Sunday, March 17, 2013

Sobre desabafos...



 "Quem ensinou tudo isso ao senhor, Doutor?
A resposta veio prontamente
- O sofrimento".
(Albert Camus in A Peste)

Em as Alegres Venturas de Robin Hood,Robin aconselha a um jovem discípulo:"Conte-nos seus problemas e fale livremente.Uma enxurrada de palavras sempre ameniza os aborrecimentos; é como abrir as comportas de uma represa que está transbordante".

Este exemplo de sabedoria popular faz sentido; o desabafo é um bom remédio.A corroboração científica do "conselho" de Robin vem de James Pennebaker, psiquiatra defensor de uma série de experimentos que garante:"quando as pessoas expressam os sentimentos que mais as perturbam, o efeito clínico é benéfico".

O método do psiquiatra é muito simples: pede que essas pessoas escrevam, durante quinze ou vinte minutos por dia, pelo período de mais ou menos cinco dias sobre, por exemplo, a mais traumática experiência que tiveram, ou alguma preocupação, aborrecimento prementes no momento.

O que as pessoas escrevem pode ser inteiramente para elas mesmas, se quiserem.

O resultado dessa"confissão"é impressionante:melhor função imunológica,quedas significativas de atendimento  nos centros de saúde, pele viçosa; bom humor,energia para dar e vender;menor falta ao trabalho,e até melhor  função enzimática do fígado. Assino embaixo quanto a esses benefícios.Desde menina tenho o hábito de escrever o que me incomoda e, em seguida, esconder,guardar.Tempos depois volto a ler e o assunto já era.

Voltei no tempo e estou pensando seriamente em trazer essa técnica para o blog.Pretendo mudar o rumo da minha tribuna virtual.Como sempre declarei para os meus amigos,meu blog está sendo gravado -pretendo deixá-lo de herança para minha família quando virar estrelinha,quando luarizar- me,como diz o poeta Quintana. Mas isso só  daqui a "cem anos",diga-se de passagem (sem trocadilho).

Por falar em tempo,em envelhecer, gosto muito do que Shakespeare escreveu certa vez sobre o tema :

"Alguns nunca parecem envelhecer.
Sempre jovens no pensamento,sempre prontos a adotar novas ideias, são avessos ao obscurantismo, ao mau humor.
Contentes,porém eternamente desarraigados,eles sempre desfrutam do que são,e sempre, os primeiros a descobrir o melhor do que serão".

 Me sinto hoje com apenas oito meses de vida.

Estou começando a dar os primeiros passos.

O melhor,tenho certeza, ainda está por vir ...

Lau



                                                                             
Hoje a cantora Ellis Regina, (link),faria 68 anos
Jamais deixaria de homenageá-la. 
           É só clicar aqui e se deliciar com essa "voz de ouro".




Um beijo para os meus amigos
Boa semana
Lau




 Leitura e interpretação de alguns textos:Referências bibliográficas: 
O Verdadeiro,o Belo e o Bom-(Henry Adams);Inteligência emocional(Daniel Goleman,PhD)- Arte de Ser Feliz(Arthur Schopenhauer).Minhas não tão recentes experiências no mundo digital.

Imagem: Charles Chaplin//by facebook Não sei se do"Grande Ditador"ou do "O Garoto".Não encontrei a autoria.