Saturday, November 21, 2009

"Pense Antes de Falar"

(clique sobre a foto para ampliar)

Uma mulher fez um comentário falso, que se espalhou rapidamente, sobre uma colega de trabalho.A moça, alvo do comentário, ficou muito magoada e ofendida. Dias depois, a empresa inteira sabia da história. Mais tarde, a mulher que tinha começado tudo descobriu que o comentário não era verdadeiro e, muito arrependida, foi visitar um velho sábio para descobrir o que podia fazer para consertar o mal causado.

_ Vá até uma farmácia- disse ele -, compre um pacote de algodão em flocos. Em seguida, no caminho do seu trabalho, solte os flocos um a um pela rua.

Embora surpresa com aquele conselho, a mulher fez o que ele tinha mandado.

No dia seguinte, o sábio lhe disse:

_ Agora vá, recolha todos os flocos que deixou cair e traga-os para mim.

A mulher seguiu o mesmo caminho; mas, para seu desespero,o vento tinha dispersado todos os flocos. Depois de procurar por horas a fio, ela retornou com apenas dois flocos na mão.

_ Está vendo - disse o sábio-, é fácil soltá-los, mas impossível recolhê-los. Com a fofoca também é assim. Não custa muito espalhar um boato, mas, depois que se espalha, seu dano jamais poderá ser reparado completamente.


"O ser humano tem a tendência de rir de outras pessoas, comentar sobre elas e julgá-las, o que representa pobreza de espírito e falta de conteúdo útil para preencher a mente".


Um beijo e um bom sábado e domingo para os amigos que passam por aqui.


Lau

Fonte: Livro Parábolas Eternas, páginas 104/105.

Esse obra em formato pocket reúne mais de quarenta parábolas que resumem pequenas histórias de grande significado para o nosso dia-a-dia. Ao final de cada conto o livro nos leva a algumas reflexões.

Foto: Fonte: http://www.daff.gov.au/_media/images/brs/awards/2006/sharon-downes/closeup_cotton4.jpg