Wednesday, October 29, 2014

A Arte de procrastinar...( minha e de um pássaro)...


Procrastinar não vem no DNA. Não, não vem. E nem meus pais eram adeptos dessa arte. Talvez algum ancestral da família seria, não sei.Só sei que,de uns tempos pra cá, passei a conviver com essa força invisível que conduz os rios com suas correntes a lugares inimagináveis, com desvios e variações que não dão para compreender o porquê deles. E pior é que não sabemos as vantagens de fazer esses rodeios, de adiar decisões,viagens, compromissos... 

O lado positivo de procrastinar é que chegamos a lugares que, de jeito e maneira, pensaríamos em ir. Se por um lado pousa uma bela culpa, como a que tenho agora de não ter despachado, hoje, uma encomenda para uma tia em Barbacena ; por outro lado nos leva a fazer o que deveria ter sido feito há séculos, seculorum.

Pode-se,de repente, recauchutar um álbum antigo de fotografias, arrumar gavetas, assistir a um bom filme,tentar escrever uma crônica, trabalhar num livro...Ou, em  vez de consertar algo quebrado, arrumar sua bolsa que está uma loucura de tanto papel, mudar de caminho...

Talvez, procrastinar seja a maneira que encontramos, inconscientemente, de arrumar a bagunça que está nos nossos cantinhos.

Fico com peninha de quem só queira-ou pode-distrair-se, espairecer somente aos sábados e aos domingos. Procrastinar esse "espairecer", se obrigar a... só a sábados e domingos cria outro compromisso, outra obrigação. Já vivi uma época dessas e sei o quanto não é bom.

E a vida passa tão rápido...Desperdiçar tempo no que lhe agrada, no que lhe faz bem, dentro ou fora de casa, no caminho para o trabalho, ou numa caminhada acelerada para exercitar o esqueleto é tão agradável, dá uma sensação de liberdade...

Hoje, tive o meu dia de procrastinação...e muito especial...

Segui a linha de pensamento de Thoureau,"quando se sai  de casa para dar um passeio, não tenha certeza de para onde vão voltar os passos", e  não é que na minha caminhada de hoje  meus passos voaram pra outro lado? E olha só quem encontrei : o  lindinho da foto.

Nem sei se é o mesmo pássaro ou mesmo um parente seu(dele) que sempre vejo circulando. Só sei que tive a nítida  impressão de que ele estava praticando a mesma arte. Pois ele ía e voltava, ía e voltava...como se estivesse procrastinando... uma viagem.

O pássaro também voou  nas pegadas de Thoureau, pensei.E eu no meu instinto.

E acertei em cheio.Ao perceber a minha tentativa de travar um diálogo,o fofo desviou sua rota.

Ía... e  voltava...ía e voltava ....e chilreava (piava)  que dava gosto.

De repente, parou. Pousou.Virou a cabeça  para um lado, para  outro.

E começou  a me ouvir. . Batemos o maior papo. Acreditem.

"Um pássaro me  recitou",parafraseando o poeta Manoel de Barros

Minha tia terá que aguardar até amanhã o envio da encomenda .
Lau


Disclaimer

Pesquisadores da Universidade de Colorado identificaram a procrastinação, dentro de uma perspectiva da evolução humana, como um  subproduto da impulsividade.Segundo eles, para   o homem primitivo, fazer planos de longo prazo não era tão
 importante quanto saciar as necessidades básicas e instantâneas de sobrevivência. 
Mas isso é só nas pesquisas, né pessoal? Vai que um de nós resolva procrastinar uma ida ao banco para pagar uma conta... pra ver os juros que iremos desembolsar.
Agora joguei um balde  de água fria na minha procrastinação de hoje, mas... Fazer o quê? Nem sempre tenho a sorte de travar  um bom papo com um pássaro, além de uma baita folga em plena quarta-feira.

Um beijo para os amigos que me leem.
Obrigada
Lau

Bye...



 A musiquinha tá aqui, numa homenagem ao pássaro que vi .
Ele é  muito "lindienho".:) 







Saiba mais sobre o que significa "procrastinar", clicando aqui.
Imagens minhas, feitas no Palafitas, (link) na Lagoa Rodrigo de Freitas.(link)