Monday, September 21, 2009

Hoe !!! 2




Olá amigos!!! Tudo bem? Saudade de vocês. Mas ainda não cheguei. Estou a caminho de Amsterdã. Peguei um trem gostosinho, com um público variadíssimo. Tão variado que até cachorrinho divide espaço nesse trem. O que não varia é a velocidade do comboio. Como voa... Mas não tanto como o TGV , que me senti na "Fórmula Um Rodoviária". Como corre o TGV. Vai acima de 200 Km por hora. Quando chegar falo mais sobre esse TGV. O da foto não é tão apresssado.

Ainda estou no norte da Bélgica. A viagem é super agradável e se viaja com conforto e adnirando uma paisagem maravilhosa. Agora mesmo estou passando por "Antwerpen"(Antuérpia) e assim que tiver novidades de Amsterdã, farei contato com os amigos que me visitam e batem aquele papo.

Estou aproveitando a viagem para Amsterdã e escrevendo alguma coisa sobre Bruges, conforme prometi . Bruges é muito fofa, linda!!!E seu estilo medieval dá aquele charme à cidade, que é cheia de "places", comuns em toda Bélgica. As "places" são espécies de praças, mas sem jardins ou bancos, com vários prédios importantes em toda volta.

E em Brugges, um dos mais importantes prédios é o da Prefeitura.Segundo informações locais, um dos mais antigos dentre os Países Baixos.Esse prédio ,belíssimo, que data de 1420 é muito visitado pelos turistas em razão dos tesouros que nele existem.Em uma de suas salas fica a Capela que guarda por cerca de 850 anos um trecho de tecido que traz a marca do sangue de Cristo.Dizem que essa relíquia veio na época das "Segundas Cruzadas".

A cidade é circundada por um canal que servia de proteção à cidade (na época, também chamada de "burgo") durante a Idade Média. No canal, na entrada para a cidade, ainda existem pórticos e moinhos bem antigos. É uma cidade muito antiga, que data do século IX. Ela se tornou um dos centros comerciais da Europa a partir do século XI, graças ao seu acesso direto para o mar. Era famosa pela sua produção de tecidos, que eram exportados para toda Europa.

No século XV, as artes e atividades bancárias floresceram enormemente em Bruges, a partir da vinda dos Duques de Borgonha. A cidade virou point e morada de pintores famosos e nessa época começaram a construir as suas atrações, como o prédio da prefeitura,que eu citei lá em cima, a Igreja Old Lady, o mausoléu de Maria de Borgonha, além de igrejas e prédios comerciais. (Esse trecho eu peguei num " folder", no hotel em que fiquei).

O passeio pelos Canais de Bruges foi uma das coisas que mais gostei de fazer.Você se sente fazendo parte de um cenário de um filme. O único "senão"é não falarem, nem um minutinho, uma minúscula palavra em português.O guia fala francês, inglês, alemão, flamenco e etc... Mas ao término do passeio fiz um jabazinho básico e sugeri ao guia do barco que nos levou ao passeio que desse emprego a um brasileiro. O número de turistas brasileiros é considerável. Conheci pessoas do Rio Grande do Sul (tinha que ter gaúcho não é Tricolor, não é Mariana?) e Brasília (gente boa de Brasília, não se preocupem)rs.

Outra delícia de Brugges é a convivência pacífica entre um número enoooooorme de bicicletas, charretes e carros ,que se misturam às pessoas e completam o cenário de uma cidade pra lá de especial.

O lado cervejinhas,comida chinesa (deliciosa, por sinal) chocolatinhos e souvenirs também é muuuuito bom.Ontem foi dia de feirinhas de artesanato, na Rua Zand. São feirinhas como as das nossas cidades do nosso lindo, maravilhoso,ensolarado, gostoso e sobrevivente Brasil.O sobrevivente aí fica por conta dos percalços que passamos em razão da safra atual de políticos. Falando em políticos não me perguntem o nome do prefeito da cidade. Não sei.rs

Continuando... quem quiser dicas de preços mais acessíveis é só me enviar e-mail que passarei com muito boa vontade.

Eu passei (só de carro) pela cidade de Gent, próximo à Bruges, onde fica uma das principais universidades da Bélgica. Ela é menos visitada por turistas mas é muito linda, também, com suas Igrejas, "places, canais e as casas da época medieval. O rapaz que dirigia nos contou que existe um castelo chamado Het Gravensteen, que foi construído por Philip, da Alsácia, em 1180.E eu só anotando o que ele falava... A cidade de Gent também tem prédios de estilo gótico.

Nesse momento, vejo pela janela do trem que já estou em terreno holandês. Vejo campos de plantações e casas já com as características locais. Vou saltar em Amsterdã Central e tenho que me preparar para o desembarque e ,embora seja tranquilo, temos que estar atentos.

Como dizia o velho guerreiro Chacrinha: "quem não comunica, se trumbica". Aqui então... acabei de ouvir de um passageiro: "deerovetreding van @*&%@#$~" e o jeito foi só dar um sorriso. Sorrir não só faz bem à saúde, mas também é uma senhora comunicação.rs Estreita os povos.rsrs

Um beijo

Com saudade:
Lau


E.T. O texto foi escrito pela manhã, durante a viagem , mas não consegui publicá-lo antes.
Estou gostando muito de Amsterdam. Aqui, como em Bruges, a Internet é "free". Em outra oportunidade falo mais sobre a cidade de Amsterdam que estou começando a conhecer.

Aliás ,já cheguei me sentindo "em casa". rs O taxista nos levou 5 euros a mais. Coisas de Amsterdm, do Rio de Janeiro, etc... Maus profissionais existem em qualquer lugar do mundo.
Quando voltar publicarei mais fotos, a pedido de amigos mais próximos, além de mais informações. São muitas fotos, como já disse no post anterior, e o tempo é escasso para selecionar as melhores. Desculpem, por essas. Desculpem , também, por não estar visitando os blogs. Farei as visitas quando voltar.










Fotos: By L.M.