Monday, September 3, 2012

"Pequenos Príncipes" ou poderia ser ... Um Setembro de Ternuras...


                                             "Minha brisa Solano e meu Sol Elio"
                               (Quando você diz que vai chegar às 11, às 10 nós já estamos sorrindo) 
                                                                   (Saint- Exupéry)
                                                                      E "smiles" e "smiles"... pra mim.

 Hoje li em algum lugar que um cubo de granito com uns trinta centímetros de aresta pesa cerca de cem quilos, e que um metro de muro com um metro de altura requer mais ou menos uma tonelada de granito.Vivemos com muros e muros de granito circundando o nosso mundo real , a nossa selva de pedra.

Traduzindo:somos rodeados por toneladas de granito nos protegendo. Isto no mundo real. E nem sempre estamos protegidos, alguns dirão. No que concordo. Imaginem no mundo virtual .

É...aqui, o nosso mundo é tão vulnerável. E não temos esses muros e muros de granito.Como somos vulneráveis!!!

Ao olhar para esse anjos,e ao receber esses sorrisos, fico imaginando como seria "o mundo" sem a presença desses pequenos príncipes.

E falar em Pequeno Príncipe nos lembra logo Saint Exupéry,que em sua bela obra nos mostra uma profunda mudança de valores,sendo que é essa mudança que nos remete aos equívocos nas avaliações e julgamentos que fazemos. 

Com a corrida do dia a dia, com as preocupações de adultos -muitos bizarros, como diz o Pequeno Príncipe, esquecemos a criança que um dia fomos...

Selecionei umas pérolas citadas por Saint Exupéry em seu livro o Pequeno Príncipe que, na minha opinião,devem /deveriam mexem bastante com a cabeça de alguns adultos.

-"Apesar da vida humana não ter preço, agimos sempre como se certas coisas superassem o valor da vida humana".

- “Os homens não têm tempo, compram tudo pronto.Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos”.

-Quando a gente lhes fala de um novo amigo, elas jamais se informam do essencial. Não perguntam nunca: “Qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que coleciona borboletas?” Mas perguntam: “Qual é sua idade? Quantos irmãos ele tem? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai?” Somente então é que elas julgam conhecê-lo. Se dizemos às pessoas grandes: “Vi uma bela casa de tijolos cor-de-rosa, gerânios na janela, pombas no telhado…”elas não conseguem, de modo nenhum, fazer uma ideia da casa. É preciso dizer-lhes: “Vi uma casa de seiscentos contos”. Então elas exclamam: “Que beleza!” -

-“É preciso enfrentar algumas larvas se quiser conhecer as borboletas".


-“Tomara a sério palavras sem importância, e se tornara infeliz".

- "Só conheço uma liberdade, e essa é a liberdade do pensamento".

( Excertos do  Pequeno Príncipe- Saint Exupèry)

--------------

 Já no  livro O Retorno do Jovem Príncipe, o autor diz:


— Parece que nós precisamos de um monte de coisas para sermos felizes — disse o Jovem Príncipe.
— Na verdade, não precisamos — contrapus rapidamente. — A felicidade é oriunda do ser e não do ter; de apreciarmos o que já possuímos, não de tentarmos conseguir o que não temos. Muitas vezes, o que não temos pode ser uma fonte de felicidade, pois permite que outros indivíduos complementem nossas posses. Se fôssemos tão perfeitos a ponto de ter tudo, como poderíamos nos relacionar com os outros? Alguém disse uma vez que não é nossa força que nos aquece durante a noite; é nossa ternura que faz com que outras pessoas queiram nos proteger.  

( Excerto do O Retorno do Jovem Principe, de Alejandro Guillermo Roemmers ).


L.M.



Como a Primavera já está perto-mesmo não sendo a  minha estação preferida,deixo esta canção,"Sol de Primavera",com a Banda Catedral  (link).E no jeitinho dos meus príncipes, dos meus anjos.

* De Sol eu gosto.




Recadinho 
  
 Um beijo para os meus amigos que passam por aqui e desculpem o post enooooorme. Mas lá vou eu ser repetitiva : sou insistente, não quero e nem vou abandonar o blog...mas não tenho tido tempo para alimentá-lo como no passado. Ele, " o tempo". Sempre o eterno "tempo". O que vem...e vai...Quando sobra um pouquinho tenho que  fazer uso desse tempinho.E foi o que fiz: extrapolei nos caracteres.:) Sorry. 



Os aquis: :)

Fontes:
Pequeno Príncipe, de  Saint Exupèry .
O Retorno do Jovem Príncipe, de Alejandro Guillermo Roemmers. (nesse link  pode-se ver o booktrailler) . 

 Sol de Primavera,  de autoria de Ronaldo Bastos (link) e Beto Guedes.(link)


*Alejandro Guillermo Roemmers, nasceu em Buenos Aires em 1958 e começou a escrever ainda menino. Sua poesia foi objeto de numerosas publicações e honrarias. como informa o site acima.

 Imagens captadas por mim e com direitos autorais. 


  Geng.exposta,olha o brinco. Observe o ano. É ou não é ?  Q vergonha!!