Monday, January 25, 2010

"Livros"

O poder "estar"

na livraria

já dá início à poesia

(Lau
Milesi)

Esse "projeto" de poetrix me veio à cabeça em razão de uma triste constatação.Só esse mês, o bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, está perdendo duas livrarias.Uma, aliás, a Renovar, já teve suas portas fechadas. Em lugar dos livros e do ambiente super agradável para se degustar um café, um capuccino, habita agora um "bazar" que ainda não definiu sobre o "que" será vendido ao público.

E uma outra livraria, a Letras e Expressões, com mais de uma década de vida e ponto de referência dos bairros de Ipanema e Leblon, desaparecerá do local até o final do mês.Só continuará de pé a do Leblon , segundo funcionários da filial Ipanema já com morte anunciada.

E essa perda cultural para o bairro, essa triste notícia, me fizeram pensar em várias possibilidades, entre elas as seguintes:

A primeira- mais sofisticada, confesso, estariam as livrarias perdendo clientes para um pequeno aparelho, o Kindle,criado nos Estados Unidos em 2007 pela empresa americana Amazon e que possibilita a leitura de e-books (livros digitais) e outros tipos de mídia com preços mais acessíveis ???



(Kindle)

A segunda é sobre essa escassez de leitores- ou seriam de livrarias -, que, lamentavelmente, produz um círculo vicioso. O livro é caro porque são poucos os leitores e são poucos os leitores porque o livro é caro ".


A terceira seria o fato do público leitor já estar recorrendo mais aos sebos, que vendem livros em boas condições e 3 vezes mais baratos do que nas livrarias.


Enfim, é super difícil apontar uma causa para o fato do brasileiro não dar importância para a leitura, concordam?



Está aberto o fórum.

Beijos e uma boa semana para todos ... sem livrarias fechadas

e/ou a criação de mais "sebos".


Lau


Em tempo

1-Parabéns aos amigos paulistanos pelos 456 anos da cidade de São Paulo.

2- Quem quiser conferir mais "news" sobre o Kindle é só dar uma passadinha no blog Guaratuja Digital, do nosso amigo Rodrigo Shoenacher.


Beijos

L.M

Fotos: Books by Pixdaus