Tuesday, February 1, 2011

Olá!! Re...conectei-me... Voltei...



Olá amigos que me visitam, tudo bem com vocês ? Tomara que sim. Saudade...


"Re...conectei-me", "voltei...aqui é o meu lugar , minha emoção é grande, a saudade era maior... e voltei pra ficar"...,como diria o grande compositor Oswaldo Nunes.

Recebi esse vídeo abaixo (alguns devem conhecer) da minha amiga Márcia Altoé e lembrei de trazê-lo para o blog. É de uma operadora de celular da Tailândia, a DTAC, e desenha um quadro perfeito do que é viver excessivamente conectado.

Evidente, que há quem saiba dar limites à essa conectividade.Mas também há quem não saiba meeesmo.

Há pouco tempo, ninguém me contou, presenciei uma cena bizarra em um Grande Parque de Diversões, visitado por crianças, adolescentes e adultos, que bem poderia fazer parte desse comercial. Vi uma menina de uns 16, 18 anos , durante uma apresentação de um filme em 3D , de efeitos especiais espetaculares, com os olhos grudados em seu celular, enviando e-mails, como se estivesse isolada em uma ilha. Fiquei perplexa.

O
programa Fantástico, da TV Globo, apresentou um vídeo (veja aqui) de uma mulher que se esborracha num "chafariz," dentro de um shopping, por estar enviando SMS de seu celular. Pasmem! Soube que ela quer processar o shopping.


No livro "Os Superficiais", ainda não lançado no Brasil, o norte-americano e comentarista de tecnologia Nicholas Carr afirma que o excesso de informações tem transformado as pessoas.E ele questiona, com veemência, o que chama de "interrupção".


"Mesmo sabendo que conectividade significa criatividade, o "além da conta" dessa conectividade, dessa "interrupção" pode paralisar nossa criatividade? Será que ela nos trará algum déficit de atenção"?, pergunta o autor.


Confesso que respondi positivamente à pergunta.Ultimamente vinha apresentando esse quadro de forma gravíssima. Cheguei a ingerir, seguidamente, dois comprimidos de um mesmo medicamento, ganhei duas multas de trânsito, dentre outros sintomas. Andava "fora do ar", em "outro planeta" como dizem aqui em casa. Sem contar o estresse, a irritação e a falta de paciência com tu-do.Tu-di-nho mesmo.


Muitas vezes olhava todos os e-mails que me esperavam no computador e tinha vontade de apagar tudo. Andava de pavio curto, como dizia meu querido e saudoso pai.


Usei o verbo no pretério imperfeito (embora não aprecie esse tempo)porque com as minhas férias já deu para sentir uma melhora nos meus sintomas. Estou mais centrada. Ainda bem...


E essa melhora no quadro de falta de atenção e irritabilidade não se deu pela minha ausência nessa atividade tão agradável de "blogger".


Acontece que, por força dos nossos compromissos profissionais e sociais, ficar horas à frente de uma tela diariamente traz desgastes não só emocionais, como físicos (lesões ortopédicas , gordurinha localizadas...) . Isso todo mundo sabe. Mas os que muitos não podem imaginar é o quanto é libertador dar um corte abrupto de vez em quando.
Thomas Friedman cita em seu livro que, em pouco tempo, talvez tenhamos que recriar artificialmente a experiência de estar " fora". "Talvez em breve vejamos anúncios de um resort prometendo não só lindas praias e quartos elegantes , como também nenhuma conectividade" .O anúncio poderia dizer: "garantimos que nenhum dos quartos conta com serviço de internet", acrescenta o jornalista e escritor.


Mas eu, Lau, digo que estou de volta, re...conectei-me, um pouco mais energizada, e prometo que contarei as novidades . Uma delas conto agora . É essa aí abaixo:




Chama-se Carly Rosey, microcefálica,[rs] bonitinha, muito agitadinha e já conectada, como se pode ver. Essa é a substituta da Magali, aqueeeela gatinha da minha gringuinha ,que desapareceu e nos deixou morrendo de saudade.


Vida que segue ... mais tarde estarei, feliz da vida, retribuindo as visitas dos amigos que me deixaram comentários gentis, carinhosos e aconchegantes no post da minha despedida. Muito obrigada!
Um beijo


Lau







Citação: O Mundo é Plano - Thomas L. Friedman , escritor, colunista político do New York Times (autor de Beirute a Jerusalém)

Imagem : Free- Pixdaus.