Friday, August 27, 2010

Epitáfio : "Minha Mãe Luarizou-se"



Há bons motivos para acreditar que "somos mais fortes do que pensávamos”, afirma o psicólogo americano George Bonanno, pesquisador da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, em referência ao estudo de fenômenos ligados à morte.

Em seu livro "The other side of sadness" ("O outro lado da tristeza," ainda sem tradução no Brasil), Bonanno reuniu uma série de estudos recentes que obrigaram os especialistas a repensar o que se sabe sobre como reagimos à morte.

Esses estudos parecem mostrar que a maior parte das pessoas consegue se refazer de uma perda rapidamente, às vezes em questão de semanas.

Já há outras que têm muita dificuldade, sofrem durante anos, principalmente quando a morte diz respeito a pessoas com uma ligação forte, muito estreita com o indivíduo, como uma mãe, por exemplo.

Me incluo nesse grupo. A perda de uma mãe é algo terrível .Perdemos a referência de vida. Mãe é cordão umbilical, é o que costumo sempre dizer.

A ciência chega a sugerir um roteiro de emoções a serem sentidas para que a superação aconteça. Mas esqueceram de sugerir/ estudar como controlar a saudade.

E hoje a minha saudade está incontrolável. Há três anos, exatamente às 8 horas e 15 minutos, hora em que comecei a escrever esse post, recebi, através de um telefonema, a triste notícia de que minha mãe tinha virado uma estrelinha, como dizem suas bisnetas.

Jamais esquecerei esse momento. Ser filha única é complicado... Mesmo tendo o carinho da família e dos amigos,(muitos até daqui, juntos desde o Globo/GO, e que me deram aquela força )foi uma tarefa difícil. E ainda é, pois sinto muito a falta de minha querida mãe, tão amiga e doadora.

Ontem, lendo o poeta Mario Quintana, o mesmo que diz que a saudade é o que faz as coisas pararem no tempo, descobri um epitáfio que ele escreveu para o também poeta e músico brasileiro,Catulo da Paixão Cearense.

E só um grande poeta como Quintana, outra estrelinha que brilha no céu, poderia criar um epitáfio tão lindo : "Catulo não morreu: luarizou-se", disse Quintana.

Hoje, nesse dia de lembranças tristes, peço licença ao poeta Quintana para dizer em voz alta:

"Minha mãe não morreu: luarizou-se "
.


E esse é o motivo dessa fixação e desse amor que tanto tenho pela LUA. Vivo procurando-a no céu.

Sinto uma saudade imensa "dela"...

(À minha mãe e a todas as mães que luarizaram-se)


L.M.

Um fim de semana com um luar maravilhoso para todos os amigos que me visitam.Um beijoLau


E.T.

O autor do livro " The other side of sadness", também "bloga". Quem quiser conferir o endereço do blog, é só clicar aqui.

Imagem : Pixdaus, "Moon mother".


(67)