que levou essa moça a fazer isso?

De acordo com Renato Janine Ribeiro, professor titular de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo (USP), a mentira está ligada à intenção. Uma coisa é cometer erros, outra é ter a intenção de enganar alguém. Na opinião do professor o erro pode existir fora de toda relação social, já a mentira é o modelo de uma relação social perversa.

A história conta que Benjamim Constant era contra os argumentos de Kant, que diziam que devemos sempre ser verazes. Constant defendia que existem mentiras necessárias, reiterando que verdades e mentiras são sempre relações sociais. Papo cabeça à parte , se são relações sociais, mentindo não estaríamos prejudicando essas relações? Então, por que se mente?

Millor Fernandes, no item 8 de seu "Decálogo da Mentira" , é afirmativo: “É inútil apontar alguém como mentiroso. Todo mundo é”. E agora?

Mas há quem pense diferente em relação à mentira, como o poeta e romancista francês Jacques Anatole France. Para ele "a mentira é um vício apenas quando faz mal; quando faz bem é uma grande virtude".
Afinal, existem mentiras necessárias ? O que é mentir?

Um beijo, amigos... "de verdade".

Lau Milesi

Fonte de Inspiração: Ciência e Vida -"Filosofia".

Sugestão : Não deixem de ler as "Mentiras que os Homens Contam", de Luiz Fernando Veríssimo. (rs) Desculpem "amigos", foi só uma brincadeirinha. "Amigo" meu não mente.rs