Saturday, May 14, 2011

Sobre as "Rosas... de Cartola"

“Cartola não existiu, foi um sonho que a gente teve".
(Nelson Sargento) 


Verdade puríssima.Concordo com Nelson Sargento.Há pessoas que parecem um sonho, parecem que não existem.E eu conheço tantas...

Hoje,encerrando a semana musical no Renascendo,deixo "As Rosas Não Falam",de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola.

"As Rosas Não Falam"é uma das mais lindas músicas do cancioneiro brasileiro.Essa obra-prima me foi sugerida por dois amigos queridos e de longa data,a poetisa Angela Di Munno,do http://www.entremeiosangela.com e o escritor Djabal Maat, do blog http://djabalmaat.blogspot.com/.

Interessante que há várias histórias sobre a criação dessa canção.A mais famosa é de que numa tarde de 1975, o compositor Nuno Veloso levou  Cartola e sua mulher Zica para um passeio na Barra da Tijuca, onde pretendia visitar Baden Powell.

Ao chegarem à casa do cantor não o encontraram.Nuno decidiu aproveitar a viagem para passar numa floricultura e comprar para Dona Zica, esposa de Cartola,umas mudas de roseira que lhe havia prometido.

Tempos depois as rosas "pegaram",como diria minha querida mãe. Dona Zica, então,chamou Cartola e perguntou:"Como é possível,Cartola,tantas rosas assim"?... Ao que  o compositor respondeu:"Não sei.As rosas não falam"...

Como todo artista sensível, Cartola acabou aproveitando esse momento como mote para essa bela canção/poema:

"Queixo-me às rosas / mas que bobagem, as rosas não falam...

Em uma de suas últimas entrevistas,Cartola declarou que gostaria de ser lembrado por três composições que considerava as mais importantes em sua obra:"As rosas não falam","O mundo é um moinho" e "O inverno do meu tempo".

E seu pedido foi atendido pelo grande poeta Carlos Drummond de Andrade que escreveu, no Jornal do Brasil,a crônica "No moinho do mundo":a história desse homem simples que encantou a todos por seu jeito todo especial de lidar com as situações da vida.

Cartola leu a homenagem no hospital e pediu que fixassem o jornal na parede de seu leito.A crônica foi publicada três dias antes de sua morte.

Se tivesse mais tempo e caracteres disponíveis falaria muito mais sobre esse carioca do Catete, simples,talentoso e torcedor do "Tricolor das Laranjeiras"...

Agradeço aos amigos Angela e Djabal pela belíssima sugestão e por me levar a pesquisar mais ainda sobre o Grande Mestre Cartola.

Suas maravilhosas letras mexem até hoje com nossos corações.Cartola será sempre lembrado pelo legado de sua obra. 

A prova do que digo está aqui abaixo:

 

  Um beijo, bom domingo,  

e muito obrigada aos amigos que embarcaram nessa comigo.

Lau

 

 Toda obra do sensacional Cartola pode ser encontrada nesse site.  

 

Imagem :  "Smell Music", já publicada aqui.

 Fontes de pesquisa:Cartola -Mestres da Música no Brasil , de Monica Ramalho e A Canção no Tempo (Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello -  Volumes 1 e 2.)