Sunday, July 26, 2009

SALADA ARTÍSTICA


O Nascimento de Vênus', de Botticelli, foi uma das obras escolhidas pela artista em sua homenagem às mulheres que gostam do lar (Foto: Ju Duoq )

Se há á uma coisa que me frustra é não ter habilidade para “arte”. Não aqueeeela "arte" que fazíamos quando criança. Essa eu sabia fazer e com “selo de qualidade”. Coitadinha da minha santa mãe... Mas a arte de criar, pintar um quadro, por exemplo, nunca consegui. Quer dizer...pintei muitos quadros pequenininhos...mas ninguém reconhecia o que estava pintado.

Quando cursei a Escola Normal(formação de professores) cada vez que chegava com um trabalho manual meu pai logo me perguntava se eu realmente havia feito . Não acreditava que tivesse sido a autora. Realmente, era um sacrifício pra mim criar algo e mais difícil ainda que fosse destaque em um mural da escola.rs Definitivamente e lamentavelmente , não tinha, não tenho e jamai terei essa habilidade. Já me conformei.
Mas, mesmo assim, aprecio ... e muito, arte. Amo quadros, telas, pinturas e não perco uma exposição.
Ontem, lendo a BBC News, encontrei uma matéria super interessante. Uma artista chinesa chamada Ju Duoqi,que gosta de brincar com comida, conta que descobriu mais uma finalidade para legumes e verduras, além do valor nutricional. E que descoberta!!! Com eles, a artista recriou telas de artistas famosos posicionando com cuidado batatas, gengibre, couve, tofu, cebolas e pepinos.

Um espetáculo, na minha opinião. Nunca pensei em ver obras como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, retratada dessa maneira.
E tantas outras como: “ A Liberdade Guiando o Povo', de Eugène Delacroix , que tornou-se 'A Liberdade Guiando os Legumes' num recriação bem humorada da chinesa :



Além do imponente Napoleão, de Jacques-Louis David, que aparece aí embaixo, montado em batatas .
E até o tão famoso quanto o retratado, o alho poró,entrou em cena no auto-retrato de Van Gogh. Perfeito, vejam só:


As fotos das obras de Ju Duoqi foram reunidas em uma coleção que ela chamou de "Museu do Legume"e está exposta na Galeria de Fotografia Paris-Pequim, na capital chinesa. .

Para a artista, que estudou na Escola de Belas Artes de Sichuan, legumes e verduras não tinham apenas valor nutricional, mas também artístico:

"No verão de 2006, eu comprei alguns quilos de ervilhas e fiquei sentada lá, quietinha, por dois dias, descascando, antes de colocá-las em um arame e transformá-las em uma saia, uma blusa, um adereço para a cabeça e uma varinha mágica. Eu usei controle remoto para tirar uma foto de mim mesma vestida com eles", contou Ju Duoqi.

De acordo com a matéria , diferentes formas e cores dos vegetais, com um pouco de arranjo, alimentam a imaginação da artista. Mas ela não usa apenas frutas e legumes frescos - secos, murchos, em conserva, fritos ou fervidos também são usados no trabalho.

A artista chinesa associa os legumes e verduras à vida doméstica e disse que achou "uma forma de vida para as mulheres que adoram a casa". Uma boa dica mesmo para quem tem habilidade manual .

Parabéns para a artista chinesa!

Um beijo e boa semana para todos.

Lau Milesi

p.s o post está todo fora de configuração. Não sei o motivo. Sorry.

Fonte: BBC News Fotos: Ju Duoqi
Hahahaha , adorei rever esse post. 😂😂😂