Thursday, December 17, 2009

"Boca de Pato" (reposting)


Hoje estou compartilhando com os amigos que passam por aqui essa bela crônica da grande jornalista Leila Ferreira, do Blog Nós Mulheres. O texto não é novinho, mas também não pode ser considerado "peça de museu", já que o assunto vive em pauta.E ainda mais aqui no Brasil, que, segundo reportagem da Revista de Domingo do jornal O Globo, é o segundo maior consumidor de botox do mundo. Eu não sabia desse "ranking".
"Boca De Pato"

(Leila Ferreira)

A pergunta que não quer calar: por que é que tantas mulheres estão deformando suas bocas? E o verbo não pode ser outro: é deformar mesmo. São bicos assustadores, que transformam o rosto de qualquer mulher numa máscara grotesca. Lábios construídos, preenchidos, completamente artificiais, que parecem ter sido picados por um enxame de marimbondos furiosos. E as mulheres pagam pra ficar com esses lábios! Pagam muito e, o que é mais inacreditável, parecem estar felizes com eles.

O que será que leva uma mulher a se afastar tanto dela mesma? Por que tantas de nós estão entregando seus rostos a “profissionais da beleza” que, loucos pra ganhar dinheiro, constroem mulheres quase sinistras, caricaturas delas mesmas? Por que comprar bocas que lembram bicos de pato e chamam a atenção onde chegam – pela aparência esdrúxula, e não pela beleza?

Cada vez que veja uma mulher assim, na rua ou na TV (sim, porque muitas celebridades aderiram à “boca de pato”), fico tentando imaginar sua história, pensando nos motivos que podem tê-la levado a se deformar achando que ficaria mais bela. Será que foi um amor que acabou? Uma separação? Uma traição? Um recomeço? Ou é apenas a não-aceitação da passagem do tempo?

Como seria bom se, na tentativa de se deformar, cada uma dessas mulheres encontrasse um cirurgião ético, que a demovesse da ideia. Ou, melhor ainda, que cada uma delas, antes de entregar seu rosto a um estranho que não se importa com sua história de vida, ela própria tentasse entender essa história um pouco mais, tentasse se conhecer e se reconciliar com a pessoa que é, em vez de construir com bisturi e silicone uma mulher que talvez nunca chegue a ser?

Enfim, são só perguntas. Não tenho respostas nem receitas. Mas acho que nós, mulheres, temos que nos tratar com mais carinho e mais respeito. É hora de parar de agredir nossa alma e nosso corpo. Nós merecemos uma vida mais feliz e mais leve. E, acima de tudo, merecemos nos reconhecer quando olharmos no espelho.


Um beijo

Lau


Em Tempo

Hoje em dia não são só as meninas que estão correndo atrás desse "photoshop", "menin"os", também, têm recorrido ao produto.

Leila Ferreira é formada em Letras e Jornalismo, com mestrado em Comunicação pela Universidade de Londres. Colaboradora da revista Marie Claire e autora do livro “Mulheres: por que será que elas…?” (Editora Globo)

Tela: "Mulheres e Frutas" do pintor Di Cavalcanti, nascido no Rio de Janeiro.(1897/1976)

Di Cavalcanti, apesar da influência cubista e mesmo surrealista, foi um dos mais típicos pintores brasileiros pelos temas populares que utilizava em suas obras, como o carnaval carioca,mulatas sensuais, paisagens suburbanas e naturezas-mortas com frutas tropicais.Sem falar nos grandes quadros que retratam outras figuras humanas com certo ar de sensualidade.