Sunday, December 4, 2011

Sobre Limpeza De Ambiente ...e Incensos...



incenso – do Latim incensum, “aquilo que queima”.

O incenso também deixa o ambiente agradável, livre de energias negativas. É capaz de tornar ainda mais forte um ritual do qual participam várias pessoas."Todos ficam na mesma vibração”,diz Meeta Ravindra, especialista em cultura indiana.

A origem do incenso permaneceu desconhecida durante muito tempo. Possivelmente, ele foi inventado quando membros de antigas civilizações jogaram plantas e substâncias aromáticas no fogo e perceberam a fumaça perfumada que dele exalava.

Mas as primeiras evidências arqueológicas, contudo, revelaram que a queima de incensos data dos primeiros reinados do antigo império egípcio, onde foram encontrados queimadores em formato de colheres de cabos longos. Eles chamavam de um ato feito perfumum, através do fumo, da fumaça, o que originou o nosso perfume.

Aparentemente inofensivo,o incenso pode fazer tanto mal para os pulmões e bexiga quanto o cigarro, a poluição atmosférica e o gás carbônico dos escapamentos dos carros.Sua fumaça libera gases tóxicos que podem causar o câncer nesses órgãos.É o que asseguram três diferentes pesquisas sobre o tema.

Na primeira, publicada na revista European Respiratory Journal, os cientistas explicam que quando alguém acende uma vela ou defuma a casa, na realidade, está impregnando o ambiente com os hidrocarbonetos aromáticos e partículas poluentes sólidas, substâncias causadoras de câncer de pulmão e de bexiga. "Esse risco aumenta em ambientes fechados e com muita fumaça, como o interior dos templos budistas e católicos", alerta os pesquisadores.

A segunda vem endossada por Brad Timms, da Grã Bretanha.Para Timms,"a possibilidade de se desenvolver câncer pela inalação da fumaça produzida pela queima de incenso depende do nível de hidrocarbonetos policíclicos liberados por ele e pelo tempo de exposição ao produto"

Já o outro alerta vem dos pesquisadores da Universidade de Maastricht (Holanda).Ao analisarem a concentração de partículas poluentes sólidas no ar de uma capela e de uma basílica em Maastricht comprovaram que o ar de ambas continha vários tipos de moléculas reativas que fazem mal ao pulmão, causando ou agravando as reações inflamatórias e doenças respiratórias, como asma ou bronquite.

"Os padres e as pessoas que trabalham dentro de igrejas são os maiores prejudicados, embora os fiéis que ali permaneçam por muitas horas diárias também possam ser afetados", advertem os cientistas.

Portanto, para os adeptos de uma purificação de ambiente por incenso, é importante observar  os ingredientes do produto na embalagem e procurar se  consta o registro da Anvisa, órgão de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde.   


Um beijo para os meus amigos.
 Bom Domingo!

Lau



Deus me proteja. Não faço mal a ninguém. Que coisa!!!!

Imagem: Incensus, by Pixdaus.

Fontes : Revista Planeta ; O Despertar  ( Vicente Blasco); A Essência da Intuição (Martin Claret).