Sunday, November 6, 2011

Ah...Drumond...só você mesmo,meu parceiro.



Era lei,era decreto,era folclore, fosse lá o que fosse, o fato é que naquele Reino o rei,a Rainha e os Príncipes(e princesas)não defecavam.E ninguém podia duvidar do fenômeno sob pena de ser enforcado... e perseguido. 

Só eles, porém.

Duques, arquiduques,condes,viscondes,marqueses e barões não gozavam de tal privilégio.Faziam cocô (cacáqui, costumo dizer) como toda gente.

E por que o rei e sua família se distinguiam nesse particular?

O velho almanaque explicava: a parte da alimentação deles,que normalmente se converteria em fezes, transformava-se em sangue azul do mais fino.Sangue azul desse tipo fidalgo nenhum poderia ter.

Um poeta vindo de uma região longíqua surgiu na praça fronteira ao Palácio Real e declarou alto e bom som que também não fazia necessidades.Sua comida virava poesia. E ofereceu-se para fazer a prova disto à vista de todos.

Inteirado,o Rei ficou "furibundo"e ordenou que levassem à sua presença aquele plebeu atrevido.O poeta saudou cortesmente o monarca (era muito bem-educado), pediu um pedaço de pão, mastigou, engoliu e  imediatamente compôs um soneto negando a existência do sangue azul. Dizia o verso final :

Azul, só mesmo o azul de Mallarmé.(link)

Ao ouvir tal coisa, o Rei, trêmulo de indignação, comeu três biscoitos e dispôs-se a perpetuar um triolé. Nenhum verso lhe fluía da boca e sua dor de barriga era tão compulsiva que Sua Majestade teve de sair correndo em direção ao banheiro.

   ( O Rei e o Poeta in  Contos Plausíveis, de Carlos Drummond de Andrade)



Minha homenagem (atrasadinha) ao Dia da Cultura(link)comemorado ontem (05/11). 

 Falando em sangue,(link) "doe,não dói" nada,nada... 
Salva-se vidas e ainda  ganha-se "doces e balas". :)



Um beijo aos amigos que passam por aqui .
Bom Domingo! 
Até...





Fonte:"Contos Plausíveis"de Carlos Drummond de Andrade (link) página 137.

Imagem feita por meu fotógrafo particular :) em agosto desse ano, no banheiro masculino  de uma Brasserie/Confeitaria, em Lucerne.
Essa imagem faz parte de mais quatro pinturas super interessantes/ divertidas.
Só que publicadas aqui sofreriam censuras, obviamente. :).Bjoss♥

* Imagem : copy d Fernando Botero.(link)
Baixada em outubro.