Wednesday, December 18, 2013

Mais um da série um tema, uma imagem, uma frase... e de um poeta que eu a.d.o.r.o.

Sobre cantos...
Imagem com direitos autorais

"E agora o que fazer com essa manhã desabrochada a pássaros?"

"Eu escuto a cor dos passarinhos".
"à la couleur, mais au son".

(Grande poeta Manoel de Barros)





Disclaimer


Amanhã o poeta Manoel de Barros completa 97 anos. Que estrada ! Que fofo!! E que beleza esse dialeto "manoelês"!! Aliás, adoro os "Manoéis". Esse amor começou com meu pai, o Manuel, com "u", passou por outro Manoel, o Bandeira, e depois fui apresentada ao de Barros, o aniversariante, a quem a.d.o.r.o , de quem também sou fã de carteirinha. 

Manoel de Barros  é um  poeta que verseja só sobre o bem, tem sua linguagem própria, não plagia ninguém. Ao contrário,como é plagiado!! E quando o plágio resulta em coisa boa ainda vá lá, mas quando vira  coisa feia, sem nexo... Irk!, rs  não é amigos? 

Lembrei de Drummond agora quando diz que" poesia é negócio de grande responsabilidade, e não considera honesto rotular-se de poeta quem apenas verseje por dor-de-cotovelo".(Livro Farewell). Esse Drummond não é fácil.

Adoro esse versejar do poeta Manoel de Barros sobre árvores, pássaros, crianças, natureza. Admiro essa  preocupação que o poeta tem  em alcançar a língua original, o verbo adâmico.(aprendi esse termo ontem na Livaria Travessa).:)

Considerado por Carlos Drummond de Andrade como o maior poeta brasileiro, Manoel de Barros é também reconhecido mundialmente. Nascido em Cuiabá, mora atualmente na Capital sul-mato-grossense.Sua poética se enquadra nas categorias das coisas a serem desfrutadas, tendo como inspiração seu próprio cotidiano e a natureza, principalmente do nosso Pantanal.(Web)

E como não bastasse tudo isso, ele aniversaria  no dia 19 de dezembro,amanhã,junto com o meu varãozinho, "um dos meus Sóis", o Elio, que já começa a dar sinais de que vai seguir a linha  do poeta Manoel de Barros. Amanhã eu conto  o porquê. 
L.M.


Para acompanhar o poeta fofo, lindo, originalíssimo, especial... 
deixo uma musiquinha aqui, (no tema).


Um beijo para os meus amigos que me visitam

Boa quarta

Lau



Sobre o poeta Manoel de Barros, aqui tem um pequeno resumo.



Ao clicar aqui  , quem não conhece, poderá ver a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Imagem com direitos autorais, feita aqui.