Monday, May 25, 2009

Abrev. está na moda


.

Abreviar está na moda. Quem é que nunca teclou pela internet reduzindo as palavras ou que pelo menos nunca ouviu falar sobre o assunto na mídia? Apesar da polêmicas que norteiam o assunto, a prática constante de abreviar não é exclusiva dos dias de hoje.

Algumas dificuldades dos nossos antepassados fizeram com que esse costume fosse muito difundido bem antes de sonharmos com os computadores modernos.

Durante os primeiros séculos da história do Brasil, o uso de abreviaturas nos documentos aqui escritos era constante.

Entre os fatores que favoreciam a proliferação das abreviaturas nos documentos havia a significativa distância entre Brasil e Portugal, com a consequente dificuldade de adquirir materiais para a escrita( tintas, papéis, plumas) e a ausência de um sistema ortográfico oficial para a língua portuguesa, além, é claro, da maior velocidade adquirida ao se abreviar palavras de textos produzidos à mão.

Aliás, quando o assunto é abreviar logo vem à mente o debate sobre o uso indiscriminado das abreviaturas na Internet. Esse tema vem provocando muitas discussões entre estudiosos de linguagen, pais e professores de português, devido à preocupação de que o hábito, muito presente na vida das crianças e jovens, afete outros contextos da linguagem escrita.

Na semana passada, minha nora foi a uma reunião na escola em que estuda minha neta Giuliana e a professora de português se declarou apavorada com o novo idioma criado pelos alunos.

Outro dos ambientes mais produtivos no que diz respeito ao uso das abreviaturas são as mensagens de celular, os famosos torpedos ou mensagens SMS.

O famoso “mão de vaca”, então, sabendo que vai desembolsar mais grana ao escrever mais palavras, acaba criando uma linguagem , muitas vezes, indecifrável.rs

Eu recebi uma mensagem de uma amiga em que só entendi o “bfds”... traduzindo, “ bom fim de semana”.Imaginem o restante.

Portanto, mandar mensagem de uma forma abreviada é uma forma de economia não só linguística, mas também financeira- e, em tempos de crise, economizar sempre é um bom negócio.Isso é inegável.

Diante do que vem acontecendo conclui-se que, na prática da abreviação no meio virtual, o problema da escassez de material da época colonial foi substituído pela escassez de tempo e espaço ou pela otimização destes pelo usuário.Concordam?

1 bj p/a vcs.rs

Lau Milesi
Imagem: Google
Fonte de Inspiração: "Língua Portuguesa-Conhecimento Prático" e msgs recebida.(rs)