Sunday, February 21, 2010

"Segredo"



Olá amigos, como foram de Carnaval/descanso? Espero que tudo tenha corrido bem e todos tenham tido ótimos dias. E falando em dias...nunca pude imaginar que ficaria tantos dias (10) sem, sequer, checar um e-mail e, principalmente, "blogar".

Todas as vezes que viajo, sempre arranjo um tempinho para dar uma passadinha na minha "tribuna virtual". Dessa vez foi diferente. Como prometi à minha família que não exerceria a atividade de "blogger" e só teria notícias do mundo através de jornais e revistas (impressos) , o jeito foi cumprir com a palavra empenhada. Note, hpzinho, nem pensar...

Sossegar a atividade mental, não é nada fácil. Falo por mim, que sou muito agitada. Requer disciplina e força de vontade. Confesso que me esforcei para ter tudo isso. E como me esforcei.

Uma vez li, não sei onde, que ao estipular metas, é importante desenvolver em nossas mentes a habilidade de visualizar a meta de modo vivo e claro, como se a meta já houvesse sido atingida. E foi o que exercitei durante esses dias em que estive longe do mundo virtual. A toda hora , ou melhor, a cada dia que passava sem me logar, tinha a sensação de que estava atingindo a minha meta.

Vale lembrar que classifico a atividade de "blogger" como uma atividade extremamente prazerosa. Mas não posso deixar de registrar, que dar uma pausa à web traz benefícios à nossa atividade mental e física.Comprovei esses benefícios durante esse meu perídodo de descanso/obediência.

Há quinze dias li, na Gazeta on line, uma matéria que trazia dados alarmantes:170 milhões de pessoas em todo o mundo apresentam sintomas de uso abusivo da web. Só no Brasil são 4,5 milhões de internautas, um dos maiores contingentes entre os países.

Segundo o psicólogo e coordenador do programa de Dependentes em Internet do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP (www.dependenciadeinternet.com.br), Cristiano Nabuco de Abreu, as notícias não são nada boas : a tendência é que esse número só aumente.

"O Brasil é o país líder de tempo gasto em conexão doméstica no mundo. Com R$ 2, em uma lan house, você acessa a internet. Comprar um computador também está mais barato. Eu compararia isso a uma grande tsunâmi que está se formando, mas a gente ainda não sabe o tamanho", alerta o psicólogo.

O psicólogo revelou também ter recebido casos assustadores de dependência ao computador em seu consultório. "Um jovem de 17 anos ficava 45 horas ininterruptas na frente do computador", relata. O adolescente, lembra o psicólogo, não levantava nem quando sentia vontade de fazer pipi. Ele precisou ser internado em uma clínica para dependentes.

A matéria mostrava, inclusive, os malefícios de se ficar horas sentado em frente a um computador. Entre os sintomas físicos, estão incluídos a taquicardia, a sudorese, a secura da boca e as tremedeiras.

A longo prazo, a longevidade diante do computador ainda resulta em problemas como comprometimento da postura, lesões por esforço repetitivo, como tendinite, obesidade ou subnutrição, devido a má alimentação, e deformidade na visão, atacada pela luminosidade do monitor, acrescentou Cristiano.\

E do lado psíquico, a incapacidade de concentração, a angústia por estar longe de um computador e o sentimento de impotência estão entre outros problemas apresentados, segundo o profisional.

Mas não quero fazer campanha contra a Internet. Longe disso. E nem podemos nos enquadrar como viciados, lógico. Somos adultos e sabemos dos nossos limites. Quer dizer... nem sempre, não é?

O que quero mesmo é contar um segredo pra vocês: "sen-ti muuui-ta sau-da-de da mi-nha tri-bu-na vir-tu-al e dos a-mi-gos que pas-sam por aqui e "ba-tem "a-que-le pa-po co-mi-go".

Felizmente, estou de volta. E vida que segue... com má postura, secura de boca, etc...[rs]

Só para ilustrar a minha alegria no meu período de "obediência", deixo um minúsculo poema / poetrix de Luiza Vianna.

Triste Destino
de tão obediente
fiquei doente...
[rs]

Beijossss e uma boa semana pra todos.

Lau


Em Tempo

Muito obrigada aos amigos que me visitaram mesmo durante a minha ausência. Retribuirei a todos e com prazer.E amanhã replicarei os carinhosos comentários deixados no meu último post. Muito obrigada também aos que me enviam seus comentários por e-mail.

Quero agradecer também às amigas Zilda Santiago, do blog http://zildasantiago.blogspot.com/ e Maria Bonfá, do blog http://mariabonfa.blogspot.com/ pelos selinhos que me ofereceram.
Vou pegá-los e pro-me-to que seguirei as regras.


Um beijo e uma boa semana para todos.



Luíza Vianna, poetisa (jogando pro alto o feminismo linguístico) que lembra muito Chacal, em seus poemas minúsculos de humor e crítica.


Foto: Pixdaus - "Secret
".