Monday, July 11, 2011

Sobre Chicago...


Há dois anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva superou o presidente Barack Obama na escolha do Rio de Janeiro para a Olimpíada de 2016 numa eleição em Copenhague, onde o apoio de Obama a Chicago acabou mal.O Rio desbancou Chicago, Tóquio e Madri e foi escolhida como a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. (link)

A primeira eliminada, para surpresa geral, foi Chicago.Na ocasião, vibrei (link) com a escolha do Rio para sediar as Olimpíadas de 2016. E por vários motivos: por ser uma carioca da gema; por ter, na época, parte do meu sangue no projeto; ser brasileira e acreditar no meu país e, por conseguinte, na minha cidade.


Mesmo com a torcida de alguns do "contra", acabamos por derrubar- no sentido desportista- Chicago, a maior cidade do estado de Illinois, nos Estados Unidos, que fez parte do roteiro das minhas recentes miniférias. 

Com cerca de 2,7 milhões de habitantes, Chicago é a cidade mais populosa da região Centro-Oeste e a terceira cidade mais populosa dos Estados Unidos depois de Nova York e Los Angeles.
 
                                                                  (chegada à cidade)
 A parte mais central da cidade fica em torno do que é conhecido como The Loop, onde estão as melhores atrações turísticas. Sua principal rua é a Michigan Avenue, onde está o melhor do comércio e as grande lojas de departamento, como Nike, Gap, Banana Republic etc. Do jeito que as coisas estão ficando caras no Brasil, principalmente, no Rio, até que dá para fazer boas compras nessas viagens. Acreditem.

Chicago possui  mais de 50 museus espalhados pela cidade.Entre eles, o Museu de Arte Contemporânea, Planetário, Aquário, Museu da Criança, Museu da Ciência e Indústria, Museu de História, e o Museu da História Natural.
                                                                                              


No caminho para Chicago nem de longe poderíamos imaginar o clima  que encontraríamos. O calor (40º) )de Saint Louis, (Missouri) por onde passamos antes, foi caindo bruscamente. E ao chegarmos à grande Chicago encontramos uma temperatura muito baixa, gélida,completamente diferente das que são comuns na estação atual. Foi uma supresa tão grande que houve necessidade de se correr atrás de mais agasalhos.
(Na  foto abaixo, as trê mosqueteiras morrendo de frio. E uma transeunte que passava na hora)



 Logo que avistei o Soldier Field, (fotos abaixo) o estádio da cidade,a casa do time de futebol americano Chicago Bears, lembrei do nosso Maraca.O estádio já recebeu  cinco jogos da Copa do Mundo de 1994 e quatro  da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 1999. Também foi utilizado nos Jogos Pan-americanos de 1959. E, como se pode observar, não se compara, nem de longe, com o Maracanã,(link) no Rio de Janeiro.
 (clique para ampliar)
Apesar do trânsito de Chicago operar com sistema inteligente e as ruas de Chicago serem bem organizadas, também podem ser vistos engarrafamentos. Outro ponto que me chamou a atenção foi a numeração das ruas.Em cada esquina se vê uma numeração diferente. A cidade é dividida em forma de cruz.Não dá pra se perder. Só confunde um pouco o visitante.

Pertinho do lago Michigan há  muitos barcos oferecendo passeios turísticos. Alguns oferecem jantar a bordo e são um ótimo programa para casais românticos. Outros acompanham parte do rio Chicago e cruzam o coração da cidade mostrando alguns dos pontos mais famosos da região.
                                                                  (foto retirada da web) 
Esses passeios são recomendados no verão,quando as temperaturas costumavam ser super agradáveis. Disse costumavam porque pude constatar a instabilidade/irritabilidade da natureza com os estragos que o homem vem causando. Como contei anteriormente, peguei um frio do cão em Chicago e no dia 15 de junho, ou seja, em pleno verão.

Um outro programa para os brasileiros que passam por Chicago é curtir (pra quem aprecia) uma carnezinha esperta na Churrascaria Fogo de Chão, que emprega muitas pessoas do sul  e do sudeste do  Brasil.O frio estava tão forte que a tradicional cervejinha(para quem também aprecia ) foi substituída por um delicioso vinho.

E como todos sabem que  bebida alcóolica- mesmo que seja só um pouquinho- não combina com direção, o jeito foi desembolsar alguns $ para o táxi.:)

Quem vive em Chicago diz que não troca esta cidade por lugar algum do mundo, como diz a letra  da canção de Frank Sinatra (abaixo) que leva o nome da cidade. Embora tenha gostado muito de passar por Chicago, não trocaria (jamais) pelo meu Rio de Janeiro.Não mesmo.. :)


Aí está minha passagem por Chicago, como alguns amigos pediram que eu contasse.Procurei resumir ao máximo, pois  tenho soltado a língua /os dedos. E dessa vez não foi diferente. Sorry. :)

LM.



  E.T.

No próximo dia 13 comemora-se o Dia  Mundial do Rock e é em Memphis que fica Graceland, considerada a residência oficial de Elvis, o Presley, o inesquecível rei do rock. :) Sou  fanzoca, de carteirinha, de Elvis.Dessa vez não visitei Memphis.

Aqui no Rio a comemoração foi anteciapda pra hoje. Quem quiser conferir a programação  é só dar uma passadinha nesse site: http://www.blogger.com/goog_691106816

O "fog"(neblina) que aparece em algumas fotos mostra a instabilidade do tempo.E algumas dessas fotos foram feitas de dentro do carro ...e em movimento, daí  a péssima qualidade.



Um beijo e boa semana .

Lau