Wednesday, October 23, 2013

Sobre as coisas da "vida".Um papo sobre sincronicidade

               

"Tudo refloresceu. O filósofo concluiu que não se deve plagiar a eternidade".

(Carlos Drummond de Andrade)

Que atire o primeiro teclado quem nunca pensou em alguém,e logo depois surgir um sinal sobre essa pessoa.Tenho certeza que muitos amigos que passam por aqui já viveram uma situação como essa.Hoje escrevo este texto para transcrever o que aconteceu comigo há  mais ou menos uma semana.Mas antes vou dar uma passadinha  num livro que li e achei muito interessante.

O livro é  "A Fonte Interior",de Katleen Wande Kieft, que tem como dedicatória " a seu espírito desperto". A autora dá ênfase à essa expressão que escolho para descrever o que não pode ser limitado por palavras, mas apenas por sentir, e que traduzirei como intuição. Mas há quem chame de sincronicidade. 

Para Yung, dentre várias outras definições sobre o tema, a sincronicidade é um conceito empírico que surge para tentar dar conta daquilo que foge à explicação causal e exige um outro tipo de explicação. Basicamente o que define a sincronicidade são a coincidência e o significado.

Na minha humilde filosofia essas coincidências significativas surgem  para nos indicar caminhos que sempre trazem oportunidades de crescimento espiritual, evolutivo ou nos preparam para “acontecimentos futuros”.A literatura sobre o assunto nos dá "argumentos"que acabam por nos levar a abraçar essa tese e acreditar, piamente, que isso é/será possível.

E não é que essa semana, em que faz um ano que Antonio Paulo de Oliveira Campos, o tricolor, o “poeta dos pampas”, luarizou-se, como diria o poeta Quintana, me deparo com um link que me levou a descobri um blog que leva o sobrenome do Antonio ????? 

E o mais interessante é que só descobri o referido blog ao ver um post tão especial pra mim, esse aqui, ser tantas vezes clicado.

Conclusão:meu bigbrother/bigblogger seguiu os rastros e me levou ao surpreendente blog que pode ser visto abaixo. Fiquei, realmente,chocada com tamanha sincronicidade.

Quando dizem que nada é por acaso, há quem deprecie essa expressão já tão batida. Mas,nesse "episódio",a expressão vem com uma força espiritual muito grande,de duas almas, essas sim, dignas de respeito e admiração:Manoel Milesi, meu querido pai, e Antonio de Oliveira Campos, um homem também digno e amigo, querido por mim e por muitos.

Infelizmente o blog que descobri levar o nome de "Oliveira Campos" foi fechado ao público, de repentemente. Agora  é "privado".Mas tive oportunidade de ler (e dar um copy)nos textos e por questões éticas, não os publicarei.E, caso os compartilhasse, levantaria a  bandeira dos direitos autorais e pediria licença às autoras/autores,evidentemente.

Fiquei matutando e procurando, na minha fonte interior, explicações para um fenômeno como esse. 

Estariam meu pai e o Antonio querendo me mostrar algo? Quem seria essa alma/vida que teve a ideia de  batizar um blog com o sobrenome de pessoa tão nobre,digna e amiga como o meu amigo querido Antonio de Oliveira Campos,"o senador,o poeta dos pampas,o tricolor",como eu o chamava carinhosamente??

E por que, coincidentemente, estaria lá um "Manoel " em um dos textos, num diálogo???


Respostas que teremos um dia, ou em breve.Sincronicidade?  Quem sabe?  


No capítulo "Intuição", do livro " A Fonte Interior",a autora cita que as coincidências significativas, ou sincronicidades são sempre um impulso novo na nossa jornada evolutiva e trazem entusiasmo e esperança, pela certeza que por trás de tudo existe uma força que nos guia e protege. E eu acredito. Agora, então...

Ave Manoel Milesi!! Ave Antonio Paulo de Oliveira Campos!

Que descansem em paz, longe desse mundo onde não há só gente do bem como vocês dois e muitos outros. 


Descansem em paz, volto a dizer, longe desse mundo onde existem pessoas más, frustradas, cheias de ódio no coração, sem alegria, sem escrúpulos,que não medem meios para atingir a quem escolhe como alvo e disparam todo seus fracassos,suas feiúras interiores,suas desilusões, seus (dessas pessoas) sentimentos falidos, minguados.

Lau Milesi



Minha avó dizia que  quem conta um caso tem que contar com "argumentação".
Olha aqui o blog que me deixou impressionada com tamanha sincronicidade.
Coisas da vida ...
 Links




Meu pai e Antonio eram dois homens felizes e adoravam música., 

É só clicar aqui e poderão ouvir uma outra guerreira.


Um beijo pra os amigos que me visitam

"Hasta la victoria", como canta Mercedes.

Boa semana!


Lau 



Notas:


p.s.1- esse outro post aqui -e muitos outros-também me levaram ao blog  " Oliveira Campos".


2- E aqui está o post que fiz ao saber que o meu grande amigo,o Antonio Paulo de Oliveira Campos,tinha luarizado-se,virado estrelinha.

Sobre Mercedes Sosa, clique aqui.

Imagem: Alone/Silence by Parade.