Sunday, April 22, 2012

Uma máxima do Grande Schopenhauer...



Pelo menos nove décimos da nossa felicidade devem-se exclusivamente à saúde. Pois dela depende, antes de mais nada,a serenidade do espírito: quando esta é presente, as condições externas mais hostis e desfavoráveis parecem mais suportáveis do que mais felizes, quando a enfermidade nos torna intolerantes e temerosos.

O que nos torna felizes ou infelizes não é o que as coisas realmente são no contexto externo da experiência, mas o que representam para nós do nosso ponto de vista.

Além disso, a saúde, com  a serenidade que a acompanha , pode substituir tudo, mas nada pode substituí-la.

Em suma, sem ela não se pode experimentar nenhuma felicidade externa, que, portanto, não existe para quem a possui mas está doente.

Com saúde, tudo é uma fonte de prazer....e alegria, eu acrescentaria à máxima do filósofo.Por isso, um mendigo saudável é mais feliz  que um rei doente.

Sendo assim, não é sem razão que sempre nos perguntamos mutuamente como vai a saúde e não sobre outras coisas, e desejamos uns aos outros que se esteja bem: pois isso representa nove décimos na nossa felicidade.

Consequentemente, a maior de todas as tolices é sacrificar a saúde por qualquer coisa que seja.

Taí, concordo em gênero, "número" e grau com  Schopenhauer, o filósofo tido como  pessimista, que sabia  das coisas.

Portanto, se alguém quiser te tirar do sério, dê uma banana e bola pra frente...:)

                                                                               Um beijo  

                                                                                  Lau

  
Hoje, em comemoração ao Dia da Terra, que pra mim é todo dia, deixo "We are the World", na esperança que "esse mundo" evolua e fique mais saudável. :)





E.T. 

Falando em saúde...o nosso amigo Antonio Campos, o Poeta dos Pampas,o Papai Noel de POA, que é uma alegria só, está melhorando a cada dia.  Hoje mesmo falei com ele. Valeu a corrente!  Continuem! Obrigada. :)


Fonte: "A Arte de  Ser feliz", de Arthur Schopenhauer.(link)

Imagem: Freedom