Saturday, January 23, 2016

Café: amigo,cordial,solidário,quente e gostoso.


Dizer que o café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro não é novidade pra ninguém.E que é servido tradicionalmente quente,mas também pode ser consumido gelado,idem.Mas o efeito do grão em algumas pessoas não é o que acontece em todos. Não é mesmo.

Particularmente,além de um energético e tanto,um bálsamo,vejo no café um amigo inseparável, uma boa companhia.Seja ao nos despertar,na antessala de um consultório,em reuniões de trabalho,após o almoço,numa  livraria...É só chamar que ele surge ra-pi-di-nho. 

Mas não para por aí.O café é também semente que agrega. É hospitaleiro e cordial.Agenda encontro com amigos:"fechado,vamos tomar um café amanhã".E até planeja o futuro:"no próxima semana  tomaremos outro café".

O poderoso grão,que agora pode ser encontrado também em "cápsulas",aromatizado, cappuccinado,achocolatado,frappuccinado,solúvel,descafeinado,orgânico etcétera e tal, já serviu de inspiration a filósofos,poetas e letristas,que conseguiram transformar o líquido negro diurético também agradável  aos olhos.

"O café deve estar quente como o inferno,ser negro como o diabo,puro como um anjo e doce como o amor", diz Charles-Maurice de Talleyrand-Périgord.

Já (Vinicius de Moraes e Baden Powellfizeram do grão brasileiro um samba (link)pra cafeteira nenhuma botar defeito.

Muito antes,o poeta fofo,Mario Quintana escrevera “O café é tão grave,tão exclusivista, tão definitivo, que não admite acompanhamento sólido.Mas eu o driblo,saboreando, junto com ele, o cheiro das torradas na manteiga que alguém pediu na mesa próxima.” Detalhe: li um dia desses que o poeta Quintana só tomava café amargo.

Já o poeta Ferreira Gullar,o imortal da cadeira 37,inspirou-se no adocicar a preciosidade.


(...) O branco açúcar que adoçará meu café 
nesta manhã de Ipanema 
não foi produzido por mim 
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

Em usinas escuras, 
homens de vida amarga 
e dura 
produziram este açúcar 
branco e puro 
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema
homens de vida amarga 
e dura 
produziram este açúcar 
branco e puro 
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.
(excerto )


Para acompanhar esse momento gostoso,o de deliciar-se com um café, seja com adoçante natural (stévia),açúcar mascavo,vanilado,ou o branco,nada melhor do que um "Coffe Blues".

Ouça aqui. .

Lau                                                             ~~~~~
                     
                                                                                 
Recadinho (grande) 
Muito obrigada aos amigos que me escreveram perguntando pelo blog.Acontece que tive problemas -mais uma vez- com a "invasão de hackers",além de comentários anônimos sinistros,e algumas insistências.Todos foram encaminhados ao "Google".Fui aconselhada a retirar o blog do ar até que fossem exterminados e achados os invasores e os sinistros.Operação get out realizada com sucesso,aff!! Esperamos que desapareçam mes-mo.

Aproveito para, delicadamente,afirmar que são extremamente não bem-vindos.Meu blog foi criado com o  intuito de divulgar autores,escritores,música,poesia,viagens etc. e não para competir com ninguém.

Recentemente,o cantor,compositor e escritor Chico Buarque declarou na mídia que está processando um "antiquário" que ofendeu sua família,invadindo o espaço da filha do cantor no Instagram, e também em outra rede social,utilizando-se de palavras ofensivas e agressões "veladas".Chico respondeu,com a sua classe de poeta nacional,citando uma de suas belas letras:" Não mexa com as minhas meninas". 

Sou do team e discípula do Chico Buarque.E faço das palavras dele,as minhas."NÃO mexa com as minhas meninas,com meus meninos,(minhas crianças),meu blog. 

Este alerta se destina a pessoas que demonstram,ainda,não terem absorvido durante suas vidas os significados das  palavras: 
família
amor
amizade
gratidão
solidariedade
coragem
companheirismo
afinidades
respeito
empatia
autoestima 
"determinação"
direitos autorais, 
privacidade 
etc...

Sempre é tempo de aprender,né não? Putz! Se é...

"Depois não vai dizer que a cigana te enganou": provérbio/ ditado (nunca sei ao certo), que a minha sábia avó utilizava quando alguém insistia no erro.Tá dado o recado.

Um beijo aos meus amigos/parceiros ♥ que me auxiliaram na empreitada. 

E outro beijo vai para os amigos leitores♥ que sempre  me prestigiam com suas presenças, através de seus links ou de seus comentários.

Muito bom estar de volta ao convívio de pessoas sociáveis e gentis,mesmo que virtualmente.♥  

Lau



                       

Imagem via Nespresso.
Aqui pode-se tomar café tb.

Vale lembrar que mais de 3 cafés por dia não é aconselhável.