Monday, October 19, 2009

As Cantoras da Natureza Estão de Volta...



Românticas para alguns, barulhentas para outros, as " cognominadas cantoras da natureza", as cigarras, estão de volta. Hoje acordei muito cedo com o barulhinho de muitas delas. O som emanado pelas cigarras é um despertar para a vida. É um cântico ao amor, à sensualidade. Hoje, confesso, não teci tantos elogios às pobrezinhas. Coitadinhas... não sabiam que entramos no horário de verão. Ainda era noite quando começaram a soltar os primeiros agudos.

A cigarra utiliza um mecanismo para cantar bem parecido com a “dança do ventre”. O som estridente das” cantoras” é produzido por membranas na base do abdômen do macho, que se curvam para dentro e para fora , resultando nesse zumbido característico de que teremos um dia com muito calor, seguido de chuva, como já diziam nossos avós.

Muito peculiares, as cantoras só se calam quando sucumbem ao amor e há o acasalamento. Como tudo que é bom dura pouco -é o que dizem - as cigarras desaparecem tão misteriosamente quanto chegam, e têm vida curta, lembrando, às vezes, alguns doces momentos da nossa vida.

Mas não são todos que apreciam esses insetos e o veem tão românticos.Como o habitat original das cigarras é a área rural, para a tristeza e o desespero dos agricultores, as cigarras destroem as plantações.Segundo estudos de alguns especialistas em cigarras,com o desmatamento tão acentuado hoje em dia , elas acabam migrando para o meio urbano .

E migraram para as fábulas,também. A cigarra virou personagem mundialmente famosa devido à Fábula de La Fontaine, "La Cigarre et la Fourmi"- "A Cigarra e a Formiga". A fábula conta que enquanto a cigarra (que só vive cantando) se divertia, a formiga trabalhava sem parar.Quando veio o inverno a formiga estava com os celeiros cheios e a cigarra na miséria. Como toda fábula, reflete uma lição de moral, uma mensagem didática de que todos nós devemos ser trabalhadores, responsáveis e precavidos.
Responsabilidades e precauções à parte, se me dessem o direito, hoje, de escolher entre ser uma cigarra ou uma formiga, optaria por ser uma cigarra... Já estou cansada de trabalhar. E hoje ainda é segunda-feira.


Lau Milesi

(Escrevi trechos desse texto em 9 de outubro de 2007. Como o fato se repetiu hoje, veio o "resposting".)

E.T. Falando em cantoras, lembrei do cantor Erasmo Carlos. Na terça-feira (dia 27) acontecerá o lançamento de seu livro, "Minha fama de mau". Quem nos dá a notícia é a minha amiga e competente assessora de imprensa, a jornalista Camila Pohlmann, da Editora Objetiva - editora responsável pelo evento.

E falando em lançamento de livros... amanhã, dia 20, quem lança o romance A Morte no Bordado, no anfiteatro da Faculdade Católica Dom Orione, em Araguaina,TO, é o nosso amigo JJ Leandro, do blog http://jjleandro-jjleandro.blogspot.com/.

Envio um beijo e um abraço para o JJ e família e tenho certeza que será um sucesso seu novo livro. Parabéns, JJ!!!

Bacana, não é?

Um beijo, amigos.

L.M.

Foto: Google